Matrizes de Decisão

Como regras diferentes serão usadas para reclamantes masculinos e femininos, duas matrizes diferentes serão requeridas nos dois pacotes de determinação. No entanto, elas serão configuradas da mesma forma.

Um único resultado é produzido a partir dessa avaliação, a partir da combinação das respostas dadas. Portanto, o indicador Resultados Múltiplos não é configurado. Nenhuma pontuação é necessária nessa Avaliação, assim os indicadores Pontuação Acumulativa e Pontuação por Resultado não são configurados.

Contradições podem ser produzidas se a combinação de respostas for improvável ou inconsistente; nesse caso, é inconsistente que um cliente seja envolvido em um estágio final de um plano de tratamento quando ele tem capacidade pulmonar máxima (leitura de pico do fluxo). Portanto, combinações de contradições são necessárias na matriz.

Os resultados são então incluídos na matriz em ordem de prioridade. Para essa avaliação médica, Severo teria a prioridade mais alta e seria incluído primeiro, seguido por Moderado e Suave.

Por fim, as regras que geram os resultados são incluídas em forma de combinações dentro de cada resultado.

  1. De dentro do pacote de determinação, selecione Nova Matriz de Decisão
  2. Insira detalhes da matriz:
    • Nomeie a Mulher com Asma
    • Tipo Médico
    • Nenhum conjunto de indicadores
  3. Selecione a matriz de dentro do agrupamento de Matrizes de Decisão
  4. Na página da matriz de decisão, selecione Editar Dados da Matriz

    O editor de matriz de decisão agora está ativado.

  5. Selecione o botão de ação Pergunta
  6. Selecione o questionário Adulto com Asma na lista suspensa.
  7. Selecione todas as perguntas e inclua-as na matriz. As perguntas com respostas numéricas (perguntas 1 e 2) são incluídas inicialmente com uma única resposta. A pergunta com resposta em tabela de códigos (pergunta 3) é incluída com todas as três respostas possíveis.
  8. Para cada resposta possível para uma pergunta que será usada pela lógica, clique com o botão esquerdo do mouse no título da linha e selecione Incluir Resposta. Quando o tipo de dados de resposta for um número, insira um valor ou um intervalo, usando o menu de contexto de resposta para selecionar Usar Mín/Máx ou Usar Valor. Inclua quantos intervalos forem requeridos pelas regras de avaliação. Por exemplo, para a pergunta 2:
    • Primeira resposta, selecione Usar Mín/Máx, insira de 0 a 249
    • Inclua a resposta, selecione Usar Mín/Máx, insira de 250 a 449
    • Inclua a resposta, selecione Usar Mín/Máx, insira 450 como limite mínimo; deixe o limite máximo em branco para indicar "qualquer valor acima de 450"
  9. Selecione Incluir Contradições.
  10. Para cada subcoluna, selecione a combinação de respostas que deve levar ao resultado da contradição, por exemplo:
    • IF na etapa 5 do plano de tratamento, AND a leitura do pico do fluxo / FEV > 450
  11. Inclua combinações adicionais conforme necessário clicando com o botão esquerdo do mouse no menu de contexto da coluna e selecionando Incluir Combinação.
  12. Selecione Resultados e selecione os resultados Severo, Moderado e Suave para serem incluídos na matriz.
  13. Para cada resultado, inclua combinações para cada regra selecionando Incluir Combinação no menu de contexto da coluna. Selecione combinações de resposta usando lógica AND e OR conforme necessário, por exemplo:
    • IF ocorrerem sintomas diários, efeito grave AND na etapa 3 ou 4 do plano de tratamento OR na etapa 5 do plano de tratamento => Resultado Severo
  14. Salve a matriz, usando o botão de ação Salvar, assegurando que não haja nenhum erro de validação presente, e saia do editor de matriz.
  15. Na página inicial da matriz de decisão, selecione Liberar.
  16. O pacote de determinação agora pode ser liberado; na página inicial do pacote de determinação, selecione Liberar.