Gerenciando pipelines com a visualização Pipeline

Com a visualização Pipeline, é possível gerenciar liberações e implementações a partir de uma única página.

Antes de Iniciar

Sobre Esta Tarefa

A visualização Pipeline mostra informações sobre uma liberação, seus aplicativos, fases e ambientes. A partir dessa visualização, é possível comparar o conteúdo de ambientes e planejar implementações.

Procedimento

  1. Para abrir a visualização Pipeline, na página inicial, clique em Visualização Pipeline e selecione uma liberação da lista na parte superior da página.

    A visualização Pipeline mostra as fases de liberação como colunas da esquerda para a direita na página. A coluna para cada fase mostra os ambientes de liberação para essa fase. Por exemplo, a figura a seguir mostra dois ambientes de liberação denominados DEV-1 e DEV-2; esses ambientes são designados à fase DEV.

    A visualização Pipeline mostrando dois ambientes de liberação dentro de uma fase de liberação
    Em Aplicativos, a visualização mostra as capturas instantâneas e versões de liberação que são implementadas para os ambientes de liberação. Por exemplo, a figura a seguir mostra o ambiente QA-1; nesse ambiente, a captura instantânea 1.1.001 de um aplicativo é implementada. Essa captura instantânea é marcada como versão de liberação 1.1.
    Uma fase de liberação, que contém um ambiente de liberação; esse ambiente tem uma versão de liberação implementada nele

    Quando você abrir o diagrama de pipeline, o ambiente que será implementado em seguida será selecionado. Os ambientes selecionados serão mostrados com um plano de fundo amarelo claro e o número de versão verde escuro. Todas as versões correspondentes em outros ambientes também serão verdes. Diferentes tonalidades de púrpura indicam o grau de relação de quaisquer outras versões com as versões selecionadas; quanto mais escura a tonalidade, mais estreito o relacionamento. Após abrir o pipeline, é possível selecionar qualquer ambiente clicando em seu nome ou em qualquer espaço em branco no ambiente. Em seguida, a codificação de cor do diagrama é atualizada para refletir o ambiente selecionado recentemente.
  2. Para comparar o conteúdo de ambientes, clique em um ambiente para selecioná-lo. As capturas instantâneas e versões de liberação nesse ambiente são exibidas em verde. Ao mesmo tempo, as capturas instantâneas e versões de liberação em outros ambientes mudam de cor temporariamente. As cores temporárias indicam como o conteúdo desses ambientes corresponde ao conteúdo do ambiente selecionado.

    É possível comparar capturas instantâneas clicando nelas individualmente. Se você clicar em várias capturas instantâneas, informações sobre elas aparecerão em uma janela pop-up, conforme mostrado na figura a seguir:

    Comparando as capturas instantâneas; informações sobre status e portas são mostradas

  3. Para planejar uma implementação a partir dessa visualização, arraste um captura instantânea ou versão de liberação de um ambiente para outro, conforme mostrado na figura a seguir. Arrastar uma captura instantânea ou versão de liberação dessa forma cria uma implementação planejada.
    Arrastando uma captura instantânea do aplicativo para um ambiente

    Também é possível clicar no link na linha Próximos para criar ou editar uma implementação planejada para um ambiente. Se não houver nenhuma implementação planejada para um ambiente, essa linha mostrará um link intitulado Planejamento. Se houver uma implementação planejada, essa linha mostrará um link que inclui a data e hora da implementação planejada. Para criar uma implementação ou editar a implementação planejada, clique neste link.

  4. Para alternar a visualização entre mostrar as implementações planejadas e mostrar as implementações atuais, clique nos links Próximos ou Mais Recentes à esquerda da página. A figura a seguir mostra uma implementação planejada para o ambiente DEV-1. Como a captura instantânea ainda não foi implementada, ela será mostrada na cor laranja.
    A visualização Pipeline, mostrando uma implementação planejada; uma captura instantânea é listada em um ambiente, e o horário da implementação planejada são mostradas
    Um clique em Próximos mostrará ícones de erros se as condições de porta não forem atendidas. Ícones de aviso de conformidade aparecem quando Mais Recentes é clicada.
  5. Quando um ambiente possui uma coleção de versões de aplicativos que você deseja salvar, é possível criar uma captura instantânea das versões desses aplicativos clicando no botão de captura instantânea . Só é possível criar uma captura instantânea se esse ambiente tiver executado pelo menos uma implementação. Na janela Captura Instantânea, é possível nomear essa captura instantânea, que também é conhecida como uma versão de liberação, e especificar quais aplicativos incluir. Após a criação de uma versão de liberação, é possível arrastá-la para outros ambientes ou planejá-la para implementação clicando no link Planejamento.
  6. A partir dessa visualização, é possível gerenciar quaisquer avisos de porta que aparecerem nos ícones de porta. Cada fase tem uma porta que define os status mínimos da versão que um aplicativo deve ter antes de poder ser implementado em um ambiente nessa fase. Clique no ícone de porta para mostrar o status necessário. Se uma versão não tiver o status mínimo necessário, a linha Próximos exibirá um ícone de erro. Para resolver esse problema, é possível incluir os status necessárias para essa versão ou criar uma isenção. É possível executar qualquer ação clicando na implementação planejada ou na versão que tem o ícone de erro.

    Se você estiver implementando uma versão de liberação em um ambiente, deve-se configurar os status da versão apenas na versão de liberação; não é necessário especificar status nas versões de aplicativo.

  7. A partir dessa visualização, também é possível gerenciar erros de conformidade que aparecem em versões. Um erro de conformidade ocorre por uma das seguintes condições:
    • Uma versão do componente não corresponde à versão que se destina à implementação nesse ambiente.
    • Uma versão do componente não corresponde à versão na captura instantânea do aplicativo. Em outras palavras, depois que uma captura instantânea de aplicativo foi feita, uma versão de componente diferente foi implementada no ambiente.
    • Uma versão do aplicativo não corresponde ao conteúdo da versão de liberação. Em outras palavras, uma captura instantânea foi feita e essa versão de liberação foi implementada em outro ambiente. No entanto, no novo ambiente, um ou mais dos aplicativos não foi implementado corretamente. Portanto, a versão de um ou mais aplicativos não corresponde ao conteúdo da versão de liberação.

    Uma maneira de corrigir erros de conformidade é tentar reimplementar os aplicativos ou versões de liberação no ambiente. Como um atalho, é possível clicar na lista suspensa próxima do nome do ambiente e, em seguida, clicar em Conformidade. Uma janela pop-up mostra apenas os aplicativos com erros de conformidade. Nessa janela, é possível selecionar um ou mais aplicativos para reimplementar e, em seguida, clicar em Planejamento para planejar uma nova implementação.


Feedback