Monitor de Serviços

Use a página Monitor de Serviços para configurar o servidor do monitor de serviços para que ele possa reunir e agregar o tempo de resposta e as medidas do rendimento de todos os agentes do monitor de serviços em execução. O servidor, então, calcula e armazena as estatísticas para que você possa acessá-las no widget Monitor de Serviços.

Para visualizar esta página no console administrativo, clique em Servidores > Tipos de Servidores > Servidores dos Aplicativos do WebSphere > servername > Monitor de Serviços > Monitor de Serviços.


Links marcados (on-line) requerem acesso à Internet.

Verificar atualizações deste tópico (on-line)

Ativar o monitor de serviços

Ativa ou desativa o servidor do monitor de serviços.

O servidor do monitor de serviços deve ser ativado antes que você possa usar o widget Monitor de Serviços. Por padrão, nos ambientes do servidor independente, o servidor do monitor de serviços é ativado durante a criação de perfil. Nos ambientes de implementação e de novos servidores criados usando o console administrativo, você deve ativar o servidor do monitor de serviços manualmente a partir do console administrativo. (Para ativar ou desativar o Monitor de Serviços no console administrativo, clique em Servidores > Tipos de Servidores > Servidores de Aplicativo WebSphere > Nome do Servidor; em Integração de Negócios, expanda a lista do Monitor de Serviços e, em seguida, clique em Monitor de Serviços.) Para padrões de topologia de Mensagem Remota e de Suporte Remoto, o servidor do monitor de serviços deve ser ativado no Cluster de Suporte e para o Sistema de Mensagens Remoto, Suporte Remoto e padrões da Web (quatro clusters), o servidor deve ser ativado no cluster da web.

Quando o servidor do monitor de serviços estiver desativado, os dados não serão coletados dos agentes e fornecidos aos clientes. Para desativar o servidor do monitor de serviços, limpe a caixa de seleção Ativar Monitor de Serviços.

Tamanho do buffer de dados do monitor de serviços

Especifica, em megabytes (MB), o tamanho do armazenamento de dados in-memory para medidas de monitoramento de serviços. Quando o buffer atinge o tamanho especificado, as entradas mais antigas são excluídas e substituídas por dados novos.

Por padrão, o tamanho do armazenamento de dados é de 5 MB. Configure o valor para 0 (zero) para evitar que o servidor armazene medidas.
Dica: Cada megabyte contém, aproximadamente, 10 horas de dados de monitoramento contínuo para uma operação.

Tamanho do resultado da consulta de dados de medida do limite

Limita o número máximo de medidas correspondidas retornadas por uma consulta Representational State Transfer (REST). O valor especificado aqui substitui qualquer conjunto de valores na própria consulta.

Por padrão, o limite da consulta é de 50.000 medidas. Se desejar retornar todas as medidas correspondidas, desmarque a caixa de opção.

Ativar todos os agentes de monitor de serviços

Indica que você deseja coletar dados do tempo de resposta e do rendimento de todos os agentes do monitor de serviços em execução no escopo definido para o servidor do monitor de serviços (por padrão, a célula). Desmarque esta opção se desejar monitorar apenas um subconjunto de agentes do monitor de serviços.

Se você limpar Ativar todos os Agentes de Monitor de Serviços, uma tabela de coleção aparecerá abaixo dela. Para uma nova configuração, a tabela está vazia e você deve usar o botão Incluir para acessar a página Procurar Destinos de Implementação e incluir agentes adicionais (por padrão, cada destino de implementação tem um agente do monitor de serviços configurado) na tabela.

Todos os agentes listados na tabela são monitorados. Se desejar parar o monitoramento de um agente particular, selecione-o na tabela e clique em Excluir.