Acompanhando Trabalho e Construções

Esses tópicos descrevem como criar registros de linhas de base e de construções, e como acompanhar e concluir as atividades, tarefas e pedidos.

Um tipo de registro Projeto pode ser utilizado para acompanhar a produção de um release de produto real. Um Projeto pode incluir um nome de produto, informações de release e o conjunto de todas as iterações associadas ao Projeto. Também pode incluir as informações do componente para um Projeto.

Sempre que o código-fonte for modificado, o aplicativo é construído e verificado se a sua qualidade é suficiente para iniciar o teste. Quando verificado, a construção é implementada para os servidores de teste para teste. Esse padrão de entrega de alterações do código-fonte, construção do aplicativo e teste ocorre independente do escopo ou magnitude de um release (por exemplo, se for uma revisão maior de um aplicativo existente, uma correção ou um hotfix). Quando erros são localizados, os defeitos são registros e o código-fonte é modificado para corrigir o defeito. Novamente, o aplicativo deve ser construído e implementado novamente nos servidores de teste para teste.

Os registros Linha de Base e Construção do ALM podem ser utilizados com os projetos utilizando as integrações IBM® Rational ClearCase/ClearQuest UCM (Unified Change Management), assim como aqueles que não as utiliza. Os registros Linha de Base e Construção também podem ser utilizados para garantir a entrega bem-sucedida de releases de Projetos ou Produtos, ou de informações para clientes. Por exemplo, esses registros podem permitir a transferência automática de informações de Desenvolvimento para Teste, informando os Testadores sobre quais construções de produtos contêm as correções para Pedidos específicos.

O esquema ALM suporta um modelo de fluxo de trabalho, no qual ocorre o desenvolvimento e teste paralelo e iterativo. As alterações são construídas e, em seguida, testadas:

Nesse padrão, todas as atividades estão relacionadas. Como os desenvolvedores implementam a funcionalidade e corrigem os defeitos, os engenheiros de release precisam saber qual código incluir na construção ou quando conduzir a construção (ou seja, quando todo o trabalho esperado é concluído). Quando os problemas surgem com a construção, os engenheiros de release precisam identificar a causa do problema, caso esteja no próprio script de construção ou por algum erro introduzido pela equipe de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, os testadores precisam saber quando existe uma construção adequada para teste, qual funcionalidade está incluída na construção e quais testes executar nesta construção. Sempre que um defeito é relatado, é necessário ter conhecimento sobre as etapas de teste utilizadas que não abrangem o defeito, juntamente com as referências ao requisito original. Quando o desenvolvedor corrige o defeito e entrega o código, o ciclo começa novamente.

Em projetos de desenvolvimento de software, construções estão ocorrendo constantemente. As perguntas comuns para as equipes de desenvolvimento são sobre o que é implementado na Construção e o que é testado na Construção. O registro Construção permite que as equipes capturem informações sobre cada construção, incluindo seu status. O registro Linha de Base permite acompanhar quais atividades são entregues em cada construção e pode ser utilizado para capturar o estado das Atividades em um determinado momento. O uso dos registros Linha de Base, Construção e Atividade permite aos testadores saberem o que testar e acompanhar quais testes foram executados nesta construção


Feedback