Configurando um Banco de Dados DB2

Configure um banco de dados DB2 ou banco de dados DB2 Workgroup Server armazenado em pacote configurável suportado para funcionar com o Jazz Team Server.

Antes de Iniciar

Esse procedimento assume que os seguintes pré-requisitos foram atendidos. Consulte sua documentação do DB2 ou um database administrator (DBA) do DB2 para obter ajuda.

Sobre Esta Tarefa

Para configurar um banco de dados DB2:

Procedimento

  1. Crie o banco de dados na Janela de Comandos do DB2. Os comandos de exemplo criam um novo banco de dados chamado JAZZ. Esses comandos executam na Janela de Comandos do DB2. A Janela de Comando pode ser aberta a partir do menu Iniciar do aplicativo no menu Ferramentas da Linha de Comando DB2.
    Nota: Para assegurar a manipulação adequada do conteúdo Unicode, o conjunto de caracteres do banco de dados deve ser a codificação UTF-8. Como a tabela AUDITABLE_LINKS não cabe no tamanho de página padrão de 4 K no Windows, configure o tamanho da página para no mínimo 8 K para Rational Team Concert e 16 K para Rational Quality Manager.
    • No Windows®:
      db2 create database JAZZ on c: using codeset UTF-8 territory en PAGESIZE 16K
    • No Linux:
      db2 create database JAZZ using codeset UTF-8 territory en PAGESIZE 16K
    Dica: Se o banco de dados não estiver em execução, o comando db2start inicia o DB2.
  2. Localize o arquivo teamserver.properties no diretório JazzInstallDir/server/conf/jazz e renomeie-o para teamserver.derby.properties.
  3. Localize o arquivo teamserver.db2.properties no diretório JazzInstallDir/server/conf/jazz e renomeie-o para teamserver.properties.
  4. Especifique o banco de dados e os detalhes da conexão no arquivo teamserver.properties.

    A especificação da conexão padrão conecta a um banco de dados DB2 que é executado no host local na porta 50000. O banco de dados é chamado de JAZZ, e tanto o nome do usuário quanto a senha são db2admin. Se os valores padrão foram utilizados ao configurar seu banco de dados, o arquivo teamserver.properties pode já estar configurado corretamente. Caso contrário, altere essas informações para corresponderem à sua configuração.

    1. Abra o arquivo teamserver.properties em um editor de texto.
    2. Localize as seguintes linhas:
      com.ibm.team.repository.db.vendor = DB2
      com.ibm.team.repository.db.jdbc.location=//localhost:50000/JAZZ:user=db2admin;password={password};
      com.ibm.team.repository.db.jdbc.password=db2admin
    3. Edite o valor de com.ibm.team.repository.db.jdbc.location para seu servidor e banco de dados DB2.
    4. Edite o valor de com.ibm.team.repository.db.jdbc.location para o seu nome de usuário do DB2.
      Nota: O usuário do DB2 deve ter permissões para criar tabelas, espaços de tabela e modificar a configuração do banco de dados. Os usuários do DB2 são criados pelo sistema operacional.
    5. Especifique a senha de usuário na propriedade com.ibm.team.repository.db.jdbc.password.
      Nota: Não altere o texto password={password} na propriedade com.ibm.team.repository.db.jdbc.location.
    6. Se necessário, mude a propriedade com.ibm.team.repository.db.db2.content.tablespace.location para um caminho em seu Jazz Team Server onde o espaço de tabela principal possa ser criado.
      Nota: Se esse valor não for alterado a partir do padrão content_tablespace, o espaço de tabela será criado sob o local de armazenamento do banco de dados. Em Windows, se um novo caminho for especificado, ele deve ser especificado utilizando barras duplas invertidas, por exemplo: com.ibm.team.repository.db.db2.content.tablespace.location=c:\\db2\\jazz\\content_tablespace.

Feedback