Exercício 7: Reaplicando o Padrão

Este exercício explora a reaplicação do padrão de amostra após a inclusão de elementos adicionais em uma interface que você utilizará como um argumento.

No exercício 6, foram especificados argumentos para o padrão de Interface. Foi possível observar que as operações UML foram incluídas na classe AppFunction1 quando você especificou AppFunction1 como um argumento e ele foi ligado ao parâmetro do gabarito designado. Agora você pode modificar alguns dos elementos de argumento para observar como é possível utilizar a reaplicação de padrões para atualizar os outros elementos que participaram da aplicação do padrão.

Se você desejar visualizar este exercício antes de executar as etapas, clique em:

 Botão Mostre-me Mostre-me

Antes de começar, você deve concluir o Exercício 6: Ligando Elementos Existentes como Argumentos.

Incluindo uma Operação em uma Interface

Para que seja possível perceber o poder de utilização do padrão, inclua um elemento da operação para observar os resultados da reaplicação do padrão.
  1. Na visualização Explorador de Modelos, clique com o botão direito do mouse na interface IMyInterface e clique em Incluir UML > Operação. Uma operação é incluída na interface e o nome padrão é focalizado.
  2. Digite myOperation sobre o nome padrão.
  3. Na visualização do diagrama, clique com o botão direito do mouse na instância do padrão e clique em Padrões > Reaplicar Padrão. A menos que o autor do padrão altere especificamente o processo de reaplicação, todos os elementos ligados, exatamente com esse padrão, são agora reavaliados pelo padrão.
  4. Na visualização do diagrama ou na visualização Explorador de Modelos, localize a classe AppFunction1 para observar os resultados da reaplicação do padrão. A operação myOperation foi incluída na IMyInterface.

Conclua este tutorial revisando os materiais no Aplicar um resumo padrão.

Termos de uso | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2004, 2005. Todos os Direitos Reservados.