restorereplica

Substitui operações ausentes em uma réplica que foram restauradas a partir do backup
Conceitos relacionados
Recuperação de Réplica do Banco de Dados Perdida
Referências relacionadas
chepoch
lsepoch
recoverpacket
syncreplica
lsreplica
mkreplica

Aplicabilidade

Produto Tipo de Comando
MultiSite Subcomando de multiutil
Plataforma
UNIX
Windows

Sinopse

restorereplica

[ –cl/an clan-name ] [ –site site-name ] –fam/ily family-name
–u/ser username [ –p/assword ] password [ –force] [ –completed ]
[ –replace] [ replica... ]

Descrição

Importante: Execute esse comando imediatamente depois de restaurar uma réplica do backup. Continuar com o desenvolvimento normal em uma réplica restaurada antes de executar esse comando causa inconsistências irreparáveis entre as réplicas em uma família.

restorereplica substitui alterações ausentes em uma réplica que foi restaurada a partir do backup, conforme a seguir:

  1. Faz com que a réplica atual crie pacotes de atualização especiais que contêm pedidos de atualização para outras réplicas.
  2. Bloqueia a réplica atual e marca a réplica como em processo de restauração.
  3. Faz com que lsreplica –long indique quais réplicas devem enviar atualizações de restauração para a réplica atual.

A réplica atual permanece no estado de restauração até que você tenha recebido e aplicado (utilizando syncreplica –import) todas as atualizações de restauração necessárias para deixar a réplica atualizada com o estado da família. Coletivamente, essas atualizações incluem todas as alterações à família desde o backup, incluindo alterações feitas na réplica atual antes de seu defeito.

Não é possível recuperar alterações que foram feitas após a última exportação de sincronização de sua réplica atual. Por exemplo, se sua réplica foi submetida ao backup na quarta-feira às 12h30 e sua última exportação de sincronização foi na quinta-feira às 15h00, você poderá recuperar todas as alterações até quinta-feira às 15h00. Todas as alterações feitas após esse horário serão perdidas.

Para uma descrição do procedimento de restauração de réplica, consulte "Restaurando Réplicas do Banco de Dados" neste guia.

Bloqueando a Réplica

O restorereplica bloqueia a réplica atual. Bloqueá-la assegura que, enquanto ocorre a restauração por meio da execução dos comandos syncreplica –export e syncreplica –import, nenhuma outra alteração seja feita na réplica atual.

Quando syncreplica aplica a atualização requerida final, ele exibe uma mensagem indicando que o processo de restauração está concluído e desbloqueia a réplica.

Otimizando o Processo de Restauração

Por padrão, restorereplica requer que a réplica receba atualizações de restauração de todas as outras réplicas em sua família (direta ou indiretamente). Apenas depois que todas as atualizações são importadas, o comando syncreplica exibe a mensagem indicando que a restauração está concluída.

Em alguns casos, é possível abrandar esse requisito sem comprometer a exatidão do processo de restauração. A réplica será atualizada se receber uma atualização de restauração de apenas uma réplica: a última para a qual a réplica enviou uma atualização antes de ser restaurada a partir da versão de backup. Você pode especificar o nome dessa última réplica atualizada (ou uma lista de réplicas, das quais uma deve ser a última atualizada) para restorereplica. O syncreplica exibe a mensagem de restauração concluída depois de receber atualizações de restauração de todas as réplicas especificadas.

Aviso: Se você utilizar essa otimização incorretamente, poderá tornar a réplica restaurada irreparavelmente inconsistente com outras réplicas.

Restrições

Você deve ter privilégios de Superusuário.

Opções e Argumentos

Especificando o Clã, o Site e a Família

Padrão
Clã: primeiro clã replicado nesse site. Se houver mais de uma conexão dbset registrada nesse host, –clan será obrigatório.

Site: site atual. Se houver mais de um site nesse host, –site será obrigatório.

Família: nenhum padrão; você deve especificar uma família.

–cl/an clan-name
Nome do clã da réplica.
–site site-name
Nome do site da réplica.
–fam/ily family-name
Família do banco de dados do usuário: nome fornecido ao banco de dados do usuário quando ele foi criado.

Família do repositório de esquemas: não aplicável. A restauração de um membro de uma família do banco de dados do usuário solicita atualizações automaticamente para sua réplica do repositório de esquemas associada, se necessário.

Especificando um Nome de Usuário e uma Senha

Padrão
Você deve especificar um nome de usuário e uma senha.
–u/ser user
Nome de um usuário com privilégios de superusuário.
–p/assword password
Senha associada ao usuário especificado.

Suprimindo Prompts Interativos

Padrão
O restorereplica solicita sua confirmação.
–f/orce
Suprime a etapa de confirmação.

Reduzindo o Número de Atualizações Requeridas

Padrão
A réplica requer atualizações de restauração de todos os outros membros de sua família. O comando syncreplica declara a réplica a ser restaurada completamente somente após o processamento de todas as atualizações.
Importante: O uso incorreto dessas opções permite que novas alterações sejam feitas na réplica antes de todas as alterações ausentes serem recebidas de outras réplicas. Isso pode colocar a família inteira em um estado irreparavelmente inconsistente.
–completed
Substitui o processamento de restauração normal; marca a réplica como restaurada e desbloqueia o banco de dados. Se essa opção for utilizada, nenhum outro pedido de pacote de restauração poderá ser enviado e nenhum outro pacote de restauração poderá ser produzido nessa réplica.
–rep/lace replica...
Altera o subconjunto de réplicas a partir do qual as atualizações de restauração são requeridas. Especifique replica como um nome de site.

Exemplos

Para obter um exemplo de como restaurar uma réplica, consulte Restaurando uma Réplica a partir de um Backup.


Feedback