Finalidade

Este mentor de ferramentas descreve como criar um framework no ambiente de desenvolvimento para organizar e armazenar artefatos de itens de configuração relacionados à implementação e à liberação do software. A representação física de subsistemas no ambiente de desenvolvimento define a "estrutura do diretório de produtos" e é, na verdade, o Modelo de Implementação de software. Este mentor de ferramentas explica como configurar o diretório do Modelo de Implementação.

Essa seção fornece links às informações adicionais relacionadas ao mentor de ferramentas.


Terminologia

Existem algumas diferenças entre a terminologia do RUP e  a utilizada pelo ClearCase. As definições a seguir de termos específicos da ferramenta devem ajudar a esclarecer as diferenças.

  • Atividade: Uma atividade ClearCase é intensamente mapeada em uma Ordem de Trabalho RUP. Ela não deve ser confundida com o conceito RUP de uma Atividade.
  • Gerenciamento de Configuração: No contexto do ClearCase, a utilização do termo Gerenciamento de Configuração refere-se a Controle de Versão e Gerenciamento de Construção. O RUP utiliza definições IEEE e ISO do ../../process/glossary.htm#configuration_management -- This hyperlink in not present in this generated websiteGerenciamento de Configuração (CM), que também inclui o Gerenciamento de Mudança como parte do CM.
  • Gerenciamento de Configuração e de Mudança: Tanto ClearCase quanto Rational ClearQuest se referem ao Gerenciamento de Configuração e de Mudança, que é sinônimo da definição RUP do Gerenciamento de Configuração. O RUP usa esses termos como sinônimos.
  • Projeto: Um projeto ClearCase é mapeado para o Repositório de Projetos do RUP.

Visão Geral

Antes de começar a utilizar o ClearCase, é importante saber se você utilizará o UCM (Unified Change Management) do ClearCase, um modelo de uso inicial ou o ClearCase base, que fornece um conjunto de ferramentas que podem ser utilizadas para construir outros modelos de uso.

Use este mentor de ferramentas para tarefas de UCM do ClearCase e do ClearCase base, enquanto todos os outros mentores de ferramentas do ClearCase apresentados no RUP usam o modelo de UCM.

Use este mentor de ferramentas durante a execução do Microsoft Windows.

Etapas da Ferramenta

Para configurar o modelo de implementação com o Rational ClearCase:

  1. Clique repositórios CM (Configuration Management) (ClearCase VOBs).
  2. Importar arquivos e diretórios existentes nos VOBs.
  3. (Opcional) Criar um VOB administrativo para conter definições de objetos de tipo global.

1. Criar repositórios de CM (Configuration Management) (ClearCase VOBs) Para Etapas de Ferramentas

As Bases de Objetos Versionados (VOBs) armazenam versões de arquivos, diretórios e outros objetos. Elas funcionam como repositórios para informações de gerenciamento de configuração. É comum criar seus VOBs para que sejam representantes dos subsistemas definidos por sua arquitetura.

Para iniciar o Assistente de Criação VOB (a ajuda sensível ao contexto está disponível em cada etapa do assistentes.):

  1. Na barra de tarefas Windows, clique em Iniciar > Programas > Rational Software > Rational ClearCase > Administração > Criar VOB.
  2. O Assistente de Criação VOB é iniciado. Siga os passos apresentados para criar uma VOB do ClearCase. Antes de começar, procure saber sobre as convenções de nomeação da VOB usadas por seu site ou projeto e informar-se sobre o local de armazenamento da VOB.
  3. Nos demais passos do Assistente, faça o seguinte:
    • Nomeie a VOB e indique se ela deve ser um componente do UCM ou uma VOB do Projeto (PVOB).
    • Especifique um local de armazenamento da VOB.
    • Escolha Opções.

  Para obter detalhes sobre como criar VOBs, consulte a ajuda on-line do Assistente de Criação VOB do ClearCase.

  Para obter uma visão geral da configuração de VOBs, consulte o capítulo "Configurando VOBs ClearCase" no manual ClearCase Guia do Administrador.

2. Importar arquivos e diretórios existentes em VOBs Para Etapas de Ferramentas

Trabalhando dentro de uma visualização ClearCase produzida por seu projeto, crie a estrutura de diretório de nível superior desejada dentro de seus VOBs, e copie os arquivos e diretórios existente em cada VOB para criar um conjunto inicial de itens de configuração de desenvolvimento  (elementos Rational ClearCase).

  1. No ClearCase Explorer, selecione os diretórios e arquivos a serem importados.  
  2. Clique com o botão direito do mouse para exibir um menu de comandos e selecione Incluir no Controle de Origem. Isso criará um elemento do ClearCase para cada um dos objetos destacados.

  Para obter informações sobre a importação de grandes volumes de arquivos, consulte o comando clearimport no manual ClearCase Referência de Comandos.

3. (Opcional) Criar um VOB administrativo para conter definições de objetos de tipo global Para Etapas de Ferramentas

Opcionalmente, talvez você deseje criar uma VOB Administrativa para conter as definições dos objetos de tipo global. Crie uma VOB administrativa que contenha as definições dos objetos de tipo global utilizados na definição das baselines em seus subsistemas.

Para criar uma VOB administrativa, inicie o Assistente de Criação VOB descrito anteriormente na Etapa 1 e siga os avisos.

   Para obter mais informações sobre como trabalhar com VOBs administrativas, consulte "utilizando VOBs Administrativa e Tipos Globais" no manual ClearCase com o título Guia do Administrador.



Rational Unified Process   2003.06.15