Configurando um WebSphere Application Server

Este tópico descreve como configurar o Jazz Team Server para trabalhar com o WebSphere Application Server. Esta configuração assume que você está instalando o Jazz Team Server na mesma máquina que o Websphere Application Server.

Antes de Iniciar

Antes de iniciar essas etapas, você deve ter o seguinte concluído:
Dica: Ao utilizar o IBM® Installation Manager, os arquivos do Jazz Team Server podem ser instalados em um diretório de aplicativos da Web. Durante o processo de instalação, você não deveria instalar o servidor de aplicativos Apache Tomcat incluso. Isso faz com que o Installation Manager solicite um diretório de Aplicativo da Web e instale apenas os arquivos necessários para o WebSphere. O diretório padrão é C:\Program Files\IBM\JazzTeamServer no Windows® ou /opt/IBM/JazzTeamServer no Linux®. O diretório de instalação é referenciado como JazzInstallDir neste procedimento. Se você utilizar o IBM Installation Manager para instalar os arquivos no diretório de aplicativos da Web do WebSphere Application Server, então é necessário mover manualmente os arquivos conforme descrito anteriormente.

Sobre Esta Tarefa

Nota: Este documento não ensina sobre a configuração da autenticação ou SSL do WebSphere, o que é um tópico complexo. Informações detalhadas sobre as diversas opções de autenticação e criptografia para o WebSphere são cobertas no Centro de Informações do WebSphere. Para obter informações adicionais, acesse o Centro de Informações do WebSphere e procure por Garantindo a segurança dos aplicativos e de seu ambiente. A IU da Web do Jazz exige que a autenticação seja configurada para executar a autorização e personalizar o aplicativo.

Procedimento

  1. Revise e atualize o local do banco de dados no arquivo teamserver.properties.
    com.ibm.team.repository.db.vendor = DB2
    com.ibm.team.repository.db.jdbc.location=//localhost:50000/JAZZ:user=db2admin;password={password};
    com.ibm.team.repository.db.jdbc.password=db2admin
    Nota: Essa é uma amostra de configuração do DB2. O teamserver.properties deveria ser atualizado dependendo do fornecedor do banco de dados (Oracle/MS-SQL).
  2. Verifique ou atualize o nível do WebSphere Application Server.

    O Jazz Team Server exige que o WebSphere Application Server Versão 6.1 com o IBM Java SDK 1.5 SR5 ou Correção Acumulativa posterior aplicada, ou o WebSphere Application Server Versão 7.0 com no mínimo a 7.0.0.7 instalada. A atualização do IBM Java SDK 1.5 SR6 SDK está disponível no http://www-1.ibm.com/support/docview.wss?rs=180&uid=swg24017492. Com o WebSphere 6.1 e o GA IBM Java SDK, Jazz começa o relato de "erros de proxy" após alguns números de operações.

    Obtenha os i-fixes correspondentes do WebSphere Application Server para correções para o IBM Java SDK 1.5 SR9 ou IBM Java SDK 1.6 SR4 que são necessárias para o IBM Rational Team Concert 2.0 executar corretamente. Caso contrário, alguns serviços no servidor podem não ser iniciados corretamente. Os i-fixes estão disponíveis em seus APARs do WebSphere Application Server correspondentes. Para IBM Java SDK 1.5/WebSphere Application Server 6.1, o APAR é PK85942 e é possível fazer o download dos arquivos a partir de ftp://ftp.software.ibm.com/software/websphere/appserv/support/fixes/PK85942/. Instale no mínimo o WebSphere Application Server 6.1 fixpack 19 antes de instalar o i-fix do JRE. Para o IBM Java SDK 1.6/WebSphere Application Server 7.0, o APAR é PK 86771 e é possível fazer o download dos arquivos a partir de ftp://ftp.software.ibm.com/software/websphere/appserv/support/fixes/PK86771/.

  3. Atualize os argumentos da JVM.

    O Jazz Team Server precisa de algumas configurações específicas na Java Virtual Machine na qual ele está executando.

    A primeira propriedade que precisa ser configurada nos argumentos Genéricos da JVM é a alocação máxima de memória padrão, usando a configuração -Xmx. Essa configuração deve ser definida com base no tamanho da equipe suportada pelo servidor e a capacidade de memória do servidor em que o Jazz Team Server está executando. Uma equipe de tamanho médio típica pode utilizar um valor de -Xmx1536M, fornecendo 1536 MB de memória de heap para o processo do Jazz Team Server.

    Uma segunda propriedade que precisa ser configurada nos argumentos Genéricos da JVM, especificamente para o Rational Quality Manager, é o tamanho da pilha de encadeamento. Um tamanho de pilha típico para o Rational Quality Manager é -Xss786K.

    Se estiver se conectando a um banco de dados Oracle ou SQL Server, então você precisa incluir uma propriedade chamada "ORACLE_JDBC" ou "SQLSERVER_JDBC". Configure a propriedade para o caminho de arquivo absoluto (não uma URL) para os drivers JDBC adequados.

    Os exemplos a seguir mostram os argumentos Genéricos da JVM para conexão com os bancos de dados Oracle e SQL Server, juntamente com a alocação de memória máxima padrão e o tamanho da pilha de encadeamento. Substitua JazzInstallDir por seu diretório de instalação do Jazz Team Server.

    -DORACLE_JDBC=JazzInstallDir\server\oracle -Xmx1536M -Xss768k
    -DSQLSERVER_JDBC=JazzInstallDir\server\sqlserver -Xmx1536M -Xss768k

    Há diversas outras propriedades de sistema que precisam ser configuradas para controlar determinados comportamentos do servidor. Elas estão incluídas a seguir. Aqui há informações específicas sobre a configuração dessas propriedades da JVM no WebSphere Administrative Console. Substitua JazzInstallDir por seu diretório de instalação do Jazz Team Server:

    1. Clique em Servidores > Servidores de Aplicativos.
    2. Clique em server1.
    3. Clique em Java e Gerenciamento de Processo > Definição de Processo.
    4. Clique em Java Virtual Machine.
    5. Inclua o valor 100 no Heap Inicial.
    6. Inclua o valor 1000 no Tamanho Máximo de Heap.
    7. Clique em Aplicar.
    8. Clique em Criação de Log e Rastreamento. Clique em Alterar Níveis de Detalhes do Log. O Jazz Team Server utiliza o mecanismo de relatório BIRT. Para evitar que entradas informativas BIRT sejam escritas no arquivo de log do WebSphere, configure o nível de criação de log como grave para os pacotes org.eclipse.birt.*. Clique em Aplicar.
    9. Clique em Propriedades Customizadas. Uma das Propriedades Customizadas que você precisa incluir é JAZZ_HOME, uma propriedade de sistema que especifica onde encontrar determinados arquivos de configuração. Essa propriedade utiliza uma URL em ve de um caminho simples, assim o valor deverá ser especificado como uma URL no estilo file://.
    10. Inclua as seguintes propriedades: Clique em Novo, digite o Nome e o Valor e clique em OK.
      • Nome: java.awt.headless Valor: true
      • Nome: org.eclipse.emf.ecore.plugin.EcorePlugin.doNotLoadResourcesPlugin Valor: true
      • Nome: JAZZ_HOME Valor: file:///JazzInstallDir/server/conf
    11. Clique em Salvar diretamente na configuração principal.
    Importante: Somente para Solaris, deve-se também incluir o seguinte argumento da linha de comandos Java:
    -XX:MaxPermSize=256m
    Para obter informações adicionais, consulte o Capítulo 2, "Configurando um ambiente Solaris para WebSphere Application Server" do redbook IBM WebSphere Application Server V6.1 no Sistema Operacional Solaris 10.
  4. Reinicie o Websphere para instalar o Aplicativo Jazz
    Nos exemplos de linha de comandos a seguir, WASInstallDir representa o local onde o WebSphere Application Server está instalado em seu servidor.
    • No Windows, o valor-padrão para o diretório de instalação do WebSphere é:
      C:\Program Files\IBM\WebSphere\AppServer
      É possível reiniciar o servidor com os seguinte comandos no Windows:
      cd WASInstallDir\bin 
      stopServer.bat server1 [for a secure server, include: -username {LDAP_User} -password {LDAP_Password}] 
      startServer.bat server1
    • No Linux, o valor-padrão para o diretório de instalação do WebSphere é:
      /opt/IBM/WebSphere/AppServer
      É possível reiniciar o servidor com os seguintes comandos no Linux:
      cd WASInstallDir/bin 
      ./stopServer.sh server1 [for a secure server, include: -username {LDAP_User} -password {LDAP_Password}] 
      ./startServer.sh server1
    1. Abra o console do Administrador para seu WebSphere Application Server.
    2. Clique em Aplicativos > Instalar Novo Aplicativo.
    3. Em Caminho para o novo Aplicativo, clique em Sistema de Arquivos Local.
    4. Em Caminho completo, digite:
      JazzInstallDir/server/jazz.war
    5. Configure Raiz de Contexto como /jazz.
    6. Clique em Avançar e continue pelas etapas restantes de Instalar Novo Aplicativo.
    7. Clique em Concluir.
    8. Clique em Salvar diretamente na configuração principal.
    9. Clique em Aplicativos > Aplicativos Corporativos.
    10. Selecione a caixa próxima a jazz_war e clique em Iniciar.

      Uma seta verde deve aparecer indicando que o aplicativo foi iniciado com êxito.

O que Fazer Depois

Se for um usuário do Rational Team Concert, prossiga para o tópico Executando o Assistente de Configuração. Para o Rational Quality Manager, prossiga para o tópico em "Executando o Assistente de Configuração do Jazz Team Server".

Para obter informações adicionais sobre este tópico, visite os links a seguir:

http://jazz.net/library/techtip/95

https://jazz.net/wiki/bin/view/Main/WASSetupFAQ


Feedback