Tópicos

Introdução To top of page

Um Aplicativo J2EE é a maior unidade independente de implementação em um aplicativo J2EE. Para obter informações gerais sobre os Aplicativos J2EE, consulte Conceitos: Visão Geral do J2EE.

Para obter informações sobre a montagem de Aplicativos J2EE, consulte Diretrizes: Montagem de Aplicativos J2EE.

Para obter informações sobre a implementação de Aplicativos J2EE, consulte Diretrizes: Implementando Módulos e Aplicativos J2EE.

Modelando Aplicativos J2EE To top of page

Os Aplicativos J2EE são representados no Modelo de Implementação como artefatos UML com um estereótipo <<EAR>>.

A composição de archives do Módulo J2EE em um archive do Aplicativo J2EE pode ser mostrada graficamente desenhando-se uma dependência <<EJBModule>> de EJB-JARs contidos para o EAR e desenhando-se uma dependência <<WebModule>> dos WARs contidos para o EAR.

Diagrama descrito no texto de acompanhamento.

O mapeamento de um Aplicativo J2EE para um nó específico (isto é, servidor de aplicativos) pode ser mostrado graficamente desenhando-se uma dependência <<deploy>> do EAR para o nó do servidor de aplicativos, conforme mostrado no diagrama a seguir.

Diagrama descrito no texto de acompanhamento.

 

Além de modelar os archives de módulo que serão compactados no archive de aplicativo, também é possível modelar propriedades, que são documentadas por último, nos descritores de implementação dos archives do módulo e do aplicativo.

A seguir, é fornecido um exemplo de como modelar algumas dessas propriedades.

Diagrama descrito no texto de acompanhamento.

O diagrama anterior mostra a montagem de um archive EJB e um archive Web em um EAR. Observe a modelagem das funções de segurança, que são utilizadas pelo aplicativo para determinar quais tipos de usuários podem acessar partes do sistema, até o nível de método de granularidade.

Descritores de Implementação do Aplicativo J2EE To top of page

Um Aplicativo J2EE contém um descritor de implementação do aplicativo J2EE com um nome de arquivo "application.xml". O descritor de implementação do aplicativo deve ser colocado no subdiretório META-INF/.

O descritor de implementação do aplicativo lista os módulos que são compactados no aplicativo, assim como as instruções para personalização do aplicativo.

O conteúdo do descritor de implementação do aplicativo é definido quando o Aplicativo J2EE é montado. Para obter informações adicionais sobre a montagem de Aplicativos J2EE, consulte Diretrizes: Montagem de Aplicativos J2EE.

Para obter informações gerais sobre os descritores de implementação, consulte Conceitos: Visão Geral do J2EE (Java 2 Platform Enterprise Edition).

 



Rational Unified Process   2003.06.15