Sobre o Rational ClearQuest
Gerenciando Alteração no Visual Studio com o Software Rational  

Sobre o Rational ClearQuest

Você pode utilizar o Rational ClearQuest para verificar a qualidade do seu aplicativo ou componente durante cada fase do ciclo de desenvolvimento e para rastrear o release em que um recurso, aprimoramento ou correção de erro aparece.

Você pode executar as seguintes tarefas:

Seu administrador do ClearQuest utiliza o Rational ClearQuest Designer para criar formulários customizados e gerenciar o banco de dados do ClearQuest.

Estados

As solicitações de mudança se movem por um padrão, ou um ciclo de vida, do envio à resolução. Cada estágio desse ciclo de vida é um estado e cada movimento de um estado para outro é uma transição de estado.

Cada estado tem ações específicas associadas a ele. À medida que você move uma solicitação de mudança para outro estado, os campos associados a esse estado se tornam necessários e determinadas regras de negócios são aplicadas. Por exemplo, dentro do aplicativo padrão Rational ClearQuest, o campo Doc de Impactos será obrigatório apenas quando um defeito for movido para o estado Resolvido.

O administrador do ClearQuest pode customizar estados e as ações associadas a eles. Por exemplo, no aplicativo padrão, os usuários são notificados por e-mail quando solicitações de mudanças são designadas a eles.

Ao configurar regras para transições de estado, você pode verificar se suas solicitações de mudanças estão sendo totalmente concluídas e controladas.

Consultas

Você deve utilizar consultas para navegar pelo banco de dados do ClearQuest. Antes de visualizar ou modificar registros, você consulta o banco de dados para obter os registros nos quais tem interesse. Por exemplo, você pode desejar ver apenas registros de defeitos que estejam designados a você, apenas os registros associados ao seu projeto, ou apenas os registros inseridos em uma data específica ou após essa data.

Os resultados da consulta são exibidos em grades. Para localizar registros relevantes com rapidez, você pode especificar os campos de registros a serem incluídos e a ordem na qual eles serão exibidos. As consultas baseiam-se nos filtros selecionados. Se você executar uma consulta sem nenhum filtro definido, todos os registros do banco de dados serão listados.

Depois de executar uma consulta, você pode navegar pelos resultados, visualizando e modificando os registros utilizando a página Conjunto de Resultados. Pode também gerar um relatório a partir dos resultados da consulta.

Gráficos

O Rational ClearQuest fornece três gráficos para ajudar a analisar os dados: Distribuição, Tendência e Duração.

Os Gráficos de Distribuição medem quantos registros há nas categorias definidas ou correspondem aos valores indicados. Por exemplo, utilize um gráfico de distribuição para ver o status atual de um grupo de registros ou para ver quem designou a maioria ou a minoria das solicitações de mudanças. Outro exemplo é um gráfico que classifica registros por prioridade.

Os Gráficos de Tendência mostram quantos registros foram alterados nos estados selecionados por dia, semana ou mês. Esses gráficos mostram a taxa na qual novos registros estão sendo enviados, resolvidos ou movidos para outros estados.

Os Gráficos de Duração mostram quantos registros permanecem nos estados selecionados e por quanto tempo.

Os gráficos de Duração e de Tendência ajudam a controlar o histórico da transição de estado de um registro. Os registros que não têm estados não são incluídos nesses gráficos.

Relatórios

Você pode combinar formatos de relatórios criados com o Crystal Reports com consultas provenientes do Rational ClearQuest para criar relatórios sobre dados de solicitação de mudanças.

O Rational ClearQuest se vincula ao Crystal Reports, que permite criar formatos de relatórios e os associar às consultas que você deseja relatar. Para obter informações sobre a versão suportada atual do Crystal Reports, consulte as Notas de Release do IBM Rational ClearQuest.

Privilégios do Usuário

Alguns recursos do Rational ClearQuest não estarão disponíveis se você não tiver os privilégios necessários. Por exemplo, você não pode editar as propriedades de SQL se não tiver privilégios de edição de SQL. Para alterar seus privilégios ou obter informações adicionais sobre eles, entre em contato com o administrador do ClearQuest.