É possível definir projetos iterativos, definindo-se fases e iterações para ajudar a garantir a conclusão do trabalho.
Os projetos podem ser divididos em Fases e Iterações que são um intervalo de tempo planejado e medido (por exemplo, em semanas). O RUP (Rational Unified Process) define quatro fases de um projeto: Início, Elaboração, Construção e Transição. Outro exemplo é utilizar as fases Definir, Projetar, Desenvolver e Entregar. Outro exemplo é usar Milestone1, Milestone2, etc, como nomes de fases.
Uma Fase é dividida em Iterações. As iterações podem ajudar a focalizar uma equipe na entrega incremental de valor para as pessoas interessadas de maneira previsível.
Você deve criar pelo menos um registro de fase para seu projeto, mesmo se ele não exigir o uso de fases. Nesta situação, sugere-se chamar seu registro de uma Fase, Iteração, e, em seguida, incluir o máximo de registros ALMIteration desejados, bastando dar a cada nome de iteração um número simples como nome. Um nome de iteração será então exibido como Iteração 1, Iteração 2, etc.
O registro ALMPhaseLabel fornece um nome para uma fase. Alguns processos de planejamento do projeto têm nomes bem estabelecidos, como Início, Elaboração, Construção e Transição. Outros nomes possíveis são Marco e Iteração. O campo Nome é obrigatório para um registro ALMPhaseLabel.