Componentes do Kernel do Jazz

O kernel do Plataforma de tecnologia do Jazz inclui o repositório e os componente de processo da equipe.

Componente do repositório

A maioria das ferramentas de ciclo de vida do aplicativo armazenam informações específicas da ferramenta em um local onde ela pode ser disponibilizada a todos os membros da equipe. O Jazz fornece este recurso em um repositório extensível. O componente Repositório está no kernel, dessa forma seus recursos estão disponíveis para outros componentes em todas as configurações de cliente e servidor.

Cada item no repositório possui um único ID de item, que pode ser utilizado como uma chave para recuperá-lo. Na verdade, os IDs de item são UUIDs (Universally Unique Identifiers), assim um item criado em um repositório pode ser replicado para outro repositório e manter sua identidade. Similarmente, o estado do item e os valores de conteúdo são identificadores exclusivos universalmente designados, assim qualquer estado de um item pode ser replicado para outros repositórios e manter sua identidade.

As operações de leitura e gravação do repositório são atômicas. As APIs do lado do servidor incluem uma operação para explicitamente colocar entre chaves seqüências arbitrárias de operações de leitura e gravação em uma única transação atômica. O Jazz possui API do lado do servidor para objetos de conteúdo de fluxo para e a partir do repositório, projetada para que o fluxo possa ser executado seguramente fora de uma transação de repositório.

Componente de Processo da Equipe

O componente de Processo da Equipe é a base do suporte ao processo no Plataforma de tecnologia do Jazz. Neste contexto, processo refere-se à coletânea de práticas, regras, diretrizes e convenções que uma equipe utiliza para organizar o seu trabalho. Para uma equipe muito pequena, o processo é normalmente informal e não documentado. Conforme uma equipe cresce, as partes do processo podem ser documentadas na página inicial de projeto da equipe para que novos membros da equipe possam absorvê-las rapidamente. Uma grande organização pode ter descrições escritas das práticas gerais e dos procedimentos que suas equipes de projetos devem seguir. Uma equipe de projetos deve iniciar com os modelos de processo padrão e customizá-los para adequá-los ao projeto e à equipe. Algumas organizações e equipes vão uma etapa além e criam modelos formais que cobrem as partes significativas de seus processos.

O Jazz suporta processos de diversas maneiras:
  • O Plataforma de tecnologia do Jazz é process-aware. Em geral, o processo de uma equipe pode afetar qualquer aspecto do trabalho que um membro da equipe faz. A noção de processo é projetada no Plataforma de tecnologia do Jazz. O processo da equipe é explicitamente representado, e todo o trabalho que os membros da equipe executam dentro do sistema acontece dentro do contexto do processo.
  • Componentes do Jazz são ativados para processos. Todos os componentes do Jazz, incluindo o núcleo inicial, foram projetados para permitir que o processo predominante exerça influência sobre as operações e os itens do componente.
  • O Plataforma de tecnologia do Jazz representa o processo utilizando itens padrão do Jazz que são armazenados no repositório. Essa representação do processo pode descrever processos de todos os tipos e pode capturar e executar o máximo (ou o mínimo) do processo da equipe que for prático.
  • O Plataforma de tecnologia do Jazz é process-neutral. O Jazz em si não tem processo incorporado que reforce o que é feito em qualquer ocasião específica. Ele é separado pela equipe para definir um processo de controle adequado para a tomada dessas decisões para seu projeto. Este release inclui diversos modelos de processo, incluindo uma versão de um que encapsula o processo utilizado pela própria equipe de projetos do Jazz.

Feedback

Isso ajudou? É possível fornecer feedback em Jazz.net (é necessário registrar-se): Comentar nos fóruns ou submeter um erro