O plug-in de padrão é criado no Ambiente de Desenvolvimento de Plug-ins do Eclipse, utilizando um gabarito de padrão que inclui os artefatos requeridos pelo padrão no projeto.
O projeto de padrão contém vários tipos de diretórios e arquivos:
Um plug-in de padrão sempre contém uma biblioteca de padrões. Uma biblioteca de padrões pode possuir um ou mais padrões. Um padrão geralmente possui pelo menos um parâmetro. Embora vários padrões sejam empacotados com a mesma biblioteca, eles são geralmente independentes entre si. Os padrões são empacotados apenas com suas bibliotecas e os padrões do membro da biblioteca e as bibliotecas são distribuídos como plug-ins.
O arquivo de manifesto para a biblioteca do projeto mantém uma lista de todos os manifestos contidos no projeto. Cada arquivo de manifesto do padrão mantém informações sobre o padrão e seus parâmetros. Quando uma propriedade do padrão é modificada, as alterações correspondentes são feitas no manifesto do padrão. Algumas das propriedades também estão localizadas no código Java. Você pode ressincronizar o código e os arquivos de manifesto, quando necessário, a partir da visualização Autoria de Padrões.
Quando o plug-in de padrão é criado utilizando uma exportação de recurso RAS, um arquivo de manifesto separado é construído. Ele inclui informações adicionais sobre empacotamento do projeto. Essas informações ajudam na importação e no desempacotamento do padrão.