Um elemento de diagrama, também chamado de forma, é um elemento gráfico ou textual que representa um elemento de modelo em um diagrama.
Os elementos de diagrama representam textual ou graficamente seus respectivos elementos de modelo no editor de diagramas. Nos diagramas, os elementos de diagrama ilustram conceitualmente elementos de modelo relacionados. Os elementos de diagrama mostram toda ou parte da semântica de seus respectivos elementos de modelo; entretanto, os elementos de diagrama não incluem informações de semântica no próprio modelo.
É possível alterar a aparência e o local de um elemento de diagrama. Se você modificar as propriedades de um elemento de diagrama, altera o valor do elemento de diagrama selecionado e de seus elementos de modelo fundamentais. Por, exemplo, se você renomear a propriedade Nome, irá alterar o valor da propriedade do elemento de modelo e de todos os elementos de diagrama que a representam, independentemente do nome ser alterado na visualização Explorador de Modelos, na visualização Propriedades ou no editor de diagramas.
Utilizando elementos de diagrama, é possível desenvolver tipos diferentes de diagramas UML e não-UML. No produto, há dois tipos de elementos de diagrama: elementos de diagrama UML e formas geométricas, que são elementos de diagrama não-UML. Os elementos de diagrama UML representam elementos de modelo UML em diagramas e possuem semântica bem definida com orientações sobre como utilizar esses elementos de diagrama UML e o que eles representam. As formas geométricas (como por exemplo ovais, losangos e retângulos) não possuem semântica UML e não precisam seguir os padrões do UML; é possível definir orientações sobre como utilizá-los. Ambos os tipos de elementos de diagrama podem aparecer no mesmo diagrama; no entanto, se você validar o diagrama para conformidade com UML, o software valida apenas os elementos de modelo que os elementos de diagrama UML representam.
É possível utilizar elementos de diagrama UML e formas geométricas nos modelos para representar elementos diferentes. Por exemplo, é possível utilizar elementos de diagrama UML, tal como atividades, nós iniciais, nós finais, fluxos de controle, partições e decisões para modelar um fluxo de trabalho. É possível utilizar formas geométricas (como por exemplo uma forma de retângulo) em um diagrama de caso de uso para separar os casos de uso internos dos agentes externos.