Transformação de UML em Java

A transformação de UML em Java gera classes Java a partir de elementos de modelo UML (Linguagem de Modelagem Unificada). Você pode utilizar esta transformação para iniciar um projeto Java a partir de especificações UML. Você também pode aplicar a transformação de UML em Java depois de iniciar a mesclagem de modelos UML atualizados com código Java existente.

O que Pode Ser Convertido em Classes Java

Você pode gerar classes Java a partir de modelos UML, pacotes, classes não aninhadas, interfaces não aninhadas e enumerações. Para modelos, pacotes, classes e interfaces, a transformação também processa o conteúdo destes elementos. Por exemplo, quando a transformação processa uma classe, ela também processa as operações e propriedades da classe.

Validação de um Modelo de Origem

É possível aplicar o perfil de transformação de UML em Java a seu modelo para validá-lo para possíveis problemas de transformação que causam erros de compilação no código Java gerado. O processo de validação verifica problemas como heranças múltiplas, generalizações circulares, conflitos de nomenclatura, conflitos de propriedade e conflitos de visibilidade de classes e interfaces de nível superior privadas ou protegidas.

Onde a Transformação Gera Saída

A transformação pode gerar arquivos em um projeto Java que tenha pelo menos uma pasta de origem.

Nomes Alternativos para Saída Gerada

É possível criar um modelo de mapeamento para especificar nomes alternativos para os elementos que a transformação gera, sem modificar o modelo de origem. Você pode especificar nomes alternativos se desejar incluir detalhes específicos de Java, como restrições de nomenclatura, nos modelos independentes da plataforma ou se a organização lógica do modelo de origem não estiver apropriada como o pacote de destino.

É possível especificar um nome qualificado, como com.ibm.NewName, ou um nome não qualificado, como NewName. A especificação de nomes alternativos para pacotes afeta todos os classificadores nesse pacote, a menos que o classificador especifique um nome completo. Também é possível especificar locais alternativos no mesmo projeto para elementos que a transformação gera.

Nova Execução da Transformação Java no Modelo de Origem

Depois de executar a transformação de UML em Java, você poderá fazer alterações em seu modelo UML e executar a transformação novamente. A transformação mescla as alterações no modelo de origem e no código-fonte modificado utilizando tags @generated no Javadoc. A transformação possui elementos Java que são marcados com tags @generated. Quando você executar novamente a transformação, ela sobrescreverá estes elementos ou os excluirá se eles tiverem sido removidos do modelo de origem. É possível remover as tags @generated do código-fonte para impedir que a transformação sobrescreva ou exclua os elementos.

Visualização de Elementos Java Gerados

Se não desejar manter o modelo UML de origem, poderá utilizar os recursos de visualização da transformação para excluir os elementos e substituí-los por referências visuais nas classes Java geradas correspondentes. Depois, você pode editar a referência visual ou fazer alterações no arquivo Java no nível de código. As alterações feitas no nível visual são automaticamente refletidas no arquivo Java. De forma semelhante, as alterações feitas no nível de código são refletidas na referência visual.

Relacionamentos de Origem-para-Destino

A transformação de UML em Java pode criar relacionamentos derivados de classes Java geradas para os elementos de modelo de origem UML.

Tarefas relacionadas
Gerando Classes Java a partir de Modelos UML
Referências relacionadas
Transformações Instaladas
Termos de Utilização | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2004, 2005. Todos os Direitos Reservados.