Uma licença de usuário autorizado do IBM Rational autoriza um indivíduo a usar um produto de software Rational. Os compradores devem obter uma licença de usuário autorizado para cada usuário individual que acessa o produto de alguma forma. Uma licença de usuário autorizado não pode ser redesignada, a menos que o comprador substitua o designado original a longo prazo ou permanentemente.
Uma licença flutuante do IBM Rational é uma licença para um único produto de software que pode ser compartilhado entre vários membros da equipe. No entanto, o número total de usuários simultâneos não pode exceder o número de licenças flutuantes compradas. Por exemplo, se você comprar uma licença flutuante para um produto de software Rational, qualquer usuário em sua organização poderá usar o produto a qualquer momento. Outra pessoa que queira acessar o produto deverá aguardar até que o usuário atual efetue logoff.
Para usar licenças flutuantes, você deverá obter chaves de licença flutuante e instalá-las em um Rational License Server. O servidor responde solicitações do usuário para acessar chaves de licença. O servidor concede acesso ao número de usuários simultâneos que é igual ao número de licenças que a organização comprou.
O modelo de licença baseado em token significa que é possível comprar um certo número de licenças de token. Se você usar uma ferramenta do Rational que efetue check-out de um recurso baseado em token, a linha de recurso no arquivo de licença especifica o número de tokens que têm check-out efetuado. As licenças baseadas em token podem ser usadas apenas com licenças flutuantes. Elas não podem ser usadas para licença de usuário autorizado. Para obter mais detalhes sobre a licença de token, entre em contato com seu representante de marketing IBM local.