Antes de começar, você deve concluir o Exercício 1.2: Criando uma Conexão com o Banco de Dados DB2 SAMPLE e Copiando-a em seu Projeto.
Neste exercício, você utilizará um assistente para criar um procedimento armazenado DB2(R) SQL. Esse procedimento armazenado simples retorna informações do funcionário da tabela EMPLOYEE quando o ID do departamento do funcionário corresponde a um valor digitado pelo usuário. Você utilizará um outro assistente para criar a instrução SQL, embora também possa digitar a instrução diretamente no assistente que cria o procedimento armazenado.
Como você está utilizando o assistente, é possível ver informações adicionais sobre cada campo no assistente, colocando o foco do teclado no campo e pressionando F1.
Para criar um procedimento armazenado SQL:
SPEmployee
.
Em etapas posteriores, você estará depurando o procedimento armazenado utilizando o depurador de procedimento armazenado SQL integrado incluído com o workbench, portanto você o está construindo e ativando a depuração aqui. Ao construir uma rotina SQL, o workbench registra a rotina na tabela de catálogos do banco de dados de destino.
Se você não selecionou as opções de construção aqui, poderá construir e ativar o procedimento armazenado para depuração posteriormente, clicando com o botão direito do mouse no procedimento armazenado na visualização Definição de Dados e selecionando Construir para Depuração no menu pop-up.
Isso ativa o assistente que irá conduzi-lo pela criação de uma instrução SQL.
:dept
. Isso cria uma variável do host denominada "dept" que é utilizada como
um parâmetro de entrada do usuário para o procedimento armazenado.
SELECT
SCHEMANAME.EMPLOYEE.EMPNO, SCHEMANAME.EMPLOYEE.FIRSTNME, SCHEMANAME.EMPLOYEE.LASTNAME, SCHEMANAME.EMPLOYEE.WORKDEPT FROM SCHEMANAME.EMPLOYEE WHERE SCHEMANAME.EMPLOYEE.WORKDEPT = :dept
Na tabela Parâmetros, você deverá ver os parâmetros de saída para SQLSTATE e SQLCODE e o parâmetro de entrada (dept) criado. Nessa página, você pode criar opcionalmente outros parâmetros do usuário, mas para as finalidades deste tutorial, os parâmetros serão mantidos como estão.
O procedimento armazenado, SPEmployee, aparece na visualização Definição de Dados na pasta Procedimentos Armazenados sob o esquema no qual ele foi criado. O procedimento armazenado também é aberto no editor, no qual é possível visualizar e editar o código fonte. Como você selecionou as opções Construir e Ativar Depuração, o procedimento armazenado é automaticamente construído e ativado para depuração. O ícone próximo ao procedimento armazenado na visualização Definição de Dados deve conter uma chave inglesa para indicar que o procedimento armazenado foi construído. É possível visualizar os resultados da construção na visualização Saída do BD.
Neste ponto, você poderia opcionalmente utilizar o editor para fazer alterações no procedimento armazenado, dependendo de sua solução de negócios.
Agora você está pronto para começar o Exercício 1.4: Depurando o Procedimento Armazenado.
Termos de Utilização
| Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2005.
Todos os Direitos Reservados.