Na modelagem UML, um relacionamento de inclusão é aquele no qual um caso de uso (o caso de uso base) inclui a funcionalidade de outro caso de uso (o caso de uso de inclusão). O relacionamento de inclusão suporta a reutilização da funcionalidade em um modelo de caso de uso.
É possível incluir relacionamentos de inclusão no modelo para mostrar as seguintes situações:
Normalmente, os relacionamentos de inclusão não possuem nomes. Se você nomear um relacionamento de inclusão, o nome será exibido ao lado do conector de inclusão no diagrama.
Como a figura a seguir ilustra, um relacionamento de inclusão é exibido no editor de diagrama como uma linha tracejada com uma seta aberta que aponta do caso de uso base para o caso de uso de inclusão. A palavra-chave «include» é anexada ao conector.
A figura a seguir ilustra um aplicativo de e-commerce que fornece aos clientes a opção de verificar o status de seus pedidos. Esse comportamento é modelado com um caso de uso base denominado CheckOrderStatus que possui um caso de uso de inclusão denominado LogIn. O caso de uso LogIn é um caso de uso de inclusão separado, porque ele contém comportamentos que vários outros casos de uso no sistema utilizam. Um relacionamento de inclusão aponta do caso de uso CheckOrderStatus para o caso de uso LogIn para indicar que o primeiro sempre inclui os comportamentos do segundo.