Configurações de Connection Factory do Provedor de Sistemas de Mensagens do WebSphere MQ

Utilize esse painel para visualizar ou alterar as propriedades de configuração do connection factory selecionado para uso com o provedor de sistemas de mensagens do WebSphere MQ. Essas propriedades de configuração controlam como as conexões são criadas para as filas e tópicos JMS associados.

Um connection factory às vezes é chamado de connection factory JMS "unificado" ou "independente de domínio" e suporta interfaces JMS 1.1 independente de domínio (denominadas "interfaces comuns" na especificação JMS). Isso permite que os aplicativos utilizem interfaces comuns para sistema de mensagens ponto a ponto e de publicação/assinatura.

Para visualizar as configurações de connection factory do WebSphere MQ, utilize o console administrativo para concluir as seguintes etapas:
  1. Na área de janela de navegação, expanda Recursos > JMS > Connection Factories para exibir connection factories existentes.
  2. Se apropriado, na área de janela de conteúdo, altere a configuração Escopo para o nível no qual os connection factories estão definidos. Isso restringe o conjunto de connection factories exibidos.
  3. Clique no nome do connection factory com o qual você deseja trabalhar.

Em Propriedades Gerais, há três grupos de propriedades:

Há duas variações do grupo Conexão:

Faça todas as alterações necessárias nos grupos de propriedades Administração, Conexão e Avançado e, em seguida, clique em Aplicar para salvar a configuração, na área janela de conteúdo, em Propriedades Adicionais, antes de clicar em qualquer um dos seguintes links:

Em Itens Relacionados, clique em JAAS - Dados de Autenticação J2C para configurar informações de autenticação para uso com o connection factory.

Nota: Ao especificar propriedades do WebSphere MQ, as seguintes restrições são aplicadas:

Um connection factory unificado do WebSphere MQ tem as seguintes propriedades:

Para obter mais informações sobre como configurar as propriedades SSL para o WebSphere MQ, consulte a seção SSL properties no manual WebSphere MQ Using Java.

Guia Configuração

Escopo

Especifica o nível no qual essa definição de connection factory é visível aos aplicativos.

Os recursos como fornecedores de sistemas de mensagens, ligações de espaços de nomes ou bibliotecas compartilhadas podem ser definidos em vários escopos, com recursos definidos em escopos mais específicos substituindo duplicatas que são definidas em escopos mais gerais.

O escopo é exibido apenas para informações e não podem ser alterados neste painel. Se você quiser procurar ou alterar outros recursos em um escopo diferente, altere o escopo no painel de coleta de connection factory do WebSphere MQ; em seguida, clique em Aplicar, antes de clicar no link para o tipo de recurso.

Tipo de Dados Cadeia
Provedor

O provedor JMS designado quando o connection factory de fila é criado.

Para todos os connection factories que utilizam esse painel, o provedor é o de sistemas de mensagens do WebSphere MQ.

O provedor é exibido somente para informação.

Tipo de Dados Cadeia
Nome

O nome pelo qual esse connection factory é conhecido para propósitos administrativos no WebSphere Application Server.

Tipo de Dados Cadeia
Intervalo O nome deve ser exclusivo no conjunto de connection factories definido para a célula.
Nome JNDI

O nome JNDI que é utilizado para ligar o connection factory ao espaço de nomes JNDI.

Como uma convenção, utilize o nome JNDI completo; por exemplo, no formato jms/Nome, onde Nome é o nome lógico do recurso.

Tipo de Dados Cadeia
Descrição

Uma descrição desse connection factory para propósitos administrativos no WebSphere Application Server.

Tipo de Dados Cadeia
URL da Tabela de Definições de Canal do Cliente

Uma URL que aponta para uma CCDT do WebSphere MQ.

Tipo de Dados Cadeia
Qmname Identificando a Entrada de Tabela

O campo de nome do gerenciador de filas utilizado para selecionar uma entrada na CCDT.

Tipo de Dados Cadeia
Intervalo O valor deve ser um nome de gerenciador de filas válido, um nome de gerenciador de filas válido com o último caractere um asterisco, um asterisco, ou espaço em branco.
Gerenciador de Filas

O nome do gerenciador de filas ou grupo de filas compartilhadas com o qual a conexão será estabelecida. Uma conexão é estabelecida com esse recurso do WebSphere MQ para envio ou recebimento de mensagens.

Tipo de Dados Cadeia
Transporte

O tipo de transporte do WebSphere MQ para a conexão. Isso é utilizado para determinar os mecanismos exatos utilizados para a conexão com o WebSphere MQ.

Tipo de Dados Lista drop-down
Padrão ligações em seguida cliente
Intervalo
cliente
Utilize uma conexão de rede baseada em TCP/IP para comunicar-se com o gerenciador de filas do WebSphere MQ
ligações em seguida cliente
Tente uma conexão no modo de ligações com o gerenciador de filas. Se isso não for possível, reverta para o transporte de cliente.
ligações
Estabeleça uma conexão de memória cruzada com um gerenciador de filas em execução no mesmo nó. As seguintes propriedades do Modo de Transporte do Cliente estão desativadas:
  • Nome do Host
  • Porta
  • Canal de Conexão do Servidor
Nome do Host

O nome do host, endereço IPv4 ou IPv6, do gerenciador de filas do WebSphere MQ com o qual a conexão será estabelecida.

Tipo de Dados Cadeia
Porta

O número da porta no qual o WebSphere MQ está atendendo.

Tipo de Dados Inteiro
Padrão 1414
Intervalo O valor deve estar no intervalo de 1 a 65536 (inclusive).
Canal de Conexão do Servidor

O nome do canal de conexão do servidor WebSphere MQ utilizado ao conectar-se com o WebSphere MQ.

Tipo de Dados Cadeia
Padrão SYSTEM.DEF.SVRCONN
Intervalo O valor deve ser um canal de conexão do servidor definido para o gerenciador de filas do WebSphere MQ com o qual a conexão está sendo estabelecida.
Utilizar SSL para Comunicação Segurança com o WebSphere MQ

Essa opção determina se o protocolo SSL (Secure Sockets Layer) será utilizado para comunicação de rede segura com o gerenciador de filas ou grupo de filas compartilhadas do WebSphere MQ.

Ao utilizar um connection factory do provedor de sistemas de mensagens do WebSphere MQ no ambiente de servidor de aplicativos, o servidor de aplicativos gerencia a configuração SSL. Para alterar parâmetros de configuração de SSL, utilize o console administrativo para navegar para o painel Segurança > Gerenciamento de Certificados e Chaves SSL .

Ao utilizar um connection factory do provedor de sistemas de mensagens do WebSphere MQ no ambiente do cliente, o cliente obtém as informações de configuração SSL do arquivo ssl.client.props. O uso desse arquivo é detalhado nas informações de referência relacionada deste tópico.

O connection factory do provedor de sistemas de mensagens do WebSphere MQ só pode ser configurado no SSL com um único conjunto de criptografia SSL. Se você especificar mais de um conjunto de criptografia na configuração SSL para um connection factory do provedor de sistemas de mensagens do WebSphere MQ, somente o primeiro será utilizado.

Tipo de Dados Caixa de opção. Se essa caixa de opção for desmarcada, as seguintes propriedades SSL serão desativadas:
  • Gerenciado Centralmente
  • Configuração Específica
  • Configuração de SSL
Gerenciado Centralmente

Quando o protocolo SSL é utilizado para a comunicação com o WebSphere MQ, selecione esse botão de opção para especificar que a configuração de SSL é obtida a partir da configuração de SSL gerenciada centralmente do WebSphere Application Server.

Ao selecionar esse botão de opção, os atributos de nome de host e porta do connection factory do provedor de sistemas de mensagens do WebSphere MQ são utilizados para selecionar uma configuração SSL apropriada. Para fornecer a configuração SSL que será comparada com o connection factory, consulte o tópico Definições de Configuração SSL de Terminal de Saída Dinâmica, listado na referência relacionada.

Tipo de Dados Botão de Opções
Configuração Específica

Selecione esse botão de opção quando você desejar especificar uma configuração específica de SSL para ser utilizada quando o SSL for utilizado para comunicação de rede segura com o gerenciador de filas ou grupo de filas compartilhadas do WebSphere.

Tipo de Dados Botão de Opções
Configuração de SSL

A configuração específica de SSL para ser utilizada quando o SSL for utilizado para comunicação de rede segura com o gerenciador de filas ou grupo de filas compartilhadas do WebSphere. Essa propriedade será desativada se o botão de opção Gerenciado Centralmente for selecionado.

Tipo de Dados Lista drop-down
Alias de Autenticação Gerenciado por Componente

O alias de autenticação que especifica o nome do usuário e a senha a serem utilizados na conexão com o WebSphere MQ.

Tipo de Dados Lista drop-down
Padrão (nenhum(a))
Intervalo Todos os aliases de autenticação definidos para a célula e o valor "(nenhum)", que especifica que nenhuma credencial é transmitida ao WebSphere MQ.
Identificador de Cliente

O identificador de cliente a ser especificado ao conectar-se ao provedor de sistemas de mensagens do WebSphere MQ.

Tipo de Dados Cadeia
Permitir Assinaturas Duráveis Clonadas

Determina se várias instâncias de uma assinatura durável podem ser acessadas simultaneamente por diferentes servidores.

Tipo de Dados Caixa de opções
Padrão Desmarcado
Intervalo
Selecionado
Várias instâncias de uma assinatura durável podem ser acessadas simultaneamente por diferentes servidores.
Desmarcado
Várias instâncias de uma assinatura durável não podem ser acessadas simultaneamente por diferentes servidores.
Versão do Provedor

A versão do provedor de sistemas de mensagens do WebSphere MQ. Utilizada para determinar se deve ser feita uma conexão com uma versão específica de um gerenciador de filas. É utilizada também para determinar o tipo de funcionalidade necessário pelo cliente.

Tipo de Dados Cadeia
Intervalo O valor inserido deve ser a cadeia vazia ou deve estar em um dos seguintes formatos: n.n.n.n ou n.n.n ou n.n ou n, em que n é um valor numérico maior ou igual a zero.
Suportar Protocolo Two Phase Commit Distribuído

Especifica se o connection factory suporta coordenação XA de transações do sistema de mensagens. Ative essa opção se vários recursos, incluindo esse connection factory, tiverem de ser utilizados na mesma transação.

Se você limpar essa propriedade, desative o suporte para protocolo two phase commit distribuído. A sessão JMS ainda poderá ser registrada em uma transação, mas utilizará as chamadas de transações locais do gerenciador de recursos (session.commit e session.rollback) em vez das chamadas XA. Isso pode levar a uma melhoria de desempenho. Entretanto, um único recurso apenas poderá ser registrado em uma transação no WebSphere Application Server.

O suporte ao último participante permite que você inscreva um recurso não-XA a outros recursos qualificados para XA.

Tipo de Dados Caixa de opções
Padrão Selecionado
Intervalo
Selecionado
Se o connection factory suportar o uso de protocolos two phase commit distribuídos para a coordenação de trabalho efetuado.
Desmarcado
O connection factory não suporta o uso de protocolos two phase commit distribuídos para a coordenação de trabalho efetuado.
Recomendação Mantenha essa opção selecionada se as transações envolverem outros recursos, incluindo outras filas ou tópicos. Desmarque essa opção apenas quando você estiver certo de que o gerenciador de filas conectado para utilizar essa conexão de fila é o único recurso na transação.
Alias de Autenticação para Recuperação XA

O alias de autenticação que especifica o nome do usuário e a senha a serem utilizados na conexão com o WebSphere MQ durante a recuperação XA.

Tipo de Dados Lista drop-down
Padrão (nenhum(a))
Intervalo Todos os aliases de autenticação definidos para a célula e o valor "(nenhum)", que especifica que nenhuma credencial é transmitida ao WebSphere MQ durante a recuperação XA.



Links marcados (on-line) requerem acesso à Internet.

Tarefas relacionadas
Referências relacionadas
Coleta de Connection Factory do WebSphere MQ
Arquivo de Configuração do Cliente ssl.client.props
Definições de Configuração SSL de Nó de Extremidade de Saída Dinâmica
Página da Web da biblioteca do WebSphere MQ em http://www.ibm.com/software/ts/mqseries/library (on-line)
Informações relacionadas


Nome do arquivo: umj_pjcfm.html