Origens para Padrões

É possível localizar um conjunto de padrões de exemplo na visualização Explorador de Padrões. Outro conjunto de amostras de padrão está disponível para instalação.

Utilize o grupo Padrão de Design para praticar a aplicação de diferentes tipos de padrões e observe os resultados. Como é possível notar, não existe um código fonte disponível para esses padrões. Os padrões Rational são empacotados e distribuídos sem o código fonte.

Os autores de padrão podem desejar examinar os modelos de projeto e o código fonte essencial para criar padrões. É possível carregar padrões de amostra adicionais para serem revisados, modificados e combinados para criar novos padrões. O projeto da biblioteca de padrões de amostra está disponível no menu Arquivo, clicando em Novo > Exemplo. Expanda Exemplos, expanda Novos Plug-ins do Modelador UML e clique em Exemplo de Biblioteca de Padrões. Será necessário fornecer um nome para o novo projeto. O modelo de exemplo e seus padrões de membro aparecem na ferramenta Autoria de Padrões.

Os padrões de design Rational são padrões com base em Java aplicados a modelos Unified Modeling Language 2.0. É possível compartilhar padrões criados com outros usuários do padrão Rational usando os utilitários de importação e de exportação de recursos RAS. Um repositório de padrões é criado automaticamente para listar todos os padrões disponíveis na estação de trabalho. Além disso, é possível criar um repositório utilizando o recurso RAS (Reusable Asset Specification) para criar e organizar um arquivar de padrão compartilhado.

A comunidade orientada a objetos oferece uma variedade de informações sobre padrões de design como soluções de software. Esses conceitos podem ser utilizados para criar novos padrões e aprimorar sua produtividade no design de software.

Informações relacionadas
Tutoriais e Amostras para Autoria de Padrões
Termos de Utilização | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2004, 2005. Todos os Direitos Reservados.