Projetos

O pacote ALMProject fornece o contexto para gerenciamento de todo o trabalho em seu sistema de gerenciamento de mudanças.

Todo trabalho no esquema ALM é organizado por um Projeto. O Projeto fornece o modelo de segurança baseado no contexto e na função para seu trabalho. Os outros tipos de registro em uma definição de projeto são utilizados para definir o contexto dentro do qual ocorre o trabalho. Eles são construídos no esquema ALM e também são fornecidos no pacote do ALMProject package.

Segurança é um aspecto importante em todo trabalho baseado em projetos. No projeto de esquema ALM, a segurança é definida por quem possui acesso ao projeto e o que eles podem fazer.

Crie uma política de segurança para definir quais usuários têm acesso a um projeto. A segurança é configurada em uma base de projeto por projeto e é necessária para cada projeto. A política de segurança é herdada por todos os registros relacionados a um projeto.

Os objetos de pacote ALMProject do ClearQuest usados para definir e gerenciar um projeto incluem Projeto, Função, Usuário, Grupo, Release, Categoria, Configuração de Trabalho, Fase, Iteração e Política de Segurança.

Funções são utilizadas para definir quais usuários ou grupos podem desempenhar quais ações em um projeto. É possível visualizar as funções do projeto e definir novas funções para o projeto, criando um novo tipo de registro Função. É necessário também designar Usuários (ou Grupos) para uma função, para ter acesso ao projeto.

Para gerenciar vários projetos, é possível utilizar o tipo de registro Categoria para classificar um projeto e o tipo de registro Release para identificar a versão do software que o projeto fornece. A Categoria ajuda a classificar o produto, recurso ou componente que o projeto fornece e o Release identifica a versão. Por exemplo, para um Projeto denominado Marco, você poderia configurar a Categoria como ALM e configurar o Release como 7.1.0. Esses três identificadores definem a exclusividade do projeto. Cada nome de projeto deve ser exclusivo e o par Categoria/Release também deve ser exclusivo. Um projeto posterior poderia ser Projeto=Polo, com Categoria configurada como ALM, e Release configurado como 7.2.0.

Muitas vezes, os projetos têm relacionamentos com outros projetos. Esses relacionamentos podem ser estabelecidos como Projetos Relacionados. Os projetos grandes podem definir os subprojetos menores com links entre eles, utilizando os campos do projeto Super e Sub. Também é possível gerenciar projetos que rastreiam muitas revisões para o mesmo produto ou componente utilizando os campos do projeto Anterior e Próximo.

Você pode definir um projeto em Fases e Iterações, utilizando os tipos de registro Fase e Iteração. É possível visualizar as fases e iterações de um projeto na guia Planos.

Um registro Configuração de Trabalho permite que gerentes de projetos estabeleçam um processo de gerenciamento de trabalho customizado em uma base de projeto por projeto. Um registro Configuração de Trabalho de um projeto ajuda a determinar quais tipos de trabalho são utilizados pelo projeto. Os tipos de registro Pedido, Tarefa e Atividade do pacote ALMWork ajudam no gerenciamento de trabalho e criam consultas mais significativas a respeito da conclusão de trabalho planejado.

Nota: Depois de incluir pacotes ALM em um banco de dados existente, talvez você queira evitar que os usuários criem novas solicitações de mudanças que estejam em um Projeto não-ALM mais antigo e não sejam ALMRequests. Para isso, é necessário estabelecer um controle de acesso ou outro mecanismo para evitar que isso ocorra. Por padrão, os usuários não podem enviar ALMRequests até que um ALMProject seja criado.

Feedback