Exercício 6: Ligando Elementos Existentes como Argumentos

Este exercício explora duas maneiras diferentes de especificar elementos do modelo UML existente como argumentos do gabarito do padrão.

Em vez de criar um novo elemento UML, você pode selecionar elementos existentes, digitando o nome de um elemento existente na instância do padrão na visualização do diagrama. Ou você pode arrastar um elemento existente da visualização Explorador de Modelos ou da visualização do diagrama para a instância do padrão.

Se você desejar visualizar este exercício antes de executar as etapas, clique em:

Botão Mostre-me Mostre-me

Antes de começar, você deve concluir o Exercício 5: Ligando Novos Elementos a Instâncias do Padrão.

Localizando um Padrão a Ser Aplicado

Aprenda a localizar os tipos de documentação disponíveis em um padrão.
  1. Na visualização Explorador de Padrões, expanda o grupo Padrões de Amostra. Localize o padrão Interface.
  2. Clique no padrão Interface. Uma descrição do padrão é exibida na área de janela Descrição Resumida da visualização Explorador de Padrões.
  3. Clique na guia Visão Geral. Um modelo simples do relacionamento dos elementos do padrão revela o potencial uso do padrão.
  4. Expanda o padrão Interface para visualizar os parâmetros do padrão. O padrão possui dois parâmetros, denominados Interface e Implementação.
  5. Clique em cada parâmetro e leia a descrição resumida de cada um deles. A descrição explica a função executada pelo parâmetro no padrão.
  6. Clique com o botão direito do mouse no padrão Interface e clique em Mostrar Documentação do Padrão. A Ajuda on-line é aberta com informações adicionais sobre esse padrão.
Você pode utilizar a documentação do padrão para compreender a finalidade do padrão. A documentação varia de acordo com que um autor do padrão escolhe fornecer.

Especificando o Nome de um Elemento Existente como um Argumento

No último exercício, você incluiu um novo valor de argumento que foi semelhante às etapas a seguir. Agora você digitará o nome de um elemento existente em vez de criar um novo elemento.
  1. No diagrama de formato livre ou de classe, mantenha o cursor sobre o parâmetro de Implementação na instância do padrão. A barra de ações é exibida e um ícone Classe e um ícone Texto estão disponíveis.
  2. Clique no ícone Texto na barra de ações para digitar o nome de um elemento de classe UML existente. Uma caixa retangular aparece próxima ao lado direito do parâmetro do gabarito.
  3. Na caixa, digite AppFunction1 para especificar a classe do modelo de amostra.
  4. Clique fora da instância ou pressione Enter para concluir o nome. Um símbolo de ligação substitui a caixa em branco próxima ao parâmetro do gabarito seguido pelo nome do elemento.
  5. Observe as alterações na ligação do gabarito na visualização Explorador de Modelos. A estrutura de ligação mostra agora a classe AppFunction1 ligada ao parâmetro do gabarito de Implementação.
O resultado mais importante é que as duas operações da interface DoWork são copiadas agora para a classe AppFunction1.

Arrastando um Elemento Existente como um Argumento

Este é o método mais fácil de incluir um argumento na instância do padrão.
  1. No diagrama de formato livre ou de classe, arraste e solte a interface DoWork no lado esquerdo da linha da Interface na instância do padrão. Observe que arrastar um elemento para uma instância do padrão substituirá um elemento ligado se o elemento ligado foi selecionado.
  2. Na visualização Explorador de Modelos, observe a inclusão das operações doNothing e doSomething na classe AppFunction1 resultante da ligação do padrão.
  3. Na visualização Explorador de Modelos, expanda a estrutura de ligação do gabarito da instância para ver a inclusão do novo elemento de interface. O parâmetro do gabarito de Interface está ligado a um terceiro elemento de interface nomeado DoWork.

Você está pronto para reaplicar o padrão para ver o padrão e observar seus efeitos nos elementos de modelo. Continue com o Exercício 7: Reaplicando o Padrão.

Termos de uso | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2004, 2005. Todos os Direitos Reservados.