A maioria dos clientes Rational ClearQuest especifica informações de conexão utilizando um nome de conjunto de banco de dados. Os nomes do conjunto de banco de dados são armazenados no registro do Windows® em cada máquina cliente e nos arquivos nos sistemas Linux® e UNIX®. Em ambientes MultiSite, geralmente eles são nomeados CQMS.CLAN.SITE; entretanto, esse esquema de nomenclatura é opcional. A maioria dos clientes pode utilizar qualquer nome para acessar um conjunto de banco de dados Rational ClearQuest MultiSite; entretanto, o comando multiutil constrói um nome do conjunto de banco de dados a partir dos argumentos de clã e site separados transmitidos na linha de comandos. Além disso, o comando multiutil verifica se o nome do site é válido para o clã, comparando as informações no banco de dados com o nome do site especificado na linha de comandos. Portanto, ao acessar um conjunto de banco de dados a partir do comando multiutil, o nome do conjunto de banco de dados deverá corresponder às informações armazenadas no banco de dados.
Nesse caso, é possível utilizar o comando rmreplica para remover cada banco de dados do usuário no site, impedindo, assim, o acesso continuado a bancos de dados obsoletos.
Neste caso, o site é renomeado, mas os bancos de dados permanecem no mesmo servidor e os nomes do conjunto de banco de dados não precisam ser modificados; entretanto, você pode optar por alterar o nome do conjunto de banco de dados para refletir a renomeação do site. Se você mover os bancos de dados para diferentes servidores, também precisará atualizar as informações de conexão em cada cliente.
Nesse caso, os bancos de dados antigos continuam a operar, mas com um nome de site diferente. Os clientes que não tiverem informações do conjunto de banco de dados atualizadas, poderão achar que funcionou, mas eles se conectarão ao site errado. No exemplo, o usuário pode achar que o cliente está se conectando ao novo site Vancouver, quando, na verdade, está se conectando ao antigo site Vancouver (agora, Toronto). Atualize as informações de conexão em cada cliente para garantir o acesso aos bancos de dados corretos.