Finalidade

Essa seção fornece links às informações adicionais relacionadas ao mentor de ferramentas.


As etapas no mentor da ferramenta correspondem com as da atividade. Os links para os tópicos na Ajuda on-line do RSA estão marcados com .

Visão Geral

As etapas a seguir são executadas neste mentor de ferramentas:

Informações de Ferramenta Adicional

Categorizar Clientes de Mecanismos de Análise Para o início da página

O RSA, como parte do suporte para Desenvolvimento Orientado a Modelos e Arquitetura Orientada a Modelos, fornece os recursos para mover de modelo para código por meio do uso de transformações. A abordagem principal baseia-se em uma combinação de mapeamentos de tipos (classe do modelo de origem, seus atributos, operações, relacionamentos) e marcação de modelo de origem, definidos nos perfis. A razão para esse método combinado é que, na maioria dos casos, o modelo de origem não contém informações suficientes para conduzir a transformação. O arquiteto precisa incluir 'marcas' específicas que permitem a execução da transformação. Para obter informações adicionais, consulte Mecanismos de Análise.

Dependendo dos perfis aplicados, os clientes dos mecanismos de análise precisarão ser 'marcados' adequadamente, utilizando os estereótipos corretos. Para obter informações adicionais, consulte: Design: Transformar Modelo em Modelo e Design: Transformar Modelo em Código.

Inventariar os Mecanismos de Implementação Para o início da página

Não há nenhuma orientação específica do RSA para listar todos os mecanismos de implementação disponíveis. No entanto, o repositório do RAS é um local adequado para coletar todos os potenciais candidatos à reutilização, especialmente padrões. Consulte: RAS e Padrões.

Mapear Mecanismos de Design para Mecanismos de Implementação Para o início da página

Se uma abordagem de Desenvolvimento Orientado a Modelos for utilizada, esta etapa será executada com a assistência dos recursos de transformação. Há dois tipos de transformações: transformações e padrões. Uma transformação é "uma transformação otimizada para o processamento de batch, principalmente em metamodelos, modelos e níveis de abstração". No RSA, um padrão é um tipo especial de transformação, "otimizada para elaboração interativa e criteriosa, principalmente em um metamodelo único e no mesmo nível de abstração e, muitas vezes, no mesmo modelo". Consulte os conceitos Desenvolvimento Orientado a Modelos e Arquitetura Orientada a Modelos e Mecanismos de Análise.

Dependendo dos perfis aplicados ao modelo, uma série de transformações estão disponíveis "prontas para uso". Para o usuário mais avançado, o RSA fornece uma estrutura para construir transformações personalizadas. Consulte Aplicando Padrões e Design: Transformar Modelo em Código.

Em um ambiente de desenvolvimento centrado mais no código, alguns mapeamentos podem ser descobertos, iniciando com o código existente e utilizando os recursos de detecção de padrão e antipadrão, que fazem parte do suporte do RSA para Análise Arquitetural. Consulte as diretrizes de Descoberta, Análise e Controle Arquitetural.

Documentar Mecanismos Arquiteturais Para o início da página

Os mecanismos propriamente ditos são os elementos do Modelo de Design (como Pacote de Design, Classe de Design e Subsistema de Design) que podem ser representados no Artefato: Modelo de Design como parte de suas respectivas atividades de design. Consulte Mentor de Ferramentas: Identificar Elementos de Design para obter diretrizes sobre a criação de elementos do Modelo de Design. Observe que um padrão RSA é particularmente bem adequado para documentar um mecanismo de design e de implementação, porque permite que os clientes do mecanismo expandam o padrão e gerem uma grande parte do design e código necessários. Consulte: Padrões de Autoria e Empacotando Recursos para Reutilização.

Informações da Ferramenta AdicionalPara o início da página

Tours:

  • RAS
  • Padrões

Tutoriais:

  • Aplicando o Padrão XYZ
  • Design: Transformar Modelo em Modelo
  • Design: Transformar Modelo em Código

Amostras:

  • Modelo para Aplicação de Padrões
  • Padrões

Rational Unified Process   2003.06.15