A infraestrutura Rational CM API é projetada para funcionar independentemente de todos os subprovedores estarem presentes. A interface do provedor permite que os arquivos JAR do subprovedor estejam em diferentes níveis de release.
O componente Rational CM API tem um número de versão de várias partes. A instalação de um subprovedor sobrescreve o componente de infraestrutura instalado por uma versão anterior do subprovedor, mas apenas se o componente de infraestrutura for uma versão mais recente que aquela já instalada.
Por padrão, o arquivo JAR do Rational CM API e os outros arquivos JAR necessários são instalados nos seguintes locais, em que a variável RATIONAL_INSTALL representa o diretório onde os arquivos do produto Rational estão instalados.
%RATIONAL_INSTALL%\Common\stpwvcm.jar
%RATIONAL_INSTALL%\clearcase\web\cmapi\stpcc.jar
%RATIONAL_INSTALL%\ClearQuest\stpcq.jar
O seguinte arquivo também é necessário: %RATIONAL_INSTALL%\ClearQuest\cqjni.jar
Para usar os arquivos JAR Rational CM API, é necessário incluir todos os seus locais em seu caminho de classe.
É possível criar um plug-in do Eclipse utilizando os arquivos listados na seção anterior e os arquivos localizados no diretório \plugins\com.ibm.rational.stp.cmapi no archive %RATIONAL_INSTALL%\common\cm\teamapi.zip.
Para incluir o plug-in do Rational CM API em sua configuração de tempo de execução, copie os arquivos na instância do Eclipse ou crie um novo site de instalação de extensão. Isso cria um novo diretório para o Rational CM API, por exemplo, C:\eclipse\plug-ins\com.ibm.rational.stp.cmapi. O novo plug-in inclui os arquivos JAR do Rational CM API e os arquivos JAR específicos do produto (ClearCase e ClearQuest). Após criar o diretório de plug-in, você deve copiar cada arquivo JAR instalado do local da instalação para esse novo diretório de plug-in. Cada arquivo JAR do subprovedor requer o arquivo JAR Rational CM API. O plug-in estará disponível para uso na próxima vez que você iniciar o Eclipse. Observe que se você instalar uma versão de produto ou correção mais nova, será necessário verificar se os arquivos JAR no plug-in correspondem aos arquivos JAR instalados e utilizar os arquivos JAR mais novos.
Você deve identificar com.ibm.rational.stp.cmapi como uma dependência para utilizar o Rational CM API a partir do seu plug-in. Consulte http://help.eclipse.org/help30/topic/org.eclipse.platform.doc.isv/guide/firstplugin.htm para obter informações sobre como criar um plug-in.
Também é possível importar o plug-in CM API no Eclipse como um projeto.
É necessário possuir uma versão licenciada e instalada de um produto Rational para usar o subprovedor Rational CM API para aquele produto. Se você instalar os arquivos JAR do subprovedor, mas não tiver o produto correspondente instalado, as chamadas para esse pacote Java™ falharão.
Para um aplicativo cliente fazer pedidos para o subprovedor Rational ClearQuest, o produto Rational ClearQuest deve ser instalado no mesmo computador que o programa cliente que está invocando o Rational CM API.
O subprovedor ClearCase suporta visualizações da Web e acesso remoto através do Change Management Server (CM Server). A versão atual do Rational CM API não suporta visualizações dinâmicas ou de captura instantânea. Os arquivos JAR apropriados devem ser copiados do CM Server para o computador cliente (no local da instalação do cliente ou no diretório plug-in), dependendo de como o Rational CM API é utilizado.