O produtos de modelagem Rational UML propriamente ditos são construídos sobre a arquitetura de extensibilidade fornecida pelo Eclipse, a qual também está disponível para você.
Os plug-ins e os pontos de extensão que eles fornecem são fundamentais para a extensibilidade do Eclipse. Na realidade, o Eclipse é composto de um conjunto de plug-ins. Um plug-in é codificado em Java e reside em um diretório de plugins. Cada plug-in inclui um arquivo de manifesto que declara os pontos de extensão que ele fornece a outros plug-ins e os pontos de extensão que ele está utilizando de outros plug-ins. O PDE (Plug-in Development Environment), que faz parte do Eclipse SDK (Software Development Kit), fornece um conjunto de ferramentas para ajudá-lo em todos os estágios de desenvolvimento de plug-ins.
O JDT (Java development tooling) fornecido pela Eclipse inclui o Java IDE que pode ser utilizado para incluir o comportamento específico Java para a plataforma Eclipse e criar plug-ins que interagem com os programas e recursos Java.
Um componente Eclipse que está mais estritamente relacionado à modelagem é o EMF (Eclipse Modeling Framework). As ferramentas e os aplicativos construídos sobre essa estrutura podem gerar código Java eficiente e de forma personalizável a partir dos modelos. No EMF, os modelos são definidos utilizando XMI (XML Metadata Interchange). Esse formato de arquivo padrão facilita o intercâmbio de modelos entre ferramentas e a manipulação de dados relacionados.
Para acesso a modelos no nível apropriado de abstração e na etapa com a especificação Unified Modeling Language 2.0, utilize as APIs UML 2.0. Essas APIs fornecem uma execução baseada no EMF do metamodelo UML 2.0.