Editor de Manifesto RAS

Você pode editar qualquer arquivo de manifesto importado ou qualquer arquivo de manifesto criado com o assistente de Novo Manifesto, utilizando o editor de manifesto RAS fornecido. O editor consiste em sete páginas. Cada página oferece uma maneira exclusiva de editar o arquivo de manifesto e apresenta quase o mesmo material em formatos diferentes.

Nota: Todos os arquivos de manifesto devem ser codificados no formato UTF-8 (conforme especificado no cabeçalho do documento XML). O editor de manifesto fornecido como parte do suporte às ferramentas RAS assegura que essa codificação seja utilizada ao gravar arquivos de manifesto e espera que um manifesto aberto por ele seja um arquivo codificado em UTF-8 válido. Os editores, como o editor de texto padrão, podem não utilizar UTF-8 como a codificação padrão. Deve-se tomar cuidado para assegurar o uso da codificação UTF-8 ao modificar e salvar arquivos de manifesto com editores diferentes do editor de manifesto RAS predefinido. Se o arquivo for salvo inadvertidamente em outro formato, o editor de manifesto não poderá abrir e validar o arquivo de manifesto.
CUIDADO:
Tome cuidado ao editar um arquivo de manifesto. As exclusões de informações necessárias podem tornar o uso do recurso incompatível.
Páginas do Editor de Manifesto RAS Descrição
Recurso

Esta página é utilizada para editar os seguintes atributos do recurso: nome, descrição resumida, versão, ID e data. O perfil do recurso também está contido nesta página, exibindo o nome, o histórico do ID, a versão maior e a versão menor. A descrição completa do recurso também está disponível nesta página.

Solução

Esta página é utilizada para editar a seção de solução do manifesto e permite arrastar e soltar os artefatos da visualização Navigator nesta página. Também permite incluir ou remover artefatos do recurso utilizando os botões Incluir Artefato no Recurso e Remover Artefato.

Classificação

Esta página é utilizada para editar a seção de classificação do manifesto. Esta seção inclui os Grupos de Descritores e seus Descritores-filho, mostrando o nome e o valor, os quais são exibidos em um formato de árvore de tabelas. Além dos Grupos de Descritores e seus Descritores, essa parte do Recurso pode ter uma lista de Contextos. Utilize os botões Incluir Descritor, Remover e Incluir Grupo de Descritores para incluir ou remover descritores.

Recursos Relacionados

Esta página exibe uma lista dos recursos relacionados para o recurso atualmente aberto. Esses recursos relacionados são exibidos em um formato de tabela, uma coluna para cada atributo; nome, tipo de relacionamento, ID e Referência de Artefatos. Os botões Incluir Recurso Relacionado e Remover Recurso Relacionado permitem incluir e remover recursos da tabela. O botão Abrir Recurso no Novo Editor abre o arquivo de manifesto do recurso relacionado no editor de manifesto RAS.

Uso

Esta página exibe a seção de uso do manifesto. A seção de uso é onde as atividades do recurso são armazenadas. Há três tipos de atividades para exibição; atividade do artefato, ref de contexto e atividade do recurso.

Modelo

Esta página exibe a visualização em árvore padrão do EMF (Eclipse Modeling Framework) dos elementos XML no manifesto.

Origem

Esta página é um editor de texto padrão para a origem XML do arquivo de manifesto. É possível fazer alterações em qualquer parte do arquivo de manifesto nesta página. Quando você o salva, uma validação de XML é executada em segundo plano para assegurar que as alterações não tenham corrompido o arquivo de manifesto. Caso sejam localizados erros, eles serão exibidos na janela Editor de Manifesto do Perfil Padrão do RAS.

Nota: Embora seja possível, não é recomendável alterar o ID do recurso. Se você alterar o ID do recurso, assegure-se de que esse valor seja exclusivo no escopo de reutilização planejada do recurso. O valor pode ser utilizado como uma palavra de procura em uma procura de repositório.
Termos de Utilização | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2004, 2005. Todos os Direitos Reservados.