Exercício 5: Ligando Novos Elementos a Instâncias do Padrão

Este exercício explora os diferentes métodos de inclusão ou ligação de argumentos para a instância do padrão.

Quando ocorre ligação, os parâmetros do gabarito da instância do padrão são substituídos pelos elementos selecionados ou recentemente criados, especificados pelo aplicador do padrão.

A decisão de selecionar elementos existentes ou criar novos elementos como argumentos depende do que você deseja que o padrão execute. Neste tutorial, diferentes métodos são explorados para que seja possível aprender sobre eles.

No diagrama de formato livre ou de classe, pode-se utilizar a barra de ações para incluir elementos. Para ver a barra de ações, mova cuidadosamente o cursor sobre a superfície da visualização do diagrama em branco ou quaisquer elementos. Você pode manter o cursor sobre os parâmetros do gabarito na instância do padrão para exibir a barra de ações apenas com os elementos aplicáveis ao tipo de UML do parâmetro do gabarito.

Se a barra de ações desaparecer em alguns segundos, pressione a barra de espaço para reexibi-la.

Se você desejar visualizar este exercício antes de executar as etapas, clique em:

Botão Mostre-me Mostre-me

Antes de começar, você deve concluir o Exercício 4: Criando uma Instância do Padrão.

Criando um Novo Elemento como um Argumento

Este é um método simples para incluir um valor de argumento com um nome padrão para a instância do padrão.
  1. No diagrama de formato livre ou de classe, mantenha o cursor sobre o parâmetro de Interface da instância do padrão. A barra de ações é exibida.
  2. Clique no ícone da interface na barra de ações para criar e ligar um elemento de interface ao parâmetro do gabarito. Um símbolo de ligação substitui a caixa em branco próxima ao parâmetro de gabarito seguido pelo tipo de UML do elemento (interface), indicando que o novo elemento está ligado à instância do padrão.
  3. Na visualização Explorador de Modelos, observe a inclusão do novo elemento de interface no modelo UML. A estrutura de ligação do gabarito da instância do padrão também mostra o parâmetro de gabarito da Interface ligado a um elemento da Interface.

Criando um Novo Elemento com Nome Personalizado como um Argumento

Este método de inclusão de um argumento é igual ao acima, exceto que você tem a opção de nomear o elemento antes de ele ser ligado.
  1. No diagrama de formato livre ou de classe, mantenha o cursor sobre o parâmetro de Interface da instância do padrão. Na barra de ações, os ícones estão disponíveis para seleção, indicando que a multiplicidade para o parâmetro do gabarito permite a ligação de um outro elemento.
  2. Clique no ícone Texto à direita do ícone da interface na barra de ações. Uma caixa retangular aparece próxima ao lado direito do parâmetro do gabarito.
  3. Na caixa, digite IMyInterface para nomear o novo elemento e clique fora da instância ou pressione Enter para concluir o nome. Um símbolo de ligação substitui a caixa em branco próxima ao parâmetro do gabarito seguido pelo tipo de UML do elemento (interface).
  4. Observe as alterações na estrutura de ligação do gabarito na visualização Explorador de Modelos. A estrutura de ligação mostra agora o parâmetro do gabarito da Interface ligado a um elemento adicional de interface UML nomeado IMyInterface.

Você está pronto para aprender dois métodos adicionais de inclusão de argumentos em uma instância do padrão, portanto vá para o Exercício 6: Ligando Elementos Existentes como Argumentos.

Termos de uso | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2004, 2005. Todos os Direitos Reservados.