O modelo de design é um modelo de objeto que descreve a realização dos casos de uso e serve como uma abstração do modelo de implementação e seu código-fonte. O modelo de design é usado como base para atividades de implementação e teste.  
Outros Relacionamentos:  Cont‚m
Função:  Arquiteto de Software  
Opcionalidade/Ocorrência:  Obrigatório. Fases de Elaboração e Construção.
Gabaritos e Relatórios: 
     
Exemplos: 
     
Representação em UML:  Modelo, estereotipado como <<designModel>>. 
Informações Adicionais:   
Entrada de Atividades:    Saída das Atividades:   

Finalidade Para o início da página

O modelo de design é uma abstração da implementação do sistema. É usado para conceber e documentar o design do sistema de software. É um artefato composto e abrangente que envolve todas as classes de design, subsistemas, pacotes, colaborações e os relacionamentos entre eles.

Propriedades Para o início da página

Nome da Propriedade 

Breve Descrição 

Representação em UML 

Introdução  É uma descrição textual que funciona como uma rápida introdução do modelo.   Valor ativado, do tipo "texto curto". 
Pacotes de Design

Subsistemas de Design 

Os pacotes e subsistemas do modelo, representando uma hierarquia.    Incluídos por meio da associação "representa" ou recursivamente por meio da agregação "possui". 
Classes  As classes do modelo, pertencentes aos pacotes.   Adquiridos recursivamente por meio da agregação "possui". 
Interfaces  São as interfaces no modelo, pertencentes aos pacotes.   Adquiridos recursivamente por meio da agregação "possui". 
Eventos e Sinais  Os eventos e sinais do modelo, pertencentes aos pacotes.   Adquiridos recursivamente por meio da agregação "possui". 
Relacionamentos  Os relacionamentos do modelo, pertencentes aos pacotes.   - " - 
Realizações de Casos de Usos  As realizações de casos de uso de design no modelo, pertencentes aos pacotes.  - " - 
Diagramas  Os diagramas do modelo, pertencentes aos pacotes.   - " -  

Sincronização Para o início da página

O modelo de design define principalmente a arquitetura, mas também é usado como um veículo para análise durante a fase de elaboração. Em seguida, ele é refinado por decisões de design detalhadas durante a fase de construção.

Responsabilidade Para o início da página

O arquiteto de software é responsável pela integridade do modelo de design, garantindo que:

  • O modelo de design como um todo esteja correto, consistente e legível. O modelo de design esteja correto quando realizar a funcionalidade descrita no modelo de casos de uso, e apenas esse comportamento.
  • A arquitetura contida no modelo de design atenda à sua finalidade, inclusive às visões de implantação, de processos e lógica. Essas visualizações são coletadas em um artefato separado, consulte Artefato: Documento de Arquitetura de Software.

Observe que o arquiteto de software não é responsável por pacotes, classes, relações, realizações de caso de uso de design e diagramas; esses itens estão sob a responsabilidade do designer de caso de uso e dos designers correspondentes.

Adaptação Para o início da página

Decida sobre:

  • as propriedades a serem incluídas
  • se há necessidade de extensões para a Linguagem Unificada de Modelagem (UML); por exemplo, o projeto pode requerer estereótipos adicionais
  • o nível de formalidade aplicado ao modelo
  • a adaptação aplicável a subartefatos individuais
  • como o modelo é mapeado para o modelo de análise (consulte Diretrizes: Modelo de Design)
  • se um único modelo ou vários serão utilizados
  • se o modelo será uma especificação abstrata, uma especificação detalhada, um design detalhado ou uma combinação (consulte Diretrizes: Modelo de Design)
  • como o modelo é mapeado para o modelo de implementação (isso é muito mais afetado pela decisão de utilizar engenharia reversa, geração de código ou engenharia em duas vias); consulte Diretrizes: Mapeando de Design para Código

Decisões de ajuste nas diretrizes do design de seu projeto .



Rational Unified Process   2003.06.15