Especificar Configurações de Tipo de Ligação

Utilize essa painel para selecionar o tipo de ligação de espaço de nomes desejado.

Para visualizar esse painel do console administrativo, clique em Ambiente > Nomenclatura > Ligações de Espaço de Nomes > Novo .

É possível configurar uma ligação de espaço de nomes para qualquer um dos seguintes objetos:

Nesse painel, selecione o tipo de ligação e, em seguida, clique em Avançar.

Tipo de Ligação

Especifica o tipo de ligação configurado.

String Selecione Cadeia para configurar uma ligação de espaço de nomes para um valor de constante de cadeia.

Para configurar uma ligação de Cadeia, você precisa das seguintes informações:

  • O valor da constante de cadeia
  • O contexto raiz de destino da ligação configurada (escopo)
  • O nome da ligação configurada, relativa ao contexto raiz do destino

Você pode criar um arquivo que mapeie diversos nomes de variáveis para valores e especificar o nome do arquivo para o valor de Cadeia. Por padrão, um servidor de nome executa a substituição de variável no valor de cadeia de uma ligação de espaço de nomes de cadeia. Assim, por padrão, a propriedade com.ibm.websphere.naming.expandStringBindings é definida como true e um servidor de nome expande o valor das ligações de cadeia.

Dica: A substituição de variável pode resultar em erros ou em alterações inesperadas em uma cadeia. Por exemplo, com a substituição de variável, uma cadeia $$ é expandida como $. Você pode desativar a substituição de variável e fazer com que o servidor de nome trate o valor de Cadeia como literal ou constante. Crie uma propriedade customizada com Nome definido como com.ibm.websphere.naming.expandStringBindings e Valor definido como false. Você pode definir uma propriedade customizada no escopo da célula, nó, servidor ou servidor de nomes. Crie a propriedade customizada em uma página do console para o escopo adequado:
Escopo da célula
Clique em Administração do Sistema > Célula > Propriedades Customizadas > Novo.
Escopo do nó
Clique em Administração do Sistema > Nós > nome_do_nó > Propriedades Customizadas > Novo.
Escopo do servidor
Clique em Servidores de Aplicativos > nome_do_servidor > Administração > Propriedades Customizadas > Novo.
Escopo do servidor de nomes
Clique em Servidores de Aplicativos > nome_do_servidor > Administração > Componentes do Servidor > Nome do Servidor > Propriedades Customizadas > Novo.
Todos os servidores de nomes no escopo da propriedade customizada especificada aplicam a configuração. As configurações em um escopo mais restrito substituem as configurações em um escopo mais amplo. Por exemplo, em vários produtos de servidor, as configurações no escopo do nó substituem as configurações no escopo da célula. Selecione um escopo de propriedade customizada que seja, pelo menos, tão amplo quanto o escopo de ligação do espaço de nomes. Assim, para impedir uma expansão de variável em uma ligação de espaço de nomes de cadeia com escopo na célula, defina a propriedade customizada no escopo da célula. Se a propriedade customizada tiver um escopo mais restrito que a ligação de espaço de nomes, somente os servidores de nomes dentro do escopo impedirão a expansão da variável na ligação de espaço de nomes de cadeia. Os servidores de nomes fora do escopo expandirão a referência de variável e tratarão a referência de forma diferente.
EJB Selecione EJB para configurar uma ligação de espaço de nomes para um home EJB instalado em um servidor da célula. Utilize uma ligação EJB do escopo da célula para criar um nome de consulta completo fixo para um enterprise bean. Um nome de consulta completo fixo não depende da topologia da célula.

Para configurar uma ligação home EJB, as seguintes informações são necessárias:

  • O nome de JNDI do servidor EJB ou cluster de servidores em que o enterprise bean é implementado
  • O contexto raiz de destino da ligação configurada (escopo)
  • O nome da ligação configurada, relativa ao contexto raiz do destino

Em servidores independentes, não configure uma ligação EJB que seja resolvida como outro servidor. O servidor de nomes não pode ler dados de configuração para outros servidores. Esses dados são requeridos para construir a ligação.

CORBA Selecione CORBA para configurar uma ligação de espaço de nomes para um objeto CORBA (Common Object Request Broker: Architecture and Specification) disponível a partir de um servidor de nomes OMG (Object Management Group) Interoperable Naming (CosNaming). Identifique o objeto CORBA ligado a um servidor CosNaming compatível com INS através de uma URL corbaname. O objeto referido não precisa estar disponível até a ligação ser referida por um aplicativo.

Para configurar uma ligação CORBA, as seguintes informações são necessárias:

  • A URL corbaname do objeto CORBA
  • Um indicador se o objeto ligado é um contexto ou objeto de nó folha (para definir o tipo de ligação CORBA correto de contexto ou objeto)
  • O contexto raiz de destino para a ligação configurada
  • O nome da ligação configurada, relativa ao contexto raiz do destino
Indireto Selecione Indireto para configurar uma ligação de espaço de nomes para um objeto ligado em um espaço de nomes do WebSphere Application Server que possa ser acessado utilizando uma consulta indireta da JNDI. É possível selecionar Indireto para objetos CORBA, assim como para objetos javax.naming.Referenceable, javax.naming.Reference e java.io.Serializable.

O próprio objeto de destino não é ligado ao espaço de nomes. Somente as informações necessárias para pesquisar o objeto são ligadas. Portanto, o servidor de nomes referenciado não precisa estar em execução até que a ligação seja realmente referenciada por algum aplicativo.

Para configurar uma ligação de consulta de JNDI indireta, você precisa das seguintes informações:

  • A URL do provedor de JNDI do servidor de nomes onde o objeto reside
  • O nome de consulta de JNDI do objeto
  • O contexto raiz de destino da ligação configurada (escopo)
  • O nome da ligação configurada, relativa ao contexto raiz do destino

As informações a seguir são opcionais:

  • O nome de classe do depósito de informações do provedor de contexto inicial de JNDI. O padrão é o factory de contexto inicial do WebSphere Application Server, com.ibm.websphere.naming.WsnInitialContextFactory.
  • Propriedades adicionais a transmitir ao construtor javax.naming.InitialContext.

Uma ligação indireta de escopo da célula é útil ao criar um nome de consulta completo fixo para um objeto limite de forma que o nome de consulta completo não seja dependente da topologia da célula.




Links marcados (on-line) requerem acesso à Internet.

Tarefas relacionadas
Referências relacionadas
Coleta de Ligações do Espaço de Nomes


Nome do arquivo: unam_rbinding_type.html