Este comando está localizado em ccase-home-dir/etc, nos sistemas Linux® e UNIX e em ccase-home-dir\bin no Windows.
Esse comando processa um ou mais pedidos de remessa no host local e envia os pacotes ou arquivos associados para os sites remotos. Depois de entregar um arquivo para todos os seus destinos, o shipping_server exclui o arquivo a menos que um dos destinos seja o host local.
Para transmitir um arquivo, o shipping_server utiliza o UDP para contactar o processo albd_server no host de recebimento e o albd_server chama o shipping_server no modo de recebimento no host de recebimento.
Nos sistemas Linux e UNIX, shipping_server ramifica um subprocesso para cada pacote que ele envia. Até 10 subprocessos shipping_server, cada um deles tentando enviar um único pacote, podem ser iniciados para cada chamada de shipping_server. O mesmo número de subprocessos é bifurcado na máquina de recebimento. Quando um subprocesso é concluído, um outro pode ser iniciado, mas apenas 10 podem ser executados simultaneamente.
Depois que uma conexão TCP é estabelecida entre os dois processos shipping_server, eles transferem o arquivo. O shipping_server recebido seleciona um compartimento de armazenamento usando a definição de configuração do arquivo shipping.conf (sistemas Linux e UNIX) ou o MultiSite Control Panel (Windows). Se uma classe de armazenamento for designada a vários compartimentos de armazenamento, o espaço em disco disponível determinará a seleção de um compartimento.
Nos sistemas Linux e UNIX, o arquivo de pacote é criado com o mesmo proprietário e grupo do diretório de compartimento de armazenamento, e este modo de acesso é obtido com as permissões de leitura e gravação do diretório. (A permissão de execução e as permissões especiais, se houver, são ignoradas).
No Windows, o arquivo de pacote herda as permissões da ACL do Windows no diretório do compartimento de armazenamento.
Se um nome de pacote contiver dois-pontos ( : ), o shipping_server alterará os dois-pontos para um ponto ( . ) durante o processamento. Essa alteração permite que pacotes sejam entregues em máquinas Windows, que não permitem dois-pontos em nomes de arquivos.
Você pode utilizar os comandos mkorder e shipping_server para transmitir arquivos que não sejam de pacote, se os arquivos estiverem no mesmo diretório que seus pedidos de remessa associados. Se um arquivo com o mesmo nome já existir no host de recebimento, o novo arquivo será renomeado para filename_1 (se você enviar um outro arquivo com o mesmo nome, ele será renomeado para filename_2 e assim por diante).
Você pode configurar um período de tempo limite durante o qual o servidor de remessa não tentará enviar pacotes para os hosts identificados anteriormente como inalcançáveis. Esta configuração está definida no shipping.conf (sistema Linux e UNIX) ou no MultiSite Control Panel (Windows).
Nos sistemas Linux e UNIX, o shipping_server grava registros de todos os pacotes enviados e recebidos, juntamente com todos os erros, no arquivo /var/adm/rational/clearcase/log/shipping_server_log.
No Windows, shipping_server grava registros de todos os pacotes enviados e recebidos, mensagens de notificação, mensagens de log, e todos os erros no Visualizador de Eventos do Windows.
Identidades: você deve ter permissões de gravação e execução no diretório que contém o pedido de remessa. Nos sistemas Linux e UNIX, você deve ter o arquivo de dados ou ser um usuário root.
Bloqueios: os bloqueios não se aplicam.
Controle: não há restrições de controle.
Outro: o pedido de remessa e o arquivo de dados que ele especifica deve estar localizado no mesmo diretório.
Nos sistemas Linux e UNIX, apenas os arquivos de pedidos de remessa que pertencem a você serão processados. Entretanto, quando root executa esse programa, os arquivos de pedido de remessa são processados independentemente do direito à propriedade.
Nestes exemplos, as linhas são quebradas por questões de legibilidade. Cada comando deve ser digitado em uma única linha física.
shipping_server –poll
<no output means command succeeded or did not find any
shipping orders>
/opt/rational/clearcase/etc/shipping_server
/var/adm/rational/clearcase/
shipping/ms_ship/sh_o_sync_sydney_19-May-02.09:
48:45_7660_1
<no output means command succeeded>
shipping_server "c:\Program
Files\Rational\ClearCase\var\shipping\
ms_ship\outgoing"
<no output means command succeeded or did not find any shipping orders>
/opt/rational/clearcase/etc/shipping_server –poll –sclass daily
<no output means command succeeded or did not find any shipping orders>