Em modelos UML, os parâmetros do gabarito são parâmetros formais que, uma vez ligados a valores reais, chamados de argumentos do gabarito, tornam os gabaritos elementos do modelo utilizáveis.
Você pode utilizar parâmetros do gabarito para criar definições gerais de tipos específicos de gabarito. Por exemplo, quando você inclui parâmetros do gabarito em uma classe, ela torna-se uma classe de gabarito (às vezes chamada de classe parametrizada). Utilizando uma classe de gabarito como um padrão geral, é possível criar um grupo de classes que utilizam parâmetros do gabarito para definir comportamento mais específico.
Cada parâmetro do gabarito deve ter um nome e um tipo. O nome do parâmetro deve ser exclusivo na lista de parâmetros do gabarito. O tipo é uma referência a um tipo de elemento de modelo (por exemplo, uma classe, uma interface ou um atributo) ou a um tipo primitivo de dados (por exemplo, um Integer ou uma String). Um parâmetro de gabarito pode obter um valor padrão se você não especificar um argumento de gabarito quando ligar o parâmetro ao gabarito.
À medida que um elemento de modelo é ligado a um gabarito, você designa valores (denominados argumentos do gabarito) aos parâmetros do gabarito. Os argumentos do gabarito substituem os parâmetros do gabarito nos elementos de modelo que são ligados a um gabarito. Essa ação cria um novo elemento de modelo que possui a estrutura do gabarito e que utiliza os valores de seus argumentos.
A sintaxe do parâmetro de um gabarito é nome : tipo.
A notação para um parâmetro de gabarito no editor de diagrama é uma caixa com uma borda tracejada no canto superior direito de uma forma de classificador. A visualização Explorador de Modelos lista os parâmetros do gabarito sob o classificador para o qual eles foram definidos.
Parâmetros do gabarito no editor de diagrama |
Parâmetros do gabarito na visualização Explorador de Modelos |
![]() |
![]() |