Um diagrama de navegação é um diagrama temporário não editável que mostra os resultados de uma consulta em um elemento de contexto especificado.
Você pode utilizar os diagramas de navegação para navegar por um aplicativo para visualizar os detalhes de seus artefatos. Por exemplo, você pode criar um diagrama de navegação para mostrar uma visualização dinâmica de uma classe e seus elementos relacionados para entender como ela se ajusta ao aplicativo.
Os diagramas de navegação fornecem uma visualização de um elemento de contexto especificado e são semelhantes em funcionalidade a um navegador da Web. Um diagrama de navegação retém o histórico que você visualiza. É possível navegar para trás e para frente para visualizar os elementos de contexto visualizados anteriormente e seus relacionamentos, sem criar um outro diagrama. Por exemplo, você pode procurar uma classe específica para ver seus relacionamentos com outros elementos. Você pode dar um clique duplo em um elemento em um diagrama de navegação para torná-lo o elemento de contexto e atualizar o diagrama para mostrar o novo contexto.
Não é possível controlar o formato de um diagrama de navegação. Dependendo dos elementos no diagrama, um diagrama de navegação é exibido em um layout radial que mostra o elemento de contexto no centro do diagrama ou como um layout de árvore de generalização que mostra as classes gerais na parte superior do diagrama e as subclasses na parte inferior do diagrama.
Os diagramas de navegação não persistem, mas você pode atualizá-los para refletir quaisquer alterações nos elementos subjacentes.
Não é possível editar ou salvar diagramas de navegação, mas é possível convertê-los em diagramas de classe UML (Unified Modeling Language), com uma extensão de nome de arquivo .dnx, que você pode utilizar para entender e desenvolver seus aplicativos.