Criando stubs do aplicativo em testes

É possível usar o editor de teste para incluir stubs do aplicativo manualmente em seu teste. É possível criar stubs para aplicativos Android, iOS ou híbridos.

Sobre Esta Tarefa

Um stub de aplicativo é um programa ou uma parte do código usado como um item temporário para simular o comportamento de componentes do software como um procedimento em uma máquina remota. O uso desse stub do aplicativo dependerá do aplicativo que está sendo testado. O aplicativo stub substitui e simula o comportamento do objeto real. O código fonte é temporariamente substituído por uma instrução simples que retorna um valor específico para o aplicativo em teste. É possível criar manualmente um stub sem usar um modelo, mas considere usar o stub criado automaticamente no aplicativo de gravação como um modelo para seu stub do aplicativo.

Por exemplo: Para ilustrar o uso de stubs em um aplicativo móvel: ao dar um toque em um número de telefone de um dispositivo móvel, você chama este número ou se você der um toque em um endereço de email, você ativará seu correio para enviar um email para este endereço. Durante a gravação do teste, Rational Test Workbench Mobile Test Edition será capaz de detectar essa ação (chamada ou email) e substituí-la por uma instrução stub no script para que não haja nenhuma necessidade de executar a ação durante a reprodução.

Procedimento

Para criar manualmente stubs do aplicativo

  1. No Rational Test Workbench Mobile Test Edition, abra o script de teste e na área Conteúdo do teste, clique no nó de ativação onde você deseja que um stub seja incluído.
  2. Clique no botão inserir e selecione Stubs do aplicativo. Como alternativa, clique com o botão direito do mouse na seleção ou clique em Opções e inserir no editor de teste para selecionar o item de menu.
  3. Na área Detalhes de elemento de teste, insira o nome do aplicativo de stub que simulará um serviço ou um processo. O nome deve conter valores de chave e esquema.
  4. Na seção Valores de entrada, clique em Incluir parâmetros e insira um nome para o elemento de operação que descreve a chamada que o stub espera receber (esquema, dados e sinalizador, por exemplo), selecione o formato (sequência, matriz ou outro) da chamada nos itens da lista e um valor recuperado do aplicativo de gravação.
  5. É possível, opcionalmente, inserir valores para os Código de resultado e retornar valores. O valor de retorno é o conteúdo retornado pelo serviço de stub, simulando a resposta do serviço original. Esse é o valor simulado ou valor enlatado. Há um elemento de resposta associado a cada elemento de caso. Clique em Incluir parâmetros para inserir um nome no elemento de resposta e, em seguida, selecione um formato e um valor. Se desejar excluir todos os parâmetros, clique no botão Remover todos.
  6. A ação stub será incluída no script de teste com o nome do stub de aplicativo antes do item selecionado inicialmente.
  7. Salve o teste.

Feedback