Exercício 1.2: Criando seu Primeiro Probe
Antes de começar, você deve concluir o Exercício 1.1: Importando o recurso requerido.
O probe que será criado relata sempre ao entrar em um método no programa.
A criação de um probe envolve três tarefas principais:
- Criando um Arquivo de Origem Vazio do Probekit
- Criando o Conteúdo do Arquivo de Origem do Probekit
- Verificando o Probe
Criando um Arquivo de Origem Vazio do Probekit
Você criará o arquivo de origem Probekit em um projeto próprio. (Também poderá criar probes no mesmo projeto que seu aplicativo, mas precisa converter o projeto em um projeto do Probekit para construir probes.)
- Crie um novo projeto Java para conter o probe:
- Na barra de menus do Software Development Platform, clique em File (Arquivo) > New (Novo) > Project (Projeto). A caixa de diálogo New Project (Novo Projeto) é aberta.
- Expanda a entrada Java, em seguida, selecione Java Project (Projeto Java) e clique em Next (Avançar). A caixa de diálogo New Java Project (Novo Projeto Java) é aberta.
- No campo Project name (Nome do projeto), digite RandomNumbersProbe e clique em Finish (Concluir). Uma entrada para RandomNumbersProbe é incluída na visualização Package Explorer (Explorador de Pacotes).
- Converta o projeto em um projeto do Probekit:
- Na visualização Explorador de Pacotes, clique com o botão direito do mouse no projeto RandomNumbersProbe recém-criado, em seguida, clique em New (Novo) > Other (Outro). A caixa de diálogo New (Novo) é aberta.
- Marque Show All Wizards (Mostrar Todos os Assistentes) e, em seguida, expanda a entrada Profiling and Logging (Criação de Perfis e de Logs).
- Selecione Convert Java Projects to Probekit Projects (Converter Projetos Java em Projetos do Probekit) e clique em Next (Avançar).
- Se a caixa de diálogo Confirm Enablement (Confirmar Ativação) for aberta, clique em Always enable capabilities and don't ask me again (Sempre ativar os recursos e não perguntar novamente) e, em seguida, clique em OK. A caixa de diálogo Convert Java Projects to Probekit Projects (Converter Projetos Java em Projetos do Probekit) é aberta.
- Certifique-se de que apenas o projeto RandomNumbersProbe esteja marcado e, em seguida, clique em Finish (Concluir).
- Crie um novo arquivo de origem do Probekit no projeto RandomNumbersProbe:
- Na visualização Explorador de Pacotes, clique com o botão direito do mouse em RandomNumbersProbe e, em seguida, clique em New (Novo) > File (Arquivo). A caixa de diálogo Novo Arquivo é aberta.
- Selecione RandomNumbersProbe para torná-la a pasta pai.
- No campo File Name (Nome do Arquivo), digite RandomNumbersProbe.probe (a extensão .probe é requerida), em seguida, clique em Finish (Concluir). Uma entrada para RandomNumbersProbe.probe é incluída na visualização Explorador de Pacotes. O editor do Probekit e a visualização Problemas são abertos.
Agora você possui um arquivo de origem vazio do Probekit em seu próprio projeto. Como o arquivo está em um projeto do Probekit e você ativou "Construir Automaticamente" em seu espaço de trabalho, o compilador de probe tentou compilar o arquivo de origem. A visualização Problemas relata um erro porque um arquivo vazio não é um arquivo de origem válido do Probekit.
Criando o Conteúdo do Arquivo de Origem do Probekit
Agora você utilizará o editor do Probekit para criar o probe.
Cada definição de probe inclui um fragment (fragmento), que define a lógica do probe. O probe que você criará contém um único fragmento de código Java do tipo "entrada". Um fragmento de "entrada" é aquele que é acionado no momento da entrada dos métodos especificados no programa que está sendo investigado. Nesse probe, sempre que um método for digitado, o fragmento de "entrada" imprimirá o nome da classe e do método.
Para isso, é necessário gravar o código fonte para o fragmento e também definir dois elementos de dados, o nome da classe e o nome do método, que o fragmento deve ser capaz de acessar.
Nota: O Probekit suporta outros tipos de fragmentos além dos fragmento de "entrada". Por exemplo, também é possível gravar fragmentos que são executados quando ocorre a saída dos métodos especificados ou quando um método especificado manipula uma exceção. Consulte o sistema de ajuda para obter informações detalhadas.
Você gravará o probe de modo que seja aplicado a todos os métodos e classes. Entretanto, ao executá-lo, você limitará seu escopo filtrando as classes do sistema como parte do procedimento de ativação.
Para criar seu probe:
- Na borda inferior do editor do Probekit, clique na guia Probes. (As entradas na página Geral são opcionais; você pode utilizá-las para manutenção de registro.)
- Clique em Add Probe (Incluir Probe). Uma entrada Probe é incluída na área de janela da árvore, no lado esquerdo do editor.
- Clique com o botão direito do mouse na entrada Probe recém-criada e clique em New (Novo) > Fragment (Fragmento). Uma entrada Fragment (Fragmento) é incluída na área de janela da árvore, sob a entrada Probe. Por padrão, os fragmentos são criados como sendo do tipo "entrada". (Observe que entry (entrada) também é a seleção no campo Tipo de Fragmento na área de janela de edição, no lado direito do editor do Probekit.)
- Dê um clique duplo na guia da visualização Probekit editor (Editor do Probekit) para ampliar o editor de modo que seja possível ver toda a a área de janela de edição. (Dar um clique duplo na guia novamente restaura a visualização para seu tamanho original.)
- Crie uma variável para conter o primeiro dos itens de dados que você deseja definir, o nome da classe:
- Na área de janela de edição, sob "Itens de Dados", clique em Add (Incluir). Um item de dados padrão do tipo "className" é incluído.
- Clique em Edit (Editar).
- Na caixa de diálogo Edit Data Item (Editar Item de Dados), no campo Name (Nome), digite cname como o nome da variável, em seguida, clique em OK.
- Crie uma variável para conter o segundo item de dados, o nome do método:
- Clique em Add (Incluir) novamente, em seguida, clique em Edit (Editar) para editar o item de dados recém-criado.
- Para Tipo de Dados, selecione methodName na lista.
- No campo Name (Nome), digite mname como o nome da variável, em seguida, clique em OK.
- Na área Código Java, digite a seguinte linha de código:
System.out.println("[Enter method " + cname + "." + mname + "]");
- Na barra de menus, selecione File (Arquivo) > Save (Salvar). O compilador do probe compila automaticamente o probe a partir de seu código fonte.
Verificando o Probe
Ao salvar o probe, o compilador do probe relata erros na visualização Problemas. Verifique a visualização Problemas para ver se ocorreu algo de errado. Se existirem erros, corrija-os no editor de Probe e salve o probe novamente.
Dois tipos de erros podem ser relatados na visualização Problemas:
- Um tipo de erro é um erro estrutural no arquivo de origem do Probekit. Por exemplo, um elemento Probe não pode conter dois fragmentos do mesmo tipo. A visualização Problemas relata esse tipo de erro na coluna Recurso como erros no arquivo de origem do probe.
- O outro tipo de erro é no componente do código fonte Java de um fragmento de probe. Devido à forma que o Probekit está estruturado internamente, esses erros são na realidade relatados em um arquivo diferente, um arquivo gerado pelo Probekit que, neste caso, seria chamado de RandomNumbersProbe_probe.java. Se você der um clique duplo no erro na visualização Problemas, o arquivo de origem Java gerado será aberto. Você poderia até mesmo corrigir o problema ali, mas não deve: quaisquer alterações feitas nesse local serão sobrescritas da próxima vez que o compilador do probe gerar o arquivo a partir da origem do probe. Em vez disso, você deve examinar o arquivo Java gerado para determinar em qual fragmento o erro aparece e, em seguida, corrigir o problema nesse fragmento utilizando o editor do Probekit.
Pronto: você criou seu primeiro probe.
Agora você está pronto para começar o Exercício 1.3: Aplicando seu Probe.