Um caso de uso descreve uma função que um sistema desempenha para alcançar a meta do usuário. Um caso de uso deve produzir um resultado observável que seja valioso para o usuário do sistema.
Os casos de uso contêm informações detalhadas sobre o sistema, os usuários do sistema, os relacionamentos entre o sistema e os usuários e o comportamento requerido do sistema. Os casos de uso não descrevem os detalhes de como o sistema é executado.
Cada caso de uso descreve uma meta específica para o usuário e como o usuário interage com o sistema para atingir tal meta. O caso de uso descreve todas as formas possíveis em que o sistema pode alcançar, ou falhar em alcançar, a meta do usuário.
É possível utilizar casos de uso para os seguintes objetivos:
Nos modelos que descrevem negócios, os casos de uso representam os processos e atividades do negócio. Nos modelos que descrevem sistemas de software, os casos de uso representam os recursos do software.
Cada caso de uso deve possuir um nome exclusivo que descreva a ação que o sistema desempenha. Normalmente, os nomes de caso de uso são frases curtas que iniciam com um verbo, como Efetuar Pedido On-line.
Como a figura an seguir ilustra, um caso de uso é exibido como um oval que contém o nome do caso de uso.
É possível incluir os seguintes recursos em casos de uso: