Utilizando a API do Rational ClearQuest

Este tópico fornece uma visão geral das tarefas que você pode executar com a API do ClearQuest.

Você pode utilizar a API do Rational ClearQuest para customizar os ganchos predefinidos, para escrever seus próprios ganchos e para escrever aplicativos externos que desempenham tarefas em bancos de dados do Rational ClearQuest.

Para obter detalhes sobre os objetos, métodos, propriedades e constantes que você pode utilizar ao escrever ganchos ou aplicativos externos, consulte IBM Rational ClearQuest API Reference.

Trabalhando com Sessões

O objeto Session representa a sessão atual de acesso ao banco de dados e é o ponto de partida de todas as operações. Se estiver escrevendo ganchos, acesse o objeto Session atual que é fornecido por meio do método GetSession do objeto Entity. Como os ganchos operam no contexto de modificação de um registro (entidade), há sempre um objeto Entity correspondente a partir do qual você chama o GetSession.

Se estiver escrevendo um aplicativo externo para acessar os bancos de dados do Rational ClearQuest, você deve criar um objeto Session e efetuar login no banco de dados. Para trabalhar com uma entidade, você deve chamar a API que retorna o objeto de entidade.

Para obter informações adicionais, consulte Trabalhando com Sessões no IBM Rational ClearQuest API Reference.

Trabalhando com Consultas

Você pode executar consultas para recuperar dados de um banco de dados do Rational ClearQuest com base em um conjunto de critérios de procura fornecido. Para construir uma consulta:

  1. Construa uma consulta utilizando o objeto QueryDef para especificar os dados a recuperar.
  2. Crie um objeto ResultSet para conter os dados.
  3. Execute a consulta para recuperar os dados no conjunto de resultados.
  4. Acesse os dados.

Para saber como construir uma consulta utilizando objetos, tais como QueryDef e ResultSet, consulte Trabalhando com Consultas no IBM Rational ClearQuest API Reference.

Trabalhando com Registros

Quando usuários inserem pedidos de alterações, os dados são armazenados em um registro lógico chamado de entidade. Você pode criar, editar e visualizar dados do registro e visualizar dados sobre o tipo de entidade do registro. Utilize o método BuildEntity para criar um registro; utilize o método EditEntity para editar um registro existente. A API do Rational ClearQuest também fornece métodos para validação de alterações e consolidação do registro atualizado no banco de dados.

Para obter informações adicionais, consulte Trabalhando com Registros no IBM Rational ClearQuest API Reference.


Feedback