Configurando o Monitor de Serviços

Se você estiver criando um novo servidor e desejar usar o widget Monitor de Serviços no Business Space para medir o tempo de resposta e solicitar o rendimento de serviços expostos ou chamados por um módulo SCA, configure e ative o monitoramento de serviços no console administrativo.

Antes de Iniciar

Função de segurança necessária para esta tarefa: Se a segurança administrativa estiver ativada, você deve ter efetuado login com uma função administrativa para executar esta tarefa.

O servidor do monitor de serviços deve ser ativado antes que você possa usar o widget Monitor de Serviços. Por padrão, nos ambientes do servidor independente, o servidor do monitor de serviços é ativado durante a criação de perfil. Nos ambientes de implementação e de novos servidores criados usando o console administrativo, você deve ativar o servidor do monitor de serviços manualmente a partir do console administrativo. Para padrões de topologia de Mensagem Remota e de Suporte Remoto, o servidor do monitor de serviços deve ser ativado no Cluster de Suporte e para o Sistema de Mensagens Remoto, Suporte Remoto e padrões da Web (quatro clusters), o servidor deve ser ativado no cluster da web.

Sobre Esta Tarefa

O monitor de serviços possui uma arquitetura cliente/servidor.
  • Agente do monitor de serviços: Mede o rendimento e o tempo de resposta das operações e envia os dados de medida ao servidor do monitor de serviços
  • Servidor do monitor de serviços: reúne e agrega o tempo de resposta e as medidas de rendimento de todos os agentes do monitor de serviços em execução e, em seguida, calcula e armazena as estatísticas.
Importante: Se estiver usando um servidor HTTP externo para acessar o Business Space, certifique-se de configurar o servidor HTTP para permitir barras codificadas. Consulte a documentação do servidor HTTP para obter detalhes.

Procedimento

  1. Efetue login no console administrativo com privilégios de administrador.
  2. Configure o servidor do monitor de serviços.
    1. No console, clique em Servidores > Tipos de Servidores > Servidores de Aplicativos do WebSphere > servername > Monitor de Serviços.
    2. Na página Monitor de Serviços, clique em Ativar Monitor de Serviços.
    3. Examine os valores-padrão para o tamanho do buffer do monitor de serviços e o limite de tamanho da consulta e, se necessário, revise-os.
    4. Especifique os destinos do monitoramento de serviços. Esse são os agentes do monitor de serviços dos quais você deseja reunir dados.
      Tabela 1. Monitoramento
      Destinos a serem monitorados Etapas a serem executadas
      Monitorar todos os agentes do monitor de serviços em execução Assegure-se de que a opção Ativar Todos os Agentes de Monitor de Serviços esteja marcada.
      Monitorar um subconjunto específico de agentes do monitor de serviços em execução
      1. Limpe a opção Ativar Todos os Agentes de Monitor de Serviços. Uma tabela de coleção será exibida; se esta for uma nova configuração, a tabela estará vazia.
      2. Clique em Incluir. A página Procurar Destinos de Implementação é aberta.
      3. Na tabela de coleção na página Procurar Destinos de Implementação, selecione o destino de implementação cujo agente você deseja monitorar.
      4. Clique em OK para retornar à página Servidor do Monitor de Serviços.
      5. Repita as Etapas 2.d.ii a 2.d.iv até que tenha incluído todos os agentes que deseja monitorar.
    5. Na página Servidor do Monitor de Serviços, clique em OK. A configuração é salva e entra em vigor imediatamente.
  3. Configure o agente do monitor de serviços.
    1. No console, clique em Servidores > Tipos de Servidores > Servidores de Aplicativos do WebSphere > servername > Agente do Monitor de Serviços.
    2. Na página Agente do Monitor de Serviços, clique em Ativar Agente do Monitor de Serviços.
    3. Examine os valores-padrão para a configuração do agente e, se necessário, revise-os.
    4. Clique em OK.