O script Perl create_baseline_record cria um registro ALMBaseline. Essa operação conecta o novo registro ALMBaseline de volta à linha de base UCM. Ele preenche o registro ALMBaseline com as novas ALMActivities localizadas. O registro ALMBaseline inclui referências nos registros de ALMActivity localizados na linha de base UCM. O script executa uma comparação com o registro ALMBaseline armazenado anteriormente. O script procura as atividades do UCM para localizar aquelas entregues ou com novas bases criadas em um fluxo e cria referências a ALMActivities no registro ALMBaseline. Não é necessário criar um registro ALMBaseline para cada linha de base UCM.
Se você criar um registro BTBuild baseado no registro ALMBaseline, o script create_build_record criará uma referência do registro BTBuild para o registro ALMBaseline que foi utilizado para criar o BTBuild. Essa associação assegura que ALMActivities sejam listadas em um registro BTBuild. O BTBuild representa a construção em que o UCM e as ALMActivities podem ser localizados.
O campo Fixed_In_Baseline no registro ALMActivity exibe de quais ALMBaselines e BTBuilds a ALMActivity faz parte. Em cada registro ALMBaseline localizado, é possível encontrar vários registros BTBuild.
O campo Atividades do registro ALMTask exibe de quais Linhas de Base Fixas e BTBuilds a ALMActivity participa.
É possível construir, testar e liberar no nível de componente criando linhas de base. Uma oferta de produto poderá então incluir todas as linhas de base do componente na oferta. Neste exemplo, o produto é composto de todos os componentes. Para fazer a simulação em não-UCM, você pode utilizar estas opções da linha de comandos: -add_composed_of_baseline <baseline> e -add_pvob_or_location <location>. As duas opções devem ser utilizadas para cada linha de base composta. Dada uma linha de base e o nome pvob, uma referência de registro ALM correspondente é incluída no novo registro de linha de base no campo Composto por Linhas de Base.
O script create_baseline_record.pl pode ser executado a partir da linha de comandos e ter uma opção -help para fornecer informações sobre todas as opções da linha de comandos.
Um novo projeto pode ser qualquer projeto sem nenhum trabalho UCM anterior realizado, ou um novo projeto criado para funcionar com o ALM. As linhas de base importadas no UCM são rótulos importados do ClearCase e incluem linhas de base iniciais do componente. Para linhas de base importadas para determinar o fluxo, você pode transmitir o fluxo para o script create_baseline_record.pl com a opção -ucmstream ou pode criar uma nova linha de base no projeto. É necessário pelo menos uma atividade concluída para criar uma linha de base. Se você transmitir essa nova linha de base para o script create_baseline_record.pl, o script poderá determinar o fluxo desde que foi criado no projeto e não foi importado. Se, mais tarde, você importar um rótulo, deverá criar uma linha de base no projeto e utilizar essa nova linha de base com o script create_baseline_record.pl.
Nota: Se você forçar uma linha de base com a opção mkbl -identical, ela causará dependências em todos os componentes do projeto, podendo impedir a reconfiguração do projeto futuramente.
O script Perl está localizado em <install directory\IBM\RationalSDLC\ClearQuest\packages\ALMWork\ para Windows e em <install directory/IBM/RationalSDLC/ClearQuest/packages/ALMWork/ para o sistema UNIX e no Linux.
set ALM="C:\path\to\almscripts" ratlperl "%ALM%\create_baseline_record.pl" ^ -user ReleaseEngineer -pw "" -dbname ALM -dbset CQMS.ALM.HOST ^ -projectid ALM00000002 ^ -baseline BASELINE01 ^ -pvob project_vob01 ^ -logfile %ALM%\logs\BASELINE01.log
ALM="/path/to/almscripts" cqperl "${ALM}/create_baseline_record.pl" \ -user ReleaseEngineer -pw "" -dbname ALM -dbset CQMS.ALM.HOST \ -projectid ALM00000002 \ -baseline BASELINE01 \ -pvob project_vob01 \ -logfile "${ALM}/logs/BASELINE01.log"