syncreplica

Exporta ou importa pacotes de atualização
Conceitos relacionados
Sincronização da Réplica
Recuperação de Réplica do Banco de Dados Perdida
Nomeando a Resolução de Conflito
Referências relacionadas
describe
chmaster
mkorder
mkreplica
MultiSite Control Panel
shipping.conf
shipping_server

Aplicabilidade

Produto Tipo de Comando
MultiSite Subcomando de multiutil
Plataforma
UNIX
Windows

Sinopse

  • Exporte um pacote de atualização:
    sync/replica

    –exp/ort
    [–cl/an clan-name ] [ –site site-name ] –fam/ily family-name
    –u/ser username [–p/assword ]  password [–max/size max-packet-size
    [–lim/it num-packets ] ]
    {     { –sh/ip| –fsh/ip }
    –wor/kdir directory [ –sc/lass storage-class ]
    [–pex/pire date ]
    [–not/ify email ]
    | –out { packet-file-pname | staging-area-pname } }
    replica ...

  • Importe um pacote de atualização:
    sync/replica

    –imp/ort
    [–cl/an clan-name ] [ –site site-name ] –fam/ily family-name
    –u/ser username [–p/assword ] password
    { –rec/eive[ –sc/lass storage-class ]
    | { packet-file-pname | staging-area-pname } ... }
    [ -plug/epoch ]

Descrição

A sincronização de uma réplica com uma ou mais réplicas irmãs é um processo de três fases:

  1. Em um site, um comando syncreplica –export cria um pacote de atualização que contém alterações que ocorreram na réplica nesse site (e talvez também outras réplicas).
  2. O pacote é enviado a um ou mais outros sites.
  3. Em um outro site, um comando syncreplica –import aplica as alterações no pacote de atualização à sua réplica do mesmo banco de dados. Essa etapa ocorre em todos os sites que recebem o pacote.

Conteúdo de um pacote de atualização:

  • Todas as alterações que ocorreram na réplica atual desde a última atualização gerada para as réplicas de destino. (As alterações já enviadas para as réplicas de destino são excluídas do pacote).
  • Alterações que ocorreram em outras réplicas, que a réplica atual recebeu em pacotes de atualização anteriores dessas réplicas, mas ainda não transmitiu para as réplicas de destino.

Em todos os casos, syncreplica –export cria um único pacote lógico de atualização para ser utilizado de qualquer modo nos destinos especificados; o pacote pode ser utilizado para atualizar apenas essas réplicas específicas.

Notas sobre a Fase de Exportação

O MultiSite está projetado para uma atualização eficiente de réplicas. syncreplica –export tenta excluir operações que tenham sido enviadas anteriormente. (Entretanto, não há nenhum dano ao enviar uma operação várias vezes para a mesma réplica; a primeira operação é importada e as operações idênticas subseqüentes são ignoradas).

syncreplica –export armazena arquivos temporários no diretório especificado com a opção –workdir. Esse diretório ainda não deve existir e é excluído após a criação do pacote de exportação.

Notas sobre a Fase de Importação

Um pacote de atualização é aplicado às réplicas apropriadas associadas ao servidor de sincronização que recebeu o pacote. Não é necessário especificar réplicas ou localizações do armazenamento específicas.

O processo de importação aplica os pacotes de atualização na ordem correta. Portanto, você pode especificar pacotes em qualquer ordem na linha de comandos.

A réplica do banco de dados não é bloqueada para operações normais do banco de dados durante a fase de importação, mas é bloqueada para todas as outras operações do MultiSite.

Ignorando Pacotes

syncreplica –import não processa um pacote de atualização nas seguintes situações:

  • O pacote de atualização contém alterações que dependem de outras alterações que ainda não foram importadas para essa réplica. Isso geralmente significa que um pacote de atualização destinado a essa réplica não foi enviado ou foi perdido durante o transporte.
  • Problemas foram encontrados ao processar um pacote físico anterior em um pacote lógico de várias partes.

Nesses casos, syncreplica –import exibe uma mensagem explicativa.

Falhas de Atualização e Reprodução de Pacotes

Em alguns casos, syncreplica –import começa a aplicar operações a uma réplica, mas falha com uma mensagem de erro. Por exemplo, um outro processo pode ter bloqueado o banco de dados, causando falha na importação. Após o desbloqueio do banco de dados, você pode executar syncreplica –import para processar novamente o pacote de atualização inteiro.

Não há danos ao importar pacotes de atualização já processados com êxito; a mesma alteração não será feita duas vezes.

Exclusão de Pacotes de Atualização

Se uma única chamada de syncreplica –import aplicar um pacote com êxito a todas as réplicas de destino associadas ao servidor de sincronização, o pacote de atualização será excluído quando o comando concluir seu trabalho. Se o pacote for processado com vários comandos syncreplica –import, ele não será excluído.

Disparo de Ganchos

Os ganchos do Rational ClearQuest não são disparados em resposta a alterações feitas durante a importação do pacote.

Manipulando Conflitos de Nomenclatura

O syncreplica resolve conflitos de nomenclatura entre objetos criados em réplicas diferentes.

Atualizações com Retardo

O syncreplica não informa os usuários do Rational ClearQuest das atualizações em réplicas. Todos os usuários ativos vêem as atualizações em alguns segundos, por meio das rotinas normais de polling do banco de dados no Rational ClearQuest.

Manipulação de Erro para Defeitos de Entrega de Pacote

Se um pacote não puder ser entregue, ele será enviado por meio do recurso de armazenamento e redirecionamento para o servidor de sincronização da réplica de origem. Uma mensagem de correio é enviada ao administrador de armazenamento e redirecionamento. Isso ocorre após a falha de todas as repetidas tentativas de entrega do pacote e a expiração do tempo designado; isso também pode ocorrer quando o host de destino é desconhecido ou um arquivo de dados não existe. As definições de configuração de armazenamento e redirecionamento especificam o período de expiração, o endereço de e-mail do administrador e o programa de notificação.

Restrições

Você deve ter privilégios de Superusuário.

Opções e Argumentos: Fase de Exportação

Especificando o Clã, o Site e a Família

Padrão
Clã: primeiro clã replicado nesse site. Se houver mais de uma conexão dbset registrada nesse host, –clan será obrigatório.

Site: site atual. Se houver mais de um site nesse host, –site será obrigatório.

Família: nenhum padrão; você deve especificar uma família.

–cl/an clan-name
Nome do clã da réplica.
–site site-name
Nome do site da réplica.
–fam/ily family-name
Família do banco de dados do usuário: nome fornecido ao banco de dados do usuário quando ele foi criado.

Família do repositório de esquemas: o nome da família é MASTR.

Especificando um Nome de Usuário e uma Senha

Padrão
Você deve especificar um nome de usuário e uma senha.
–u/ser user
Nome de um usuário com privilégios de superusuário.
–p/assword password
Senha associada ao usuário especificado.

Especificando o Tamanho do Pacote de Atualização

Padrão
Quando você não especifica –maxsize, o método de remessa utilizado determina o tamanho do pacote padrão destas formas:
  • Os pacotes criados com –ship ou –fship não são maiores que o tamanho máximo de pacote especificado no arquivo shipping.conf (UNIX) ou no MultiSite Control Panel (Windows).
  • Os pacotes criados com –out não são maiores que 2 GB.
–max/size max-packet-size [ –lim/it num-packets ]
O tamanho máximo para um pacote físico, expresso como um número seguido por uma única letra. Exemplo:
500 k
500 kilobytes
20 m
20 megabytes
1.5 g
1,5 gigabytes

A opção –limit limita o número de pacotes gerados pelo syncreplica; cada pacote não é maior que max-packet-size. Utilize essa opção quando o espaço em disco para seu compartimento de armazenamento ou área de migração de dados é limitado.

Disposição do Pacote de Atualização

Padrão
Nenhum. Você deve especificar como os pacotes de atualização criados por syncreplica –export serão armazenados e transmitidos para outros sites. Se você utilizar –ship ou –fship e omitir a opção –sclass, syncreplica colocará o pacote no local do compartimento de armazenamento especificado para a classe cq_default no arquivo shipping.conf (UNIX e Linux) ou no MultiSite Control Panel (Windows).
–shi/p –fsh/ip
Armazena o pacote de atualização em um ou mais arquivos em um compartimento de armazenamento e redirecionamento; syncreplica cria um pedido de remessa separado para cada pacote físico, indicando como e onde ele será entregue. Os destinos são os servidores de sincronização associados no banco de dados de réplica com os argumentos replica-name. (As associações do servidor de sincronização são criadas com mkreplica –export e podem ser alteradas com chreplica).

A utilização de –fship (forçar envio) chama o servidor de remessa para enviar o pacote de atualização imediatamente. A utilização de –ship não chama esse servidor.

–wor/kdir directory
Um diretório de trabalho temporário a ser utilizado pelo syncreplica. Esse diretório ainda não deve existir e é excluído após a conclusão do processo de exportação de syncreplica.
–sc/lass class-name
Especifica a classe de armazenamento do pacote e do pedido de remessa. syncreplica procura a classe de armazenamento no arquivo shipping.conf nos sistemas Linux e UNIX ou no MultiSite Control Panel do Windows para determinar o local do compartimento de armazenamento a ser utilizado.
–out packet-file-pname
O nome do primeiro pacote de atualização. Pacotes físicos adicionais, se houver, são colocados em arquivos denominados packet-file-pname_2, packet-file-pname_3 e assim por diante.

Os pacotes de atualização não são entregues automaticamente; utilize um método apropriado para entregá-los. É possível criar um pacote utilizando –out e entregá-lo utilizando o recurso de armazenamento e redirecionamento.

staging-area-pname
O diretório no qual os arquivos de pacote estão armazenados.

Manipulando Defeitos de Entrega de Pacote

Padrão
Se um pacote não puder ser entregue, ele será enviado por meio do recurso de armazenamento e redirecionamento para o servidor de sincronização da réplica de origem. Uma mensagem de correio é enviada ao administrador de armazenamento e redirecionamento. Isso ocorre após a falha de repetidas tentativas de entrega do pacote e a expiração do tempo designado; isso também pode ocorrer quando o host de destino é desconhecido ou um arquivo de dados não existe. As definições de configuração de armazenamento e redirecionamento especificam o período de expiração, o endereço de e-mail do administrador e o programa de notificação.
–pex/pire date-time
Especifica a hora em que o recurso de armazenamento e redirecionamento pára a tentativa de entrega do pacote e gera uma mensagem de correio sobre o defeito. Esta opção substitui o período de expiração especificado para a classe de armazenamento no arquivo shipping.conf (sistemas UNIX ou Linux) ou doMultiSite Control Panel (Windows).

O argumento date-time pode ter um dos seguintes formatos:

date.time | date | time
em que:
date:
= day-of-week | long-date
time:
= h[h]:m[m][:s[s]] [UTC [ [ + | - ]h[h][:m[m] ] ] ]
day-of-week:
= today |yesterday |Sunday | ... |Saturday |Sun | ... |Sat
long-date:
= d[d]month[[yy]yy]
month:
= January |... |December |Jan |... |Dec

Especifique o horário no formato de 24 horas, em relação ao fuso horário local. Se você omitir o horário, o valor padrão será 00:00:00. Se omitir date, o valor padrão será today. Se você omitir o século, o ano ou uma data específica, será utilizado o mais recente. Especifique UTC se você desejar que o horário seja resolvido para o mesmo momento no tempo, independentemente do fuso horário. Utilize o operador mais (+) ou menos (-) para especificar um deslocamento positivo ou negativo para o horário UTC. Se você especificar UTC sem deslocamentos de hora ou minuto, a configuração padrão será GMT (Hora de Greenwich). (As datas anteriores a 1 de janeiro de 1970 (UTC - Universal Coordinated Time) são inválidas).

Exemplos
  • 22-November-2002
  • sunday
  • yesterday.16:00
  • 0
  • 8-jun
  • 13:00
  • today
  • 9-Aug.10:00UTC
–not/ify e-mail-address
A mensagem de defeito de entrega é enviada para o endereço de e-mail especificado.

Se ocorrer um defeito em um host do Windows que não tenha a notificação de e-mail ativada, aparecerá uma mensagem no Visualizador de Eventos do Windows. A mensagem inclui o valor e-mail-address especificado com essa opção e uma nota solicitando que esse usuário seja informado do status da operação.

Especificando as Réplicas de Destino

Padrão
Nenhum.
replica ...
Nome do site da réplica de destino. Você pode especificar uma ou mais réplicas de destino. Por exemplo, boston_hub indica que boston_hub receberá o pacote de atualização, enquanto boston_hub bangalore indica que boston_hub e bangalore receberão o pacote de atualização.

Opções e Argumentos: Fase de Importação

Especificando o Clã, o Site e a Família

Padrão
Clã: primeiro clã replicado nesse site. Se houver mais de uma conexão dbset registrada nesse host, –clan será obrigatório.

Site: site atual. Se houver mais de um site nesse host, –site será obrigatório.

Família: nenhum padrão; você deve especificar uma família.

–cl/an clan-name
Nome do clã da réplica.
–site site-name
Nome do site da réplica.
–fam/ily family-name
Família do banco de dados do usuário: nome fornecido ao banco de dados do usuário quando ele foi criado.

Família do repositório de esquemas: o nome da família é MASTR.

Especificando um Nome de Usuário e uma Senha

Padrão
Você deve especificar um nome de usuário e uma senha.
–u/ser user
Nome de um usuário com privilégios de superusuário.
–p/assword password
Senha associada ao usuário especificado.

Especificando o Local dos Pacotes de Atualização

Padrão
Nenhum.
–rec/eive [ –sc/lass storage-class ]
Essa opção será útil apenas se você executar syncreplica no servidor de sincronização.

Varre os compartimentos de armazenamento do host atual. Quaisquer pacotes de atualização não processados destinados para réplicas associadas a esse host são aplicados às réplicas apropriadas no host. Com –sclass, syncreplica varre apenas os compartimentos de armazenamento da classe de armazenamento especificada.

Se syncreplica localizar quaisquer pacotes de criação de réplicas, ele enviará correio para o administrador de armazenamento e redirecionamento. (Se o host atual for um host do Windows e uma notificação de e-mail não estiver ativada, uma mensagem aparecerá no Visualizador de Eventos do Windows.) Utilize mkreplica para importar esses pacotes de criação de réplicas.

packet-file-pname | staging-area-pname ...
Processa cada packet-file-pname como um pacote de atualização. Para cada staging-area-pname especificado, ele localiza todos os pacotes de atualização não processados anteriormente no diretório e os aplica às réplicas apropriadas.

Exemplos

Nestes exemplos, as linhas são quebradas por questões de legibilidade. Cada comando deve ser digitado em uma única linha física.

Exportações

  • Na réplica boston_hub, gere um pacote de atualização para a réplica sanfran_hub. Armazene o pacote em c:\cqms\sanfran_hub_sync.xml.

    multiutil syncreplica -export -clan telecomm -site boston_hub
    -family SAMPL -user susan -p passwd -out c:\cqms\sanfran_hub_sync.xml
    sanfran_hub

    Multiutil: Packet file `c:\cqms\sanfran_hub_sync.xml' generated

  • Coloque o arquivo de pacote em um compartimento de armazenamento para ser enviado posteriormente.

    multiutil syncreplica -export -clan telecomm -site boston_hub
    -family DEV -user susan -p passwd -maxsize 500mb -workdir c:\work
    -ship -sclass cq_default sanfran_hub

    Multiutil: Packet file
    `C:\work\sync_BOSTON_HUB_26-March-02_10-55-16.xml' generated
    multiutil: Shipping order
    "C:\temp\cqms\ms_ship\outgoing\sh_o_sync_BOSTON_HUB_26-March-02_
    10-55-16.xml" generated.

  • Semelhante ao exemplo anterior, mas envie o pacote imediatamente.

    multiutil syncreplica -export -clan telecomm -site boston_hub
    -family DEV -user susan -password p -maxsize 500mb -workdir
    c:\work -fship -sclass cq_default sanfran_hub

    Multiutil: Packet file
    `C:\work\sync_BOSTON_HUB_26-March-02_10-56-43.xml' generated
    multiutil: Shipping order "C:\cqms\ms_ship\outgoing\sh_o_sync_
    BOSTON_HUB_26-March-02_10-56-43.xml" generated.
    multiutil: Attempting to forward/deliver generated packets...
    multiutil:   -- Forwarded/delivered packet
    C:\cqms\ms_ship\outgoing\sync_BOSTON_HUB_26-March-02_10-
    ---- NOTE: consult the NT event log for errors.

Importações

  • Importe todos os pacotes de atualização de entrada na classe de armazenamento cq_storage.

    multiutil syncreplica -import -clan telecomm -site sanfran_hub
    -family DEV
    -user jcole -p passwd -receive -sclass cq_storage

    Multiutil: 4 transactions from boston_hub have been replayed
    into the MASTR database
    Multiutil: 2 transactions from boston_hub have been replayed
    into the DEV database
    Multiutil: Deleting packet C:\temp\cqms\ms_ship\incoming\sync_
    boston_hub_22-January-02_11-10-34.xml

  • Processe o pacote de atualização sanfran_hub_sync.xml na réplica sanfran_hub.

    multiutil syncreplica -import -clan telecomm -site sanfran_hub
    -family DEV -user jcole -p passwd c:\cqms\sanfran_hub_sync.xm

    Multiutil: 1 transactions from boston_hub have been replayed
    into the MASTR database
    Multiutil: 2 transactions from boston_hub have been replayed
    into the DEV database
    Multiutil: Deleting packet c:\cqms\sanfran_hub_sync.xml

  • Tente processar o pacote de atualização sanfran_hub_sync.xml na réplica sanfran_hub antes de se fazer upgrade da réplica sanfran_hub para a versão mais recente do esquema.

    multiutil syncreplica -import -clan telecomm -site sanfran_hub
    -family DEV -user jcole -p passwd c:\cqms\sanfran_hub_sync.xml

    Multiutil: The UPDATE_PACKET packet sent from boston_hub at
    2002-01-22 15:15:50  is destined for schema revision 2, not 1;
    re-execute syncreplica after site admin has upgraded database.
    Multiutil: 2 transactions from boston_hub have been replayed
    into the MASTR database
    Multiutil: Preserving packet c:\cqms\sanfran_hub_sync.xml.

  • Processe todos os pacotes de atualização no compartimento de armazenamento de entrada.

    multiutil syncreplica -import -clan telecomm -site boston_hub
    -family DEV -user susan -p passwd -receive

    Multiutil: 1 transactions from SANFRAN_HUB have been replayed
    into the MASTR database
    Multiutil: 2 transactions from SANFRAN_HUB have been replayed
    into the DEV database
    Multiutil: Deleting packet C:\temp\cqms\ms_ship\incoming\sync_
    SANFRAN_HUB_07-February-02_11-24-49.xml


Feedback