Alterações do Depurador na V6.0

Há várias alterações nas ferramentas de depuração no Rational Web Developer V6.0. Você precisará estar ciente dessas alterações, para utilizar essas ferramentas com seus projetos depois da migração. Pode ser necessário alterar ou restaurar as configurações.

Migrando Espaços de Trabalho e Configurações de Ativação

Quando um espaço de trabalho V5.1.x do WebSphere Studio Site Developer é aberto no Rational Web Developer V6.0, as seguintes configurações de ativação do depurador associadas ao espaço de trabalho não serão migradas automaticamente:
  • Depurar no Servidor: As configurações de ativação criadas anteriormente através da ação Depurar no Servidor, não serão migradas para a V6.0. Para ativar um aplicativo para depuração em um servidor na V6.0, selecione o aplicativo novamente e escolha Depurar no Servidor. Isso criará uma nova configuração de ativação para o aplicativo.
  • Conexão do Servidor: As configurações de ativação de depuração do WebSphere Application Server criadas anteriormente para uma conexão do servidor não migrarão para a V6.0. A configuração de ativação de depuração do WebSphere Application Server não existe mais. Para executar uma conexão de servidor para depuração na V6.0, utilize a ação Depurar no Servidor e crie um WebSphere V5 Server Attach para 5.x ou um WebSphere V6.0 Server Attach para 6.0.
  • Depurador de SQLJ: A configuração da ativação de depuração de SQLJ não existe mais e as configurações de ativação de SQLJ anteriormente criadas não migrarão para a V6.0. Para ativar programas SQLJ para depuração na V6.0, utilize a configuração de ativação do Aplicativo Java.
  • Depurador do Procedimento Armazenado: As configurações de ativação do depurador do procedimento armazenado criadas anteriormente serão migradas para o Rational Web Developer V6.0 e estarão disponíveis para utilização na caixa de diálogo Depurar Configurações de Ativação. Depois da migração, se você utilizar a ação Depurar no menu pop-up Visualização da Definição de Dados, uma nova configuração de ativação será criada para você.
    Nota: Se você migrar um espaço de trabalho que contenha um procedimento armazenado e, em seguida, reconstruir o procedimento armazenado para depuração, as configurações de ativação migradas associadas ao procedimento armazenado não funcionarão.
  • Depurador EGL: Depois de migrar um espaço de trabalho, as etapas a seguir devem ser executadas para as configurações de ativação do depurador EGL:
    1. Modifique o JRE (Java Runtime Environment) instalado para apontar para o local correto. Depois de migrar um espaço de trabalho, seu JRE instalado apontará para o JRE a partir da versão anterior do WebSphere Studio Site Developer. Para alterar isso, aponte para o novo local do JRE da seguinte forma:
      1. Selecione Janela > Preferências a partir do menu do workbench.
      2. No diálogo Preferências resultante, expanda o nó Java e, em seguida, selecione o nó JREs Instalados.
      3. No lado direito, defina o JRE instalado para apontar para o que foi instalado com a versão atual desse produto. O local do JRE é o subdiretório \eclipse\jre do diretório de instalação do Rational Web Developer V6.0.
    2. Na configuração de ativação, selecione a guia Origem antes da ativação (não fazer isso resultará em um erro de "origem não localizada"). Se você tiver incluído locais de origens na configuração de ativação no espaço de trabalho V5.1.x, você precisará incluir manualmente esses locais novamente na configuração de ativação migrada.
  • Depurador de Linguagem Compilada: Depois de migrar um espaço de trabalho, as etapas a seguir precisam ser executadas para as configurações de ativação do depurador de linguagem compilada existente:
    1. Se você tiver definido variáveis de ambiente na guia Ambiente do Sistema da configuração de ativação do Aplicativo Compilado, será necessário incluí-las novamente manualmente na configuração de ativação migrada.
    2. Se você tiver incluído locais de origem nas configuração de ativação de Aplicativo Compilado ou de Conectar a um Processo em Execução, será necessário incluí-los novamente manualmente na configuração de ativação migrada.

Depurar Visualizações

As visualizações Armazenamento e Mapeamento do Armazenamento não existem mais. Elas foram substituídas pelas visualizações Memória e Apresentação de Memória.

O Depurador XSLT

Esse depurador foi substituído na V6.0 e muitas de suas visualizações e ações foram alteradas de forma significativa. Para obter informações adicionais, consulte a documentação do depurador XSLT no centro de informações.

Uma das alterações mais significativas no depurador XSLT é sua dependência no JRE instalado com o Rational Web Developer V6.0. Se você migrar um espaço de trabalho do WebSphere Studio Site Developer V5.1.x, será necessário modificar o JRE instalado para apontar para o local correto antes de poder ativar uma sessão de depuração XSLT para ele. Para fazer isso, é possível executar uma das seguintes ações:
  • Alterar o JRE para todo o espaço de trabalho, apontando-o para o novo local do JRE, executando as seguintes etapas:
    1. Selecione Janela > Preferências a partir do menu do workbench.
    2. Na janela Preferências, expanda o nó Java e, em seguida, selecione o nó JREs Instalados.
    3. No lado direito, defina o JRE instalado para apontar para o que foi instalado com a versão atual desse produto. O local do JRE é o subdiretório \eclipse\jre do diretório de instalação do Rational Web Developer V6.0.
  • Se você tem a intenção de ativar a sessão de depuração através do diálogo Depurar Configurações de Ativação, é possível alterar o JRE da configuração de ativação, apontando-o para o novo local do JRE. Para fazer isso, abra a configuração de ativação na caixa de diálogo Depurar Configurações de Ativação. Selecione a guia JRE e especifique o novo local do JRE no campo JRE Alternativo.
Conceitos relacionados
Compatibilidade com o WebSphere Studio V5.1.x
Tarefas relacionadas
Migrando do WebSphere Studio V5.1, 5.1.1 ou 5.1.2
Migrando Projetos da Web Struts
Atualizando Recursos de Tempo de Execução Faces em um Projeto de Portlet
Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2005. Todos os Direitos Reservados.