O aplicador do padrão requer a documentação do padrão para selecionar um padrão aplicável, para aplicar o padrão e para projetar os resultados da aplicação do padrão. Tipos diferentes de documentação são gerados ou contribuídos pelo autor do padrão para corresponder às necessidades do aplicador do padrão.
Exceto para o diagrama de visão geral, toda a documentação é incluída em dois tipos de arquivos de manifesto de recurso RAS padrão que suportam a biblioteca de padrões ou as estruturas do padrão. Os arquivos de manifesto contêm os dados estáticos para o padrão e são identificados pela extensão de arquivo .rmd (Rational Manifest Documentation). Alguns dados de manifesto são compartilhados com propriedades do padrão, como a propriedade Descrição Resumida. Partes dos dados armazenados são apresentadas ao aplicador do padrão quando relevantes para a tarefa do padrão.
Para ajudar a procurar padrões nos repositórios, o autor do padrão pode incluir várias palavras-chave no design do padrão. Para avaliar as correspondências de procura, o aplicador do padrão revisa os arquivos de manifesto de padrão na visualização Explorador de Recursos RAS para escolher um padrão para importação. Na visualização Explorador de Padrões, uma página HTML com uma descrição resumida lembra o aplicador do padrão do tipo ou finalidade de cada padrão e parâmetro. Uma página Visão Geral mostra os relacionamentos entre os principais componentes de padrão. A ajuda on-line do padrão mostra dados estáticos, como os tipos UML 2.0 dos parâmetros e em quais grupos os padrões da biblioteca estão organizados. Dependendo da complexidade do padrão, o autor do padrão pode ter incluído uma descrição simples ou extensiva do padrão na ajuda on-line. No editor de diagrama, o aplicador do padrão pode utilizar as dicas de ferramenta do parâmetro na instância do padrão ao especificar argumentos para o padrão ou abrir o compartimento de visão geral para revisar o diagrama de visão geral.