Comandos do License Manager

Comandos e daemons de administração do sistema utilizados pelo License Manager.

O IBM Rational Common Licensing utiliza o License Manager da Acresso Corporation. O License Manager inclui os seguintes componentes:
  • Um daemon de fornecedor denominado rational ou ibmratl que dispensa licenças do IBM Rational. O daemon rational é utilizado para a maioria dos produtos licenciados IBM Rational. O daemon ibmratl é utilizado para produtos licenciados IBM Rational desenvolvidos na estrutura do Eclipse. Se você tiver outros produtos de outros fornecedores que também utilizam o FLEXlm, eles incluirão seus próprios daemons de fornecedor.
  • Um daemon de licença denominado lmgrd. O daemon lmgrd não processa pedidos por si próprio, mas redireciona pedidos para o daemon de fornecedor apropriado.
  • Um arquivo de licença mantido por você. O arquivo de licença especifica seus servidores de licenças, daemons de fornecedor e licenças do produto.
Nota: Utilize um único arquivo de licença combinado para todos os produtos Rational.

Para verificar se o gerenciador de licença está operacional, você pode digitar estes comandos no servidor de licença do UNIX para ver se seus daemons forem iniciados:

% ps axw | grep -v grep | egrep “lmgrd|vendor"

ou

% ps -e | grep -v grep | egrep “lmgrd|vendor"

Em que vendor é rational ou ibmratl.

A saída deverá incluir linhas semelhantes às seguintes (os nomes do caminho podem variar):

538 ?? S 0:03.50 /rational/base/cots/flexlm.7.0f/platform/lmgrd

-c /rational/config/servername.dat

-l /rational/config/servername.log

539 ?? I 0:00.90 rational -T brazil 6.0 3 -c ...

Tabela 1. Comandos de Administração do Sistema do License Manager
Comando Descrição
lmdiag Ativa diagnóstico problemas quando você pode efetuar o registro de saída de uma licença.
lmdown Encerra os daemons de licença e de fornecedor.
lmhostid Relata o ID do host do gerenciador de licença da estação de trabalho.
lmremove Retorna licenças específicas para o conjunto de licenças no servidor de licença.
lmreread Lê novamente o arquivo de licença e inicia novos daemons de fornecedor.
lmstat Gera relatório de status sobre daemons e uso de recursos.
exinstal Relata licenças do rational no arquivo de licença especificado na linha de comandos. Os comandos exinstal e exinstrl verificam o formato do arquivo de licença e os códigos de licença para saber se tudo está consistente.
exinstrl Relata licenças do ibmratl no arquivo de licença especificado na linha de comandos. Os comandos exinstal e exinstrl verificam o formato do arquivo de licença e os códigos de licença para ver se tudo está consistente.

Feedback