ALM com UCM

O registro ALMActivity inclui uma guia Gerenciamento de Mudanças Unidicado. Essa é uma configuração opcional para equipes que estão utilizando o UCM.
O UCM (Unified Change Management) é um recurso do Rational ClearCase que:

Quando a integração UCM do ClearCase/ClearQuest é utilizada com o ClearQuest ALM, conforme os desenvolvedores registram a saída e a entrada nos arquivos, os registros ALMActivity rastreiam o trabalho feito. O registro ALMActivity é relatado para um ALMTask que aponta para um ALMProject específico. O registro ALMActivity é semelhante à atividade UCM e todos os tipos de atividades são ativados por UCM.

Um ALMActivity é mapeado para uma atividade UCM, um ALMBaseline é mapeado para uma linha de base UCM e um BTBuild é mapeado para uma construção real. Quando as atividades são concluídas, você cria um ALMBaseline, que também cria uma linha de base UCM. Se você criar uma construção utilizando a linha de base UCM mais recente, será criado um registro BTBuild correspondente. O registro BTBuild contém uma referência para um ALMBaseline a partir do qual a construção foi criada.

Para Projetos que utilizam a Integração UCM, configure Projeto > UCMProject. Quando a integração UCM é ativada para um projeto UCM, todas as atividades UCM são rastreadas pelos registros ALMActivity. Quando uma atividade UCM é entregue para o fluxo de integração do projeto UCM, o ALMActivity correspondente é concluído.

Ao utilizar o tipo de registro ALMBaseline para mapear as linhas de base UCM, quando uma linha de base é criada em UCM, você pode localizar novas atividades na linha de base. Esta lista de atividades UCM pode ser preenchida no registro ALMBaseline. Se você não estiver utilizando o UCM, poderá utilizar as consultas para identificar a lista de atividades e, em seguida, incluir manualmente as atividades no registro da linha de base.

O registro ALMBaseline lista os ALMActivities entregues no fluxo de integração desde quando a última linha de base foi criada. O engenheiro do release então cria uma construção utilizando a última linha de base. Um registro BTBuild correspondente também é criado. O registro BTBuild lista a linha de base utilizada para criar esta construção. O registro também lista as ALMActivities incluídas desde a última construção.
Nota: No UCM, um fluxo é semelhante a uma ramificação em outro recurso ou sistemas de gerenciamento de configuração de software. Os registros da linha de base são encadeados no fluxo para seqüência.
Ao entregar uma atividade para qualquer fluxo com uma política de projeto para transicionar para Completo após a entrega, esta atividade será transicionada para o estado Completo, mesmo se um desenvolvedor ainda precisar continuar trabalhando na atividade. Esta transição de estado impede os registros de saída adicionais. O desenvolvedor pode:
Por exemplo, um Desenvolvedor que utiliza UCM efetua login e localiza as atividades UCM, especifica uma atividade padrão ou inclui um arquivo em um fluxo de desenvolvimento e o inclui no controle de origem. O Desenvolvedor também pode visualizar a atividade em ClearQuest como um ALMActivity (com Estado = Ativado).

Criando Linhas de Base e Registros ALMBaseline

Para os marcos ou construções noturnas você cria uma linha de base UCM e, em seguida, cria um novo registro ALMBaseline. A criação do registro ALMBaseline verifica o último registro de linha de base criado. Se essa é a segunda linha de base no PVOB e fluxo fornecidos, o primeiro registro seria a linha de base inicial. Considerando a linha de base atual e a última linha de base localizada, uma comparação ClearCase UCM (operação diffbl) é utilizada para comparar as duas linhas de base. Todas as ALMActivities entregues desde o último registro de linha de base são incluídas no novo registro da linha de base.

Considerando um projeto UCM, crie uma linha de base inicial e, em seguida, crie um registro ALMBaseline inicial para ancorar o fluxo UCM e PVOB para uma série de registros ALMBaseline.

Defina uma convenção significativa para as linhas de base de nomenclatura. Você pode incluir algumas ou todas as informações a seguir em um nome da linha de base:
  • Nome do projeto
  • Nome do componente
  • Marco ou fase do planejamento de desenvolvimento
  • Data de criação

Para obter informações adicionais sobre como configurar um modelo de nomenclatura de linha de base, consulte http://publib.boulder.ibm.com/infocenter/cchelp/v7r0m1/index.jsp?topic=/com.ibm.rational.clearcase.cc_proj.doc/c_u_pln_bl_nm_cnvntn.htm.

Projetos UCM Existentes

Os projetos mais antigos que não foram criados como projetos ALM podem ter várias atividades e linhas de base existentes. Você talvez queira importar alguns ou todos eles. Dentre as linhas de base que você importa, é necessário importá-las em ordem de seus fluxos. Nem todas as linhas de base precisam ser importadas, mas elas precisam ser importadas na ordem em que foram criadas. Quando uma linha de base for fornecida, o script create_baseline_record.pl localiza as novas atividades na linha de base, comparando a linha de base com o registro de linha de base anterior em ALM no mesmo fluxo.

Se deseja apenas que as novas atividades sejam rastreadas, você pode criar um novo registro ALMBaseline no mesmo fluxo e esta nova linha de base, em vez da linha de base original do projeto anterior, será a linha de base anterior para uma nova comparação. Apenas as atividades criadas a partir desta nova linha de base inicial serão mostradas na nova linha transmitida no registro de linha de base. Você pode criar este registro de linha de base inicial de uma destas maneiras:
  • Crie-o manualmente em ALM, preenchendo o PVOB ou nos campos Local e Fluxo de modo que o script create_baseline_record.pl pode localizá-lo.
  • Utilize o create_baseline_record.pl para criar a linha de base inicial. O create_baseline_record.pl pode criar um registro de linha de base de valor inicial sendo transmitido nas opções apropriadas. A opção -nodiffbl especifica para criar o que foi transmitido na linha de base e não tentar localizar e executar uma comparação com uma linha de base anterior. Como esta opção não examina a linha de base, você também deve incluir as informações para o argumento -ucmstream stream_name. Por exemplo:
    ratlperl create_baseline_record.pl -user RE -pw secret -dbname ALM -dbset CQ.ALM.HOST -projectid ALM00000123 -nodiffbl -pvob "\pvob01" -ucmstream "proj_01_int" -baseline "proj_01_02_24_2008"
    Este comando cria um registro ALMBaseline com os seguintes valores:
    ID do projeto: ALM00000123
    Nome: proj_01_02_24_2008
    ucm_stream: proj_01_int 
    PVOB ou Loc:\pvob01

Depois de criar um registro ALMBaseline inicial, os registros de linhas de base mais recentes podem ser criados em suas ordens de criação no fluxo, chamando create_baseline_record.pl com as opções necessárias e o novo nome da linha de base. Uma linha de base é comparada ao registro de linha de base anterior localizado e as novas atividades são incluídas no novo registro de linha de base.