Migrando o Repositório do Jazz Depois da Atualização do Jazz Team Server

A migração do repositório é o processo de conversão do conteúdo do banco de dados de um formato para outro. A migração do repositório é necessária quando você está atualizando o Jazz Team Server da versão X para a versão Y, em que a versão Y possui alterações de esquema.

Antes de Iniciar

É necessário fazer a migração de dados se houver qualquer alteração de esquema entre as duas versões de Jazz Team Server. Você deve ter extraído os arquivos compactados do Jazz Team Server de ambas as versões X e Y.

Sobre Esta Tarefa

Geralmente, a migração de dados é um processo de duas etapas:

diagrama de migração do repositório

É possível utilizar o aplicativo repotools para a operação de exportação e importação.
Nota: O Jazz Team Server deve ser interrompido quando você migrar o repositório. A migração pode levar muito tempo dependendo da configuração da sua máquina, do sistema operacional, do banco de dados e assim por diante. Assim, planeje sua interrupção adequadamente.

Migrando o diretório de texto completo

O Jazz Team Server gerencia um diretório fora do banco de dados que armazena todos os dados que são necessários para processamento de consultas de texto completo. O local do diretório é configurado no arquivo teamserver.properties sob a propriedade com.ibm.team.fulltext.indexLocation. Se ao migrar seu banco de dados desejar utilizar o diretório anterior que foi usado para indexação, assegure-se de que o local utilizado na ferramenta de repositório -rebuildTextIndices corresponda ao local usado pelo servidor. Ao iniciar o servidor ou executar o comando -rebuildTextIndices, o caminho absoluto para o local do diretório de texto completo é impresso nos arquivos de log. É possível verificar o arquivo de log do servidor e o arquivo de log repotools_rebuildTextIndicies para comparar ambos os diretórios.
Dica: Se o diretório configurado no arquivo teamserver.properties for um caminho relativo, um aviso será impresso no arquivo de log. É recomendado configurar essa propriedade para que ela seja um caminho de de diretório absoluto.
Para obter informações adicionais sobre a criação de índices de texto completo, consulte -rebuildTextIndices.

A migração do Jazz Team Server é um processo muito intensivo que pode levar muito tempo dependendo do tamanho dos seus dados que estão sendo migrados. Aqui há uma lista de verificação de itens para se evitar armadilhas.

Sistema operacional:
  • No Windows, assegure-se de que a opção "gravar o cache em disco" esteja ativada para todos os discos envolvidos.
  • No Windows, desative o "Serviço de Indexação do Window".
  • Assegure-se de que seu diretório temporário, o banco de dados e o arquivo .tar esteja na unidade mais rápida (idealmente, no disco striped/RAID/10).
  • No Linux (para DB2), assegure-se de ter ajustado adequadamente o kernel de acordo com o tópico de administração do DB2 em: http://publib.boulder.ibm.com/infocenter/db2luw/v9r5/topic/com.ibm.db2.luw.qb.server.doc/doc/t0008238.html.
Configuração do Jazz Team Server:
  • Configure as seguintes propriedades (em teamserver.properties) para assegurar que seu disco mais rápido esteja sendo acessado:
    com.ibm.team.repository.tmpdir
    com.ibm.team.scm.vcs.tmpdir
    com.ibm.team.scm.tmpdir
    com.ibm.team.fulltext.indexLocation
DB2:
  • O DB2, pelo padrão, tenta aumentar o tamanho do buffer pool o tão grande quanto necessário. A menos que você tenha desativado essa característica, o DB2 deverá executar bem com essa pré-configuração.
  • Para verificar o buffer pool, faça o seguinte:
    1. Conecte-se ao banco de dados do Jazz que deseja importar digitando o seguinte no prompt de comandos:
      db2 connect to <databaseName>
    2. Em seguida, execute o comando a seguir:
      db2 "select bufferpoolid, bpname from syscat.bufferpools"
      Esse comando irá enviar como saída um identificador de buffer pool neste formato:
      BUFFERPOOLID BPNAME
      ------------ ----------------------------------
                 1 IBMDEFAULTBP
      
        1 record(s) selected.
    3. No exemplo acima, o identificador de buffer pool é 1. Em seguida, execute o seguinte comando:
      db2mtrk -d
      Esse comando irá fornecer dados semelhantes ao seguinte:
      Tracking Memory on: 2009/06/04 at 22:19:17
      
      Memory for database: <databaseName>
         utilh       pckcacheh   other       catcacheh   bph (1)     bph (S32K)
         64.0K       384.0K      128.0K      128.0K      95.4M       832.0K
      
         bph (S16K)  bph (S8K)   bph (S4K)   shsorth     lockh       dbh
         576.0K      448.0K      384.0K      64.0K       2.5M        20.8M
      
         apph (269)  apph (268)  apph (267)  apph (266)  apph (265)  apph (262)
         64.0K       64.0K       64.0K       64.0K       64.0K       64.0K
      
         appshrh
         128.0K
      A saída em negrito indica o tamanho de buffer pool alocado para seu banco de dados.
Oracle:
  • Desative o compartimento de reciclagem - esse compartimento mantém o controle de todos os elementos que foram excluídos, enche o disco e pode efetivamente causar problemas. Execute os seguintes comandos no sqlplus:
    "ALTER SYSTEM SET RECYCLEBIN" = 'OFF' 
    "PURGE RECYCLEBIN"
  • Desative a retenção de histórico de estatísticas - essa retenção mantém o controle do tempo de execução de métodos passados:
    "exec dbms_stats.ALTER_STATS_HISTORY_RETENTION (0)"
    "exec dbms_stats.PURGE_STATS ( current_timestamp )"
  • Assegure-se de que o espaço de tabela do Oracle englobe apenas um único arquivo.

Para iniciar a migração:

Procedimento

  1. Pare o Jazz Team Server da versão X. Para parar o Jazz Team Server, execute server.shutdown.sh para Linux ou server.shutdown.bat para Windows empacotado em [installDir]/jazz/server.
  2. Faça um backup do repositório do Jazz. O backup é apenas uma medida de prevenção no caso de alguma coisa sair errada com a migração.
    1. Para o Derby, faça uma cópia de archive de todo o diretório do banco de dados.
    2. Para o DB2, utilize o comando de backup do DB2 para gerar um archive do banco de dados com informações de data e hora no diretório de destino especificado.
  3. Faça um backup do índice de texto completo. O local do índice de texto completo é especificado na propriedade com.ibm.team.fulltext.indexLocation do arquivo teamserver.properties.
  4. Execute repotools para exportar os dados no repositório. Os scripts, repotools.sh para Linux e repotools.bat para Windows, estão empacotados no diretório [installDir]/jazz/server.

    Exemplo: repotools -export toFile=./file_name.tar

    Nota: As informações de log e as mensagens de erro são exibidas no console e em um arquivo de log. O arquivo de log contém informações de depuração sobre um número de itens exportados, hora para exportar itens, erros e outras informações úteis. O arquivo de log é criado, pelo padrão, no mesmo diretório que o script repotools. É possível mudar o local do arquivo de log utilizando o parâmetro logFile.
    Agora você exportou o conteúdo do repositório para um arquivo TAR.
  5. Copie o arquivo teamserver.properties de [installDir]/jazz/server da versão X para [installDir]/jazz/server da versão Y.
  6. A partir da versão Y, execute repotools para importar os dados do arquivo TAR para o repositório.
    Exemplo: repotools -import fromFile=./file_name.tar
    Importante: Se o seu banco de dados não for o Derby, crie um novo banco de dados antes de executar a ferramenta de importação.
    Nota: A opção -import registra informações sobre os itens importados e ignorados, assim como erros durante a importação.

O que Fazer Depois

Agora é possível iniciar o Jazz Team Server da versão Y.

Feedback