Antes de iniciar, é necessário concluir o Exercício 1.2: Preparando o Espaço de Trabalho.
O exercício 1.3 o orienta na criação de beans de entidade a partir de um diagrama de classe UML. Neste módulo, você irá fazer estas tarefas:
Você criará dois beans de entidade neste cenário: Author e Book. O bean Author representará uma tabela do banco de dados, também chamada AUTHOR. O bean conterá campos representando o autor: ID, nome, idade e gênero. Estes campos no bean serão mapeados diretamente para colunas na tabela AUTHOR.
O bean Book representará um livro. Seus campos incluem ID e título. Os dados correspondentes ao bean Book serão armazenados na tabela BOOK.
Siga estas etapas para criar o bean Author:
Bean de
Entidade CMP 2.x
aparece no meio da lista.
Bean de Entidade CMP 2.x
para revelar mais opções. A outra opção listada é Bean de Entidade CMP 1.x
.
Bean de Entidade CMP 2.x
.
Como os beans EJB são complexos, esta ação ativa o assistente Criar um Bean Corporativo, permitindo definir o bean.
Na primeira página do assistente, siga estas etapas:
UML EJB tutorial
.Author
.ejbModule
.sample
.2.x
.Na segunda página do assistente, siga estas etapas:
sample.AuthorBean
.sample.AuthorLocalHome
.sample.AuthorLocal
.java.lang.Integer
.id
da chave está na lista dos atributos
CMP.name
com o tipo de java.lang.String
.
Deixe as caixas de opções Matriz e Campo de chave desmarcadas e a caixa de opções Promover os métodos getter e setter para a interface local selecionada.
Quando getters e setters são promovidos para a interface local, eles são expostos aos aplicativos clientes. age
com um tipo java.lang.Integer
.
Deixe as caixas de opções Matriz e Campo de chave desmarcadas e a caixa de opções Promover os métodos getter e setter para a interface local selecionada.O seu primeiro bean de entidade será criado e visualizado no diagrama de classe. Os seguintes arquivos aparecem na visualização Explorador de Projetos:
Abra o descritor de implementação EJB e observe que na página Visão Geral, no título JavaBeans Corporativos, o bean Author está listado. Clique na entrada do bean Author. A página Bean do editor do descritor de implementação é aberta, mostrando os três campos CMP e os quatro arquivos de classe e interface, incluindo a classe utilizada pela chave primária, java.lang.Integer.
Na página Bean, no título Ligações do WebSphere, o nome JNDI ejb/sample/AuthorLocalHome
é mostrado. Este nome JNDI é utilizado quando um aplicativo cliente está procurando
o bean.
Na visualização Explorador de Projetos, no projeto EJB, o diretório ejbModule
> META-INF contém o novo arquivo ibm-ejb-jar-bnd.xmi
.
Este arquivo contém informações de ligação específicas da IBM. As
informações dentro dele são acessíveis por meio do editor do descritor de implementação,
mas os valores são armazenados em um arquivo separado para permitir uma remoção fácil
de aprimoramentos específicos da IBM, se você desejar implementar seu aplicativo em um servidor EJB
de um outro fornecedor. Posteriormente, no processo de desenvolvimento do EJB, o arquivo
ibm-ejb-jar-ext.xmi
será exibido. Ele contém informações de extensões específicas da IBM.
Além disso, na visualização Explorador de Projetos, expanda o diretório do descritor de implementação no projeto EJB, expanda Beans de Entidade > Author e explore os links para os vários componentes que constituem o bean Author.
A seguir, você criará o bean Book. Siga estas etapas:
Book
id
, do tipo java.lang.Integer
(o atributo id
é criado automaticamente)title
, do tipo de java.lang.String
O seu segundo bean de entidade é criado e visualizado no diagrama de classe e os seguintes arquivos aparecem na visualização Explorador de Projetos:
Agora, o descritor de implementação EJB possui Book na lista dos JavaBeans Corporativos na página de Visão Geral. O bean Book possui detalhes semelhantes ao bean Author. Na visualização Explorador de Projetos, expanda o diretório do descritor de implementação no projeto EJB. Expanda Beans de Entidade > Book e explore os links para os componentes do bean.
Em seguida, você definirá um relacionamento do CMP entre os dois beans CMP no diagrama de classe.
Um único Author pode ser associado a zero ou mais books.
E um único book pode ser associado a um ou mais authors. Esse relacionamento será expresso como um relacionamento vários-a-vários bidirecional utilizando a notação0..*:0..*
.
Você poderá desejar reorganizar os elementos no diagrama de classe para ver os detalhes.
As visualizações Resumo e Propriedades fornecem informações úteis sobre o diagrama de classe global e sobre propriedades específicas do componente EJB.
A visualização Resumo aparece, por padrão, na parte inferior esquerda do workbench. Utilize essa visualização para navegar em um diagrama grande seguindo estas etapas:
A visualização Propriedades aparece, por padrão, na parte inferior direita do workbench. Ela tem duas guias, Aparência e Avançada. Você pode alterar cores, fontes e outras propriedades visuais na página Aparência. A página Avançada mostra propriedades detalhadas no elemento realçado no diagrama de classe. Alguns valores de propriedade na visualização Propriedades são de leitura e alguns podem ser modificados.
A seguir, você modificará alguns dos atributos CMP para o bean Author.
gender
do tipo java.lang.Character
.gender
aparece
no compartimento Atributo do bean no diagrama de classe.
name
no bean Author.AuthorKey
. O atributo name agora aparece no diagrama de classe com o símbolo do campo de chave primária. A nova classe de chave aparece no diretório UML EJB tutorialClient >
ejbModule > sampleA seguir, veja os detalhes do diagrama de classe. Dê um clique duplo na barra de títulos do diagrama de classe para ampliá-lo. Agora o editor do diagrama de classe ocupa a maior parte da janela do workbench, deixando o paleta expandida à direita.
Quando você abre o Editor Java do Bean EJB, uma visualização Resumo para esse editor aparece no canto inferior esquerdo do workbench. Você pode fazer alterações no bean a partir dessa visualização. Clique com o botão direito do mouse em um dos métodos na visualização Resumo e selecione Bean Corporativo. Selecione uma das opções Promover ou Rebaixar para promover ou rebaixar o método selecionado para um dos tipos de interface listados.
Tente incluir um método na classe utilizando o Editor Java do Bean EJB. O novo método aparece na visualização Resumo. Se você promover o novo método para uma interface, o método aparecerá no diagrama de classe.
Decoração | Significado |
---|---|
![]() |
Bean de entidade CMP 2.x |
![]() |
campo da chave primária |
![]() |
Campo CMP, não primário |
![]() |
interface local |
![]() |
interface home local |
![]() |
interface remota |
![]() |
método local |
![]() |
método home local |
![]() |
método remoto |
Uma lista completa de decorações é mostrada no centro de informações em Referência de Visualização da UML.
Conforme você realiza alterações em seu diagrama de classe, as alterações correspondentes são automaticamente realizadas no código base. Por outro lado, se você realizar alterações diretamente no código, o diagrama da classe será automaticamente alterado para refletir a alteração. Qualquer tipo de alteração realizada dentro do workbench resulta na revalidação automática e imediata do código. Para aplicativos EJB, a validação inclui a identificação de erros de compilação em classes Java, problemas no caminho da classe e violação das especificações EJB.
Na parte inferior do workbench, várias visualizações são temporárias, incluindo uma chamada Problemas. Esta visualização mostra todos os erros, avisos e mensagens informativas para todos os projetos e arquivos dentro do workbench. Dar um clique duplo em um dos problemas listados abrirá o arquivo apropriado no lugar em que ocorreu o erro.
A visualização Problemas limita o número de problemas listados em 100, por
padrão. Você pode alterar este limite ou filtrar a visualização para exibir apenas
os itens que deseja ver. As opções de filtragem incluem severidade do problema,
projetos, recursos e tipo do problema. Para modificar essas definições padrão, clique na seta ()
e selecione Filtros.
É possível alterar alguns dos comportamentos padrão e exibir características de diagramas de classe. No menu Janela, selecione Preferências. Expanda Modelagem para ver os itens que podem ser alterados.
A seção principal contém Definições Globais, como se as Barras de Ações aparecessem ao manter o ponteiro do mouse sobre uma classe no diagrama. A seção Aparência possui várias páginas que permitem alterar características como fontes, cores, conectores e formatos. A seção EJB tem uma definição para quando os diagramas de classe forem abertos. Outras seções incluem opções para campos Java e de métodos, regras e grades e validação.
Percorra as seções para se familiarizar com as diversas opções. Após realizar as alterações, clique em OK para salvá-las e sair da página Preferências.
Agora você está pronto para iniciar o Exercício 1.4: Mapeando beans de entidade para bancos de dados relacionais.