Nós

Na modelagem UML, os nós são elementos de modelo que representam os recursos computacionais de um sistema, como por exemplo computadores pessoais, sensores, dispositivos de impressão ou servidores. Os nós podem ser interconectados, utilizando caminhos de comunicação, para descrever estruturas de rede.

Os nós podem conter outros nós, chamados de nós aninhados, e também podem ter artefatos implementados neles.

Normalmente, um nó possui um nome que descreve a peça de hardware que ele representa.

Como a figura a seguir ilustra, um nó é exibido como um retângulo tridimensional que contém o nome de nó e o ícone do nó.

Um retângulo tridimensional com três divisões é exibido.A divisão superior contém o nome Node1 e o ícone correspondente. As divisões do meio e inferior estão vazias.

Nos diagramas, as divisões exibem informações sobre os atributos, elementos implementados, nós aninhados e a estrutura interna do nó.

Ao desenvolver software para um sistema distribuído, é possível modelar os diferentes componentes nos quais o sistema é executado utilizando nós em um diagrama de implementação. Por exemplo, um aplicativo de e-commerce pode ter algum software que é executado no computador do cliente e outro que é executado em um servidor público. Esses componentes diferentes são representados por nós. Os artefatos que cada nó implementa podem ser listados em sua divisão Deploy ou são mostrados explicitamente com relacionamentos de implementação.

Como a figura a seguir ilustra, é possível modelar o sistema cliente/servidor com dois nós conectados por um caminho de comunicação.

Esta ilustração mostra como é possível utilizar nós para modelar um sistema. Um retângulo tridimensional denominado Client PC está conectado a um segundo retângulo tridimensional, denominado Server.

Nós Estereotipados

Um nó pode ser estereotipado para representar um tipo específico de hardware. Vários nós estereotipados estão disponíveis na Paleta na Gaveta do Diagrama de Implementação. Também é possível designar um estereótipo a um nó e substituir a forma de cubo por uma forma que lembre o componente de sistema. Por exemplo, a figura a seguir mostra como um nó é estereotipado para representar um computador mainframe.

Um desenho em linha de um computador mainframe é exibido.

Como a figura a seguir ilustra, é possível modelar o mesmo sistema cliente/servidor, com dois nós estereotipados conectados por um caminho de comunicação, utilizando formas que representam os componentes de sistema específicos.

Esta ilustração mostra como é possível utilizar nós estereotipados para modelar um sistema. Um desenho em linha de um computador, denominado Client PC, está conectado a um desenho em linha de um servidor, denominado Database Server.

Tarefas relacionadas
Aninhando um Nó Dentro de outro Nó
Especificando a Implementação de um Artefato em um Nó
Termos de uso | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2004, 2005. Todos os Direitos Reservados.