Instalando o Software do Servidor e as Chaves de Licenças Flutuantes

Execute as seguintes etapas para instalar o servidor de licenças e o arquivo de chave de licença flutuante em um computador com Linux ou UNIX.
  1. Faça download do IBM Rational License Server do IBM Rational Download and Licensing Center.

    O download contém um arquivo tar.gz, cujo nome depende da plataforma desejada. O nome está no formato PARTNUM.tar.gz. Por exemplo, C85W8JA.tar.gz.

    Importante: Certifique-se de fazer download da versão apropriada para a plataforma na qual você está instalando.
  2. Descompacte os arquivos utilizando gzip ou gtar conforme mostrado no exemplo a seguir.

    Exemplo utilizando o arquivo tar C85W8JA tar:

    gzip –dc C85W8JA.tar.gz | tar –xf –

    Isto criará um diretório chamado RationalLicenseServer.7.0.0.1.PLATFORM, em que PLATFORM pode ser AIX, Linux, Solaris ou HP-UX.

    Se você tiver o GNU tar (gtar), terá a opção de descompactar o arquivo (-z) uma vez que ele descompacta o arquivo tar. Por Exemplo:

    gtar –xzf C85W8JA.tar.gz

  3. Execute o script license_setup no diretório criado pelo comando uncompress/tar. O diretório não terá o sufixo .tar.*. Por Exemplo:

    cd RationalLicenseServer.7.0.0.1.Linux

    ./license_setup

    O script é iniciado fornecendo instruções para utilizar o license_setup.

    O script solicita um diretório do Rational, como o diretório rational_dir/config.

  4. Escolha aceitar ou não aceitar o contrato de licença do IBM Rational.
    • Se você aceitar o contrato de licença, o script continuará.
    • Se você não aceitar o contrato de licença, não poderá continuar com o script. Saia do programa. O script sai e não faz alterações no servidor.
  5. Escolha sua opção de licença no menu Opções de Licenciamento. As opções estão resumidas abaixo:
    1. Opção 1: Você deve escolher esta opção se tiver uma chave de licença permanente ou um Fixed Term License. Esta opção faz upgrade do software do servidor de licenças (FLEXnet 10.x) e permite importar o arquivo license.upd recebido.
      Lembre-se: O script license_setup solicita a você para fornecer o local do arquivo de licença ou oferece a opção para digitar as informações da chave de licença manualmente. Se você não tiver um arquivo de licença contendo suas chaves de licenças, consulte o Solicitando Chaves de Licenças.

      Se estiver utilizando uma licença permanente, prossiga para a próxima etapa para fornecer informações do arquivo de licença.

    2. Opção 2: Não utilize a opção 2. As licenças não serão emitidas utilizando esta opção.
  6. Forneça suas informações do arquivo de licença, executando um dos seguintes procedimentos:
    • Importe as informações do arquivo de licença automaticamente fornecendo o caminho para o arquivo .upd.
    • Não digite nada para fornecer as informações sobre chave de licença manualmente. Imprima o conteúdo do arquivo .upd. Siga os avisos para digitar as informações.
    Importante: É recomendado não inserir dados manualmente pois os dados fazem distinção entre maiúsculas e minúsculas e literais.
  7. Define o local para o arquivo server-name.dat que será criado a partir das informações fornecidas pelo arquivo license_for_server.upd. Pelo padrão, license_setup cria o arquivo server-name.dat e o armazena no diretório rational_dir/config.

    Escolha o caminho padrão (opção 1, diretório rational_dir/config) que o license_setup selecionou ou escolha a opção 2 para especificar um caminho alternativo.

  8. Prossiga com o menu Verificação de Licença.

Execute as opções de 1 a 3 seqüencialmente e continue com o menu seguinte. Se você estiver configurando uma licença de usuário autorizado permanente, desempenhe apenas a opção 1. Observe que essas opções são as configurações padrão fornecidas pelo license_setup.


Feedback