Tópicos

IntroduçãoPara o início da página

A Análise da Arquitetura é onde o Arquiteto de Software determina a forma de melhor alavancar as tecnologias fornecidas pela plataforma J2EE pata atender aos requisitos funcionais e não-funcionais do sistema. Esta diretriz discute algumas dessas tecnologias.

Configurações de Implementação do J2EE Para o início da página

O J2EE suporta várias configurações de implementação. Selecionar uma determinada configuração de implementação é uma importante etapa na Análise da Arquitetura, uma vez que ela se torna a base na qual a arquitetura inicial baseia-se.

Selecionar uma configuração de implementação do J2EE leva à definição do Modelo de Implementação inicial. A configuração de implementação do J2EE selecionada define a configuração dos nós físicos (isto é, máquinas) e dos nós lógicos (Contêineres J2EE). Este é o local onde você decide se tem ou não um servidor da Web e um servidor EJB separados e se seus clientes são navegadores que utilizam HTTP ou são clientes aplicativos do sistema fat.

Cada uma dessas configurações de implementação exibe características diferentes, portanto, uma deve ser selecionada com base em vários fatores. Alguns fatores que devem ser considerados ao selecionar uma configuração de implementação incluem: possibilidade de manutenção (como as mudanças de uma camada são isoladas para que não afetem as outras, qual a facilidade de se implementar upgrades?), desempenho e escalabilidade (qual a facilidade de se incluir recursos de computação adicionais?) e confiabilidade (o que acontecerá se um dos recursos for desativado?).

A seleção de uma configuração de implementação limita várias outras decisões de arquitetura relativas aos mecanismos de arquitetura que devem ser definidos, a coincidência do aplicativo (consulte atividade: Descrever a Coincidência) e a distribuição do aplicativo (consulte atividade: Descrever a Distribuição). 

Mecanismos do J2EE Para o início da página

A plataforma J2EE fornece vários mecanismos que suportam o desenvolvimento de sistemas corporativos multicamada (persistência, comunicação entre os processos, gerenciamento da transação, segurança, etc.). Durante a Análise da Arquitetura, o Arquiteto de Software define o que precisa ser construído, em oposição ao que será fornecido pela plataforma J2EE.

O gerenciamento eficaz do estado do aplicativo é um aspecto importante no design de aplicativos distribuídos. Para obter uma visão geral de algumas considerações e mecanismos comuns de design para gerenciamento de estado em um aplicativo J2EE, consulte Diretrizes: Projetando o Estado para Aplicativos J2EE.



Rational Unified Process   2003.06.15