Exercício 2.11: Documentando as Classes de Análise

Neste exercício, você concluirá o modelo de domínio PiggyBank, documentando as principais classes no sistema financeiro on-line PiggyBank. Você documenta as classes de abstração de chave, de controle de chave e de interface com o usuário principal, criando diagramas que utilizam os elementos de análise de operações de conta existentes.

É possível criar uma referência de classe simples, documentando os elementos de análise principais do PiggyBank. Esses diagramas são derivados dos diagramas de participantes da realização de caso de uso criados nos exercícios anteriores. Você já criou o modelo de domínio do PiggyBank. Agora criará as Visualizações de Análise do PiggyBank, as Abstrações de Chave do PiggyBank, os Controladores de Chave do PiggyBank e as Classes de UI do PiggyBank.

A modelagem é um processo iterativo. Neste ponto do processo, você deverá ter descoberto todas as classes que compõem o sistema financeiro on-line PiggyBank. Mesmo que o modelo de análise já esteja concluído, a conclusão deste exercício é uma boa maneira de organizar os elementos de análise e de determinar se você modelou seu sistema completo de modo eficaz. Uma boa maneira de entender a estrutura básica de seu sistema é organizar suas classes em diagramas.

Criando o Diagrama de Controladores de Chave do PiggyBank

Agora você criará o diagrama Controladores de Chave do PiggyBank. Este diagrama descreve todas as classes de controle no sistema financeiro on-line PiggyBank.

Para criar o diagrama Controladores de Chave do PiggyBank:
  1. Na visualização Explorador de Modelos, expanda Modelo de Análise, expanda «perspectiva» Visões Gerais, clique com o botão direito do mouse em ${project} Controladores de Chave; em seguida, clique em Localizar/Substituir.
  2. No campo Localizar o quê, digite ${project} e clique em Substituir.
  3. No campo Substituir por, digite PiggyBank e clique emOK.
  4. Dê um clique duplo no diagrama Controladores de Chave do PiggyBank.
  5. Na visualização Explorador de Modelos, expanda Operações de Conta e expanda Elementos de Análise de Operações de Conta.
  6. Na visualização Explorador de Modelos, clique no elemento de análise CashCheckControl e arraste-o para o diagrama.
  7. Na visualização Explorador de Modelos, clique no elemento de análise TransferMoneyControl e arraste-o para o diagrama.

Você criou o diagrama Controladores de Chave do PiggyBank no pacote «perspectiva» Visões Gerais. Esse diagrama mostra as principais classes de controle no sistema financeiro on-line PiggyBank. Seu diagrama deverá ser semelhante à figura a seguir:

O Diagrama Controladores de Chave do PiggyBank

Criando o Diagrama de Abstrações de Chave do PiggyBank

Agora você criará o diagrama de Abstrações de Chave do PiggyBank. Esse diagrama descreve as abstrações funcionais de chave do sistema financeiro on-line PiggyBank.

Para criar o diagrama Abstrações de Chave do PiggyBank:
  1. Na visualização Explorador de Modelos, expanda Modelo de Análise, expanda «perspectiva» Visões Gerais, clique com o botão direito do mouse em ${project} Abstrações de Chave; em seguida, clique em Localizar/Substituir.
  2. No campo Localizar o quê, digite ${project} e clique em Substituir.
  3. No campo Substituir por, digite PiggyBank e clique emOK.
  4. Dê um clique duplo no diagrama Abstrações de Chave do PiggyBank.
  5. Na visualização Explorador de Modelos, expanda Operações de Conta e expanda Elementos de Análise de Operações de Conta.
  6. Na visualização Explorador de Modelos, clique no elemento de análise Conta e arraste-o para o diagrama.
  7. Na visualização Explorador de Modelos, clique no elemento de análise CityBank e arraste-o para o diagrama.
  8. Na visualização Explorador de Modelos, clique no elemento de análise CashCheckControl e arraste-o para o diagrama.
  9. Na visualização Explorador de Modelos, clique no elemento de análise TransferMoneyControl e arraste-o para o diagrama.

Você criou o diagrama Abstrações de Chave do PiggyBank no pacote «perspectiva» Visões Gerais. Seu diagrama deverá ser semelhante à figura a seguir:

O diagrama Abstrações de Chave do PiggyBank

Criando o Diagrama UI do PiggyBank

Agora você criará o diagrama UI do PiggyBank. Esse diagrama descreve os principais elementos da interface com o usuário no sistema financeiro on-line PiggyBank. As classes da interface com o usuário são derivadas das classes de limite nomeadas como formulários.

Para criar o diagrama UI do PiggyBank:
  1. Na visualização Explorador de Modelos, expanda Modelo de Análise, expanda «perspectiva» Visões Gerais, clique com o botão direito do mouse em ${project} UI; em seguida, clique em Localizar/Substituir.
  2. No campo Localizar o quê, digite ${project} e clique em Substituir.
  3. No campo Substituir por, digite PiggyBank e clique emOK.
  4. Dê um clique duplo no diagrama UI do PiggyBank.
  5. Na visualização Explorador de Modelos, expanda Operações de Conta e expanda Elementos de Análise de Operações de Conta.
  6. Na visualização Explorador de Modelos, clique no elemento de análise TransferMoneyForm e arraste-o para o diagrama.
  7. Na visualização Explorador de Modelos, clique no elemento de análise CashCheckSummaryForm e arraste-o para o diagrama.
  8. Na visualização Explorador de Modelos, clique no elemento de análise DisplayBalanceForm e arraste-o para o diagrama.
  9. Na visualização Explorador de Modelos, clique no elemento de análise CashCheckForm e arraste-o para o diagrama.
  10. Na visualização Explorador de Modelos, clique ao elemento de análise TransferMoneySummaryForm e arraste-o para o diagrama.

Você criou o diagrama UI de Chave do PiggyBank no pacote «perspectiva» Visões Gerais. Seu diagrama deverá ser semelhante à figura a seguir:

O diagrama de classes UI do PiggyBank

Criando o Diagrama Visualizações de Análise do PiggyBank

Agora você criará o diagrama Visualizações de Análise do PiggyBank, que é uma visão geral do diagrama de visão geral do Piggybank que você pode utilizar para visualizar e navegar em todos os diagramas de visão geral do PiggyBank. O diagrama contém links que referenciam as classes de diagrama existentes no gabarito de modelo de análise.

Para criar o diagrama Visualizações de Análise do PiggyBank:
  1. Na visualização Explorador de Modelos, expanda Modelo de Análise, expanda «perspectiva» Visões Gerais, clique com o botão direito do mouse em ${project} Visualizações de Análise; em seguida, clique em Localizar/Substituir.
  2. No campo Localizar o quê, digite ${project} e clique em Substituir.
  3. No campo Substituir por, digite PiggyBank e clique emOK.

Você criou o modelo de análise do PiggyBank. No modelo de análise, você modelou o comportamento estático e dinâmico do sistema, realizando os casos de uso criados no Módulo 1: Criando o Modelo de Casos de Uso. No Módulo 3: Criando o Modelo de Design, você baseia-se no modelo de análise para começar o design do aplicativo de sistema financeiro on-line PiggyBank.

Para continuar, vá para o Módulo 3: Criando o Modelo de Design.

Termos de Utilização | Feedback
(C) Direitos autorais IBM Corporation 2004, 2005. Todos os Direitos Reservados.