Mensagens de erro nas plataformas de sistema Windows e UNIX

Ações sugeridas para mensagens de erro de licença.
Tabela 1 e Tabela 2 explicam as mensagens de erro de licenciamento para sistemas Windows e UNIX, respectivamente.
Tabela 1. Mensagens de Erro de Licença para Windows
Mensagem ou Descrição Ação
  • Impossível localizar o nome do host do SERVIDOR no banco de dados de rede
  • Impossível conectar-se ao SERVIDOR de licença
  • ESSE RECURSO NÃO EXISTE
  • Falha ao verificar uma chave do product_name
Confirme no cliente:
  • Você digitou o nome correto para o servidor de licenças na janela Configuração do Cliente/Servidor do LKAD (License Key Administrator) ou no assistente para Gerenciar Licenças do IBM Installation Manager. Para obter informações adicionais, consulte Verificando a Configuração do Cliente do Windows.
  • Você digitou o número de porta do fornecedor correto caso exista um firewall entre o cliente e o servidor de licença. Para obter informações adicionais, consulte Utilizando Licenças Flutuantes com um Firewall.
  • A conexão de rede entre o cliente e o servidor de licença está funcionando. Para obter informações adicionais, consulte Verificando a Conexão de Rede do Windows.
Confirme no servidor de licença:

Em todos os casos, se você não detectar problemas com a conexão de rede ou o arquivo de licença, porém os aplicativos não puderem adquirir chaves de licenças, pare e inicie o servidor de licença a partir do License Manager (consulte Iniciando o Servidor de Licença do Windows). Talvez seja útil reiniciar o servidor, principalmente se o gerenciador de licenças for iniciado como um serviço. Se tudo falhar, entre em contato com o Suporte ao Software IBM para Produtos Rational.

As chaves de licenças não são para esta máquina.

ou

A licença não esta destinada para este servidor.

  • Você está instalando a chave de licença em um computador diferente daquele para o qual a chave de licença foi gerada. O arquivo license.upd especifica o nome do computador e o ID do host digitados no pedido de chave de licença no Centro de Chaves de Licença. Importe o arquivo no computador correto.
  • Confirme se o arquivo de chave de licença recebido contém o ID do host e o nome do host corretos do cliente ou servidor de licenças. Para localizar estas informações, utilize um editor de texto para visualizar o arquivo de chave de licença (*.dat) em install_path\IBM Rational\Common\.
  • Compare o Número de Série do Volume do Disco localizado em Ferramentas de Licença > Configurações do Sistema com aquele que é exibido na linha SERVER no arquivo de chave de licença. Esses dois números devem corresponder. Ocasionalmente, 0 ou um traço será localizado no arquivo de licença.
A licença deste produto expirará... Sua chave de licença temporária ou TLA (Term License Agreement) está se aproximando da data de expiração. Essa mensagem de aviso será exibida sempre que o aplicativo for iniciado até que você instale uma chave de licença permanente ou uma outra chave de licença TLA. Para continuar a utilização do produto, entre em contato com seu representante de vendas IBM para adquirir o produto ou estender o TLA.

Você pode desativar o aviso clicando em Configurações > Exibir Avisos de Expiração no LKAD.

Tabela 2. Mensagens de Erro de Licenciamento para UNIX
Mensagem Explicação/Ação
Existe um problema com uma chave de licença.

ou

Existem problemas com N chaves de licenças.

Isso significa que as chaves de licenças no arquivo de licença não correspondem e estão inconsistentes com o texto da licença. As licenças consistem em vários parâmetros e em uma chave hexadecimal de 12 dígitos que foi criada utilizando esses parâmetros. Os parâmetros estão em texto ASCII, mas não podem ser alterados ou invalidarão a licença. Os parâmetros utilizados para criar a licença são o ID do host do servidor, o nome da licença, o nome do daemon de fornecedor, a data de expiração, o número de usuários (quantidade), VENDOR_STRING, OVERDRAFT, SUPERSEDE, DUP_GROUP e NOTICE.
Você não possui acesso remoto ao license_server_name a partir do local_host_name, portanto ele não pode ser configurado como um servidor de licença. Talvez o servidor de licença não seja o mesmo computador em que você está instalando. Você deve ter acesso ao shell remoto (rsh ou remsh) para o servidor de licença.
O host license_server_name está executando Solaris.

O host local_host_name> está executando HP-UX.

Eles não correspondem, portanto, o license_server_name não pode ser utilizado como um servidor de licença.

Talvez o servidor de licença não seja o mesmo computador em que você está instalando. Neste caso, ele deve utilizar o mesmo sistema operacional requerido pelo produto que você está instalando.
O host license_server_name não possui acesso. Se o servidor de licença não for o mesmo computador no qual você está instalando, ele deverá ter acesso ao diretório do Rational no qual os produtos IBM Rational foram instalados.
Impossível configurar ID do host do license_server_name com este comando:

rational_dir/base/cots/

flexlm.7.0f/lmhostid

O comando lmhostid falhou. Verifique se o comando lmhostid mostrado iniciará em seu host local. Neste caso, digite o número do ID do host no Menu de ID do Host do Servidor de Licença (número de opção 2).
Impossível acessar

rational_dir/base/cots/

flexlm.7.0f/lmhostid

no license_server_name.
Ocorreu um problema ao acessar o diretório rational_dir ou o comando lmhostid não foi instalado a partir do CD.
O ID do host nnn não é válido. Possui menos de 4 dígitos. Isso significa que o número de ID do host não funcionará. Verifique novamente utilizando lmhostid para ver qual é o ID do host. Ele deve ter pelo menos quatro ou mais dígitos hexadecimais.
O número da porta pn está em uso em /etc/services.

ou

O número da porta pn está em uso sob os serviços NIS.

Se você digitou um número de porta e esse número aparecer como em uso no arquivo /etc/services ou sob os serviços NIS, é possível ter um problema com o licenciamento.

Os produtos IBM Rational que utilizam o FLEXlm fazem uso de soquetes TCP/IP para a comunicação com um servidor de licença que utiliza um número de porta específico. Esse número de porta está especificado no arquivo de licença na linha SERVER. O servidor de licença não poderá abrir um soquete em uma porta que já está em uso. Utilize o número de porta padrão: 27000.


Feedback