O sistema financeiro on-line PiggyBank é criado para o PiggyBank, que é um pequeno sistema financeiro pessoal e uma pequena instituição de negócios. O sistema permite que os clientes do PiggyBank acessem suas contas bancárias e realizem transações bancárias diárias a partir de suas residências. O PiggyBank possui muitos clientes. Cada cliente possui uma ou mais contas do PiggyBank. O CityBank é um banco comercial local que lida principalmente com grandes corporações e outros bancos. O sistema on-line deve fazer interface com o CityBank, uma vez que o PiggyBank possui uma conta comercial com o Citybank.
A cidade fictícia, na qual o PiggyBank e CityBank existem, utiliza o dólar como moeda. A menor unidade da moeda é o dólar simples. Não há centavos e todas as transações são resolvidas equilibradamente.
Quando os clientes abrem uma nova conta no PiggyBank, eles recebem um pacote de informações contendo informações exclusivas de nome e senha para efetuar login no sistema financeiro doméstico PiggyBank.
Como o sistema financeiro doméstico PiggyBank utiliza uma interface Web, os clientes podem conectar-se a ele a partir de suas residências, ou de qualquer outro lugar, com um navegador de Internet. Com esse sistema, os clientes podem realizar operações bancárias on-line, como exibir o saldo de uma conta ou transferir dinheiro.
Os clientes também podem interagir com os caixas de banco do PiggyBank para realizar transações comuns, como descontar cheques, efetuar retiradas e transferir dinheiro. Observe que o PiggyBank não emite cheques. Nas ramificações do PiggyBank, os caixas de banco utilizam vários terminais ativados para Java, como computadores Windows, Linux e Java™. Para descontarem cheques, os caixas de banco utilizam um aplicativo cliente completo com uma interface gráfica com o usuário. Antes desse aplicativo transferir o dinheiro para a conta especificada do PiggyBank, ele conecta-se a um serviço da Web fornecido pelo CityBank. O serviço da Web do CityBank verifica a validade do cheque e aprova a retirada.
O PiggyBank solicitou um sistema financeiro on-line completo para permitir que os clientes efetuem transações bancárias a partir de suas residências e para automatizar as operações de caixa de banco existentes. O sistema deve ser robusto o bastante para atender às demandas dos clientes do PiggyBank e escalável o bastante para crescer à medida que o número de clientes do PiggyBank aumentar. Os clientes deverão estar aptos a acessar o sistema financeiro on-line utilizando qualquer navegador seguro. O sistema deve ser independente de plataforma, porque a ramificação do PiggyBank utiliza muitos tipos diferentes de computador.
A solução proposta utiliza os produtos de modelagem Rational Software para construir um modelo completo do sistema. A arquitetura do sistema é projetada em torno de três tipos de modelo: um modelo de casos de uso, um modelo de análise e um modelo de design. O modelo de casos de uso captura os requisitos do sistema financeiro on-line e define como os usuários do aplicativo, os clientes e os caixas de banco interagem com o sistema. O modelo de requisitos é realizado para criar um modelo de análise que descreve como o novo sistema trata das necessidades do PiggyBank. O modelo de design trata do design da implementação final, fornecendo os projetos para o aplicativo final. Por último, o aplicativo será implementado, transformando os modelos UML em código e implementando o código fonte do aplicativo.
Continue com Módulo 1: Criando o Modelo de Casos de Uso