Definindo os Dados que o Registro de Testes Coleta

O log de teste mostra os eventos que ocorreram durante uma execução. Ao configurar o nível das informações coletadas para a execução de um planejamento, é possível controlar se você receberá estatísticas individuais de tempo de resposta para os relatórios Percentil da Página e informações sobre pontos de verificação. Você pode configurar o nível de detalhes de cada tipo de evento: erros, avisos e outros eventos.

Sobre Esta Tarefa

O nível de coleta de informações afeta diretamente os tamanhos de logs. Dependendo da configuração selecionada, os logs podem ficar ainda maiores. Ao limitar o nível de log e coletar as informações de uma amostra representativa de usuários, você pode diminuir o tamanho do log e ainda ter informações suficientes para análise.

Por exemplo, se você estiver depurando um teste, poderá configurar todos os três campos O Quê Registrar para Tudo ou Detalhes da Ação. Essas configurações produzem grandes logs de testes, especialmente se os testes forem longos ou se você estiver executando um grande número de usuários. Logs de teste grandes, por sua vez, aumentam o tempo de transferência do log de teste e podem até fazer seu computador ficar sem espaço em disco ou o computador agente ficar sem memória. Para reduzir os tempos de transferência e a probabilidade de executar sem espaço em disco, é necessário obter as informações de amostra a partir de um subconjunto muito pequeno de usuários. Essa amostra deve ser ainda menor que o padrão de 5 usuários por grupo. Uma taxa fixa de amostragem demonstra o mesmo número de usuários virtuais a partir da cada grupo. Uma taxa de amostragem em porcentagem demonstra uma porcentagem de usuários virtuais a partir de cada grupo, mas garante que pelo menos um usuário seja demonstrado a partir de um grupo.

Procedimento

Para configurar a quantidade de informações coletadas no log de teste e a taxa de amostragem:

  1. No Navegador de Teste, navegue até o planejamento e dê um clique duplo nele. O planejamento é aberto.
  2. Na área Conteúdo do Planejamento, clique no nome do planejamento.
  3. Na guia Log de Teste, selecione os tipos de eventos que deseja coletar em O que Registrar. Você pode coletar somente erros, erros e avisos ou todos os eventos. Em outras palavras, Mostrar Avisos Também e E Mostrar Também todos ou outros Tipos não estarão disponíveis enquanto você não selecionar Mostrar Erros e Falhas. Da mesma forma, E Mostrar Também todos ou outros Tipos não estará disponível enquanto você não selecionar Mostrar Avisos Também. Se nenhuma das caixas de opção O Que Registrar for selecionada, nenhum evento de log de teste será coletado.
  4. Para cada tipo de evento, configure o Nível de Log como uma das seguintes opções:
    Opção Descrição
    Ações de Planejamento Coleta eventos que correspondem a ações executadas no planejamento:
    • O parecer geral do planejamento. A avaliação pode ser um dos seguintes valores:
      • Transmitido indica que todos os pontos de verificação foram correspondidos ou receberam a resposta esperada. Por exemplo, um ponto de verificação de código de resposta é definido como TRANSMITIDO quando o código de resposta gravado é recebido durante a reprodução. Se seu teste não contiver pontos de verificação, PASSAR significa que todas as solicitações primárias no teste foram bem-sucedidas.
      • Falha indica que pelo menos um ponto de verificação não correspondeu à resposta esperada ou que a resposta esperada não foi recebida.
      • Erro indica um dos resultados a seguir: uma solicitação primária não foi enviada com sucesso para o servidor, nenhuma resposta foi recebida do servidor para uma solicitação primária ou a resposta da solicitação primária estava incompleta ou não pôde ser analisada.
    • A hora de início e de parada do planejamento, cada grupo de usuários, cada usuário virtual e cada chamada de teste.
    • A hora de início e de parada de cada iteração de loop, se loops forem configurados no planejamento.
    • A hora de início e de parada de cada seletor, se seletores forem configurados.
    Ações de Teste Primário Normalmente, você configura a coleta de dados nesse nível. Ações de teste primário incluem ações de planejamento, além das seguintes ações:
    • Parecer do teste, início do teste e eventos de parada de teste.
    • Eventos de início e de parada de iteração de loop, se loops estiverem presentes no teste.
    • Eventos de início e de parada de transação, se transações estiverem presentes no teste.
    • Para testes HTTP, pontos de verificação do título da Página. Com essa opção, é possível visualizar os pontos de verificação de título de página configurados. São coletados os seguintes eventos:
      • O veredito da página. Você verá um veredito de página somente se ocorrer um problema de conexão ou se tiver definido pontos de verificação. As falhas ou os erros são sintetizados no nível do veredito do teste.
      • A hora de início e de parada de cada página.
      • A hora de início e de parada de cada loop, e o número de iterações de cada loop, se você tiver configurado loops em uma página.
      • A hora de início e de parada de cada transação, e a duração de cada transação, se você tiver configurado transações de nível de página em seu teste.
    • Para os testes do SAP, as informações de tela do SAP, como os pontos de verificação do título da tela do SAP.
    • Para testes do Citrix, elementos de conexão, eventos de janela e sincronizações de imagem
    • Para os elementos de testes, conexão, envio, recebimento e fechamento do soquete.
    Ações de Teste Secundário As ações de teste secundário incluem ações de teste primário, mais essas informações:
    • Para testes HTTP, eventos de nível de pedido. Para coletar informações sobre pontos de verificação de tamanho e código de resposta que você configurou, configure a coleta de dados nesse nível de detalhe ou superior.
      • A hora de envio do primeiro e do último bytes.
      • A hora de recebimento do primeiro e do último bytes.
      • O conjunto de caracteres dos dados de resposta.
      • Os valores esperados e reais de pontos de verificação de nível de página que você definiu.
      • Eventos concebidos HTTP.
      • A hora de início e de parada de cada transação, e a duração de cada transação, se você tiver configurado transações de nível de pedido em seu teste.
    • Para os testes do SAP, as informações de elemento do SAP (principalmente as ações Configurar Corretamente ou Método de Chamada).
    • Para os testes do Citrix, pontos de sincronização, atrasos, elementos de texto e elementos de logoff.
    • Para os testes de soquete, essa opção não se aplica.
    Detalhes da Ação Detalhes da ação incluem ações de teste secundário, além destas informações:
    • Para os testes de HTTP, dados de pedido e de resposta, como por exemplo, cabeçalhos HTTP e quaisquer dados de pedido.
    • Para testes do SAP, informações do tempo de espera.
    • Para testes do Citrix, informações do tempo de espera, ações do mouse e ações do teclado.
    • Para os testes de soquete, essa opção não se aplica.
    Tudo Para testes do HTTP, SAP e Citrix, Tudo e Detalhes de Ação fornecem as mesmas informações.

    Para ações de envio e de recebimento do soquete, os dados trocados também estão disponíveis no log de teste, por meio de anexos.

  5. Para configurar uma taxa de amostragem, selecione Somente informações de amostra de um subconjunto de usuários. O número ou a porcentagem selecionada será aplicada a cada grupo de usuários. Se estiver executando grupos de usuários em locais remotos (ou seja, computadores agentes), o número ou a porcentagem que você selecionar será distribuído uniformemente entre cada local.
    Opção Descrição
    Número fixo de usuários O número é aplicado a cada grupo de usuários. Suponha que seu planejamento contenha dois grupos de usuários. Um grupo contém quatro usuários e outro mil. Se você especificar 2 para essa opção, dois usuários de cada grupo serão usados como amostra.
    Porcentagem de usuários A porcentagem é aplicada a cada grupo de usuários—mas pelo menos um usuário de cada grupo será utilizado para a amostra. Suponha que seu planejamento contenha dois grupos de usuários. Um grupo contém quatro usuários e outro mil. Se a sua taxa de amostragem for 10%, será utilizado para amostra um usuário do primeiro grupo e 100 usuários do segundo grupo. Se a taxa for 25%, será utilizado para amostra um usuário do primeiro grupo e 250 usuários do segundo grupo.

Exemplo

A configuração padrão, para registrar todos os erros e avisos, além das ações de teste primário, é adequada para a maioria das finalidades. Porém, você pode registrar qualquer tipo de informações, de nenhuma informação a todas as informações de todos os usuários, o que normalmente isso não ocorre. Se você estiver depurando um teste, poderá configurar todos os três campos O Quê Registrar para Tudo ou Detalhes da Ação. Essas configurações produzem grandes logs de testes, especialmente se os testes forem longos ou se você estiver executando um grande número de usuários. Grandes logs de teste, por sua vez, aumentam o tempo de transferência do log de teste e pode até causar uma falta de espaço em disco no computador.

Feedback