Criando uma Probe Utilizando o Editor do Probekit

Você pode utilizar a interface visual do editor do Probekit para criar o código fonte para uma nova probe.

Para criar uma probe utilizando o editor do Probekit:

  1. Clique com o botão direito do mouse no projeto que conterá a probe e selecione New (Novo) > Other (Outro) no menu pop-up.
  2. Na página Select a wizard (Selecionar um Assistente), expanda Profiling and Logging (Traçado de Perfil e Log) e selecione Probekit Source File (Arquivo de Origem do Probekit).
  3. Clique em Next (Avançar).
  4. No assistente Create a New Probe File (Criar um Novo Arquivo de Probe), digite um nome para o novo arquivo de origem da probe no campo File name (Nome do Arquivo). A extensão do nome do arquivo para os arquivos de origem da probe deve ser .probe.
  5. Na Source folder (Pasta de Origem), selecione uma pasta de origem do projeto para conter o novo arquivo de fonte da probe. Você pode digitar um nome de pasta na caixa de edição ou selecionar uma pasta na área de janela da árvore.
    Nota: Os arquivos de origem da probe devem aparecer no nível superior de uma pasta de origem do projeto; eles não podem estar em uma subpasta.
  6. Selecione o tipo de conteúdo que você deseja incluir na probe. Se selecionar Method Probe (Probe de Método) ou Callsite Probe (Probe de Callsite), deverá selecionar também o Fragment Type (Tipo de Fragmento).
  7. Clique em Next (Avançar).
  8. Inclua quantos objetos probe de dados forem necessários utilizando o botão Add (Incluir). A descrição dos objetos probe de dados disponível para o tipo de probe sendo criado é exibida na parte inferior da página.

    Nota: Se voltar e alterar o tipo de probe que está sendo criada ou o tipo de fragmento a ser inserido, talvez seja solicitado a descartar os objetos probe de dados que não se aplicam mais.
  9. Clique em Finish (Concluir). O novo arquivo .probe aparece na pasta de origem do projeto e, por padrão, é automaticamente aberto no editor do Probekit.
  10. Selecione a guia General (Geral).
  11. No campo ID, digite uma cadeia exclusiva de id para a probe e, opcionalmente, um número de versão no campo Version (Versão). A cadeia do id será utilizada para identificar exclusivamente a probe no Registro do Probekit. Para obter informações adicionais, consulte Objeto do Probekit.
  12. Selecione a guia Probes e clique no botão Add Probe (Incluir Probe). O novo objeto probe aparece na área de janela da árvore.
  13. Clique com o botão direito do mouse no objeto probe na árvore do editor e selecione New (Novo) > Fragment (Fragmento) no menu pop-up. O novo objeto fragmento aparece na árvore como um filho do objeto probe e os campos de propriedade do fragmento são exibidos na área de janela de edição.
  14. Na área de janela de edição, selecione um Fragment Type e, em seguida, digite o código Java do fragmento probe. Para obter informações adicionais, consulte Objeto Probe do Fragmento.
  15. Continue definindo a probe selecionando objetos na árvore e utilizando o menu pop-up para incluir objetos-filho e digitando valores para os novos objetos na área de janela de edição. Para obter informações detalhadas sobre os objetos probe e suas propriedades, consulte Referência de Elementos do Probekit. O menu pop-up lista somente os objetos filhos que são válidos para o objeto que está selecionado na árvore. Os itens de menu para os objetos que são válidos, mas não podem mais ser incluídos, são desativados.
    Nota: Ao digitar um valor no campo de propriedade Import directive (Importar Diretiva) de um objeto probe Import (Importar), digite apenas o nome do pacote ou da classe que você deseja importar. Não digite a palavra-chave "import" ou o ponto-e-vírgula final (;).
  16. Ao concluir a definição da probe, clique em File (Arquivo) > Save (Salvar).

    Nota: Quando o arquivo .probe for salvo, o Editor do Probekit verifica a sintaxe de todos os elementos Java do arquivo e relata quaisquer problemas javac para o usuário. Os objetos com erros ou avisos terão os ícones alterados na árvore para o ícone de erro ou de aviso. Os problemas Javac são exibidos em uma tabela na parte inferior da guia "Probes" do editor. Dar um clique duplo em um item desta tabela altera o foco da área de janela para a direita da árvore Probes e enfoca no widget que contém o erro ou aviso javac. Para widgets Java de várias linhas, tal como o widget "Java Code" mostrado na tela associada, a primeira linha do widget será selecionada e o usuário rolará para a linha com o problema. A tabela Syntax Problems (Problemas de Sintaxe) não suporta filtros.

Tarefas Relacionadas
Modificando uma Probe Utilizando o Editor do Probekit

Referência Relacionada
Editor do Probekit
Referência de Elementos do Probekit


(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2005. Todos os Direitos Reservados.