O IBM® Rational Service Tester for SOA Quality requer dois tipos de licenças: licenças de ativação do produto e de tempo de execução. As licenças de ativação do produto permitem executar o produto. As licenças de tempo de execução são exclusivas do Rational Service Tester for SOA Quality. As licenças de tempo de execução consistem em chaves de protocolo e pacotes de chaves de licença do testador virtual. As licenças de tempo de execução permitem executar testes de desempenho em protocolos específicos com diversos usuários virtuais. Você usa diferentes ferramentas para gerenciar e configurar licenças de ativação de produto e licenças de tempo de execução. Você gerencia a ativação do produto usando o Installation Manager. Você gerencia licenças de tempo de execução usando o IBM Rational License Key Administrator.
Com as licenças de ativação de produto, é possível iniciar o produto. Há duas formas de licenças de ativação de produto: um kit de ativação do produto que é instalado no computador no qual o produto é instalado ou uma licença de produto flutuante da qual os usuários efetuam o registro de saída a partir de um Rational License Server. É possível fazer o download do kit de ativação do produto a partir do IBM Passport Advantage para compras de usuário autorizado. Para licenças do produto flutuantes, seu administrador do servidor de licença deve efetuar login no Rational License Center para fazer download de uma chave de licença flutuante e importá-la para o seu Rational License Server. Certifique-se de usar a versão do Rational License Server fornecida com o produto. Versões anteriores do Rational License Server podem não suportar todas as funções necessárias de licenciamento. Para obter mais informações sobre o Rational License Server, consulte Gerenciando Licenças com o Rational Common Licensing.
O Rational License Server suporta chaves de licença flutuante, de modo que os administradores possam gerenciar o licenciamento por toda a empresa. Os administradores podem instalar o Rational License Server a partir do Passport Advantage ou da mídia do produto. Para saber mais sobre a ativação do produto, incluindo o Rational License Server, consulte o guia de instalação do produto.
Além da ativação do produto, o Rational Service Tester for SOA Quality também verifica a licença de tempo de execução quando você executa um planejamento de desempenho. A licença de tempo de execução consiste em chaves de protocolo e pacotes de chaves de licença do testador virtual corretos. Você deve ter uma chave de protocolo para executar testes de desempenho com qualquer protocolo diferente de HTTP. Você deve ter um pacote de chaves de licença de testador virtual para executar testes com mais de cinco usuários virtuais. Você pode efetuar o registro de saída dessas chaves a partir do mesmo Rational License Server que utiliza para ativação do produto de licença flutuante.
Para efetuar o registro de saída do protocolo e das chaves de licença do testador virtual no Windows, você deve usar o programa IBM Rational License Key Administrator para apontar para um Rational License Server. Utilize a versão do IBM Rational License Key Administrator que foi instalada com o Rational Service Tester for SOA Quality. Clique em . Digite o nome ou o endereço IP de seu Rational License Server. Chaves de protocolo e de licença de testador virtual estão disponíveis a partir do Rational License Key Center no formato de arquivos .upd. Se clicar duas vezes em um arquivo .upd no Windows, o programa License Key Administrator iniciará automaticamente e importará as chaves de licença. Para saber mais sobre o IBM Rational License Key Administrator, clique em .
Não há nenhuma versão do Linux do IBM Rational License Key Administrator. Para efetuar o registro de saída de chaves de protocolo e de licença do testador virtual no Linux, você deve criar e editar o arquivo .flexlmrc. Crie o arquivo .flexlmrc no diretório inicial de cada usuário que executar mais de cinco testadores virtuais, utilizar um protocolo diferente de HTTP ou utilizar a ativação do produto de licença flutuante. Edite o arquivo .flexlmrc, incluindo uma linha com o nome do computador ou o endereço IP do Rational License Server. Por exemplo, inclua a linha RATIONAL_LICENSE_FILE=@license-server-name.com ou RATIONAL_LICENSE_FILE=@license-server-ip-address.