Padrões e transformações são tipos de transformações. Os padrões e as transformações são recursos reutilizáveis e são realizados como plug-ins Eclipse
Os padrões e as transformações resultam na criação ou modificação de um ou mais elementos. Eles são estruturados como plug-ins e operam em suas próprias estruturas. As estruturas incluem funcionalidade básica para eles e facilitam seu uso.
As transformações são otimizadas para processamento em batch, principalmente utilizando metamodelos, modelos e diferentes níveis de abstrações. Um exemplo de uma transformação simples de UML para texto é passar por um modelo e gerar saída de uma descrição textual dos elementos em um documento.
Os padrões são otimizados para aplicativos incrementais e interativos principalmente em um único modelo e no mesmo nível de abstração. Entretanto, os padrões podem ser combinados com transformações associadas para cruzar níveis específicos de abstrações ou metamodelos específicos. Um exemplo de um padrão simples é aquele que executa uma determinada interface e fornece execuções para quaisquer operações definidas na interface. Para estender a funcionalidade desse padrão, o autor pode associar uma transformação que gera corpos do código Java para as operações incluídas.