Finalidade
  • Verificar formalmente se os resultados da disciplina Requisitos estão de acordo com a visão que o cliente tem do sistema.
Função:  Revisor Técnico 
Freqüência: Conforme necessário, geralmente várias vezes em cada iteração, iniciando com a Iniciação.
Etapas
Informações Adicionais: 
Artefatos de Entrada:    Artefatos Resultantes:   
Mentores de Ferramentas:   

Detalhes de Detalhamento do Fluxo de Trabalho::   

Recomendações Gerais Para o início da página

Finalidade Recomendações gerais para cada revisão.

As diretrizes a seguir são úteis durante a revisão dos resultados da disciplina Requisitos:

  • Sempre administre as revisões em uma reunião, embora os participantes das reuniões possam preparar algumas revisões por sua própria conta.
  • Verifique continuamente o que está sendo produzido para certificar-se de que a qualidade do produto seja a melhor possível. Os pontos de verificação são fornecidos com essa finalidade. Consulte os pontos de verificação de cada atividade de análise. Você pode usá-los para reuniões de revisão informais ou em tarefas diárias.

As funções a seguir participarão das reuniões de revisão - uma pessoa que age como revisor de requisitos tem conhecimento considerável do domínio de negócios ou de tecnologia, além de conhecimento detalhado das técnicas aplicadas de facilitação e de modelagem:

Você também deve considerar que as seguintes funções participarão das reuniões de revisão, possivelmente em marcos como o início ou o fim de uma fase:

É importante encontrar o equilíbrio certo entre a inclusão dos participantes desejados e a manutenção de uma revisão gerenciável e produtiva. Tenha cuidado para incluir somente os participantes que contribuirão para que os objetivos da revisão sejam atingidos. Geralmente, é mais produtivo administrar várias sessões de revisão centradas com um pequeno número de participantes do que gerenciar uma única revisão envolvendo vários participantes.

Reuniões de Revisão Recomendadas Para o início da página

Finalidade Definir o escopo e as metas da revisão.
Definir as abordagens utilizadas para cada combinação específica de escopo/meta. 

Normalmente, você deve dividir a revisão nas seguintes reuniões:

Mesmo que você consiga revisar tudo em uma mesma reunião, suas conclusões provavelmente não serão aprovadas na primeira vez. Esteja preparado para realizar novas revisões a cada nova versão do modelo de casos de uso.

Recomenda-se que seja organizada uma revisão do modelo de casos de uso por iteração nas fases de Iniciação e de Elaboração, onde você revisa o trabalho em andamento; isso é feito inicialmente e desconectado pelos usuários antes do desenvolvimento detalhado de quaisquer casos de uso e é um marco muito importante para que os recursos não sejam gastos no desenvolvimento de casos de uso incorretos. Em seguida, no final da fase de elaboração, você deve organizar uma revisão detalhada do modelo de casos de uso. Lembre-se de que, no final da fase de elaboração, você deverá ter um modelo de casos de uso e, possivelmente, um modelo de domínio representando o glossário, que estará 80% completo. Você também deve organizar uma revisão do modelo de casos de uso por iteração nas fases de Construção e de Transição, quando o modelo de casos de uso é aperfeiçoado. A revisão deve se concentrar na parte do modelo de casos de uso que está sendo desenvolvida para a iteração.

Preparar Registro de Revisão e Documentar Defeitos Para o início da página

Finalidade Documentar os resultados da revisão.
Assegurar que os defeitos identificados foram documentados.  

Após cada reunião de revisão, os resultados da reunião são documentados em um Registro de Revisão. Além disso, todos os defeitos são documentados de acordo com o processo de gerenciamento de mudanças do projeto.

Leitura Adicional Para o início da página

Consulte: [BIT03] Capítulo 11.



Rational Unified Process   2003.06.15