Configurações do Conjunto de Conexões (Versão 4)

Utilize esta página para criar um conjunto de conexões para uma origem de dados Versão 4.0.

Você pode acessar esta página do console administrativo de uma das seguintes formas:

Guia Configuração

Escopo

Recursos como provedores JDBC, ligações de espaços de nomes ou bibliotecas compartilhadas podem ser definidos em vários escopos, com recursos definidos em escopos mais específicos, substituindo duplicatas que são definidas em escopos mais gerais.

Observe que independentemente do escopo de um recurso definido, as propriedades do recurso aplicam-se apenas a um nível de servidor individual. Por exemplo, se você definir o escopo de uma origem de dados no nível de célula, todos os usuários da célula poderão consultar e utilizar a origem de dados, que é exclusiva na célula. Entretanto, as configurações de propriedades de recursos são locais para cada servidor na célula. Por exemplo, se você definir número máximo de conexões como 10, cada servidor da célula poderá ter 10 conexões.

Quando os recursos forem criados, eles serão sempre criados no escopo atual selecionado no painel. Para exibir recursos em outros escopos, especifique um nó ou servidor diferente no formulário de seleção de escopo.

Para obter informações gerais, consulte Configurações do escopo do Console Administrativo na seção Referência Relacionada.

Tipo de Dados Cadeia
Tamanho Mínimo do Conjunto

Especifica o número mínimo de conexões a serem mantidas no conjunto.

O tamanho mínimo do conjunto pode afetar o desempenho de um aplicativo. Conjuntos menores requerem menos codificação extra quando a demanda é baixa, porque menos conexões são mantidas abertas para o banco de dados. Quando a demanda é alta, os primeiros aplicativos apresentarão resposta lenta, porque novas conexões serão criadas se todas as outras do conjunto estiverem sendo utilizadas.

Tipo de Dados Inteiro
Padrão 1
Intervalo Qualquer inteiro não negativo.
Tamanho Máximo do Conjunto

Especifica o número máximo de conexões a serem mantidas no conjunto.

Se o número máximo de conexões for alcançado e todas as conexões estiverem sendo utilizadas, os pedidos adicionais para uma conexão aguardam até o número de segundos especificado como tempo limite da conexão. O tamanho máximo do conjunto pode afetar o desempenho de um aplicativo. Conjuntos maiores requerem mais código extra quando a demanda é alta, porque há mais conexões abertas para o banco de dados na demanda de pico. Essa conexões persistem até ficarem inativas no conjunto. Se o valor máximo for menor, tempos de espera mais longos ou possíveis erros de tempos limites de conexão ocorrerão durante horários de pico. Assegure que o banco de dados possa suportar o número máximo de conexões no servidor de aplicativos, além de qualquer carga que tenha fora do servidor de aplicativos.

Tipo de Dados Inteiro
Padrão 10
Intervalo Qualquer inteiro positivo
Tempo limite da conexão

Especifica o número máximo de segundos que um aplicativo aguarda uma conexão do conjunto antes de exceder o tempo limite e acionar uma exceção ConnectionWaitTimeout. O WebSphere Application Server agirá com base nesse valor apenas se você definir a propriedade de tamanho máximo do conjunto; nesse caso, o número máximo de conexões serve de acionador para forçar a propriedade de tempo limite de espera.

Tipo de Dados Inteiro
Unidades Segundos
Padrão 180
Intervalo Qualquer inteiro não negativo

A definição desse valor para 0 desativa o tempo limite da conexão.

Se você aceitar o valor padrão, o Application Server emitirá a exceção ResourceAllocation imediatamente após o gerenciador de conjunto indicar que o número máximo de conexões está sendo utilizado. Se você desativar o tempo limite de conexão, o Application Server não emitirá uma exceção. Em vez disso, o gerenciador de conjunto irá enfileirar pedidos subseqüentes de conexão até poder alocar uma conexão.

Tempo Limite de Inatividade

Especifica o número máximo de segundos que uma conexão inativa (não alocada) pode permanecer no conjunto antes de ser removida para liberar recursos.

As conexões precisam ficar inativas fora do conjunto, porque manter conexões abertas para o banco de dados pode causar problemas de memória no banco de dados. No entanto, nem todas as conexões ficam inativas fora do conjunto, mesmo que elas sejam mais antigas que a definição Tempo Limite Inativo. Uma conexão não ficará inativa se a remoção da conexão fizer com que o conjunto reduza abaixo de seu tamanho mínimo. A definição desse valor para 0 desativa o tempo limite inativo.

Tipo de Dados Inteiro
Unidades Segundos
Padrão 1800
Intervalo Qualquer inteiro não negativo
Tempo Limite Órfão

Especifica o número máximo de segundos que um aplicativo pode manter uma conexão sem utilizá-la antes da conexão retornar ao conjunto

Se não houver nenhuma atividade em uma conexão alocada por um tempo superior ao da definição Tempo Limite Órfão, a conexão será marcada como órfã. Depois de outra série de segundos de Tempo Limite Órfão, se a conexão ainda não tiver atividade, a conexão retornará ao conjunto. Se o aplicativo tentar utilizar a conexão novamente, será emitida uma exceção de conexão stale. As conexões listadas em uma transação não são órfãs. A definição desse valor para 0 desativa o tempo limite órfão.

Tipo de Dados Inteiro
Unidades Segundos
Padrão 1800
Intervalo Qualquer inteiro não negativo
Tamanho do Cache de Instruções

Especifica o número de instruções preparadas armazenadas no cache a serem mantidas por conexão.

O maior valor para o qual você precisa definir o tamanho de seu cache se não desejar descartar caches será determinado da seguinte forma: para cada aplicativo que utiliza esta origem de dados em um servidor específico, inclua o número de instruções preparadas exclusivas (conforme determinado pela cadeia sql, simultaneidade e tipo de rolagem). Este é o número máximo de instruções preparadas possíveis que podem ser armazenadas no cache em uma determinada conexão durante a existência do servidor. A definição do tamanho do cache para este valor significa que você nunca terá caches descartados. Isso fornece melhor desempenho. No entanto, devido a limitações potenciais de recursos, isso nem sempre será possível.

Tipo de Dados Inteiro
Padrão 10
Intervalo Qualquer inteiro não negativo
Desativar limpeza para conexão automática

Especifica se o software de conjunto de conexões fechará automaticamente as conexões da origem de dados no fim de uma transação. Configure essa propriedade se quiser manter e reutilizar a mesma conexão em várias transações.

O padrão é false, o que indica que quando uma transação é concluída, o servidor de aplicativos fecha a conexão e a retorna ao conjunto. Qualquer uso da conexão depois que a transação tiver sido finalizada resulta em uma exceção de conexão vencida, porque a conexão é fechada e retornada ao conjunto. Esse mecanismo assegura que as conexões não são mantidas indefinidamente pelo aplicativo. Se o valor estiver definido como true, a conexão não será retornada ao conjunto ao final de uma transação. Nesse caso, o aplicativo deverá retornar a conexão ao conjunto chamando o método close(). Se o aplicativo não fechar a conexão, o conjunto poderá ficar sem conexões para outros aplicativos utilizarem.

Tipo de Dados Booleano (caixa de opções)
Padrão False (limpar)



Links marcados (on-line) requerem acesso à Internet.

Conceitos relacionados
Tarefas relacionadas
Referências relacionadas


Nome do arquivo: udat_was4poolset.html