Finalidade
  • A finalidade desta atividade é estabelecer um ambiente em que o produto possa ser desenvolvido e compilado. Isso é feito em duas partes: primeiro, configurando o ambiente do hardware e, em seguida, estabelecendo o ambiente de desenvolvimento.
  • Definir o ambiente de Gerenciamento de Configuração envolve alocar recursos de máquinas (servidores e espaço em disco) e instalar as ferramentas de gerenciamento de configuração.
  • Definir o ambiente de desenvolvimento envolve criar repositórios, definir a estrutura de diretórios do produto e importar todos os arquivos existentes. O ambiente inicial serve como uma baseline para o aprofundamento do trabalho de desenvolvimento.
Função:  Gerenciador de Configuração  
Freqüência:  Esta atividade é executada normalmente no início de cada fase. Em alguns contextos, sua execução pode ser apropriada uma vez apenas durante a Iniciação. 
Etapas
Artefatos de Entrada:    Artefatos Resultantes:   
Mentores de Ferramentas:   

Detalhes de Detalhamento do Fluxo de Trabalho::   

Configurar o Ambiente de Hardware do CM Para o início da página

Finalidade:  Alocar os recursos de hardware necessários para instalar  e configurar a Ferramenta de CM. 

O Gerenciador de Configuração trabalha com o Administrador do Sistema para alocar os recursos de máquinas e instalar os softwares necessários.

As principais considerações (em ordem de prioridade) para a máquina dedicada a executar o servidor que medeia o acesso aos dados reais no  repositório do projeto são as seguintes:

  • Requisitos de Memória
  • Requisitos de Entrada/Saída de Disco
  • Largura de Banda da Rede
  • Espaço em Disco do Repositório do Projeto

Informações sobre cada um desses itens são fornecidas em Artefato: Repositório do Projeto

Mapear a Arquitetura para o Repositório Para o início da página

Finalidade:  A Estrutura de Diretórios do Produto é organizada de modo lógico para assegurar um espaço reservado para todos os artefatos relacionados ao projeto.  

A estrutura de diretórios do produto oferece um espaço reservado, aninhado logicamente para todos os artefatos relacionados ao produto. A forma do diretório (que serve como o repositório do projeto) depende do número de subsistemas no sistema todo e do número de elementos em cada subsistema.

Embora a estrutura lógica do produto não apareça até que as atividades de Análise e Design estejam em andamento, um repositório de projeto inicial precisa ser criado para os artefatos de gerenciamento e de planejamento.

O resto da estrutura pode ser elaborado após as decisões de design, e a natureza da Visão de Implementação se torna mais clara em relação a como vários elementos de design devem ser empacotados para a implementação.

Crie um marcador de posição para cada subsistema que precise ser implementado na estrutura de diretórios. Calcule os requisitos de armazenamento para os artefatos que serão desenvolvidos, e certifique-se de que haverá armazenamento físico suficiente. Para as finalidades de CM, deve haver um alto grau de coesão entre os elementos internos na estrutura de diretórios do produto. Os subsistemas devem ter interfaces bem definidas com as outras partes do sistema, além da possibilidade de construção e de teste independentes. O motivo principal é permitir o desenvolvimento independente e paralelo dos sistemas por equipes separadas. A idéia é acelerar de forma significativa o desenvolvimento e promover a reutilização e facilidade de manutenção do sistema.

Criar Conjunto Inicial de Elementos Transformados em Versão Para o início da página

Finalidade:  Criar uma baseline inicial dos artefatos do projeto. 

Mesmo em projetos sem gerenciamento de configuração, existe uma noção de uma estrutura de diretórios e um corpo existente de materiais que é utilizada pelo projeto de modo dinâmico. A intenção é exportar/importar o material existente para a estrutura criada para o desenvolvimento do produto.

Definir Níveis de Promoção de Baseline Para o início da página

Finalidade:  Assegurar que todos os elementos armazenados no repositório do projeto compartilhem um conjunto comum de níveis de promoção "jurídicos". 

Uma baseline é uma versão única do repositório do projeto. A qualidade ou o status dessa baseline é indicado pelo nível de promoção da baseline. Todos os elementos armazenados no repositório do projeto compartilham um conjunto comum de níveis de promoção "jurídicos", preferivelmente com definições consistentes através de vários projetos.



Rational Unified Process   2003.06.15