O cliente de teste móvel for Android funciona em conjunto com o test workbench. É possível se conectar de qualquer um dos clientes ao test workbench, gravar e executar testes e visualizar relatórios. No cliente Android, também é possível fazer upload de aplicativos para o test workbench, onde os aplicativos são instrumentados e recompilados em dois novos aplicativos: um aplicativo pronto para gravação e um aplicativo pronto para reprodução.
A figura a seguir mostra o cliente de teste móvel Android nativo:
O cliente de teste móvel para Android é um aplicativo Android nativo executado nos dispositivos e emuladores Android. Cada aplicativo Android é empacotado em um arquivo único .apk que inclui o código de aplicativo e outros arquivos de recursos. O arquivo .apk está em um formato compacto, semelhante ao arquivo zip ou war.
Para Android, o processo de construção e compilação ocorre no test workbench em um computador Windows, Linux ou Macintosh.
Antes de ser possível testar um aplicativo móvel, o aplicativo deverá primeiro ser instrumentado. Um aplicativo instrumentado contém o aplicativo em teste aprimorado com o código que permite que você grave ou reproduza um teste. Há duas maneiras de instrumentar um aplicativo Android:
Ao gravar um teste, o aplicativo Android (o arquivo .apk) será recompilado em um aplicativo pronto para gravação que foi fortemente instrumentado para capturar as ações do usuário. Como Android não permite que duas versões de um aplicativo sejam instaladas ao mesmo tempo, o Test Workbench desinstalará o aplicativo original e o substituirá pelo aplicativo pronto para gravação. Ao reproduzir um teste, o Test Workbench desinstalará o aplicativo pronto para gravação e o substituirá por um aplicativo pronto para reprodução, uma versão do aplicativo original que foi assinada com um certificado do test workbench.
É possível simplificar este processo das versões de instalação e desinstalação do aplicativo Android escolhendo Reproduzir no instrumentado a partir da página Configurações no dispositivo ou emulador Android. Isso permite que você reproduza um teste usando a versão mais pesada instrumentada de gravação do aplicativo, em vez da versão mais leve de reprodução. Isso está na despesa, no entanto, de menor velocidade de reprodução e maior consumo de memória.
Quando você estiver pronto para executar os testes, será possível executá-los no dispositivo ou no test workbench. Para dar o controle para o test workbench, simplesmente toque em Entrar em modo passivo a partir do cliente de teste móvel.
É possível obter ajuda sobre teste móvel diretamente a partir de seu dispositivo móvel ou do emulador Android, dando um toque no item de menu Ajuda ou botão Ajuda. A localização real do item de menu ou botão varia de um dispositivo para outro e também varia de acordo com a versão do Android instalada. A figura abaixo é de um tablet Nexus 7 executando Android 4.3, em que o item de menu Ajuda está localizado em um menu suspenso no canto superior direito do dispositivo.