Um arquivo de origem de pluglet não é diferente de qualquer outro arquivo de origem Java. Os escritores de pluglet podem especificar quais plug-ins do Eclipse são requeridos por seus pluglets e isso controla o caminho de classe do pluglet, nos tempos de compilação e de execução.
As amostras do Pluglet de Fan-In e de Enumeração de Modelos fornecem exemplos simples de pluglets que realçam um utilitário específico ou API. A amostra do Pluglet de Fan-In calcula a métrica de recepção para uma classe. A amostra do pluglet de Enumeração de Modelos lista o conteúdo de uma classe selecionada em um modelo. Para obter uma rápida demonstração dos recursos desses pluglets, clique em Ajuda > Galeria de Amostras e expanda a pasta Pluglets. A pasta contém as amostras do Pluglet de Fan-In e de Enumeração de Modelos.
Representa o gabarito básico para pluglets. É necessário incluir os elementos do pluglet, dependendo do que deseja que o pluglet faça.
Cria um pluglet Hello World.
Lista o conteúdo de uma classe selecionada em um modelo. Ele demonstra o exame básico do modelo.
Ativa o pluglet do editor de texto.
É possível criar pluglets para manipular tarefas de rotina e a funcionalidade do pluglet oferece uma maneira fácil de explorar e aprender a API fornecida pela plataforma de workbench e por outras extensões do produto. De uma perspectiva do workbench, é possível gravar a instrução Platform.getWorkbench() e obter acesso completo ao workbench inteiro e às suas partes. De uma perspectiva de modelagem, a classe UMLModeler permite acesso a um modelo e seu conteúdo.
<pluglets> <require> <import plugin="com.ibm.xtools.pluglets"/> </require> </pluglets>