Condições de Proteção

Em diagramas de seqüência UML (Unified Modeling Language), uma condição de proteção, também chamada de restrição de interação, é uma expressão condicional Booleana que protege um operando de interação em um fragmento combinado. Uma condição de proteção contém duas expressões que designam os números mínimo e máximo de vezes que um fragmento de loop combinado é executado.

Em diagramas de seqüência, uma condição de proteção é uma condição semântica ou restrição que é definida entre colchetes em um operando de interação em um fragmento. Ao criar um fragmento combinado, uma condição de proteção é criada automaticamente. Também é possível criar manualmente uma condição de proteção em um operando de interação que não possui uma condição de proteção existente.

A condição de proteção aparece no início da interação e contém todas as informações necessárias para decidir se os rastreios devem ser executados no operando de interação. Se a condição de proteção for testada como verdadeira, os rastreios serão executados. Como a condição de proteção é opcional, a interação também é executada se nenhuma condição de proteção for especificada no operando de interação.

A figura a seguir ilustra como as condições de proteção são representadas em uma interação.

Este quadro de interação mostra duas linhas de vida com dois fragmentos combinados atravessando as linhas de vida. O primeiro fragmento combinado com loop possui um operando de interação e uma condição de proteção. O segundo fragmento combinado alt possui dois operandos de interação, cada um deles com uma condição de proteção.

Tarefas relacionadas
Incluindo Condições de Proteção em Operandos de Interação
Termos de Utilização | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2004, 2005. Todos os Direitos Reservados.