Neste exercício, você abrirá o projeto de requisitos do IBM® Rational® RequisitePro® e visualizará os requisitos de caso de uso do PiggyBank. Este exercício é opcional porque ele conta com a instalação do Rational RequisitePro para abrir um projeto de requisitos pré-existente para visualizar os requisitos. Se o RequisitePro não estiver instalado, continue com o exercício 1.3.
Pré-requisito: para concluir este exercício, é necessário que o Rational RequisitePro esteja instalado.
O Rational RequisitePro é uma poderosa ferramenta de gerenciamento de requisitos que pode ser utilizada para organizar requisitos do projeto, comunicar produtos liberados e colaborar com membros do projeto. O RequisitePro utiliza um banco de dados para armazenar e gerenciar uma coleção de documentos de requisitos. Você pode utilizar esse banco de dados para consultar e classificar informações de requisitos para seu sistema e criar relatórios que rastreiam requisitos do projeto e medem a análise do impacto e o gerenciamento de mudanças.
A integração de produtos de modelagem Rational com o Rational RequisitePro permite visualizar e criar associações entre requisitos e elementos do modelo. É possível abrir e visualizar projetos RequisitePro existentes que contenham casos de uso totalmente documentados e informações dos requisitos. Você pode visualizar os casos de uso e relacionamentos e construir um modelo de casos de uso, arrastando-os de um projeto RequisitePro existente para seu modelo de casos de uso UML.
Este exercício abre um projeto RequisitePro existente contendo casos de uso que descrevem os requisitos do sistema financeiro on-line PiggyBank.
O projeto de requisitos é exibido na visualização Explorador de Requisitos. Expanda o projeto para visualizar as informações dos requisitos. O projeto contém casos de uso que descrevem as áreas funcionais do aplicativo.
Na visualização Explorador de Requisitos, seu projeto de requisitos PiggyBank deverá ser semelhante à figura a seguir.
Para visualizar o documento de requisitos associados, expanda Casos de Uso e dê um clique duplo em um documento de caso de uso. Os documentos de requisitos contêm todas as informações de segundo plano associadas aos casos de uso.
Para criar o diagrama de casos de uso, você deve primeiro identificar a área funcional. Como todos os casos de uso estão relacionados a atividades financeiras, a área funcional é denominada Operações de Conta.
Agora você possui uma área funcional. A área funcional representa o bloco de construção mais básico do modelo de casos de uso. Você pode preencher a área funcional com casos de uso.
Depois de identificar a área funcional, você pode importar os casos de uso e começar a construir o modelo de casos de uso.
O gabarito de modelo de casos de uso contém um pacote de visão geral denominado «perspectiva» Visões Gerais que fornece documentação adicional sobre o modelo. Embora esta etapa seja opcional e não cause impacto no modelo, você deve organizar e documentar os atores e casos de uso no sistema financeiro on-line PiggyBank.
Você aumentou a legibilidade desse modelo de casos de uso, documentando os casos de uso significativos do projeto. É possível incluir um título no diagrama, utilizando a ferramenta de texto. Seu projeto deverá agora ser semelhante à figura a seguir:
Como este modelo contém apenas uma área funcional, você pode remover o pacote «ModelLibrary» Blocos de Construção de Casos de Uso de seu projeto. Para excluir o pacote, clique nele com o botão direito do mouse, em seguida, clique em Excluir do Modelo.
Para continuar, vá para o Exercício 1.4: Identificando Atores.