Criando um Planejamento

Ao criar um planejamento, é possível emular com precisão as ações de usuários individuais.

Procedimento

  1. Clique com o botão direito do mouse no projeto e, em seguida, clique em Novo > Planejamento de Desempenho.
  2. Digite o nome do planejamento e, em seguida, clique em Concluir. Um novo planejamento que contém um grupo de usuários é exibido.
  3. Inclua os grupos de usuários e defina os locais (computadores agentes) nos quais o grupo de usuários será executado. Embora você possa executar grupos de usuários a partir do computador do ambiente de trabalho, isso afeta a exatidão dos seus testes.
    1. Para incluir grupos de usuários: Clique com o botão direito do mouse no planejamento e, em seguida, em Incluir > Grupo de Usuários. Para obter mais informações, consulte Incluindo um Grupo de Usuários em um Planejamento.
    2. Para selecionar os locais para os grupos de usuários: Clique em um grupo de usuários, clique na guia Locais e selecione Executar esse grupo nos seguintes locais. Para obter mais informações, consulte Executando um Grupo de Usuários em um Local Remoto.
  4. Configure os loops para os testes (ou outros elementos de planejamento) para usar: Clique com o botão direito do mouse no grupo de usuários para conter o loop e clique em Incluir > Loop. Os loops são usados para executar muitas iterações de um teste, para executar testes a uma taxa definida e para executar testes de execução em etapas, que serão descritos posteriormente. Para obter mais informações, consulte Repetindo Testes em um Planejamento e Executando Testes em uma Taxa Definida.
  5. Inclua seletores e seus pesos: Clique com o botão direito do mouse no elemento de planejamento para conter o seletor e clique em Incluir > Seletor Aleatório. Os seletores são utilizados para executar uma série de testes em ordem aleatória, emulando as ações variadas de usuários reais, em vez de executar cada teste em um grupo de usuários sequencialmente. O peso que você designa a cada seletor determina a probabilidade estatística com que seu elemento filho será selecionado durante uma iteração. Para obter mais informações, consulte Executando Testes em Ordem Aleatória.
  6. Inclua testes em cada grupo de usuários: Clique com o botão direito do mouse no elemento de planejamento para conter o teste e clique em Incluir > Teste. Para obter mais informações, consulte Incluindo um Teste em um Planejamento.
  7. Configure as etapas para o planejamento. Cada etapa dura por um determinado período e contém um número específico de usuários. Ao configurar as etapas, você poderá modelar as cargas de trabalho que reflitam o uso real com o passar do tempo. Colocar os testes em um estágio em um loop infinito impede que usuários virtuais sejam concluídos antes de o estágio terminar. Para configurar uma etapa:
    1. Abra um planejamento e clique na guia Carregamento do Usuário.
    2. Na página Carga do Usuário, clique em Incluir. Insira o número de usuários na etapa e a duração da etapa.
    3. Clique em Janela > Preferências > Teste > Relatórios de Teste e verifique se a opção Ativar Relatório de comparação quando a execução em etapas for concluída está selecionada. Esta seleção gera automaticamente um relatório que compara cada estágio.
    Para obter informações detalhadas sobre as etapas de planejamento, consulte Configurando cargas do usuário.
  8. Inclua outros elementos de planejamento para refinar a estrutura do planejamento: Clique com o botão direito do mouse em um elemento de planejamento e clique em Inserir (inclui o novo elemento antes da seleção) ou Incluir (inclui o novo elemento após a seleção).
    Elemento Finalidade Para obter informações adicionais
    Ponto de sincronização Usado para coordenar as atividades em um planejamento, como forçar usuários virtuais para aguardar em um ponto específico. Sincronizando Usuários
    Atraso Usado para emular ações do usuário com exatidão, como por exemplo, um usuário pode atrasar antes de fazer um pedido Atrasando Usuários Virtuais ou Ações
    Comentário Usado para suas notas e comentários sobre o elemento de planejamento  
  9. Configure as opções de planejamento:
    Nome da guia Configuração típica Para obter informações adicionais
    Monitoramento de recurso Selecione Ativar Monitoramento de Recurso para ativar o monitoramento de recurso.
    É possível capturar dados de monitoramento de recurso a partir dessas origens:
    • Beans Gerenciados do Apache HTTP Server
    • Beans Gerenciados de Apache Tomcat
    • Monitoramento do IBM® DB2
    • Monitoramento do IBM Tivoli
    • IBM WebSphere Performance Monitoring Infrastructure
    • Beans Gerenciados do JBoss Application Server
    • Beans Gerenciados da Java™ Virtual Machine
    • Monitoramento do banco de dados Oracle
    • Beans Gerenciados do Oracle WebLogic Server
    • Beans Gerenciados do SAP NetWeaver
    • Daemon rstatd (UNIX)
    • Agentes de Protocolo Simples de Gerenciamento de Rede (SNMP)
    • Windows Performance Monitor
    Ativando o Monitoramento de Recursos

    Ativando o Monitoramento de Recursos no Windows Vista, Windows 7 e Windows Server 2008

    Interrupção no tempo de resposta Selecione Ativar Coleta de Dados de Tempo de Resposta para ativar a paralisação do tempo de resposta.

    É possível coletar os dados de interrupção do tempo de resposta dos testes de HTTP e de SOA.

    Ativando a Coleta de Interrupção de Tempo de Resposta

    Ativando a Coleção de Paralisação de Tempo de Resposta no Windows Vista, Windows 7 e Windows Server 2008

    Tempo de Espera Utilize as opções nesta página para aumentar, diminuir ou tornar aleatório o tempo de espera. A configuração padrão é usar o tempo de espera gravado. Visão Geral do Tempo de Espera
    Nível de log das estatísticas De modo geral, mantenha as configurações padrão. Se você estiver executando um teste longo, altere a taxa de amostragem de 5 segundos padrão para um intervalo maior. Definindo as Estatísticas Exibidas Durante uma Execução
    Nível de Log de Teste De modo geral, mantenha a configuração padrão de Ações de teste primário. Você precisa pelo menos desse nível de criação de log para criar um relatório Percentil da Página e para visualizar os pontos de verificação de título da página que foram configurados. Definindo os Dados que o Registro de Testes Coleta
    Nível de log de definição de problema Altere as configurações padrão apenas quando solicitado pelo Suporte ao Software IBM. Definindo o Nível de Determinação de Problemas
    Avançado (na parte inferior da área Detalhes do Elemento de Planejamento) Clique em Editar Opções para configurar opções específicas do protocolo que se aplicam a todos os testes no planejamento. A configuração de opções específicas do protocolo para um planejamento é semelhante à configuração de opções específicas do protocolo para um grupo de usuários. Emulando o Tráfego de Rede Lento

    Executando testes de longa duração

O que Fazer Depois

Depois de criar um planejamento que descreva o comportamento do seu sistema de software, execute o planejamento em compilações sucessivas do aplicativo em teste ou com um número crescente de usuários virtuais. Depois analise os resultados relatados.

Feedback