Incluindo Padrões e Parâmetros em Bibliotecas

O autor do padrão pode incluir um ou mais padrões na biblioteca de padrões. Cada padrão é independente em função e aplicação. Entretanto, o padrão somente pode ser distribuído com sua biblioteca em um plug-in de padrão.

Antes de executar essas etapas, você deve criar uma biblioteca padrão.

O assistente Novo Padrão permite definir as propriedades para o padrão e incluir todos os seus parâmetros do gabarito. Após a inclusão do padrão na biblioteca, você pode modificar as propriedades do padrão e incluir, redefinir ou remover seus parâmetros. Várias das etapas são opcionais. Você pode criar um padrão simples, aceitando todos os padrões.

Para incluir um padrão e seus parâmetros na biblioteca de padrões:

  1. Na visualização Autoria Padrão, clique com o botão direito no nó da biblioteca e clique em Novo Padrão. A página Geral do assistente Novo Padrão é exibido.
  2. Defina as propriedades básicas do padrão, concluindo as etapas a seguir:
    1. Digite um nome para o padrão no campo Nome do Padrão. Esse é o nome que será listado na visualização Explorador de Padrões para identificar o padrão.
    2. Aceite os nomes gerados da classe e do pacote, conforme gerados a partir do nome do padrão, ou modifique-os nos campos Nome da Classe e Pacote.
    3. Na lista Tipo de Padrão, selecione o tipo de padrão (Classe, Colaboração ou Pacote) que você está criando.
    4. Clique no botão Incluir junto ao campo Grupos para abrir a janela Incluir Grupo e inclua nomes de grupos no padrão. Os padrões devem ser designados a pelo menos um grupo e podem ser designados a vários grupos. Todos os padrões são listados em grupos na visualização Explorador de Padrões. O grupo padrão, Padrões Diversos, pode ser excluído.
    5. No campo Versão, modifique o número da versão. O número deve estar em um formato nn nn nn em que n é um número.
    6. Clique na guia Detalhe para abrir a página Detalhe do assistente Novo Padrão.
    7. Digite seu nome no campo Autor.
    8. Digite uma sinopse breve do padrão no campo Descrição Resumida. Esta breve descrição é exibida na página Breve Descrição da visualização Explorador de Padrões.
    9. Clique no botão Incluir junto ao campo Palavras-chave e inclua as palavras-chave para o padrão. Inclua palavras-chave que um aplicador do padrão utilizaria para localizar uma correspondência para seu padrão específico. As correspondências também são procuradas nos meta-arquivos, portanto não é necessário duplicar nenhum conteúdo dessas propriedades, como descrições ou nomes.
  3. Inclua os parâmetros, executando as etapas a seguir:
    1. Clique na guia Geral para retornar para a página Geral do assistente de Novo Padrão.
    2. Clique no botão Incluir junto ao campo Parâmetros para exibir a página Geral do assistente Novo Parâmetro Padrão. Você sempre poderá incluir ou modificar parâmetros depois de concluir a utilização do assistente.
    3. Digite um nome para o parâmetro no campo Nome. O nome da classe é derivado automaticamente do nome do parâmetro.
    4. Aceite o nome da classe conforme gerado ou modifique-o no campo Nome da Classe.
    5. Digite uma descrição resumida do parâmetro que possa ajudar o aplicador do padrão a especificar argumentos para o padrão. Esta descrição é exibida na página Breve Descrição da visualização Explorador de Padrão e como ajuda instantânea quando o aplicador de padrões passa sobre o parâmetro de gabarito no editor de diagrama.
    6. No campo Tipo, aceite o tipo de Classe padrão UML 2.0 para o tipo do parâmetro ou clique em Procurar e selecione outro tipo UML 2.0.
    7. Se o campo Subtipos Permitidos estiver ativado, aceite o padrão para que todos os subtipos fiquem disponíveis para o aplicador de padrões como tipos possíveis de argumentos ou clique em Procurar para selecionar um conjunto limitado de subtipos.
    8. Aceite ou limpe a caixa de opções Permitir Entrada para Valor de Argumentos, que permite especificar ou criar argumentos digitando um nome de argumento.
      Nota: Para os parâmetro criados com múltiplas opções de subtipo, o subtipo criado a partir da entrada de texto do aplicador do padrão será controlado pelo código fornecido por você no método de atualização do parâmetro. Caso este código não seja fornecido, será selecionado um subtipo padrão de sua lista de subtipos permitidos.
    9. Se você estiver incluindo o primeiro parâmetro do padrão ou não desejar incluir uma dependência de parâmetro, vá para a etapa 3.k. Para incluir uma dependência, clique na guia Dependência de Parâmetro.
    10. Na página Dependência de Parâmetro, no campo Parâmetros Existentes, clique em um ou mais nomes de parâmetro e, em seguida, clique no botão de seta à direita para posicionar os nomes de parâmetro no campo Parâmetros de Cliente ou no campo Parâmetros do Fornecedor. Quando você designa um outro parâmetro como um parâmetro cliente ou fornecedor, ele inclui dinamicamente a designação recíproca no parâmetro que está sendo incluído. Portanto, mover um parâmetro existente para o campo Parâmetros Fornecedores designa a função de cliente ao parâmetro que está sendo incluído.
    11. Clique em OK para retornar ao assistente Novo Padrão.
    12. Para incluir parâmetros adicionais, repita as etapas de 3.b a 3.k.
    13. Clique em OK para fechar o assistente Novo Padrão e concluir a adição do padrão.
O novo padrão é incluído como um nó na biblioteca de padrões na Visualização Autoria Padrão e o metarquivo de suporte RAS para o recurso de padrão, as classes Java para o padrão e para cada parâmetro são criadas.
Conceitos relacionados
Padrões de Design do IBM Rational
Código e Arquivos de Suporte de Padrões
Termos de Utilização | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2004, 2005. Todos os Direitos Reservados.