Em modelos UML, um relacionamento de ligação designa valores para parâmetros do gabarito e gera um novo elementos de modelo a partir do gabarito.
O gabarito é o fornecedor no relacionamento de ligação e o elemento de modelo é o consumidor. A ligação não afeta o gabarito; assim, é possível ligar o gabarito a qualquer quantidade de elementos de modelo. A ligação não afeta o elemento de modelo, entretanto, o elementos de modelo é definido pela substituição dos parâmetros do gabarito pelos argumentos do gabarito fornecidos pelo relacionamento de ligação.
À medida que um elementos de modelo é ligado a um gabarito, você designa valores, denominados argumentos do gabarito, aos parâmetros do gabarito. Os argumentos do gabarito substituem os parâmetros do gabarito nos elementos de modelo que são ligados a um gabarito. Essa ação cria um novo elemento de modelo que possui a estrutura do gabarito e que utiliza os valores de seus argumentos.
No editor de diagrama, um relacionamento de ligação aparece como uma linha tracejada com uma seta que aponta do elemento do diagrama para o gabarito. Ao lado do conector, aparece a palavra-chave «bind», seguida pelos argumentos do gabarito. Normalmente, os relacionamentos de ligação não possuem nomes. Por exemplo, as classes MoviesCart, CDsCart e BooksCart no diagrama a seguir estão conectadas ao gabarito Cart por meio de relacionamentos de ligação.