Os padrões são soluções de software que resolvem um problema recorrente em um determinado contexto. A utilização de padrões possui muitas vantagens.
Os padrões encapsulam o tempo e o conhecimento de um especialista de design para resolver um problema de software.
O usuário do padrão não precisa saber como projetar um padrão, mas é necessária uma boa documentação do padrão para que o aplicador do padrão localize, selecione e aplique um padrão. O usuário precisa saber qual problema o padrão resolve, como ele é resolvido e as conseqüências de sua aplicação. O autor do padrão IBM Rational pode criar vários tipos de documentações de padrões que são empacotadas com o padrão. A documentação está imediatamente disponível para o aplicador durante o processo de aplicação do padrão.
A criação e a utilização de padrões favorecem a reutilização do software; um padrão é projetado uma vez e utilizado várias vezes. A reutilização de padrões potencialmente reduz os custos de produção e economiza tempo, eliminando um novo design. A reutilização permite uma maior confiabilidade do software e a continuidade no design do código.
Você pode compartilhar padrões dentro de um projeto, dentro de uma empresa ou por entre várias empresas. As limitações de um padrão são determinadas pelo design do padrão e pela intenção do autor do padrão. Muitos padrões estão atualmente documentados em publicações de software e na Internet.
Os padrões Rational são estruturados como plug-ins Eclipse padrão. A reutilização máxima do padrão é realizada empacotando os plug-ins de padrões como recursos RAS (Reusable Asset Specifications) e organizando-os em repositórios de recursos RAS. Os usuários potenciais do padrão podem procurar e selecionar padrões em repositórios fazendo a correspondência das palavras-chave do recurso do padrão e as descrições fornecidas por autores de padrão. Os recursos estão em conformidade com os padrões RAS. A adesão a essas especificações mantém os requisitos para intercâmbio fácil de padrões com outros usuários e autores de padrões Rational.