Modelos de Destino para Instruções OCL

Ao escrever as instruções OCL (Object Constraint Language), o modelo de destino determina quais recursos do elemento de contexto as suas instruções OCL podem acessar. O modelo de destino pode ser o modelo de usuário ou o metamodelo.

Modelo do Usuário

Ao especificar o modelo de destino como o modelo de usuário, você limita suas instruções OCL para os recursos definidos pelo usuário do elemento de contexto. Além disso, ao especificar o modelo de destino como o modelo de usuário, você não pode avaliar as instruções OCL. Você pode apenas analisar as instruções OCL para assegurar-se de que são sintaticamente válidas.

Por exemplo, se você especificar o modelo de destino como o modelo de usuário e selecionar uma classe ou interface como o seu elemento de contexto, as suas instruções OCL são limitadas aos seguintes atributos e operações:
  • Atributos que a classe ou a interface define
  • Operações específicas definidas pela OCL, como oclIsType()

Metamodel

Ao especificar o modelo de destino como o metamodelo, as suas instruções OCL possuem acesso aos recursos de metamodelo do elemento de contexto e quaisquer recursos que forem contribuídos pelos estereótipos aplicados ao elemento de contexto. Além disso, quando o modelo de destino for um metamodelo, você poderá analisar as instruções OCL para ver se são sintaticamente válidas, bem como avaliar a saída deles.

Por exemplo, se você especificar o modelo de destino como metamodelo, suas instruções OCL podem acessar os seguintes recursos:
  • Todos os atributos definidos pela metaclasse que representa o elemento de contexto
  • Atributos que os estereótipos aplicados ao elemento de contexto definem
  • Todos os métodos definidos pela OCL
Conceitos relacionados
Elemento de Contexto para Instruções OCL
Tarefas relacionadas
Analisando Instruções OCL
Avaliando Instruções OCL
Explorando as Características de Elementos do Modelo UML
Termos de Utilização | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2004, 2005. Todos os Direitos Reservados.