Exercício 1.1: Importando os Recursos Requeridos e Configurando o Espaço de Trabalho

Embora a maioria das etapas neste tutorial possa ser executada em várias perspectivas, a perspectiva J2EE é a padrão para o desenvolvimento do serviço da Web e, assim, todas as imagens e etapas neste tutorial baseiam-se na suposição de que você esteja utilizando a perspectiva J2EE. É possível alternar perspectivas no menu Window (Janela).

Ativando os Recursos do Serviço da Web

Para ativar os recursos requeridos para o desenvolvimento de serviços da Web:

  1. Na página de boas-vindas, verifique se os serviços da Web estão ativados procurando o ícone Serviços da Web no canto inferior direito: ícone Serviços da Web. Se a página de boas-vindas estiver fechada, você poderá abri-la a partir do menu Ajuda.
  2. Se os serviços da Web não estiverem ativados, clique no ícone no canto inferior direito semelhante a uma pessoa. Isto exibirá uma lista de recursos que você poderá selecionar.
  3. Clique  no ícone Web services (Serviços da Web) no canto superior esquerdo:
    Captura de Tela dos Ícones Utilizados para Selecionar Recursos
As ferramentas utilizadas no desenvolvimento de serviços da Web agora estão ativadas.

Definindo o nível de conformidade WS-I

Por padrão, o nível de conformidade WS-I é definido como Suggest (Sugerir), o que significa que qualquer opção em inconformidade selecionada abrirá uma caixa de diálogo de aviso, mas será possível continuar. Esta amostra gerará um serviço da Web de conformidade, então você deverá definir o nível de conformidade WS-I para o Simple SOAP Binding Profile e o Attachements Profile como Suggest (Sugerir). Isso gerará um aviso se uma sugestão em inconformidade for feita, enquanto permite continuar.

Para alterar o nível de conformidade WS-I:

  1. No menu Window (Janela), selecione Preferences (Preferências).
  2. Expanda Web Services (Serviços da Web) e selecione WS-I Compliance (Conformidade WS-I).
  3. Selecione Suggest compliance (Sugerir conformidade) para ambas as listas drop-down.

Captura de Tela do Assistente Preferências de Serviços da Web

Criando o projeto da Web

Nos produtos Rational Developer, os serviços da Web devem estar contidos em um projeto da Web. Para este tutorial, todos os recursos requeridos pelo serviço da Web, como o Java bean e as definições da Web, serão mantidos neste projeto.

Para criar um projeto da Web:

  1. Na barra de menus principal, clique em File (Arquivo) > New (Novo) > Other (Outro) > Web > Dynamic Web Project (Projeto Dinâmico da Web). Clique em Next (Avançar).
  2. Digite WebProject no campo de texto Project name (Nome do projeto). Selecione Show advanced (Mostrar avançado). Defina o campo EAR Project (Projeto EAR) como SQEAR. Clique em Finish (Concluir).
  3. Quando solicitado a mudar para a perspectiva da Web, clique em No (Não).
  4. Você criou seu projeto da Web e ele deve ser semelhante a esse na perspectiva J2EE:
    Captura de Tela do Navegador do Projeto

Incluindo o Projeto no Servidor

Você precisa associar o projeto ao servidor no qual o serviço da Web será executado. Para fazer isso:

  1. Clique com o botão direito do mouse no servidor na visualização Servers (Servidores) e selecione Add and Remove projects (Incluir e Remover projetos). Se a visualização Servidores não estiver aberta em seu espaço de trabalho, abra-a a partir do menu Window (Janela), selecionando Show View (Mostrar Visualização) > Servers (Servidores).
  2. Na janela que for aberta, selecione seu projeto dinâmico da Web e o respectivo arquivo EAR associado e clique em Add (Incluir).
  3. Clique em Finish (Concluir).

Importando o Bean

O bean StockQuoteService foi fornecido. O bean que será utilizado neste tutorial retorna o último preço comercial do Web site http://finance.yahoo.com fornecendo um símbolo de valor.

Antes de trabalhar com o bean, importe-o do sistema de arquivos para o ambiente de trabalho:

  1. Vá para a perspectiva Resource (Window (Janela) > Open Perspective (Abrir Perspectiva) > Other (Outro) > Resource (Recurso)).
  2. Na visualização Navigator (Navegador) da perspectiva Resource (Recurso), no projeto da Web que você acabou de criar, selecione a pasta JavaSource.
  3. Clique em File (Arquivo) > Import (Importar) para abrir o assistente para Importação.
  4. Clique em File system (Sistema de arquivos) para importar os recursos do sistema de arquivos local.Clique em Next (Avançar).
  5. Para digitar o diretório no campo de texto Diretório, clique em Browse (Procurar) para localizar e selecionar a seguinte pasta:
    com.ibm.etools.webservice.bujava.tutorial.doc\resources e clique em OK. Esta pasta está localizada no diretório de instalação do produto Rational Developer, dentro da pasta rwd\eclipse\plugins.

  6. Selecione a caixa de opções resources (recursos) na área de janela à esquerda:
    Captura de Tela do Assistente de Importação com a Pasta StockQupte Selecionada
  7. Clique em Finish (Concluir) para importar o arquivo e fechar o assistente.

Uma vez importado o bean, é possível criar o serviço da Web.

Se você tiver êxito na importação do bean, a exibição Task não conterá erros, a pasta de Java Source conterá o bean StockQuoteService.java e a pasta WEB-INF/classes conterá o bean StockQuoteService.class compilado. Se você acidentalmente importar a pasta incorreta, dê um clique duplo no arquivo StockQuoteService.java e certifique-se de que o nome do pacote listado corresponda ao nome do pacote no seu espaço de trabalho. Se eles não corresponderem, você poderá excluir o pacote importado e importar a pasta correta ou poderá criar manualmente um pacote com o nome correto e mover o arquivo Java para ele.

Agora, você está pronto para iniciar o Exercício 1.2: Criando o Serviço da Web.

Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2004. Todos os Direitos Reservados.