Instalando o Software do Servidor e Chaves em Servidores UNIX Redundantes

Como o script license_setup não pode importar um arquivo de chave de licença redundante, instale o software do servidor de licença e o arquivo de chave de licença manualmente em cada um dos três servidores.
  1. Coloque uma cópia do arquivo de licença recebido do Rational Centro de Chaves de Licença em cada um dos três servidores de licenças e assegure-se de que a ordem das linhas SERVER seja a mesma em cada arquivo.
    1. Você pode verificar a ordem das linhas SERVER abrindo o arquivo de licença e procurando as três linhas de servidor.
      • Se você não tiver um arquivo de licença de três servidores, retorne o arquivo de licença para o Centro de Chaves de Licença (Transação de retorno) e solicite um novo arquivo de licença para servidores UNIX redundantes. Se você tiver problemas para receber, retornar ou trabalhar com o arquivo de licença do servidor redundante, consulte Suporte ao Software IBM para Produtos Rational.
      • Se as linhas SERVER não estiverem na ordem correta, você poderá editar o arquivo para alterar a ordem, alterar o nome do servidor (não o ID do host) e alterar o número da porta. Não é possível incluir ou excluir linhas de servidor.
    2. O arquivo de licença license_for_primary.upd precisa ser copiado no diretório rational_dir/config. Você deve manter este arquivo em todos os três servidores. Copie e renomeie o arquivo como rational.dat, conforme mostrado no seguinte exemplo:

      cp license_for_primary.upd rational_dir/config/rational.dat

    3. Designe uma porta TCP/IP para cada servidor. Você deve designar um número de porta TCP/IP para cada servidor, modificando a designação de porta em cada linha SERVER.
      Importante: Os servidores redundantes não poderão se comunicar se você utilizar os números de porta padrão: 27000 a 27009. Utilize um número de porta entre 1501 e 26999. Assegure-se de que o número da porta utilizado não esteja em conflito com nenhum outro serviço TCP/IP. O mesmo número de porta pode ser utilizado para cada servidor, ou os números de portas podem ser exclusivos.

      Verifique se a porta já não está sendo utilizada. A porta 1706 é utilizada nos comandos de amostra a seguir.

      • Verifique o arquivo etc/services

        grep “[ ]1706/” /etc/services

      • Verifique os serviços NIS utilizando o comando de serviços ypcat.

        ypcat services | grep “[ ]1706/”

        Lembre-se: Existe uma tabulação e um caractere de espaço entre [ ].
      • Edite o arquivo de licença para utilizar os novos números de porta.

        cd rational_dir/config

        vi rational.dat

    O arquivo de licença deve ser semelhante ao do exemplo a seguir.

    SERVER primary 8001d410 1706

    SERVER secondary 8001d625 1706

    SERVER backup 8001d873 1706

  2. Localize os utilitários do FLEXlm no pacote do Rational License Server. Os arquivos estão em um dos diretórios extras/flexlm.*. O nome do diretório depende da versão e plataforma do FLEXlm. Exemplo: extras/flexlm.10.8.0.1.i386_linux2.
  3. Copie os arquivos do FLEXlm para o diretório rational_dir/config em todos os três servidores. O termo rational_dir/config é utilizado aqui para representar o local a partir do qual você planeja utilizar o software do servidor de licenças.
Lembre-se: Certifique-se de copiar o arquivo tar apropriado para a plataforma na qual você está instalando.

Feedback