O recurso RAS é um arquivo zip que armazena os arquivos que compõem o recurso. Todo recurso deve conter pelo menos um arquivo de manifesto. O arquivo de manifesto organiza e mantém os dados necessários para restaurar a estrutura e os arquivos do recurso RAS no espaço de trabalho do consumidor de recursos RAS. Também fornece a documentação para o consumidor de recursos RAS. Este é o arquivo que é procurado para corresponder as chaves de procura quando um consumidor procura recursos em um repositório. Todos os arquivos de manifesto de recurso RAS devem ser nomeados com uma extensão .rmd (RAS Manifest Document).
Quando um arquivo de manifesto for criado na exportação, ele sempre utilizará o perfil padrão. Você deve utilizar um arquivo de manifesto existente para obter um tipo de perfil personalizado. É recomendável utilizar o assistente de Novo Manifesto do RAS para criar seus arquivos de manifesto personalizados.
Quatro tipos de perfis RAS são suportados: Default, Serviço da Web Default, Componente Default e Padrão. Você seleciona o perfil RAS apropriado ao empacotar o recurso. Se você utilizar um perfil diferente de Default ou Padrão, deverá criá-lo utilizando o assistente de Manifesto. O perfil Serviço da Web Default e o perfil Componente Default são extensões do perfil Default; eles possuem a mesma estrutura básica, além de seções personalizadas adicionais. O perfil Padrão é um tipo especial que é designado automaticamente e não pode ser selecionado pelo usuário.
Durante o processo de exportação do recurso RAS, você pode incluir informações essenciais sobre o recurso RAS no arquivo de manifesto. Essas informações ajudam o consumidor de recursos RAS a selecionar e utilizar o recurso. Forneça as seguintes informações:
Além das informações obrigatórias e opcionais do manifesto, você pode incorporar vários tipos de documentação no recurso RAS, como diagramas que ilustram sua estrutura e capturas de tela de amostra.
Você pode criar um arquivo de manifesto de gabarito e reutilizá-lo em vez de criar um novo toda vez que executar uma exportação RAS. Desse modo, é possível estabelecer valores padrão, estabelecer formatos de informações e eliminar entrada redundante. Assegure-se de que o arquivo de manifesto de gabarito suporte o perfil necessário para o tipo de recurso que estiver sendo criado.
Os autores de padrão de design Rational utilizam o utilitário de exportação RAS como parte do processo para criar recursos de padrão de design. Quando o design do padrão é concluído e o padrão é testado, o autor do padrão exporta o padrão como um recurso implementável. Um plug-in de padrão é criado e armazenado como um recurso RAS no sistema de arquivo ou em um repositório, conforme determinado pelo autor do padrão.
Os recursos de padrão são exclusivos. Diferente de outros recursos, eles sempre possuem mais de um arquivo de manifesto. A estrutura do padrão consiste em uma biblioteca de padrões e um ou mais padrões. Um arquivo de manifesto é gerado para a biblioteca e para cada padrão. Os padrões possuem seus próprios perfis de padrão e repositórios de padrões. Embora os padrões possam ser armazenados como recursos RAS em qualquer repositório, o repositório de padrões consiste apenas nos plug-ins de padrão instalados e prontos para uso.
Os recursos de padrão exportados como recursos não implementáveis são designados a um manifesto de perfil default para empacotar o projeto do padrão da mesma maneira que outros projetos são exportados.