As classes são elementos do diagrama UML (Unified Modeling Language) que representam abstrações de um objeto ou conjunto de objetos que compartilham uma estrutura e um comportamento comuns.
Uma classe identifica os atributos, operações, relacionamentos e semântica que as instâncias da classe possuem. Todo objeto que instancia uma classe geralmente fornece seus próprios valores de atributos. Os atributos também são chamados de variáveis, variáveis do membro, propriedades e campos, mas são geralmente implementados como variáveis. Em um diagrama, cada classe possui propriedades que controlam sua aparência e seu local. Modificar as propriedades de uma classe em um diagrama altera apenas a aparência da forma e não afeta a semântica subjacente ou qualquer outra forma que representa o elemento do aplicativo.
Você pode utilizar compartimentos para exibir outros detalhes, como restrições ou sinais que as instâncias da classe podem receber.
As classes em um aplicativo geralmente aparecem em diagramas de classe. As classes ou instâncias de classes, como objetos ou funções de classificador, também aparecem freqüentemente em outros tipos de diagramas, incluindo diagramas de seqüência. Você pode incluir classes em diagramas para representar os itens a seguir:
Um aplicativo de e-commerce inclui uma classe Cart. A classe define um atributo itemList e uma operação addItem que pertencem a todos os objetos do tipo Cart. No tempo de execução, várias instâncias da classe Cart são criadas, cada uma delas com os atributos e operações definidos pela classe. Os valores dos atributos para cada instância diferem se, por exemplo, um objeto de classe chamar a operação addItem para incluir vídeos em seu atributo itemList, enquanto uma outra instância utilizar a mesma operação para incluir manuais.