Saiba Mais sobre SDO

Os componentes Faces e os Service Data Objects podem funcionar juntos ou criar um aplicativo dinâmico da Web que acesse dados de uma maneira otimizada para a Web

Normalmente, os aplicativos dinâmicos da Web acessam origens de dados e podem criar, ler, atualizar e excluir dados dinamicamente. Embora existam várias estruturas de acesso a dados para escolha, duas são nativamente suportadas na perspectiva da Web: beans de acesso a dados e SDO (Service Data Objects) (referido como WDO no WebSphere Application Server versão 5.x). SDO é um mecanismo de acesso a dados integrado ao XML, desconectado e centrado em dados que fornece resultados independentes da origem. Ou seja, SDO é um método de acesso a dados otimizado para aplicativos da Web, em particular, aplicativos dinâmicos da Web que utilizam componentes Faces.

  • Centrado em dados: Os resultados são recuperados como um gráfico estruturado de dados. O SDO não suporta a recuperação de objetos (que incluem comportamentos associados) como no caso dos mecanismos de persistência de EJB.
  • Desconectado: O resultado recuperado (tabela de dados) é independente de quaisquer conexões ou transações associadas.
  • Integrado ao XML: Conversão fácil de dados recuperados para/do formato XML.
  • Conjunto de resultados independente da origem: Os resultados das consultas SDO são padronizados porque os resultados retornados de qualquer tipo de origem de dados são convertidos em uma representação gráfica do SDO. Por exemplo, uma consulta SDO em uma origem de dados JDBC e uma consulta em uma origem de dados EJB retornam os resultados estruturados SDO que utilizam o mesmo conjunto de tipos de dados padrão.

Esses recursos SDO suplementam o mecanismo de acesso a dados orientados a objetos atualmente disponível fornecido pelo EJB e o mecanismo centrado em dados, mas conectado, fornecido pelo uso direto do JDBC.

Os componentes SDO e Faces funcionam juntos para fornecer um modo fácil de criar um aplicativo dinâmico da Web que acesse dados utilizando um método otimizado para a Web. Há dois beans de acesso a dados disponíveis como componentes Faces na visualização Paleta:

Termos de Utilização | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2005. Todos os Direitos Reservados.