Visão Geral do Processo de Aplicação do Pacote

O processo de aplicação de um pacote em um esquema pode ser tão simples quanto selecionar um pacote e clicar em Concluir ou ele pode requerer quatro etapas:

  1. Selecionar o esquema.
  2. Selecionar o pacote a ser aplicado.
  3. Selecionar os tipos de registros no esquema que o pacote modifica.
  4. Mapear os tipos de estados no esquema para os estados no pacote.

Você pode executar as duas últimas etapas ao aplicar o pacote.

A ordem das etapas depende se você inicia o Assistente de Pacotes e seleciona o esquema a ser modificado ou se você efetua o registro de saída de um esquema antes de iniciar o Assistente de Pacotes. Conforme mencionado, dependendo do esquema e do pacote selecionados, talvez não seja necessário executar todas as etapas.

Ativando Tipos de Registros

Quando um pacote é configurado para ativar tipos de registros em seu esquema, você pode especificar quais tipos de registros modificar. Por exemplo, um pacote pode incluir campos em tipos de registros existentes e você pode preferir não incluir estes campos em alguns tipos de registros. Outras considerações que você pode fazer ou não, incluem a inclusão de ações e scripts.

Para obter as descrições dos pacotes, incluindo os tipos de registros que eles modificam, consulte Pacotes do Rational ClearQuest.

Mapeando Tipos de Estados

Alguns pacotes, como UnifiedChangeManagement e Resolution, incluem um modelo de estado com tipos de estados. Estes pacotes incluem ganchos que executam quando um pedido de alteração entra em um destes estados.

Pode surgir um problema se você aplicar um destes pacotes em um esquema existente, e o modelo de estado desse esquema não incluir um método para obtenção de um estado no pacote. Por exemplo, se o pacote inclui funções disponíveis apenas quando um pedido de alteração entrar no estado Pronto, mas o esquema existente não incluir um estado Pronto, as novas funções nunca estarão disponíveis aos usuários.

Para evitar esta situação, você é avisado para mapear os estados em seu esquema para os tipos de estados no pacote sendo aplicado (se o pacote incluir quaisquer tipos de estados).

Cada tipo de estado no pacote deve ter pelo menos um estado do esquema existente mapeado para ele. Esta prática garante que o esquema criado pela aplicação do pacote inclui um transição para todo tipo de estado no pacote.

Por exemplo, se as funções no pacote estiverem disponíveis quando um pedido de alteração entrar no estado Pronto, e você mapeou o estado Designado no esquema existente para o tipo de estado Pronto no pacote, as novas funções estarão disponíveis quando um pedido de alteração entrar no estado Designado.

Criando Ações Padrão

Você pode definir ações padrão para estados. A configuração de uma ação padrão assegura que sempre exista uma maneira de mover um estado de origem para um estado de destino. As ações padrão também são úteis para conduzir os usuários pelo modelo de estado. Uma ação padrão para um estado aparece em negrito no menu Ações no cliente do Rational ClearQuest.

Alguns esquemas e pacotes, tais como o esquema e o pacote UCM, requerem ações padrão. Se você utilizar o esquema ou pacote UCM, as ações padrão de seus estados deverão fornecer um caminho válido no modelo de tipo de estado.

Antes de definir a ação padrão para um estado, você deve criar uma transição de estado. Consulte Criando uma Transição de Estado.


Feedback