Exercício 1.1: Criando o Projeto UML

Neste exercício, você criará um novo projeto UML e se familiarizará com o gabarito de modelo de casos de uso. O modelo de casos de uso descreve o domínio funcional do sistema e identifica as funções, operações e tarefas críticas para o sistema. O modelo de casos de uso, que é criado durante a fase de reunião e análise de requisitos, contém diagramas de casos de uso que descrevem como os usuários interagem com o sistema.

O Rational® Software Architect fornece um gabarito de modelo de casos de uso. O gabarito de modelo de casos de uso pode ajudá-lo a criar modelos de casos de uso UML completos, com documentação e links de navegação. O gabarito é criado de acordo com as diretrizes de estrutura do modelo Rational UML e contém notas que descrevem dicas e boas práticas.

Criando o Projeto e o Modelo de Casos de Uso UML

  1. Na perspectiva Modelagem, clique em Arquivo > Novo > Projeto.
  2. No assistente de Novo Projeto, na lista Assistentes, clique em Projeto UML e clique em Avançar.
  3. No campo Nome do Projeto, digite PiggyBank e clique em Avançar.
  4. Na lista Gabaritos, clique em Modelo de Casos de Uso.
  5. No assistente de Novo Modelo UML, aceite o nome do arquivo padrão e clique em Concluir.

Agora você possui um novo projeto de modelagem UML chamado PiggyBank. Esse projeto conterá todos os modelos e dados para o sistema financeiro on-line PiggyBank. É possível explorar a estrutura do modelo na visualização Explorador de Modelos, expandindo as pastas do modelo. Você pode dar um clique duplo nos diagramas na visualização Explorador de Modelos para visualizá-los no editor de diagrama.

Gabarito de Modelo de Casos de Uso

O gabarito de modelo de casos de uso é estruturado de acordo com as diretrizes de estrutura do modelo Rational UML. O gabarito de modelo de casos de uso organiza o modelo em agrupamentos funcionais desconexos e internamente coesivos, que podem ajudá-lo a criar rapidamente um modelo de casos de uso lógico e completo. Antes de criar o modelo, você deve considerar o sistema em relação às tarefas funcionais que ele deve executar e deve organizar o modelo de acordo com essas tarefas. Essa organização pode ajudá-lo a definir as metas mais importantes do sistema. Essas tarefas funcionais, geralmente chamadas de áreas funcionais, tornam-se a base para a estrutura de seu modelo de casos de uso. Por exemplo, no sistema financeiro on-line PiggyBank, o aplicativo deve realizar operações financeiras comuns, como exibir um saldo e transferir dinheiro. O modelo de casos de uso do PiggyBank contém uma área funcional denominada Operações de Conta que contém os atores, relacionamentos e casos de uso que descrevem operações financeiras comuns.

O gabarito de modelo de casos de uso contém os seguintes pacotes:

Pacote Descrição
«perspective» Visões Gerais: Este pacote contém visualizações e links de navegação para os principais atores e casos de uso no modelo de casos de uso.
«ModelLibrary» Blocos de Construção de Casos de Uso Este pacote contém a estrutura básica da área funcional que você pode utilizar para organizar o modelo. Este pacote contém os blocos de construção Functional.area e use.case. Seu pacote de bloco de construção deve conter todos os casos de uso associados à área funcional, bem como todos os atores e relacionamentos que participam da área funcional.
Atores Versáteis Este pacote contém todos os atores que participam de mais de uma área funcional.

A estrutura do gabarito existente e a documentação associada podem ser utilizadas para orientação ao definir suas áreas funcionais e organizá-las em um modelo de casos de uso apropriado.

Continue com o Exercício 1.2: (Opcional) Utilizando o Rational RequisitePro® para Visualizar e Associar Casos de Uso a Elementos do Modelo.

Termos de uso | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2004, 2005. Todos os Direitos Reservados.