Diagramas de Classes

Os diagramas de classe são fundamentais para o processo de modelagem de objetos e modelam a estrutura estática de um sistema.

O UML (Unified Modeling Language) permite descrever sistemas completos, que podem ser visualizados a partir de diversas perspectivas utilizando diagramas. No UML, os diagramas de classe podem ser um dos seis tipos de diagrama estrutural. Dependendo da complexidade de um sistema, é possível utilizar um único diagrama de classe para modelar o sistema inteiro ou vários diagramas de classe para modelar os componentes do sistema.

Os diagramas de classe são as cópias do sistema ou subsistema. Utilize os diagramas de classe para modelar os blocos de construção (ou objetos) que compõem o sistema, para exibir os relacionamentos entre os objetos e para descrever o que esses objetos podem fazer e os serviços que podem fornecer.

Os diagramas de classe são úteis em muitos estágios do design do sistema. No estágio de análise, um diagrama de classe pode ajudá-lo a compreender os requisitos do domínio do problema e a identificar seus componentes. Em um projeto de software orientado a objetos, os diagramas de classe criados durante os estágios iniciais do projeto contêm classes que normalmente são convertidas em classes e objetos de software reais quando você inicia a gravação do código. Posteriormente, é possível refinar a análise e os modelos conceituais anteriores em diagramas de classe que mostrem as partes específicas do sistema, interfaces com o usuário, implementações lógicas e assim por diante. Os diagramas de classe tornam-se, então, uma captura instantânea que descreve exatamente como o sistema funciona, os relacionamentos entre os componentes do sistema em vários níveis e como planeja implementar esses componentes.

Os relacionamentos nos diagramas de classe mostram a interação entre classes e classificadores. Tais relacionamentos indicam os classificadores que estão associados entre si, aqueles que são generalizações e realizações e aqueles que possuem dependências em outras classes e classificadores.

Utilize diagramas de classe para visualizar, especificar e documentar recursos estruturais nos modelos. Por exemplo, durante as fases de análise e design do ciclo de desenvolvimento, é possível criar diagramas de classe para executar as seguintes funções:

Durante a fase de execução de um ciclo de desenvolvimento de software, é possível utilizar diagramas de classe para converter os modelos em código e converter o código em modelos.

Tarefas relacionadas
Modelando a Estrutura Estática Utilizando Diagramas de Classes
Termos de uso | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2004, 2005. Todos os Direitos Reservados.