Multiplicidade

Nos diagramas de classe UML (Linguagem de Modelagem Unificada), a multiplicidade especifica o número de elementos permissíveis que um conjunto de beans corporativos EJB (Enterprise JavaBeans) associados pode assumir.

Uma especificação de multiplicidade é um subconjunto de um conjunto de inteiros não negativos. É possível fornecer especificações de multiplicidade para funções em relacionamentos de associação.

Uma multiplicidade aparece como uma cadeia de texto composta de uma seqüência de intervalos de inteiros separados por vírgulas, em que um intervalo representa um intervalo (possivelmente infinito) de inteiros, no seguinte formato:

limite-inferior .. limite-superior

Neste formato, limite-inferior e limite-superior são valores inteiros literais que especificam o intervalo fechado (inclusivo) de inteiros do limite inferior até o limite superior. Um asterisco (*) é utilizado para o limite superior para denotar um limite superior ilimitado. Em um contexto parametrizado (como um gabarito), os limites podem ser expressões mas devem ser avaliados para valores inteiros literais para qualquer uso real. Expressões sem limite que não sejam avaliadas para valores inteiros literais não são permitidas.

Diversas multiplicidades são possíveis. Um bean corporativo pode relacionar-se a outro em um intervalo um-para-um, um-para-muitos, um-para-um ou mais, um-para-zero ou um, um-para-um limitado (por exemplo, um para cinco a 10). Um asterisco (*) representa mais e muitos. Em um contexto ou é representado por dois pontos (..), como em "1..*" (um ou mais). Em outro contexto, ou é representado por uma vírgula, como em "5, 10" (cinco ou 10).

As diretrizes de estilo são que os intervalos devem ser crescentes em um padrão não variado. Por exemplo, "1..3, 7, 10" é preferível a "7, 10, 1..3". E dois intervalos contíguos devem ser combinados em um único intervalo. Por exemplo, "0..1" é preferível a "0, 1".

Multiplicidades são o número de objetos de um bean corporativo EJB que se relacionam com um único objeto em um bean corporativo associado. Para representar esses números em um diagrama de classe UML, coloque as multiplicidades acima do relacionamento (conector) de associação próximas à classe associada.

A figura a seguir ilustra como as multiplicidades são representadas em diagramas de classe.

A imagem mostra um exemplo de multiplicidade entre dois classificadores associados.

Conceitos relacionados
Relacionamentos de Associação
Relacionamentos de Dependência
Relacionamento Estende
Relacionamentos Implementa
Termos de Utilização | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2004, 2005. Todos os Direitos Reservados.