Integrando o SAP Business Process Change Analyzer

Com o Business Process Change Analyzer (BPCA) do SAP, os usuários podem identificar quais nós de um modelo são afetados quando mudanças são feitas no projeto. Uma lista desses nós afetados pode então ser enviada ao Rational Connector para determinar quais casos de teste executar e confirmar que essas mudanças não introduzem problemas. Se desejado, um plano de teste pode ser criado contendo referências para casos de teste recomendados para propósitos de planejamento.

Sobre Esta Tarefa

O SAP fornece documentação detalhada para configurar a integração do BPCA com o Rational Connector. É possível localizar a documentação acessando a área BPCA depois de inserir o código de transação SOLMAN_SETUP. A etapa 4 e suas subetapas descrevem o procedimento para configurar e registrar o Rational Connector como uma ferramenta de gerenciamento de teste de terceiros. Ao executar as etapas, é possível acessar a documentação, clicando no link sob a coluna de documentação para a etapa desejada. Durante a etapa 4.4, é possível usar o caminho a seguir para obter o WSDL a partir do servidor Rational Connector:
http://<hostname>:<port>/SAPConnector/services/AGS_BPCA_3PTM_API?wsdl

Procedimento

Iniciar BPCA

  1. Para que a integração BPCA seja útil, um envio de blueprint deve ocorrer antes que tente recuperar os casos de teste do Rational Connector. Se o envio de blueprint não tiver ocorrido, então, nenhum caso de teste será transferido de volta ao BPCA para avaliação adicional.

    Para obter informações gerais sobre como usar o BPCA, consulte a documentação do SAP localizada sob a etapa 4 do código de transação SOLMAN_SETUP. Esta documentação descreve como iniciar o BPCA e explica as etapas para executar a análise. Se deseja iniciar o BPCA de dentro da interface com o usuário do Rational Connector, poderá abrir a página de detalhes do projeto, acessar a guia Solution Manager e clicar em Ativar BPCA. Iniciar o BPCA de dentro do Rational Connector possui o benefício adicional de já configurar o projeto apropriado do Solution Manager e o servidor Rational Connector no formato do BPCA.

Troca de Detalhes

  1. Quando o Rational Connector receber uma solicitação BPCA que contenha uma lista de nós de blueprint de impacto, ele começará a procurar pelos casos de teste associados a esses nós. Casos de teste associados são definidos como casos de teste que são criados:
    • Pelo Rational Connector de artefatos existentes na transferência do nó de impacto para a guia IBM® Rational. Se o mapeamento do projeto especificar que casos de teste devem ser criados para os próprios nós, casos de teste correspondentes ao nó afetado também serão transferidos.
    • Fora do Rational Connector e são associados aos requisitos do Rational Requirements Composer afetado criados pelo Rational Connector. Por exemplo, se um caso de teste criado por um usuário for associado a um requisito criado pelo Rational Connector a partir de um nó do projeto afetado, então, esse caso de teste será transferido para BPCA.
    Para cada caso de teste transferido para o BPCA, várias informações também são transferidas. Para o Rational Quality Manager 3.x, essas informações incluem o peso, o risco e o risco de comunidade do caso de teste. Para o Rational Quality Manager 4.x, prioridade também é transferida e os dados de estimativa são transferidos em vez de o peso.
    Dica: O BPCA fornece mecanismos para comparar casos de teste usando uma unidade de minutos. Portanto, quando você usar o BPCA com o Rational Quality Manager 3.x, faz sentido registrar o peso do caso de teste Rational Quality Manager em termos de minutos para ajudar nessas comparações.

    Quando todos os dados do caso de teste forem coletados, essas informações podem ajudar o usuário a decidir quais casos de teste incluir em planos de teste futuros. Ao clicar em Criar Plano de Teste em BPCA, o usuário pode criar um plano de teste no Rational Quality Manager. Se os planos de teste forem criados, o usuário poderá clicar em Plano de Teste e, em seguida, Estender Plano de Teste para incluir novos casos de teste em um plano de teste já existente.


Feedback