Em diagramas UML, um conector é uma linha que representa um relacionamento em um modelo. Ao modelar a estrutura interna de um classificador, você pode utilizar um conector para indicar um link entre duas ou mais instâncias de uma peça ou porta. O conector define o relacionamento entre os objetos ou instâncias que são ligadas a funções no mesmo classificador estruturado e identifica a comunicação entre essas funções.
Como a figura a seguir ilustra, é possível incluir um conector entre duas ou mais peças em um classificador estruturado.
No exemplo acima, a classe Carro contém duas peças de material composto internas: rear:Wheel[2], que representam as duas rodas traseiras de um carro e e:Engine, que representa o motor do carro. O conector rearaxle vincula o mecanismo do carro às instâncias no conjunto rear:Wheel.
Como a figura a seguir ilustra, é possível incluir um conector de uma peça em uma porta para vincular instâncias de uma classe a instâncias de uma classe diferente.
No exemplo acima, a classe denominada Barco contém uma peça denominada :Propeller, que é conectada por um conector de eixo à porta de e:Engine. Embora a peça e:Engine tenha o mesmo nome de tipo nas classes Carro e Barco, as peças são instâncias diferentes e cada uma pertence a um classificador contido diferente.
Você pode utilizar os dois tipos de conectores em um classificador contido para descrever vários links de comunicação entre as peças.
Como a seguinte figura ilustra, você pode conectar duas peças internas que representam as rodas dianteiras e traseiras com um conector de montagem e também pode conectar a peça interna front:Wheel[2] à porta externa de :Engine com um conector delegado.