Um gateway de proxy é um gateway de serviços que recebe pedidos de serviço da web e os encaminha para terminais definidos por você nos grupos de proxy.
Um gateway de proxy é um módulo SCA que contém uma primitiva de mediação Consulta de Terminal do Gateway. Crie o módulo usando o IBM Integration Designer e defina um ou mais grupos de proxies. Especifique também um ponto na mensagem de pedido em que o nome de um serviço virtual possa ser encontrado. Um serviço virtual é um proxy para um ou mais serviços reais. Especifique se o nome do serviço virtual foi localizado usando a URL, o padrão ou um XPath.
Após implementar o módulo de Gateway de proxy no WebSphere Enterprise Service Bus (WebSphere ESB) ou no IBM Business Process Manager, será possível usar o widget Gateway de Proxy para definir os serviços virtuais nos grupos de proxies. Usando o widget Gateway de Proxy, é possível criar associações entre os serviços virtuais e os terminais de serviço real; as associações são armazenadas no armazenamento de configuração integrada.
Antes que um cliente possa acessar um gateway de proxy, é preciso que o WSDL chame um serviço virtual. É possível recuperar o WSDL inserindo o terminal da URL do serviço virtual em um navegador da web e anexando a sequência: ?wsdl. Por exemplo, http://zzz/Gold?wsdl, em que http://zzz/ é o endereço do gateway de proxy e Gold é o nome do serviço virtual.