O IBM Tivoli Directory Server suporta uma grande variedade de caracteres do idioma nacional através do conjunto de caracteres UTF-8 (UCS Transformation Format). Conforme especificado para o protocolo LDAP Versão 3, todos os dados dos caracteres que passam entre um cliente LDAP e um servidor estão em UTF-8. Conseqüentemente, o servidor do diretório pode ser configurado para armazenar quaisquer caracteres de idioma nacional que possam ser representados em UTF-8. As limitações sobre quais tipos de caracteres podem ser armazenados e pesquisados são determinadas pelo modo como o banco de dados é criado. O conjunto de caracteres do banco de dados pode ser especificado como "UTF-8" ou pode ter permissão para ser padronizado como o conjunto local de caracteres do sistema do servidor (com base no locale, idioma e no ambiente da página de códigos).
Se o UTF-8 for especificado, é possível armazenar quaisquer dados de caracteres UTF-8 no diretório. Os clientes LDAP em execução em qualquer parte do mundo (em qualquer idioma suportado por UTF-8) podem acessar e pesquisar o diretório. Em muitos casos, entretanto, o cliente pode ter a capacidade limitada de exibir apropriadamente os resultados recuperados do diretório em um determinado conjunto de idioma/caractere.
Para obter informações adicionais sobre UTF-8, consulte o Guia de Instalação e Configuração do IBM(R) Tivoli Directory Server Versão 5.2.