Exercício 1.3: Preenchendo o Web Site com Páginas da Web

Mostre-me

Você deve concluir o Exercício 1.2: Projetando a Estrutura do Web Site antes de começar a preencher o site com páginas.

Depois do Web site ser organizado utilizando ícones de página no Web Site Designer, você estará pronto para começar a criar suas páginas. Os ícones de página são delimitados atualmente por linhas interrompidas; isto indica que o arquivo representado pelo ícone de página, ou a página real, não existe. Depois dos arquivos serem criados, os ícones de página terão linhas sólidas como molduras.

  1. Dê um clique duplo no ícone de página para a página Visualizar Todos os Classificados. O diálogo Criar uma página é aberto.
  2. Para este tutorial, você precisa selecionar a opção JSP do Faces. Essa opção cria uma página da Web JSP que é ativada para utilizar a tecnologia JavaServer Faces. Saiba Mais sobre os Componentes JavaServer Faces e Faces. Você também pode aprender a utilizar componentes Faces para incluir conexões de dados no Web site no tutorial Exibir informações dinâmicas em páginas da Web com o JavaServer Faces.
  3. Clique em OK. O assistente Novo Arquivo JSP do Faces é aberto.
  4. Aceite a pasta padrão (/ClassifiedsTutorial/WebContent).
  5. No campo Nome do Arquivo, digite o nome do novo arquivo, all_records. Embora possa ser conveniente nomear o arquivo igual à etiqueta de navegação que você designou à página quando organizou o site, você também pode nomear os arquivos de uma forma que faça sentido para os recursos no sistema local e utilizar as etiquetas de navegação apenas como uma convenção de nomenclatura para navegação futura.
  6. Assegure-se de que HTML esteja selecionado no campo Linguagem de Marcação. Para o resto dos campos, aceite os padrões.
  7. Deixe a caixa de opções Configurar opções avançadas limpa. Se desejar configurar opções para o novo arquivo, como bibliotecas de tags adicionais, você tem a opção de especificar opções adicionais utilizando esse assistente; no entanto, para os propósitos deste tutorial, você pode aceitar os padrões.
    Nota: O novo arquivo fará referência automaticamente ao Master.css que foi criado quando você criou o projeto da Web.
  8. Clique em Concluir. O novo arquivo é aberto no Page Designer.
  9. Retorne ao Web Site Designer clicando na guia Navegação - Tutorial de Classificados. Agora você pode ver que o ícone Visualizar Todos os Classificados tem uma moldura sólida e um ícone pequeno de diamante azul () para indicar que um arquivo JSP foi associado a ele, enquanto os outros ícones de página ainda têm uma moldura interrompida para mostrar que os arquivos ainda não foram criados para eles.
    Ícones de página existentes e não-existentes.

  10. Continue a criar páginas JSP do Faces para os outros ícones de página dando um clique duplo em cada ícone e completando o assistente Novo Arquivo JSP do Faces. Para esse tutorial, siga a convenção de nomenclatura:
  11. Pressione Ctrl+S para salvar a Navegação do Web Site.

Quando finalizar a criação das quatro páginas, a visualização Navegador de Projetos mostrará todos os novos recursos sob a pasta WebContent:

Visualização Explorador de Projetos com páginas.

Agora você criou páginas em branco para cada uma das páginas que você terá no Web site. Você está pronto para começar o Exercício 1.4: Projetando a Aparência e o Comportamento do Web Site.

Termos de Utilização | Feedback

(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2004. Todos os Direitos Reservados.