Kit de ferramentas Crystal Reports para a plataforma de desenvolvimento de software para Rational Notas de versão
Sobre estas notas de versão
Estas notas contêm informações importantes sobre a versão deste produto, incluindo problemas de instalação, outros problemas conhecidos e informações para clientes que estiverem fazendo uma atualização a partir de uma versão anterior. Leia o documento na íntegra antes de instalar este produto.
Instalação
No Linux, o Crystal Reports deve ser instalado por um usuário que não está logado como “raiz”.
Restrições
As restrições a seguir aplicam-se a esta versão do Kit de ferramentas Crystal Reports para a plataforma de desenvolvimento de software para Rational:
- O Java Reporting Component processará apenas relatórios criados com o Crystal Reports 9 ou posterior. Os relatórios criados em versões anteriores do Crystal Reports devem ser convertidos com a ferramenta Conversão de Relatório disponível para download no site da Business Objects.
- Os recursos Criação de Relatório e Modificação de API para Java Reporting Component não são fornecidos nesta versão.
- Não é possível usar os relatórios que acessam as seguintes origens de dados:
- OLAP
- Visualizações de negócios
- Universos
- Quando o Java Reporting Component é utilizado, os relatórios podem ser exportados apenas para PDF, RPT, CSV e RTF.
- Não há suporte para os seguintes recursos nesta versão:
- Gabaritos de relatório
- Mapeamento geográfico
- Repositório do Crystal Reports
- Alertas de relatório
- Prompts dinâmicos
- Não é possível abrir relatórios que contenham grupos com a opção de ordenação de grupo definida como ordem original.
- Para exportar um relatório com o Java Reporting Component, java.io.tmpdir deve ser definido como um caminho absoluto.
Crystal Reports Designer
- O Crystal Reports Designer não permite editar o mesmo relatório em várias janelas ao mesmo tempo.
- Os relatórios que contiverem uma condição de grupo nomeado diferente do campo “agrupar por” não serão exibidos corretamente em versões anteriores do Crystal Reports Designer.
- Os relatórios que contêm links entre uma tabela de consulta personalizada e uma tabela de banco de dados não podem ser visualizados.
InfoView
- Não é possível entrar no BusinessObjects Enterprise Java InfoView quando o endereço IP do servidor é usado no campo do sistema.
Solução temporária: conecte-se com o nome do host do Central Management Server (CMS, Servidor de gerenciamento central).
- Ao executar o InfoView a partir da plataforma de desenvolvimento de software para Rational, a opção usada para criar novos relatórios (barra de ferramentas Painel do cabeçalho > Novo > Crystal Report) não funciona.
Solução temporária 1: use o Crystal Reports Designer para criar um novo relatório.
Solução alternativa 2: inicie o InfoView a partir de um navegador externo.
- Ao sair do BusinessObjects Enterprise, limpe todas as variáveis da sessão que contêm origens de relatório em cache para garantir que o visualizador de relatórios utilize credenciais atualizadas para conectar-se ao BusinessObjects Enterprise.
Publicação
- Se um relatório tiver um total em execução que seja Avaliar tipo de condição definido como “ForEachRecord” ou Redefinir tipo de condição definido como “Nunca”, o relatório não pode ser publicado no BusinessObjects Enterprise.
Solução temporária: use as outras opções das listas Tipo de condição.
- Ao publicar relatórios que contêm várias conexões JDBC, o assistente de publicação não mostra todas as conexões.
Solução temporária: vá ao Central Management Console (CMC, Console de gerenciamento central) para modificar as conexões JDBC que não são exibidas no assistente de publicação.
Java Reporting Component
- O JSF deve estar no modo de economia do estado do servidor quando o processo de entrada do JRC estiver sendo usado com o visualizador JSF.
- Ao criar uma nova página JSP, desmarque a caixa de seleção Usar gabarito JSP; nos snippets do código do Crystal Reports, a própria página do visualizador é definida como true por padrão e o uso do gabarito pode gerar tags HTML duplicadas.
- O aplicativo JRCHelperSample não será compilado, a não ser que um tempo de execução tenha sido definido para o projeto da Web.
Solução temporária: no menu Propriedades, clique em Tempos de execução direcionados para definir o tempo de execução.
- Quando a faceta do JRC é removida de um projeto, a classe JRCHelperSample não é removida automaticamente porque pode ter sido modificada.
- Os snippets do Crystal Reports não podem ser inseridos na visualização Design do Page Designer.
Solução temporária: para inserir um snippet, alterne para a visualização Origem do Page Designer.
- Para que o visualizador JSF exiba um relatório corretamente, é necessário alterar a declaração DOCTYPE para <!DOCTYPE html PUBLIC”-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN”>.
- Ao sincronizar os controles com um nó EnterpriseItem criado com a opção “Usar última instância”, pode ocorrer um erro no código da página.
Solução temporária: no código da página, altere “getParentItemID” para “getItemID” e “setParentItemID” para “setItemID”.
- Na visualização Dados da página, não é possível modificar a configuração de um item na categoria Nó da página.
Solução temporária: em vez disso, modifique a configuração do mesmo item em Nós gerenciados por faces.
Funcionalidade de relatórios
- Ao visualizar um relatório que contém dados salvos e a opção "verificar após a primeira atualização" definida como true, os dados salvos são descartados e uma mensagem de aviso é exibida.
Solução temporária: antes de visualizar o relatório, abra-o no Crystal Reports Designer, onde o relatório foi criado, desmarque a opção de relatório "verificar após a primeira atualização" e salve o relatório.
- Abrir uma página enquanto outra operação estiver em andamento pode gerar uma exceção java.lang.IndexOutOfBoundsException. Isso acontece quando o JSF Viewer é usado e a classe javax.faces.STATE_SAVING_METHOD está definida como “server.” O problema é causado por um bug na implementação do JSF feita pela Sun.
Solução temporária: atualize para uma implementação JSF da Sun mais recente que a versão 1.1 ou use uma implementação alternativa do JSF.
- Após configurar a origem de dados para java.sql.ResultSet, se OldTableAlias e NewTableName forem diferentes, o SDK RAS não usa o valor de NewTableName para nomear a nova tabela.
- Ao visualizar um relatório, o DataEngine não pode recuperar os dados POJO no tipo java.util.Date.
Solução temporária: em vez disso, use o tipo java.sql.Date.
- Ao exportar subrelatórios sob demanda, apenas os que estiverem na primeira página do relatório principal podem ser exportados para o formato CSV.
- Ao modificar um gráfico, é possível alterar a propriedade Agrupar por após definir Ordem de classificação como N superior, N inferior, Porcentagem superior ou Porcentagem inferior.
Solução temporária: altere Ordem de classificação para Crescente ou Decrescente antes de modificar o campo Agrupar por.
- O Database Explorer não suporta procedimentos armazenados. Isso é um problema de Eclipse conhecido. Para obter mais informações, consulte o bug Eclipse Bugzilla 132107.
Solução temporária: para obter uma possível solução alternativa do código, consulte a seção do fórum no local a seguir: http://diamond.businessobjects.com/node/520#comment-209.
Problemas específicos de plataformas
- Na JVM da Sun, a seguinte mensagem de erro pode aparecer: “java.lang.OutOfMemoryError: PermGen space.“
Solução temporária: atualize o arquivo eclipse.ini com as seguintes configurações:
-vmargs
-Xms40m
-Xmx512m
-XX:MaxPermSize=256m
Consulte os bugs Eclipse Bugzilla 129490 e 92250 para obter mais detalhes.
- Ao editar um relatório já publicado no Apache Tomcat Server, é necessário encerrar o Tomcat antes de salvar o relatório, para garantir que as alterações sejam salvas com êxito.
- Remover uma faceta também remove arquivos do diretório lib, mas não do caminho de compilação. Isso pode fazer com que erros apareçam na visualização Problemas.
- No IBM Websphere 6.0 e 6.1, o recurso de exportação pode não funcionar para todos os formatos de exportação.
Solução temporária 1: use o JSF Crystal Reports Page Viewer para exportar um relatório para vários formatos.
Solução alternativa 2: verifique se o código do visualizador é a única saída da página.
- Nas JVMs da Sun anteriores à versão 1.5.0_07, uma exceção java.awt.color.CMMException poderá ocorrer em um ambiente com vários segmentos durante o carregamento de um relatório que contenha uma imagem de Objeto OLE.
- Não há suporte para o navegador Konqueror. Ao usar o código JSP para visualizar um relatório no Konqueror, uma mensagem de erro pode ser exibida.
Solução temporária: use um navegador da Web suportado.
- Durante a exportação de valores de seção para XML no Sun JVM 1.4.2, podem ocorrer resultados inconsistentes.
- Na plataforma SUSE Linux, o recurso de busca na ajuda on-line não funciona.
Solução temporária: consulte as informações no conteúdo de Ajuda.
Formatação e renderização
- Para desfazer uma ação de arrastar e soltar em um objeto de texto, clique em Desfazer duas vezes.
- No modo de edição de objetos de texto, a primeira marca de guia inserida antes de um objeto de campo no início de um parágrafo não é exibida.
- Quando um novo objeto de texto é criado em um relatório, se a propriedade "recuo na primeira linha” do objeto de texto for definida como um valor negativo, o texto apenas será exibido depois que o cursor tiver passado pelo recuo esquerdo.
- Ao editar um parágrafo em um objeto de texto, esse objeto exibe apenas a primeira marca de guia, mas não exibe as marcas de guia seguintes.
- Em um objeto de texto, a formatação do texto em um parágrafo com várias linhas fará com que o texto que está sendo formatado seja quebrado como uma nova linha.
- Para selecionar um objeto que está em uma caixa, primeiro mova a caixa para trás.
- A propriedade Posição relativa de uma seção não se aplica às linhas e caixas da seção.
- Na propriedade Formato de data do Crystal Reports Designer, a definição da opção “Envolver dia da semana” como “Parênteses” ou “Encaminhar parênteses” não apresenta nenhuma diferença na área de amostra.
- A tabela a seguir descreve como o JRC se comporta ao abrir e salvar relatórios em tempo de execução com os seguintes recursos para os quais não há suporte:
Recurso | Comportamento do JRC ao abrir um relatório com esse recurso | Comportamento do JRC ao salvar um relatório com esse recurso
|
---|
Alertas de relatório | Nenhum alerta deve ser acionado. | As informações de alertas na definição de relatório são preservadas. Contudo, a exibição dos alertas não é preservada. |
Mapas geográficos | Aparecem como objetos em branco. | Preservado na definição de relatório. |
Gráficos de relatórios do Crystal Reports 9 com texturas e imagens | Não são exibidos. | Preservado na definição de relatório. |
Localização de rótulos no gráfico | Se os rótulos forem movidos, serão redefinidos para suas posições padrão. | Preservado na definição de relatório. |
Campos especiais com o contexto do Crystal Enterprise: ID do usuário do CE atual.
| Mapeado para número de página vertical.
| Os campos especiais são preservados. |
Imagens dinâmicas | Não há suporte. | Suporte total. |
Classificação parametrizada | Há suporte. | Suporte total. |
Classificação hierárquica de grupo | Há suporte. | Suporte total. |
Adições de função de fórmula | Há suporte (exceto para fuso horário do Crystal Enterprise). | Suporte total. |
Prompts dinâmicos | Não há suporte. | Não são preservados. |
Aperfeiçoamentos de grade | Há suporte para o achatamento de cabeçalhos de coluna para tabelas de referência cruzada. | Cabeçalhos de coluna achatados são preservados. A exibição em drill-through não é preservada. |
Bancos de dados relacionais e instruções SQL
- O driver Oracle JDBC não oferece suporte a tabelas unidas com o tipo de união "full outer join". A seguinte mensagem é exibida: "Full Outer Join is not supported."
- O uso de setTableLocation para definir o local da tabela de banco de dados como ODBC pode resultar na exclusão de objetos de relatório.
Solução temporária: defina o local da tabela como JDBC, JNDI, XML ou conjunto de resultados Java.
- Ao carregar um relatório no servidor de aplicativos SunOne8 ou no servidor de aplicativos Oracle 10g, é necessário especificar o caminho absoluto em vez de um caminho relativo.
- O uso dos comandos de definição de local JRC para alterar o local de uma tabela a partir de ODBC para JDBC/JNDI permite que o relatório seja atualizado apenas no JRC.
Solução temporária: para permitir que uma atualização de relatório funcione no Crystal Reports Designer, forneça informações sobre o servidor JNDI no comando de definição de local.
- O driver Informix não oferece suporte para campos Blob adicionados a um relatório a partir de um banco de dados Informix.
- Devido a um problema com o driver JDBC do Informix, o seguinte erro será exibido durante a visualização de um relatório do informix que contenha um procedimento armazenado: “Routine (prc_decimal) cannot be resolved.“
- Durante a conexão com um banco de dados Microsoft SQL Server a partir do Designer, após a especificação do nome do banco de dados, o Database Explorer mostrará o banco de dados padrão do usuário.
Solução temporária: especifique a string de conexão completa, incluindo o nome do banco de dados.
- Se o campo Campos de dados em um relatório for um campo de fórmula, a opção “Não resumir” não estará presente nas propriedades desse campo.
- Ao visualizar um relatório com um campo de banco de dados do SQL Server do tipo "Real", a seguinte mensagem de erro poderá ser exibida: “JDBC Error: Value cannot be converted to requested type“. O erro está relacionado a um problema do Microsoft JDBC.
- Ao adicionar várias instruções SQL em uma página de rascunho SQL (clique com o botão direito do mouse em Crystal Reports > Adicionar ao novo relatório), apenas a primeira instrução SQL é adicionada ao relatório. Esse problema acontece ao usar um banco de dados Derby.
- Se você digitar uma senha incorreta ao criar uma nova conexão com o banco de dados DB2 UDB iSeries, o processo do Eclipse poderá ser finalizado inesperadamente. Para obter mais informações, consulte o bug Eclipse Bugzilla 148920.
- Ao criar uma nova conexão com um banco de dados SQL Server no Java Designer, se você incluir informações de senha na URL de conexão e, em seguida, atualizar as propriedades da conexão, o Java Designer talvez não perceba que se trata da mesma a conexão, podendo gerar um SQL que contenha uma união cruzada de banco de dados, mesmo que todas as tabelas sejam provenientes do mesmo banco de dados.
Solução temporária: salve o relatório e abra-o novamente. Convém não incluir informações de senha na URL ao criar uma nova conexão.
- Ao adicionar uma instrução SQL a um relatório Crystal, use o SQL Editor ao invés da configuração padrão para abrir o arquivo SQL.
- Ao conectar-se ao banco de dados de amostra Derby fornecido com a plataforma de desenvolvimento de software para Rational, a mensagem de erro a seguir pode ser exibida: “Could not Add Object. Logon Error: The user name ‘{userid}’ is not valid.”
Solução temporária: modifique a conexão do banco de dados para assegurar que uma ID de usuário seja inserida nos detalhes da conexão.
Problemas específicos de idiomas
- Quando a documentação localizada estava sendo produzida, nem todos os pacotes de idioma estavam disponíveis. Em resultado disso, alguns termos da interface do usuário, que podem estar traduzidos no conjunto mais recente dos pacotes de idioma, foram mantidos em inglês na documentação.
- O JRC interpreta o texto escrito da direita para a esquerda em nível de parágrafo, mas não em nível de caractere; portanto, uma mistura de textos escritos da direita para a esquerda e da esquerda para a direita poderá ser exibida incorretamente em um parágrafo.
- Ao exportar um formato RTF, os caracteres dos idiomas arábico e hebraico não são codificados corretamente.
- Em localidades de sistemas operacionais que usam a vírgula como separador decimal, como o idioma alemão ou italiano, o alinhamento decimal não funciona corretamente devido a um bug de Oscilação.
- Ao usar o JCR para exportar relatórios para o formato PDF, alguns idiomas podem exibir caracteres como pontos de interrogação ou caixas.
- Em um ambiente italiano, o separador decimal é exibido de modo incorreto em algumas caixas de diálogo do Crystal Reports Designer. No entanto, o separador decimal italiano correto a ser usado nos relatórios pode ser configurado.
- Em um sistema operativo que não seja em inglês, para evitar a exibição de caracteres incorretos, verifique se os pictogramas fazem parte do conjunto de caracteres da fonte selecionada.
- Em um ambiente polonês, a caixa de diálogo Formatar moeda exibe os valores monetários com um espaço ausente entre o símbolo e o valor.
Acessibilidade
- Para que um leitor de tela, como JAWS, funcione corretamente com o Crystal Reports Designer, é necessário instalar o Java Access Bridge. O Java Access Bridge pode ser instalado a partir deste endereço: http://java.sun.com/products/accessbridge.
Para usar o Java Access Bridge com o IBM JVM 1.5, é necessário redistribuir alguns arquivos jar. Para obter mais informações, consulte o arquivo readme.txt no seguinte local: http://java.sun.com/products/accessbridge/README.txt.
- O leitor de tela JAWS faz o mapeamento de teclas de atalho que são diferentes das combinações de teclas usadas no Crystal Reports.
Solução temporária: no Gerenciador de teclado do JAWS, redefina os vínculos de teclas Alt+Seta para cima, Alt+Seta para baixo, Ctrl+Home e Ctrl+End de forma que correspondam à funcionalidade das combinações de teclas do Crystal Reports
- O recurso de detalhamento na página Visualizar não está disponível a partir do teclado.
- O JAWS não consegue declarar os campos na paleta do Crystal Reports Designer. Para obter mais informações, consulte o bug Eclipse Bugzilla 146620.
- O JAWS declara o rótulo da paleta do Crystal Reports Designer como um controle deslizante. Para obter mais informações, consulte o bug Eclipse Bugzilla 146859.
- Na visualização Database Explorer, algumas teclas de atalho podem não funcionar porque não foram atribuídas a uma única ação. Esse problema ocorre devido à limitação do JAWS ao ler apenas a primeira letra do item do menu de contexto.
- Para usar o teclado para inserir um objeto de campo em um objeto de texto, selecione os dois objetos e, no menu de atalho, clique na opção “Adicionar campo ao texto”.