O Rational CM API define um modelo de processamento de cliente/servidor, no qual o cliente faz pedidos explícitos a um servidor para obter informações sobre recursos no servidor e para fazer alterações nesses recursos. O cliente utiliza objetos proxy para serializar dados para/do servidor por meio do Rational CM API. Cada classe de proxy definida no Rational CM API mapeia para um tipo específico de recurso do produto no servidor.
Definindo proxies que mapeiam para recursos do produto Rational, esse modelo de programação do cliente/servidor ajuda a distinguir entre o processamento do lado do cliente e o processamento do lado do servidor. Existe uma convenção de nomenclatura bem definida para todos os métodos, para ajudar a identificar métodos que fazem chamadas para um servidor. Por exemplo, para ler dados de um produto, um aplicativo cliente deve primeiro fazer um pedido explícito para o objeto ou dados a serem lidos no servidor e em um proxy, antes do valor ser lido no proxy. Os clientes devem chamar um método do (por exemplo, Resource.doReadProperties) para solicitar que os valores especificados sejam lidos em um recurso de servidor do produto. O aplicativo cliente especifica as propriedades a serem lidas (ou gravadas), criando o tipo de proxy apropriado que contém o nome de cada propriedade a ser lida ou gravada.
Você pode criar aplicativos clientes para ler, modificar e excluir dados de qualquer produto que tenha um subprovedor do Rational CM API. O Rational CM API fornece as interfaces para desempenhar operações específicas do produto disponíveis em produtos de software Rational.
Um aplicativo cliente pode ser uma integração entre um aplicativo existente e os produtos Rational, ou uma ferramenta ou utilitário que desempenha operações em dados nos repositórios do produto Rational. Com o Rational CM API, os aplicativos do cliente têm acesso aos dados nos produtos Rational por meio dos subprovedores do Rational CM API.
Por exemplo, se os usuários tiverem um aplicativo para acessar e trabalhar com algum conjunto de arquivos de origem no ClearCase ou registros em um banco de dados do usuário do ClearQuest, o CM API poderá ser utilizado para criar uma integração entre o aplicativo existente e o produto Rational envolvido. Se os arquivos que os usuários estão atualizando estiverem sob o controle de origem, a integração poderá possibilitar que os usuários efetuem o registro de saída e o registro de entrada de seus arquivos a partir de seus aplicativos. O Rational CM API pode ser utilizado para desempenhar atualizações de arquivos de origem e associar a atualização a um registro de pedido de alteração.