Esse arquivo controla a operação do recurso de armazenamento e redirecionamento em cada host. O arquivo consiste em linhas de comentário (iniciando com #) e uma ou mais entradas de configuração e pode conter as entradas de configuração descritas a seguir. Em alguns casos, a operação de armazenamento e redirecionamento correspondente falhará se uma entrada estiver ausente; em outros casos, haverá um padrão de hardcode atribuído.
A instalação do MultiSite cria o arquivo ccase-home-dir/config/services/shipping.conf.template, no qual todas essas entradas estão definidas. Se /var/adm/rational/clearcase/config/shipping.conf não existir, a instalação o criará copiando o arquivo de gabarito. Se /var/adm/rational/clearcase/config/shipping.conf existir, a instalação o orientará a comparar o arquivo existente com o gabarito e fazer quaisquer alterações necessárias.
MAX-DATA-SIZE size [ k | m | g ]
Padrão (e máximo): 2.097.151 KB (2 GB - 1 KB)
Controla a divisão de pacotes lógicos individuais em vários pacotes físicos. A limitação do tamanho de pacotes físicos pode aprimorar a confiabilidade de entrega de pacotes em algumas redes. O inteiro size (com o sufixo k, m ou g opcional) especifica o tamanho máximo para um arquivo de pacote físico. k especifica KB (kilobytes); m especifica MB (megabytes); g especifica GB (gigabytes). A omissão do sufixo especifica KB. A especificação de 0 (zero) também utiliza o valor padrão.
Esse valor é utilizado pelos seguintes comandos (a menos que você também especifique –maxsize):
Ao chamar mkreplica ou syncreplica com –out, esse valor não será utilizado e você deverá utilizar –maxsize para limitar o tamanho do pacote.
NOTIFICATION-PROGRAM e-mail-program-pathname
Padrão: /opt/rational/clearcase/bin/notify. Esse programa também será utilizado se nenhuma entrada NOTIFICATION-PROGRAM existir.
O programa de correio eletrônico a ser chamado nestas circunstâncias:
O programa de correio é chamado da seguinte forma:
e-mail-program-pathname–s subject –f message-file addr ...
ADMINISTRATOR e-mail-address
Padrão: root
O endereço de correio eletrônico do administrador que administra o recurso de armazenamento e redirecionamento no host local.
Uma mensagem de correio é enviada ao endereço especificado nas circunstâncias listadas em Notification. O arquivo de configuração pode conter várias entradas ADMINISTRATOR; as mensagens são enviadas a todos os endereços de correio especificados.
STORAGE-BAY storage-class directory-pathname
RETURN-BAY storage-class directory-pathname
Padrão: os comandos multiutil que utilizam a opção –sclass utilizam a classe de armazenamento cq_default para pacotes que não estão designados a nenhuma classe de armazenamento e para pacotes cuja classe de armazenamento não está configurada. Os comandos mkorder e shipping_server utilizam a classe de armazenamento –default para pacotes não designados a nenhuma classe de armazenamento e para pacotes cuja classe de armazenamento não está configurada.
Essas linhas definem os diretórios dos compartimentos de armazenamento e de retorno. Um compartimento de armazenamento mantém os pacotes de atualização e os pedidos de remessa de saída e de entrada para uma classe de armazenamento. Um compartimento de retorno mantém os pacotes de entrada ou saída no processo de retorno às suas origens porque eles não puderam ser entregues a todos os destinos especificados.
É possível utilizar várias entradas STORAGE-BAY e RETURN-BAY para definir vários compartimentos para uma classe de armazenamento. O shipping_server seleciona um dos compartimentos para cada pacote com base no espaço em disco disponível nas partições de disco dos compartimentos. A ordem de especificação dos compartimentos não é importante.
A instalação do MultiSite cria uma classe de armazenamento padrão denominada –default. Os compartimentos de armazenamento e de retorno para essa classe são criados no host local no diretório /var/adm/rational/clearcase/shipping. Cada compartimento contém os subdiretórios denominados incoming e outgoing, que mantém os pacotes de entrada e saída. As operações de remessa procuram pacotes nesses subdiretórios. Antes de utilizar o recurso de armazenamento e redirecionamento, certifique-se de que a partição de disco na qual o diretório de remessa foi criado tenha espaço livre suficiente para os pacotes de atualização e criação de réplicas esperados. Para evitar possíveis danos ao banco de dados VOB, que podem ser causados pelo preenchimento da partição de disco que contém o banco de dados VOB, coloque o compartimento de armazenamento em uma partição de disco que não contenha diretórios de armazenamento VOB.
Os comandos multiutil que utilizam a opção –sclass utilizam a classe de armazenamento cq_default para pacotes não designados a nenhuma classe de armazenamento e para pacotes cuja classe de armazenamento não está configurada. A classe de armazenamento cq_default não é criada quando o MultiSite está instalado. Os comandos mkorder e shipping_server utilizam a classe de armazenamento –default para pacotes que não estão designados a nenhuma classe de armazenamento e para pacotes cuja classe de armazenamento não está configurada. Você pode criar classes de armazenamento adicionais para pacotes do Rational ClearQuest MultiSite, mas deve utilizar diferentes classes de armazenamento para pacotes do Rational ClearQuest MultiSite e do Rational ClearCase MultiSite.
Você deve criar directory-pathname com um comando mkdir padrão dos sistemas Linux e UNIX. Também deve criar os diretórios incoming e outgoing no novo compartimento. Os pacotes colocados em um compartimento são designados ao mesmo proprietário, grupos e permissões de leitura e gravação que o próprio compartimento. (A permissão de execução e quaisquer permissões especiais no compartimento são ignorados). Certifique-se de ajustar essas permissões (se necessário) para permitir a execução bem-sucedida de comandos do MultiSite para processar os pacotes e para proteger contra acesso não autorizado.
EXPIRATION storage-class number-of-days
EXPIRATION–default number-of-days
Padrão: 14 dias para –default; nenhum para cq_default (você deve especificar um período de expiração).
Especifica o período de expiração (em dias) para pedidos de remessa associados à classe de armazenamento especificada. Esse período começa no momento em que o pedido de remessa é gerado. Se um pacote não puder ser entregue a todos os seus destinos no número especificado de dias, o pacote será retornado para o host de envio original e uma ou mais mensagens de correio eletrônico serão enviadas (consulte as descrições nas seções Endereço do Administrador e Notification).
A especificação de cq_default como a classe de armazenamento configura o período de expiração para pedidos de remessa não designados a nenhuma classe de armazenamento e para pedidos de remessa cuja classe de armazenamento não está configurada. Exceção: quando você gera um pedido de remessa com o comando mkorder e não especifica uma classe de armazenamento, o período de expiração do pedido de remessa é associado à classe de armazenamento –default.
Um valor igual a 0 (zero) especifica que nenhuma expiração e entrega será tentada novamente de modo ilimitado.
Essa configuração é substituída pela opção –pexpire para syncreplica ou mkreplica.
O programa shipping_server não tenta novamente a entrega de um pacote. A especificação EXPIRATION será útil apenas se você planejar chamadas periódicas do servidor de remessa para tentar a entrega de quaisquer pacotes não-entregues.
ROUTE next-hop host ...
ROUTE next-hop –default
Padrão: nenhum.
Controla a rota dos pacotes na rede. Os pacotes cujo destino final é qualquer um dos argumentos host são enviados para o host denominado next-hop. Esse host é responsável pela entrega final do pacote para seus destinos (ou redirecionamento adicional). O next-hop e o host podem ser nomes de hosts (que devem ser utilizáveis por hosts em domínios diferentes) ou endereços IP numéricos.
Você pode incluir várias entradas ROUTE no arquivo de configuração. A palavra-chave especial –default acomoda todos os hosts não especificados em outra entrada ROUTE.
RECEIPT-HANDLER storage-class script-pathname
Padrão: nenhum.
Especifica um script para o servidor de remessa para execução em cada pacote recebido em um compartimento de armazenamento.
O shipping_server manipula cada pacote recebido, conforme a seguir:
script-pname [ –d/ata packet-file-pname ] [ –a/ctual shipping-order-pname ] [ –s/class storage-class ] –o/rigin hostname
em que
script-pname | Script especificado na entrada RECEIPT-HANDLER. |
–d/ata packet-file-pname | Local do pacote. Essa opção é utilizada apenas quando o pacote é destinado a esse host. |
–a/ctual shipping-order-pname | Local do pedido de remessa. Essa opção é utilizada apenas quando o pacote é destinado a um outro host. |
–s/class storage-class | Classe de armazenamento associada ao pacote. Essa opção será utilizada apenas se o pacote foi associado a uma classe de armazenamento quando ele foi criado. |
–o/rigin hostname | Nome do host a partir do qual o pacote foi enviado pela primeira vez. |
CLEARCASE_MIN_PORT port-number CLEARCASE_MAX_PORT port-number
Padrão: nenhum.
Essas entradas especificam o intervalo de portas a ser utilizado pelo servidor de remessa em um sistema de firewall e elas são configuradas como variáveis de ambiente no ambiente do servidor de remessa.
Orientações para configurar os valores:
DOWNHOST-TIMEOUT minutes
Padrão: Zero.
Especifica o número de minutos para o servidor de remessa aguardar antes de tentar contactar um host de destino identificado anteriormente como inalcançável.
Se o servidor de remessa tentar enviar um pacote para um host de destino e determinar que o host é inalcançável, ele criará um arquivo no diretório /var/adm/rational/clearcase/shipping/ms_downhost. O nome do arquivo é o nome do host inalcançável. Se o valor de um dos seguintes parâmetros não for zero, o servidor de remessa verificará o diretório dos hosts de destino durante operações de remessa futuras:
Se os dois parâmetros tiverem valores diferentes de zero, o servidor de remessa usará DOWNHOST-TIMEOUT.
Se o host de destino for localizado no diretório ms_downhost e a diferença entre a hora atual e a hora da última modificação do arquivo for menor que o valor de tempo limite no host do servidor de remessa, o servidor de remessa não tentará enviar pacotes ao host de destino. Se a diferença for igual ou maior que o valor de tempo limite, o servidor de remessa tentará enviar pacotes ao host de destino. Se DOWNHOST-TIMEOUT e a variável de ambiente SHP_DOWNHOST_TIMEOUT_RETRY tiverem um valor diferente de zero, o servidor de remessa tentará enviar o pacote ao host de destino. (Cada tentativa de enviar um pacote para um host inalcançável leva aproximadamente 30 segundos).