Visão geral de testes do iOS

Com o Rational Test Workbench Mobile Test Edition para o iOS é possível testar os aplicativos iOS nativos, aplicativos da web e os aplicativos híbridos. No seu dispositivo iOS e a partir do iOS Simulator é possível se conectar ao test workbench, gravar e executar testes e visualizar relatórios. É possível instalar o test workbench em um computador Windows, Apple Macintosh, ou Linux.

Requisitos de testes do iOS

A tabela a seguir lista os requisitos para testes do iOS:

Tabela 1.
Requisitos Descrição
Instrumentação de aplicativos iOS

Para gravar e reproduzir testes de um aplicativo nativo ou híbrido do iOS, você precisará uma versão instrumentada do aplicativo em teste (AUT). Se este não estiver disponível, será necessário instrumentar o AUT em um computador Macintosh que contenha o projeto de origem Xcode do AUT. Para obter detalhes, consulte Instrumentando aplicativos iOS.

Se você não tiver o projeto de origem Xcode do AUT, é necessário obter a versão instrumentada do AUT de um desenvolvedor e instalá-lo em seu computador Macintosh, Windows, ou Linux. Para obter detalhes, consulte Instalando aplicativos iOS instrumentados.

Licenciamento para os membros da equipe

Todos os membros da equipe devem ter um ID do Apple Developer e compartilhar o mesmo Apple Developer ou Enterprise License.

Licenciamento de dispositivos iOS

Cada dispositivo iOS deve ser registrado com o mesmo Apple Developer ou Enterprise License.

Cada dispositivo iOS requer um ou mais Perfis de Fornecimento. O Perfil de Fornecimento inclui informações sobre os IDs do Desenvolvedor, Licença Apple e os dispositivos iOS registrados, e permite que um dispositivo a seja usado para testes.

Nota: Há contraprestações especiais ao executar o test workbench em um computador Linux. Consulte Instalando um aplicativo iOS instrumentado quando o test workbench for executado no Linux para obter detalhes.

Testando em um dispositivo iOS

É possível testar aplicativos nativos, híbridos e da web em um dispositivo iOS usando o cliente baseado no navegador para iOS. Este cliente é um aplicativo da web executado no navegador Chrome ou Safari em seu dispositivo. Para executar o cliente, simplesmente digite a URL do Workbench no formato a seguir em um navegador em seu dispositivo:

Format: http://Workbench_URL:port/mobile

Exemplo: http://9.11.22.333:7878/mobile

A figura a seguir mostra o cliente de teste móvel em um navegador em um dispositivo iOS:

Cliente móvel

Aqui estão alguns detalhes importantes sobre o cliente baseado no navegador:

Testando com o iOS Simulator

Também é possível fazer o teste usando o navegador Safari no iOS Simulator, ou é possível usar o cliente de teste móvel nativo no Simulador depois de seguir as instruções de instalação em Instalando o cliente de teste móvel no iOS Simulator. O Chrome não está atualmente disponível no iOS Simulator.

Ativando janelas pop-up

Ao usar o cliente de teste móvel em um dispositivo iOS, certifique-se de ativar as janelas pop-up. As janelas pop-up devem ser permitidas para o endereço IP do Workbench. Safari silenciosamente desativa as janelas pop-up, enquanto o Google Chrome solicita a você para permitir as janelas pop-up. Para cada operação específica do dispositivo (instalar, gravar, reprodução), o Safari solicita uma confirmação pop-up. Há menos mensagens com o Chrome.

Modo passivo

Quando você estiver pronto para executar os testes, será possível iniciar a execução de teste a partir do dispositivo ou do test workbench. Em qualquer um dos casos, o teste é realmente executado no dispositivo. Para dar o controle para o test workbench, simplesmente toque em Entrar em modo passivo no cliente de teste móvel.

O comportamento do modo passivo é específico do navegador. Enquanto o Chrome opera no modo passivo, conforme o esperado. O Safari é mais restritivo e exibe várias caixas de diálogo de confirmação do modo passivo.

Diferenciando entre vários dispositivos

Ao conectar um dispositivo específico, como um iPhone, no test workbench, será possível visualizar a conexão no editor de Dispositivos móveis no test workbench.

Para diferenciar entre vários iPhones conectados ao test workbench, é possível alterar a Descrição do Dispositivo.

  1. No dispositivo, abra Safari ou Chrome e navegue para a URL do Workbench .

    Com isso, é aberto o cliente de teste móvel.

  2. Dê um toque em Sobre .
  3. Digite a nova etiqueta no campo Descrição do Dispositivo.
  4. Clique em Registrar.

É possível ver o resultado nas figuras abaixo.

Tabela 2.
Antes Depois

Descrição do Dispositivo Padrão

Descrição do Dispositivo Modificada

IBM® Rational Test Workbench Mobile Web Recorder

O gravador da web móvel é um aplicativo iOS necessário para gravar e reproduzir ações do usuário de um aplicativo da web em teste. Ele é chamado automaticamente durante o processo de gravação e de reprodução. É possível fazer download do gravador da web móvel da Apple App Store. Quando você tiver terminado o teste, será possível parar o gravador da web móvel usando o Apple Activity Monitor padrão.

Como o test workbench testa os aplicativos iOS

Antes de ser possível testar um aplicativo móvel, o aplicativo deverá primeiro ser instrumentado. Um aplicativo instrumentado contém o aplicativo em teste aprimorado com o código que permite que você grave ou reproduza um teste.

Um aplicativo iOS nativo é um projeto iOS concluído no Xcode. O processo de construção e compilação para instrumentar o aplicativo ocorre totalmente no Xcode em um computador Macintosh. Um, aplicativo único é criado para a gravação e a reprodução.

A figura a seguir mostra a cadeia de construção para um aplicativo iOS nativo em um computador Macintosh:

cadeia de construção do iOS


Feedback