Cada interface derivada da interface Recurso possui um conjunto bem definido de propriedades que pode ser examinado e modificado pelo Rational CM API. Cada interface também possui um conjunto bem definido de operações que pode ser chamado no proxy para que ocorra algo no recurso subjacente.
Os métodos que obtêm (get) e configuram (set) as propriedades não interagem com o recurso. Os métodos set armazenam seus valores de argumentos no proxy e os métodos get recuperam os valores das propriedades já armazenados no proxy. Os valores são lidos de um repositório utilizando um método do, tal como Resource.doReadProperties(), e são gravados em um repositório utilizando um método do, tal como doWriteProperties().
Os métodos do fazem com que o Provedor do Rational CM API desempenhem operações no recurso e causem uma interação com o servidor. Muitos métodos do utilizam um parâmetro opcional ProperyRequest ou Feedback no qual o cliente pode solicitar que as propriedades sejam lidas a partir do recurso ao executar esse método. Todos os métodos do gravam no recurso real quaisquer valores de propriedades que tenham sido configurados no proxy desde a última interação do servidor.
O nome de cada interface em cada pacote do Rational CM API é exclusivo e inclui um prefixo que identifica o pacote que o contém. Isso facilita a leitura do código mesmo quando não estiver utilizando nomes completos de interface.