Requisitos para o servidor de licença.
Para configurar o servidor de licença em um sistema Linux ou UNIX, recupere o script Rational license_setup e os executáveis de licenciamento a partir do IBM Rational Download and Licensing Center. O registro é necessário.
Não é necessário executar o servidor de licença como root. Se executar o servidor como root, você receberá uma mensagem indicando um possível risco para segurança. Puderam ser feitas tentativas de acessar o processo lmgrd através da porta TCP/IP e de executar outros programas com permissões raiz. Se você instalar o servidor de licença no diretório /opt/rational e o diretório tiver um proprietário root, execute license_setup como root. Para um usuário não root, você pode criar o diretório /opt/rational como root, alterar a propriedade do diretório para um usuário não root e executar license_setup como o usuário não root.
License_setup cria o script de inicialização start_lmgrd_on_HOST do lmgrd. Para alterar o usuário que executa o servidor de licença, modifique o script de inicialização do lmgrd localizado por padrão no diretório /opt/rational/config. Atualize a linha LICENSE_USER=user em que user é o ID utilizado para iniciar o servidor de licença.
O script de inicialização do lmgrd pode estar localizado no diretório de inicialização do sistema com o nome de arquivo S98Rational. Se o arquivo S98Rational existir, modifique a linha LICENSE_USER neste arquivo. Se o arquivo S98Rational não existir no diretório de inicialização do sistema, você poderá copiar o arquivo start_lmgrd_on_HOST no diretório e renomeá-lo como S98Rational. Isso permite que o servidor de licença seja reiniciado após uma reinicialização da máquina.