Ocorrências de Colaboração

Nos diagramas de estrutura composta, uma ocorrência de colaboração é um elemento de modelo que representa um uso de uma colaboração para explicar os relacionamentos entre as peças de um classificador estruturado. Você utiliza uma ocorrência de colaboração para aplicar um padrão, que é descrito por uma colaboração, para uma situação específica que envolve classes ou instâncias que desempenham as funções da colaboração especificada. Você pode ter várias ocorrências de colaboração, cada uma envolvendo um conjunto diferente de funções e conectores para uma colaboração determinada.

Em uma ocorrência de colaboração, cada função de colaboração é ligada a um elemento conectável com um classificador. Depois de digitar uma ocorrência de colaboração com uma colaboração, você poderá abrir a ocorrência em um diagrama de estrutura composta e visualizar as funções das peças na ocorrência. Você pode incluir um conector de ligação de função, que é um relacionamento de dependência simples, para ligar ou mapear as funções e os conectores que cooperam em um classificador de acordo com a colaboração específica. Você pode incluir uma ligação de função entre os seguintes itens:

Como a seguinte figura ilustra, você pode reutilizar os objetos e funções em uma colaboração específica e aplicar esses elementos como um padrão para especificar uma situação que contém uma ocorrência de colaboração.

Uma estrutura de diagrama contém uma elipse tracejada com dois compartimentos. O compartimento superior contém o nome da colaboração, Carro, e o compartimento inferior contém duas funções conectadas, Role1 e Role2, que são representadas pelas peças Porta e Estrutura. Outra elipse tracejada menor é representada por Carro e está conectada por uma linha tracejada para as duas funções SedanDoor e SedanFrame, que são representadas pelas peças Porta e Estrutura, respectivamente. No final da linha de conexão que está mais próxima das funções, uma etiqueta precedida com um sinal de mais é exibida. A etiqueta indica o nome do elemento conectável que está associado a cada função.

No exemplo acima, a colaboração denominada Carro tem dois classificadores conectados, Porta e Estrutura, que representam as funções específicas na colaboração. A ocorrência da colaboração Sedan é exibida como uma elipse tracejada que contém o nome da ocorrência, dois pontos e o nome da colaboração com o qual é representado, Carro. O exemplo tem duas funções de ligação: uma entre a função SedanDoor e a função de colaboração Porta e a outra entre a função SedanFrame e a função de colaboração Estrutura. A etiqueta ao lado da linha tracejada, que é precedida por um sinal de mais, indica o nome do elemento conectável.

Tarefas relacionadas
Criando Ocorrências de Colaboração em Diagramas de Estrutura Composta
Criando Colaborações em Diagramas de Estrutura Composta
Ligando Ocorrências de Colaboração e Funções
Termos de Utilização | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2004, 2005. Todos os Direitos Reservados.