O IBM Rational utiliza o RAS (Reusable Asset Specification) para fornecer um modo padrão de empacotar e extrair um conjunto de arquivos relacionados. Um recurso RAS é uma coleção de arquivos ou artefatos relacionados, empacotados com base na especificação RAS.
Os recursos RAS simplificam o processo de compartilhamento de soluções com outros usuários, porque você utiliza uma metodologia conveniente e consistente para organizar, documentar, compartilhar, armazenar e restaurar a solução.
Os recursos podem variar amplamente quanto ao tamanho, complexidade e finalidade. O escopo do recurso RAS é limitado apenas pelos designs do produtor para suportar as necessidades do consumidor. Um exemplo de recurso RAS é um recurso que contém arquivos de referência para a criação de cabeçalhos e rodapés do código fonte por todos os usuários em seu site. Os cabeçalhos e rodapés contêm a identificação do produto e avisos de direitos autorais que protegem o código. O recurso também poderia configurar locais de recursos de rede default. Um outro exemplo do uso de recursos RAS é a criação de uma série de recursos que armazenam padrões de design e gabaritos de código. Esses recursos RAS contêm estruturas e modelos de código comumente utilizados. Depois de serem aplicados, eles podem ser rapidamente convertidos em código.
Recursos RAS mais complexos podem ser projetados para incluir a arquitetura de subsistemas criados para adaptação às alterações de requisitos do sistema. Por exemplo, um recurso poderia ser a base para um aplicativo inteiro. A documentação, provavelmente considerável, estaria contida no recurso utilizando a consistência da estrutura do recurso e também disponível por referência nos arquivos localizados no Web site do produtor.
O recurso RAS pode conter vários tipos de artefatos; por exemplo, modelos de design, casos de uso, recursos de padrão, links da Web, amostras de código, arquivos de texto e dados de teste. Os recursos destinados à reutilização a longo prazo se beneficiam de uma documentação adequada que resume a finalidade, o uso, o conteúdo e o contexto do recurso. A documentação desempenha um papel importante para ajudar o consumidor a determinar se o recurso atende aos requisitos.
Os recursos RAS fornecem os benefícios a seguir:
O valor dos recursos RAS depende de padrões e consistência e o Reusable Asset Specification fornece as diretrizes para montar, organizar, armazenar e documentar recursos RAS. Aderindo a essas diretrizes, o IBM Rational fornece as ferramentas para você criar, documentar, testar e empacotar recursos RAS. O foco principal da criação de um recurso RAS é sua reutilização e as ferramentas IBM Rational permitem procurar e arquivar recursos em repositórios locais e remotos para que os recursos possam ser compartilhados.
Como um produtor de recursos RAS, você fornece informações chave sobre seu recurso RAS ao ser avisado para fornecer dados para o arquivo de manifesto do recurso RAS. Esses dados fornecem os critérios para potenciais consumidores que procuram recursos específicos nos repositórios que atendam às suas necessidades. Exemplos de informações sobre o recurso incluídas em procuras de cadeia são o autor, a descrição e os descritores de classificação.
Quando você cria um recurso RAS, todos os artefatos do recurso são incluídos em um arquivo archive compactado. Esse arquivo possui uma extensão .ras. O arquivo de manifesto, manifest.rmd, contém um registro de todos os arquivos no archive e as instruções sobre como localizá-los quando o recurso RAS é importado.
Você pode incluir um repositório em sua lista de repositórios para que possa visualizar, procurar e importar recursos RAS. Um repositório de padrões também é fornecido pré-carregado na visualização Explorador de Recursos.