Quando os usuários clicam no botão Ações em um formulário ou abre o menu Ações na barra de ferramentas, uma lista de ações válidas é exibida e a ação padrão é destacada em texto negrito. Você define a ação padrão utilizando a guia Ação Padrão na janela Propriedades do Estado. Consulte o Ações Padrão. Também é possível chamar uma ação padrão a partir de um gancho.
Apenas as ações disponíveis neste momento, com base nas permissões do usuário e no estado do registro, serão exibidas. Para evitar potenciais problemas de desempenho, os ganchos de controle de acesso não são executados durante o cálculo de ações válidas.
Você pode definir uma ação para desempenhar estas tarefas:
Você pode controlar quais usuários possuem acesso a quais ações e quando as ações podem ser desempenhadas.
Uma variedade de tipos de ações predefinidas para ações mais utilizadas são suportadas, por exemplo, a ação Enviar e a ação Alterar Estado. Consulte o Tipos de Ações Suportadas.
No Designer, cada tipo de registro possui uma grade Ações que define as ações disponíveis para registros desse tipo. Você pode utilizar a grade Ações para incluir, modificar e excluir ações e para criar transições de estados.
O software Rational ClearQuest suporta os seguintes tipos de ações:
A configuração do controle de acesso em ações Base afeta todas as ações no esquema. Você pode modificar o controle de acesso para ações, incluindo ações que podem ser incluídas em seu esquema aplicando pacotes. Entretanto, quaisquer restrições de controle de acesso colocadas em ações Base aplicam-se a todas as outras ações.
O desenvolvedor de esquemas do Rational ClearQuest define as regras de como os usuários moverão registros entre estados. As transições de estados são implementadas por ações. Para criar uma transição de estado, você define uma ação do tipo CHANGE_STATE e, em seguida, seleciona os estados de origem e um estado de destino para essa ação.
Você pode incluir ganchos de ações que implementam tarefas em pontos-chave no ciclo de vida de um registro ativo. Por exemplo, por padrão, todos os usuários possuem acesso a todas as ações. Você pode limitar o acesso a uma ação utilizando um gancho de controle de acesso.
Diversos ganchos de ações são suportados: Controle de Acesso, Inicialização, Validação, Consolidação e Notificação.
Para obter uma descrição dos ganchos de ações e informações sobre como eles funcionam com ganchos de campos, consulte Utilizando Ganchos para Customizar o Fluxo de Trabalho. Para aprender como criar um gancho de ação Access control, consulte Exemplo de gancho de ação Access control. Consulte também Linguagens de Script e Controle de Acesso de Ação.
Você pode definir ações padrão para estados. Uma ação padrão para um estado aparece em negrito no menu Ações no cliente no Rational ClearQuest.
As ações padrão são úteis para orientação de usuários por meio do modelo de estado. Elas são necessárias para determinados esquemas e pacotes, tais como o esquema e o pacote UCM. Se você utilizar o esquema ou pacote UCM, as ações padrão de seus estados deverão fornecer um caminho válido no modelo de tipo de estado. Para obter informações adicionais, consulte Incluindo uma Integração UCM do IBM Rational. Além disso, as ações padrão podem ser chamadas a partir do código do gancho.
Antes de definir a ação padrão para um estado, é necessário primeiramente criar uma transição de estado.
A exclusão de uma ação pode requerer outras alterações em um esquema. Por exemplo, se você excluir uma ação CHANGE_STATE, você pode precisar modificar a Matriz de Transição de Estado para compensar a ação perdida. Se você fez referência a uma ação excluída em um script, você deve modificar seu script para exclusão de quaisquer referências à ação.