Configurando cargas do usuário

Com a configuração de estágios, é possível modelar cargas de trabalho ao longo de tempo e alterar o número de usuários que executam determinadas tarefas para refletir o uso do mundo real. É possível variar o carregamento do usuário e coletar métricas de desempenho para cada estágio independentemente, o que significa que uma única execução pode realizar com mais eficiência o trabalho de diversas execuções que requerem o encerramento e a reinicialização dos usuários. Cada estágio, que leva uma quantidade específica de tempo e contém um número específico de usuários, define uma carga diferente.

Sobre Esta Tarefa

Quando um planejamento contém estágios, é possível colocar os testes no planejamento em um loop infinito, conforme mostrado na figura a seguir. Essa configuração evita que usuários virtuais concluam o estágio antes do tempo designado.
Testes contidos no loop infinito
Também é possível usar a opção Porcentagem de usuários com permissão para sair durante a execução para especificar o número de usuários que podem parar durante um estágio sem parar o estágio ou a execução do teste inteiro.

Procedimento

Para incluir estágios em um planejamento:

  1. No Navegador de Teste, navegue até o planejamento e dê um clique duplo nele. O planejamento é aberto. Por padrão, a guia Carregamento do Usuário contém um estágio com cinco usuários que são executados até a conclusão. A figura a seguir mostra a guia Carregamento do Usuário.
    grupo de usuários com um estágio
  2. Na guia Carregamento do Usuário, clique em Incluir.
  3. Na janela Criar Estágio do Usuário, insira as informações para um estágio de planejamento e clique em OK.
    Opção Descrição
    Número de usuários Digite o número total de usuários no estágio. Esse não é o número de usuários a ser incluído ou removido daqueles atualmente em execução; é o número total de usuários ativos neste estágio.
    Duração do Estágio Digite a quantidade de tempo (e as unidades de tempo) da execução do estágio. Após a configuração Número de Usuários ser feita, os usuários serão executados por essa quantidade de tempo. Quando o tempo expirar, o usuário continuará em execução se for necessário para o próximo estágio; se não, ele será interrompido.
    Taxa de Alteração Especifique a quantidade de tempo de atraso, durante a mudança do número de usuários, entre a inclusão e a remoção de cada usuário.

    A inclusão ou remoção de todos os usuários por um período de tempo alteram os usuários em uma distribuição aleatória uniforme especificada para a alteração de usuários, que é o tempo antes da acomodação e do início do estágio. Essa pequena variação emula rigorosamente o comportamento humano.

    A inclusão ou remoção de um usuário em cada unidade de tempo inclui o mesmo atraso para cada usuário. Embora essa opção não emule o comportamento humano tão estritamente quanto a primeira opção, ela é útil quando for necessário aderir a uma certa taxa por causa das limitações do sistema sob teste, como o tempo necessário para um usuário efetuar logon no sistema.

    Tempo de Acomodação Após a população de usuários desejada ser atingida, um sistema ainda poderá enfrentar um período de fluxo como reação à mudança na população de usuários. A configuração de um tempo de acomodação permite que o restabeleça seu equilíbrio de estado estável para poder refletir exatamente a população de usuários.

    A Duração do Estágio começa após o tempo de acomodação expirar. O tempo de acomodação não faz parte da duração do estágio, e as métricas de tempo de acomodação não estão incluídas no relatório Comparar, que é gerado no final da execução. No entanto, o tempo de acomodação não afeta por quanto tempo um planejamento é executado, pois ele inclui tempo no início de cada estágio. E embora o relatório de Comparação não inclua as métricas de tempo de acomodação, essas métricas são coletadas e você pode incluí-las alterando o intervalo de tempo do relatório.

    Se seu sistema não tiver um fluxo significativo ou se o estágio não for longo o suficiente de modo que o fluxo inclua somente uma pequena parte dele, talvez você não precise de um tempo de acomodação.

  4. Na guia Carregamento do Usuário, modifique os estágios conforme necessário:
    1. Clique em Para Cima ou Para Baixo para alterar a ordem das linhas.
    2. Dê um clique duplo em uma linha para modificá-la.
  5. Insira o valor Limite de tempo para um usuário responder a uma solicitação de parada. Se um estágio contiver menos usuários virtuais que seu predecessor, será solicitado que os usuários em excesso sejam parados. Esse valor oferece ao usuário virtual parado um tempo extra para concluir sua ação atual (como um pedido HTTP). Se o usuário virtual não puder concluir sua ação antes de o tempo limite expirar, ele será forçado a parar. Observe que um limite de tempo longo pode atrasar o estágio seguinte.
  6. Insira um valor para Porcentagem de usuários com permissão para sair durante a execução para especificar a porcentagem de usuários que podem parar durante um estágio de uma execução de teste. O padrão é 0%, o que significa que se algum usuário parar durante um estágio, o teste inteiro terminará após o estágio ser concluído. Se um valor for inserido, a execução de teste pode continuar para o estágio seguinte mesmo se algum usuário parar de executar. É possível especificar um valor de 0 a 100 com frações até uma casa decimal. Exemplos de porcentagens válidas incluem 0,5%, 3% e 99,1%.
  7. Examine a seção Visualização do Carregamento do Usuário para verificar se os estágios estão configurados corretamente. Os segmentos de linha vermelhos indicam o número total de usuários que foi atingido para o estágio e que o tempo de acomodação, se algum for especificado, terminou. A figura a seguir ilustra um planejamento com dois estágios de 16 minutos. O segundo estágio possui uma taxa de alteração de 4 minutos e um tempo de acomodação de 4 minutos:
    grupo de usuários com 5 estágios

O que Fazer Depois

Você pode exibir um relatório de Comparação, que compara os intervalos de tempo de cada estágio, quando a execução for concluída. Esse relatório fornece uma análise rápida e comparativa de como o sistema sob teste executa com vários carregamentos do usuário. Para exibir um relatório Comparar, clique com o botão direito do mouse nos resultados do teste; em seguida, clique em Comparar todos os Intervalos de Tempo.

Para exibir um Relatório de comparação automaticamente ao final de cada execução de planejamento em etapas, clique em Janela > Preferências > Teste > Relatórios de Teste e selecione Ativar o Relatório de comparação quando a execução em etapas for concluída.


Feedback