Trabalhando com Campos

Utilize campos para controlar os tipos de dados que os usuários podem incluir em um banco de dados do usuário.

É possível fazer o seguinte com os campos:

Cada tipo de registro possui uma grade Campos que mostra os campos associados a esse tipo de registro. Você pode utilizar a grade Campos para incluir novos campos no tipo de registro e para modificar as propriedades dos campos existentes.

Cada tipo de registro do Rational ClearQuest inclui campos do sistema. Esses campos são requeridos para todo registro desse tipo. Os campos do sistema aparecem esmaecidos na grade Campos.

Considere alguns pontos-chave sobre como incluir e modificar campos:

Incluindo Texto de Ajuda em um Campo

Você pode fornecer ajuda no nível de campo para usuários do Cliente Rational ClearQuest, incluindo texto de Ajuda em um campo. O texto de ajuda pode descrever o campo ou fornecer instruções especiais sobre como utilizar o campo. Os usuários do Cliente Rational ClearQuest podem visualizar o texto de ajuda clicando com o botão direito do mouse no campo do formulário de registro e clicando em Ajuda.

Definindo o Comportamento do Campo

Cada campo possui um ou mais comportamentos associados a ele. Os campos em um tipo de registro com estado podem ter um comportamento diferente em cada estado. Por exemplo, um campo pode ser opcional no estado Aberto, mas obrigatório no estado Resolvido. Os campos em um tipo de registro sem estado precisam de apenas um comportamento para cada campo.

O software Rational ClearQuest suporta os seguintes comportamentos de campos:

Comportamento
Descrição
Mandatory
O usuário é obrigado a digitar um valor nesse campo antes de aplicar as alterações a um registro. Se não fizer isso, o resultado será um erro de validação de tempo de execução. Os nomes dos campos obrigatórios estão em vermelho no formulário de registro.
Optional
O usuário pode digitar dados nesse campo, porém isso não é obrigatório. Opcional é a configuração padrão para os novos campos.
Read only
O usuário pode visualizar o conteúdo do campo mas não pode modificá-lo. Os ganchos podem modificar campos de leitura.
Use_hook
Utilize o gancho de permissão do campo para determinar o nível de acesso do usuário.

Definindo o Comportamento Padrão do Campo

O comportamento padrão aplica-se a um campo em todo estado em que você não tenha configurado explicitamente um outro comportamento. Além disso, o comportamento padrão é aplicado quando você inclui um novo estado ao tipo de registro.

Para definir o comportamento padrão para um campo, na grade Behaviors, clique na coluna Default Behavior do campo desejado (a última coluna à direita) e selecione um comportamento para ser utilizado como o padrão.

Você também pode configurar o comportamento de um campo utilizando um gancho. Os ganchos operam utilizando privilégio de superusuário e, portanto, podem modificar qualquer campo, mesmo se o comportamento for configurado para somente leitura.

Modificando um Campo

Você pode modificar algumas propriedades de campo na janela Propriedades. Entretanto, outras propriedades devem ser modificadas diretamente na grade Campos.

Depois de efetuar o registro de entrada do esquema, não é possível modificar o tipo de dados do campo ou o nome da coluna do banco de dados. Para campos cujo tipo seja SHORT_STRING, não é possível modificar a propriedade Maximum Length. Para alterar qualquer uma dessas propriedades, você deve excluir o campo e criar um novo campo com propriedades semelhantes.

Alterando o Nome de um Campo

É possível alterar o nome de um campo, entretanto, se você se referir explicitamente ao campo por seu nome em um script, certifique-se de atualizar o script para utilizar o novo nome.

Ao nomear campos, certifique-se de não utilizar palavras-chave reservadas pelo fornecedor do banco de dados. Consulte a documentação do fornecedor para obter uma lista de palavras-chave reservadas.

Excluindo um Campo

As seguintes restrições se aplicam à exclusão de campos:

Utilizando Campos para Vincular Registros

É possível utilizar campos para vincular registros de tipos iguais ou diferentes. Você pode vincular registros para estas finalidades:

Você pode utilizar campos do tipo REFERENCE ou REFERENCE_LIST para vincular registros a fim de compartilhar dados comuns. Para vincular dois registros, utilize um campo REFERENCE. Para vincular vários registros, utilize um campo REFERENCE_LIST.

Por exemplo, você poderia ter os mesmos dados do cliente que devem ser digitados para vários registros (Figura 1).

Figura 1. Compartilhando Dados Comuns com Campos REFERENCE_LIST A imagem ilustra a utilização de campos de lista de referência.

Vinculando Registros para Criar uma Hierarquia de Pai/Filho

É possível utilizar campos do tipo REFERENCE ou REFERENCE_LIST para vincular registros do mesmo tipo para criar uma hierarquia de pai/filho. Por exemplo, você pode relacionar um registro pai que solicita a inclusão de um novo recurso com um ou mais registros filho que descrevem tarefas relacionadas, como documentar o novo recurso e incluir uma nova guia na interface (Figura 2).

Figura 2. Exemplo de Hierarquia de Pai/FilhoA imagem ilustra o relacionamento entre registros pai e filho.

Para obter informações adicionais, consulte o manual Customizando Ações Incluindo Ganchos.

As listas de referência podem afetar o desempenho, então você não deve exagerar seu uso. Toda vez que um formulário é exibido ou seu conteúdo é atualizado no banco de dados (por exemplo, ao selecionar uma outra linha na grade de resultados de uma consulta), o conteúdo inteiro desse registro é solicitado a partir do banco de dados. Por conseguinte, para cada campo da lista de referência, uma consulta subsequente recupera todos os campos dos registros referenciados que são exibidos no formulário. Se os controles de formulário exibirem atributos aninhados em vários níveis de profundidade, esse processo poderá se repetir até que todos os dados de exibição sejam recuperados.

Customizando Campos Incluindo Ganchos

Os ganchos permitem customizar o funcionamento dos campos. Por exemplo, você pode customizar o esquema para que valores padrão de campos sejam designados sempre que alguém enviar um novo registro.

O software Rational ClearQuest fornece vários ganchos de campos:

Para definir um gancho de campo, utilize a grade Campos.

Você pode customizar ganchos do Rational ClearQuest incorporando scripts que utilizam a API do Rational ClearQuest. Ao concluir a edição de um gancho em script, clique em Ganchos > Compilar para verificar a sintaxe de seu código.

Para obter informações adicionais, consulte o manual Ganchos de Campos.


Feedback