Ao escrever as instruções OCL (Object Constraint Language), o modelo de destino determina quais recursos do elemento de contexto as suas instruções OCL podem acessar. O modelo de destino pode ser o modelo de usuário ou o metamodelo.
Ao especificar o modelo de destino como o modelo de usuário, você limita suas instruções OCL para os recursos definidos pelo usuário do elemento de contexto. Além disso, ao especificar o modelo de destino como o modelo de usuário, você não pode avaliar as instruções OCL. Você pode apenas analisar as instruções OCL para assegurar-se de que são sintaticamente válidas.
Ao especificar o modelo de destino como o metamodelo, as suas instruções OCL possuem acesso aos recursos de metamodelo do elemento de contexto e quaisquer recursos que forem contribuídos pelos estereótipos aplicados ao elemento de contexto. Além disso, quando o modelo de destino for um metamodelo, você poderá analisar as instruções OCL para ver se são sintaticamente válidas, bem como avaliar a saída deles.