Testes de gravação a partir do Android cliente de teste móvel

Os testes móveis são geralmente criados gravando uma sessão no dispositivo móvel ou simulador que executa o aplicativo que está sendo testado. No final da sessão de gravação, feche o aplicativo e o IBM® Rational Test Workbench Mobile Client fará upload da sessão gravada para o Rational Test Workbench Mobile Test Edition, onde ele é usado para gerar um teste.

Antes de Iniciar

Para gravar testes em um dispositivo móvel, o dispositivo móvel deve estar executando o cliente de teste móvel e estar conectado ao test workbench. Para obter mais informações sobre como configurar o dispositivo móvel para Android, consulte Configurando o cliente de teste móvel para Android.

Você deve ter o aplicativo Android incluído em um teste no test workbench diretamente ou transferido por upload o aplicativo a partir do cliente de teste móvel para o test workbench. Para obter informações sobre a inclusão de aplicativos no test workbench, consulte Importando aplicativos para teste no ambiente de trabalho para aplicativos nativos ou híbridos e o Incluindo aplicativos da web no test workbench para aplicativos da web. Para obter informações sobre upload de aplicativos para o test workbench, consulte Transferindo por upload aplicativos Android a partir do cliente de teste móvel.

Sobre Esta Tarefa

Essa tarefa se aplica a aplicativos nativos Android, aplicativos híbridos e aplicativos da Web. Para ser capaz de gravar um teste a partir de um aplicativo da web, você deve ter o IBM Rational Test Workbench Mobile Web Recorder instalado em seu dispositivo. Para obter detalhes, consulte a etapa 1 no procedimento a seguir.

Com o cliente de teste móvel para Android, é possível gravar todas as ações na interface com o usuário (IU), além de algumas ações no próprio telefone: locais do GPS, aumentar e abaixar volume, silenciar, plugue de fones de ouvido e todas as ações de mídia (reproduzir, pausar, e assim por diante), chamada e chamada final. As funções de câmera e microfone não são suportadas.

Procedimento

Para gravar uma sessão no dispositivo móvel:

  1. No cliente de teste móvel, dê um toque em Aplicativos gerenciados para um aplicativo nativo ou Aplicativos da web gerenciados para um aplicativo da web. A primeira vez que você clicar em Aplicativos da web gerenciados, uma mensagem será exibida e perguntará se você deseja instalar o IBM Rational Test Workbench Mobile Web Recorder. Clique em Instalar e quando a instalação estiver concluída, clique em Concluir.
  2. Clique em um aplicativo na lista e clique em Gravar.
    Nota: Se seu dispositivo ou emulador não estiver no modo silencioso, o cliente de teste móvel desinstalará a versão original do aplicativo em teste e o substituirá pelo aplicativo pronto para gravação (versão instrumentada do aplicativo). Durante esse processo, dê um toque nos botões Desinstalar, OK e Instalar respectivamente. Se o seu dispositivo ou emulador estiver no modo silencioso, esse processo acontecerá no segundo plano.
    Para tornar a opção de modo silencioso disponível em um dispositivo, você deve conectar o dispositivo a um computador que possua o Android SDK instalado. Use um cabo USB e ative a depuração do USB. Assegure-se de ter instalado o driver USB apropriado. Em seguida, abra o prompt de comandos no computador e execute os comandos a seguir:
    • adb devices: lista os dispositivos conectados ao computador pelo cabo USB.
    • adb tcpip 5555: torna a opção de modo silencioso disponível no dispositivo.
    Você deve seguir essas etapas sempre que reinicializar o dispositivo.

    O modo silencioso não está disponível em dispositivos e emuladores com nível de API 17 e acima (Android 4.2 +) devido a uma limitação conhecida

  3. Quando o aplicativo iniciar, interage com o dispositivo. Todas as ações do dispositivo e respostas do aplicativo são gravadas.
  4. Para finalizar a gravação, feche o aplicativo, alterne para outro aplicativo ou clique no botão Página Inicial. A gravação é transferida por upload para o test workbench. Dependendo do tamanho da gravação, o upload poderá demorar alguns segundos a vários minutos. As gravações são exibidas no navegador de teste em Gravações recebidas do dispositivo móvel com um nome e um registro de data e hora.
    Nota: Se sua sessão envolve a comutação entre aplicativos, incluindo vários aplicativos, uma nova gravação será transferida por upload cada vez que você comutar aplicativos. Esta ação produz vários logs de gravação na pasta Gravações recebidas do dispositivo móvel. É possível combinar essas várias gravações para gerar um único teste.
  5. No test workbench Navegador de Teste, expanda Gravações recebidas de dispositivo móvel, clique com o botão direito do mouse em uma gravação e selecione Gerar teste. Como alternativa, clique no link na mensagem que o avisa que há uma nova gravação recebida. A janela Novo teste de gravações recebidas é aberta.
  6. Selecione uma pasta de projeto e um nome para o novo teste. Se necessário, será possível clicar em Novo > Projeto do Test Workbench para criar uma nova pasta de projeto.
  7. Opcional: Se você desejar gerar um teste com várias gravações (por exemplo, se sua sessão envolve a comutação entre vários aplicativos), clique em Avançar e selecione as gravações que deseja usar para gerar o teste.
  8. Clique em Concluir e Abrir teste. O editor de teste é aberto no test workbench e exibe o teste gerado.

O que Fazer Depois

Quando o teste for gerado, será possível editar o teste no editor de teste. Para obter mais informações, consulte Editando testes de dispositivo móvel.

Feedback