Utilizando ALM Sem UCM

Você pode utilizar os tipos ALMBaseline e BTBuild sem utilizar o UCM.

Ao utilizar o ClearCase UCM os registros ALMBaseline e BTBuild podem detectar automaticamente as atividades que são incluídas nas construções. No entanto, você também pode utilizar os tipos de registro ALMBaseline e BTBuild para gerenciar a alteração e as atividades com sistemas que não estão utilizando UCM. O termo, não-UCM se refere a qualquer sistema que utilize uma configuração ou solução de gerenciamento de recurso diferente de UCM.

Ao criar um registro ALMBaseline, você pode utilizar as consultas para identificar a lista de atividades e, em seguida, incluir manualmente as atividades no registro ALMBaseline.

Nota: Ao incluir um ALMActivity em um registro ALMBaseline o ID ALMActivity deve ser válido ou o ALMBaseline não é atualizado com a atividade incluída.

Criando Linhas de Base e Construções

O registro ALMBaseline é utilizado para reter os dados em uma linha de base. Em não-UCM, isto pode ser um Rótulo colocado em um repositório. Este rótulo deve ser estático para a vida do projeto. Ele não deve ser movido ou reaplicado.

A chave exclusiva de registro do ALMBaseline é uma combinação dos campos BaselineName e PvobOrLocation. No UCM, o PVOB retém as informações do projeto para um projeto UCM. Em não-UCM, o PvobOrLocation é o Local, que pode ser um componente ou área de projeto, que torna o Rótulo exclusivo. Por exemplo, se você tiver dois componentes, Gui e Core, que são construídos separadamente, mas seus rótulos de construção noturna forem genéricos (como NightlyBuild_2008Jan15), você poderia criar os registros de linha de base com os valores BaselineName e PvobOrLocation:
BaselineName=NightlyBuild_2008Jan15  Location=Gui 
BaselineName=NightlyBuild_2008Jan15  Location=Core

Considerando um registro de linha de base, uma ou mais construções podem ser derivadas dele. Por exemplo, se você construir para três plataformas e, em seguida, para um registro de linha de base, precisaria de três registros de construção.

Exemplo

Libraries Ltd. é um produtor de biblioteca de software. Eles criam arquivos .jar e agrupamentos de release destes arquivos, como archives. O sistema CM (Change Management) da empresa é baseado em arquivos. Cada arquivo .jar pode ser definido como um componente. O archive que contém um agrupamento de arquivos .jar pode ser definido como uma oferta. Os arquivos .jar da equipe de componente são armazenados em diretórios (por exemplo, Jar\Gui_01.jar, Jar\Gui_02.jar, ...) Os Testadores de nível de componente testarão cada arquivo .jar no nível de componente. Os componentes não sabem necessariamente de qual oferta (produto) podem fazer parte. As ofertas são criadas pelo engenheiro de release (ou Construtor) que criou os arquivos archive que contêm os componentes. As ofertas são armazenadas em diretórios (por exemplo, Products\Sparkle_01 e Products\Dazzle_01). Os Testadores de nível de Produto testarão os arquivos archive e todos os arquivos .jar dentro dele no nível de produto.

O processo de trabalho geral inclui estas etapas:
  • Criar um ALMProject (por exemplo, denominado nonUCM_GuiJar).
  • Criar um ALMRequest e um ALMTask para o pedido.
  • Criar um ALMActivity para o trabalho de desenvolvimento (por exemplo, com o ID de Atividade = ALM00000486).
  • Concluir um ALMActivity. O Desenvolvedor modifica o código e fecha a Atividade.
  • Criar um ALMBaseline. O construtor cria o arquivo jar GUI_Jar_02.jar e cria um registro de linha de base (GUI_Jar_02), sendo incluído nas Atividades concluídas. O Construtor pode executar uma consulta (com base na Categoria do Desenvolvedor e no Release) e, em seguida, clicar em uma Tarefa na grade do Conjunto de Resultados e visualizar o campo Atividades. Depois que a linha de base é criada, são criadas uma ou mais construções.
  • Criar um BTBuild a partir da linha de base. O Construtor cria um novo BTBuild, que faz referência ao ALMProject e ao ALMBaseline apropriados. A guia Atividades no registro BTBuild mostra todas as atividades que o ALMBaseline inclui. A guia ALM no BTBuild mostra a conexão à Linha de Base ALM.
  • Testar uma construção. O Testador pode visualizar um ALMTask e ver em qual construção a nova funcionalidade pode ser localizada.

Criar uma linha de base composta significa adotar as linhas de base existentes e incluí-las no campo Composto de Linhas de Base em um novo registro de linha de base. Por exemplo, uma linha de base de nível de produto poderia incluir todas as linhas de base de nível de componente.

Em nosso exemplo, Composto de Linhas de Base inclui a linha de base GUI_Jar_02 da linha de base de componente. Em seguida, o Construtor pode criar um novo registro BTBuild da nova linha de base Dazzle_01. É o mesmo processo que o utilizado para criar a construção do componente da Gui. O mesmo registro ALMTask revela o Testador de nível do produto no qual a construção da nova funcionalidade pode ser localizada.


Feedback