db2start: Inicia o DB2 (no UNIX, o proprietário da instância deve executar este comando).
db2stop: Para o DB2.
db2sysc process: Utilize este comando para verificar se os processos do DB2 estão em execução. Para um uso médio do banco de dados, assegure-se de ter 2 GB de RAM disponível para os processos do DB2.
reorg indexes/table: A opção index reorganiza todos os índices definidos em uma tabela reconstruindo os dados do índice em páginas fisicamente contínuas e não fragmentadas. A opção table reorganiza uma tabela reconstruindo as linhas para eliminar dados fragmentados e compactando as informações.
runstats: Atualiza estatísticas sobre as características físicas de uma tabela e dos índices associados. Essas características incluem número de registros, número de páginas e comprimento médio do registro. O otimizador utiliza essas características ao determinar os caminhos de acesso aos dados. Esse utilitário deverá ser chamado quando uma tabela tiver sofrido muitas atualizações ou após a reorganização de uma tabela.
db2 backup: Utilize este comando para fazer o backup de seu banco de dados. Se o comando for concluído com êxito, você terá adquirido uma nova imagem de backup que está localizada no caminho ou no diretório a partir do qual o comando foi emitido.