Alterando a Ordem de Utilização de Licenças em Sistemas Linux e UNIX

O arquivo License_Map é um arquivo de texto que define a ordem de utilização de licenças.

Um arquivo License_Map padrão é criado e armazenado no subdiretório de configuração quando você instala um produto IBM Rational Suite. O nome do arquivo License_Map pode ser específico do produto. Por exemplo, IBM Rational PurifyPlus para sistemas Linux e UNIX utiliza o nome PurifyPlus_License_Map.

O arquivo é inicialmente definido para chamar uma licença de conjunto para todos os produtos. Ele contém linhas no seguinte formato:

designador_componente designador_produto {, designador_produto}

Por exemplo, a configuração inicial no arquivo License_Map para o IBM Rational ClearQuest deve ser semelhante a esta:

ClearQuest:1.0 DevelopmentStudioUNIX:1.0, standalone

Esta linha instrui um cliente de licença do Rational ClearQuest a solicitar primeiro uma licença do IBM Rational Suite DevelopmentStudio. Se uma licença do Rational Suite DevelopmentStudio estiver indisponível, o cliente solicitará uma licença do Rational ClearQuest independente. Dependendo do produto do conjunto que instalar, a linha que você verá pode ser diferente do exemplo.

Você pode modificar as configurações para customizar a utilização de licenças para todos os usuários ou para usuários individuais.

Para alterar a ordem de uso de licenças em seu cliente:
  1. Utilize o script de configuração do usuário (tal como rs_setup.csh ou rs_setup.ksh) para verificar que a variável de ambiente RSU_LICENSE_MAP esteja configurada.

    Essa variável de ambiente é utilizada para encontrar o local do arquivo License_Map correto. Se a variável de ambiente não estiver definida, o script de configuração define o nome do caminho para o arquivo de mapa de licença padrão, por exemplo, config/License_Map.

  2. No arquivo License_Map, edite a ordem de utilização de licença.
  3. Salve as alterações e feche o arquivo.

Lembrete: O comando license_setup cria o arquivo License_Map quando configurado corretamente. Entretanto, você pode criar um arquivo License_Map do zero utilizando um arquivo de texto. O nome do arquivo deve corresponder a esse curinga: *License_Map*.

Para obter informações adicionais sobre o script license_setup, consulte Configurando um Servidor de Licenças do Sistema UNIX.


Feedback