Para executar os comportamentos desejados do padrão quando o padrão é aplicado, o código de expansão do padrão é fornecido pelo autor do padrão para cada parâmetro e é chamado quando o parâmetro é ligado. Portanto, a expansão ocorre em uma base incremental.
Visto que os argumentos são especificados pelo aplicador do padrão, os resultados do argumento ligado e expandido são imediatamente observáveis nos elementos de destino. Como os parâmetros são expandidos independentemente, o aplicador do padrão pode selecionar para aplicar apenas os parâmetros do padrão que sejam soluções para o problema de design atual. Pode existir mais de uma instância do padrão ao mesmo tempo e os padrões podem ser aplicados várias vezes aos elementos de destino.
Uma exceção à independência de parâmetros é o uso de dependências entre os parâmetros. Isso aplica-se aos parâmetros que requerem os valores de um outro parâmetro para expansão. As dependências de padrões não são dependências UML 2.0. Quando a propriedade Cliente ou Fornecedor de dependência é definida no modelo de padrão, métodos de atualização vazios são gerados no padrão. Esses métodos estão prontos para o autor do padrão para codificar a seqüência de expansão com base nos requisitos entre parâmetros.