Exercício 4: Criando uma Instância do Padrão

Este exercício explora um método simples de criação de uma instância do padrão de Interface no diagrama de classe ou de formato livre.

Quando você aplica um padrão, a primeira parte da seqüência é a criação da instância do padrão. É possível criar mais de uma instância de um padrão e mantê-las ativas ao mesmo tempo. O método mais fácil para criar uma instância é utilizar o método arrastar e soltar.

A instância do padrão é uma estrutura identificável pela Instância do Padrão de palavras-chave UML. Como o padrão de Interface baseia-se em uma colaboração, ele é abrangido por uma das duas formas exclusivas selecionadas pelo usuário. Outros tipos de padrões baseiam-se em pacote ou classe e esses tipos de padrões reproduzem o shape dos respectivos elementos na visualização do diagrama. As definições de parâmetro do gabarito do padrão são abreviadas na instanciação. O tipo de UML e a multiplicidade para cada parâmetro do gabarito também são visíveis na instância para auxiliar o aplicador de padrões na seleção ou criação de argumentos apropriados para ligar ao padrão.

Se você desejar visualizar este exercício antes de executar as etapas, clique em:

Botão Mostre-me Mostre-me

Antes de começar, você deve concluir o Exercício 3: Selecionando o Padrão.

Incluindo a Instância do Padrão no Modelo

É possível criar mais de uma instância do padrão para o mesmo padrão em seu espaço de trabalho.
  1. Na visualização Explorador de Padrões, arrastes o padrão de Interface para o diagrama de formato livre ou de classe. O padrão é instanciado e a instância do padrão resultante aparece no diagrama.
  2. Na visualização Explorador de Modelos, agora aparece uma instância de padrão como parte do mesmo modelo de UML de amostra.
  3. Expanda a instância do padrão para ver seu conteúdo. Você poderá ver as alterações que ocorrem na instância enquanto modifica o padrão no diagrama no próximo exercício.
  4. Para visualizar as propriedades de quaisquer elementos na visualização Explorador de Modelos ou na visualização do diagrama, clique com o botão direito no elemento e clique em Propriedades.

Agora você está pronto para aprender a fornecer argumentos para os parâmetros do padrão. Continue com o Exercício 5: Ligando Novos Argumentos a Instâncias do Padrão.

Feedback
(C) Direitos Autorais IBM Corporation 2004, 2005. Todos os direitos reservados.