Um relacionamento de composição, que era denominado relacionamento de associação de composição na UML 1.4, representa relacionamentos completos da parte e é uma forma de agregação. Um relacionamento de composição especifica que a existência do classificador da parte é dependente da existência do classificador inteiro.
Em um relacionamento de composição, os dados normalmente fluem em apenas uma direção (isto é, do classificador inteiro para o classificador da parte). Por exemplo, um relacionamento de composição conecta uma classe Student a uma classe Schedule, o que significa que se você remover o estudante, o planejamento também será removido.
É possível nomear qualquer associação para descrever a natureza do relacionamento entre os dois classificadores; entretanto, os nomes não são necessários se você utilizar nomes de extremidade de associação.
Um relacionamento de composição aparece como uma linha sólida com um losango preenchido na extremidade da associação, que está conectada ao classificador inteiro ou composto.