Artefatos

Nos modelos UML, os artefatos são elementos de modelo que representam as entidades físicas em um sistema de software. Os artefatos representam unidades físicas de execução, como por exemplo arquivos executáveis, bibliotecas, componentes de software, documentos e bancos de dados.

Normalmente, os artefatos são utilizados em diagramas de execução, mas também é possível utilizá-los em diagramas de componentes para mostrar os elementos de modelo, como por exemplo componentes ou classes, que são manifestados no artefato. Os elementos de modelo podem ser manifestados em diversos artefatos diferentes.

Os artefatos são implementados em nós e especificam as unidades físicas de informações que a execução e operação de um sistema utilizam ou produzem. Os artefatos podem ser suportados para implementação em diversos tipos de nós.

Nos diagramas, as divisões exibem informações sobre os atributos e operações do artefato.

Um artefato possui um nome exclusivo que descreve o arquivo ou o componente de software que ele representa.

Como a figura a seguir ilustra, um artefato é exibido como um retângulo que contém o nome do artefato. O retângulo também contém o estereótipo «artifact» e o ícone do artefato.

Um retângulo exibe o nome Artifact1, a palavra artifact entre dois sinais de menor e maior e o ícone correspondente.

Termos de Utilização | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2004, 2005. Todos os Direitos Reservados.