Todo padrão deve ser designado a pelo menos um grupo. Um padrão é designado ao grupo padrão, Padrões Diversos, se nenhum for especificado pelo autor do padrão.
Os grupos são utilizados pelo aplicador do padrão para organizar padrões na visualização Explorador de Padrões. Eles permitem que o padrão seja representado independentemente da biblioteca de padrões. Novos grupos podem ser designados na visualização Explorador de Padrões. Os grupos também podem ser excluídos, desde que todos os padrões no grupo apareçam em um outro grupo aberto; entretanto, o padrão mantém um registro das designações originais e todos os padrões na visualização Explorador de Padrões podem ser revertidos para exibir as designações originais do grupo.
Utilizando a visualização Explorador de Recursos do RAS, também é possível visualizar a mesma lista de padrões em seu Repositório de Padrões que aquela na visualização Explorador de Padrões. Os grupos incluídos no Repositório de Padrões na visualização Explorador de Recursos ou na visualização Explorador de Padrões são visíveis em ambas as visualizações. Os grupos são conhecidos como pastas na visualização Explorador de Recursos.
Consulte o exemplo a seguir de dois projetos exatamente como eles aparecem durante a fase de design na Visualização Autoria de Padrões e posteriormente como padrões concluídos na visualização Explorador de Padrões. Na visualização Explorador de Padrões, cada padrão é listado em um grupo e alguns são listados em vários grupos. Os projetos, que correspondem às bibliotecas de padrões, não são referenciados na visualização Explorador de Padrões.
Você pode incluir grupos ao criar um padrão com o assistente de Novo Padrão. Depois, você pode modificar ou incluir grupos adicionais.
Para incluir ou modificar grupos de padrões: