A infra-estrutura do Rational CM API foi projetada para funcionar, estando os subprovedores presentes ou não. A interface do provedor permite que os arquivos JAR do subprovedor estejam em diferentes níveis de release.
O componente Rational CM API possui um número de versão de multipartes associado a ele. A instalação de um subprovedor sobrescreve o componente de infra-estrutura instalado por uma versão anterior do subprovedor, mas apenas se o componente de infra-estrutura for uma versão mais recente que aquela já instalada.
O arquivo JAR do Rational CM API e outros arquivos JAR necessários são instalados, por padrão, nos locais a seguir. A variável <install-dir> representa o diretório no qual os arquivos do Rational foram instalados. Por padrão, esse diretório é /opt/rational nos sistemas UNIX e Linux e C:\Arquivos de programas\IBM Rational nos sistemas Windows.
O arquivo JAR da interface do Rational CM API.
Um arquivo JAR de implementação comum.
Extensão para o produto ClearQuest. Também é necessário <install-dir>\ClearQuest\cqjni.jar
Para utilizar os arquivos JAR do Rational CM API, é necessário incluir todos os seus locais em seu caminho de classe.
Você pode criar um plug-in do Eclipse utilizando os arquivos empacotados no arquivo <install-dir>\common\com.ibm.rational.stp.teamapi.zip e outros arquivos instalados (listados na seção anterior) para suportar o acesso ao Rational CM API de outros plug-ins em um ambiente de tempo de execução do Eclipse. Esse arquivo zip inclui amostras de código, incluindo os exemplos descritos pelos tutoriais do CM API.
Para incluir o plug-in do Rational CM API em sua configuração de tempo de execução, você pode copiar o plug-in na instância do Eclipse ou criar um novo site de instalação de extensão. Isso cria um novo diretório para o Rational CM API (por exemplo, C:\eclipse\plug-ins\com.ibm.rational.stp.teamapi). Esse novo plug-in é um plug-in do Eclipse simples e independente que consiste nos arquivos JAR do Rational CM API e nos arquivos JAR específicos dos produtos (ClearCase e ClearQuest). Note que o arquivo .zip também contém os arquivos JAR do produto real. Depois de criar o diretório do plug-in, você deve copiar cada arquivo JAR instalado de seu local de instalação para esse novo diretório do plug-in. Cada arquivo JAR do subprovedor requer o arquivo JAR do Rational CM API. O plug-in estará disponível para ser utilizado na próxima vez em que você iniciar o Eclipse. Note que se você instalar uma versão mais recente do produto ou uma correção, será necessário verificar se os arquivos JAR no plug-in correspondem aos arquivos JAR instalados e utilizar os arquivos JAR mais recentes.
Para utilizar o Rational CM API a partir de seu plug-in, você deve identificar com.ibm.rational.stp.teamapi como uma dependência. Para obter informações sobre a criação de um plug-in, vá para http://help.eclipse.org/help30/topic/org.eclipse.platform.doc.isv/guide/firstplugin.htm.
Você também pode importar o plug-in do CM API para o Eclipse como um projeto.
Você deve ter uma versão licenciada e instalada de um produto Rational para utilizar o subprovedor do Rational CM API para esse produto. Se você instalar os arquivos JAR do subprovedor, mas não tiver o produto correspondente instalado, as chamadas para esse pacote Java falharão.
Para que um aplicativo cliente faça pedidos para o subprovedor do Rational ClearQuest, o produto Rational ClearQuest deverá estar instalado na mesma máquina que o programa cliente que está chamando o Rational CM API.
O subprovedor do ClearCase suporta visualizações na Web e acesso remoto por meio do Servidor Rational ClearCase CM. A versão atual de um Rational CM API não suporta visualizações dinâmicas nem de captura instantânea. Os arquivos JAR apropriados devem ser copiados do servidor CM para a máquina cliente, para o local de instalação do cliente ou para o diretório do plug-in, dependendo de como o Rational CM API está sendo utilizado.