Configurações de Perfis SQLj e Arquivos de Ligação pureQuery

Utilize esse painel para especificar as configurações de ligação e customização para perfis SQLJ (Linguagem de Consulta Estruturada em Java) e arquivos de ligação pureQuery para o DB2 que estão incluídos nesse aplicativo. É possível visualizar os perfis SQLJ para outros tipos de banco de dados, mas você não pode alterar esses perfis. Os arquivos PureQuerybind são os únicos válidos para o DB2. Utilize SQLJ ou pureQuery para desenvolver aplicativos de acesso de dados que se conectam aos bancos de dados DB2. SQLJ é um conjunto de extensões de programação que permite a um programador utilizar a linguagem de programação Java para integrar instruções que forneçam pedidos de banco de dados SQL (Linguagem de Consulta Estruturada). PureQuery fornece um conjunto alternativo de APIs que pode ser utilizado no lugar do JDBC para acessar o banco de dados DB2.

Para visualizar essa página do console administrativo, clique em Aplicativos > Aplicativos Corporativos Websphere > nome_do_aplicativo > Perfis SQLj e Arquivos de Ligação pureQuery.

As vantagens do desenvolvimento de aplicativos com SQLJ incluem desempenho melhorado e um ciclo de desenvolvimento mais eficiente e mais curto. Com o SQLJ, você pode:

O tempo de execução de pureQuery do DB2 é um conjunto alternativo de apis ao JDBC ou SQLj. As vantagens do desenvolvimento de aplicativos com pureQuery incluem permitir que a execução de SQL seja dinâmica ou estática. Além do desempenho melhorado utilizando instruções SQL estáticas, pureQuery tem uma melhor determinação e diagnóstico de problemas, visto permitir que os erros no servidor DB2 sejam relatados aos artefatos de aplicativo, em vez de à SQL que foi gerada por um gerador de aplicativos.

Guia Configuração

Customizar e Ligar Perfis

Especifica que o servidor de aplicativos processará os perfis SQLJ selecionados desse aplicativo.

Nota: Essa seleção não se aplica ao pureQuery. Se selecionada, essa opção será ignorada ao processar arquivos de ligação do pureQuery.

Por padrão, um pacote do DB2 é criado no banco de dados para cada nível de isolamento. O processo de customização amplia o(s) perfil(is) com informações específicas do banco de dados DB2 para uso no tempo de execução. Normalmente, você deverá executar o processo de customização depois que o aplicativo SQLJ tiver sido convertido e antes que o aplicativo seja iniciado. Se você não executar a etapa de customização, o aplicativo SQLJ utilizará SQL dinâmica, como um aplicativo JDBC.

A ligação dos perfis SQLj do DB2 envolve o processo de ligação dos perfis SQLj customizados ao banco de dados DB2.

Ligar Pacotes

Especifica que o servidor de aplicativos ligará os perfis SQLJ que você selecionar ao servidor de banco de dados DB2.

Nota: Essa seleção não se aplica ao pureQuery. Se selecionada, essa opção será ignorada ao processar arquivos de ligação do pureQuery.

Ligue os pacotes do aplicativo SQLJ que já foram customizados.

Selecionar e Ordenar os Perfis para Customizar/Ligar

Especifica os perfis a serem processados na lista fornecida.

  • Selecione um perfil ou grupo de perfis nos Perfis Disponíveis e clique em Incluir para incluir o perfil selecionado nos Perfis Selecionados.
  • Selecione um perfil ou grupo de perfis nos Perfis Selecionados e clique em Remover para remover o perfil selecionado dos Perfis Disponíveis.

Quando os perfis SQLJ ou pureQuery tiverem sido incluídos em Perfis Selecionados, selecione os perfis nessa lista e utilize Mover para Cima ou Mover para Baixo para alterar a ordem na qual os perfis serão processados.

Customizar/Ligar os Perfis SQLj Selecionados como um Grupo

Especifica que o servidor de aplicativos criará um arquivo .grp que contém os perfis SQLJ selecionados.

Nota: Essa seleção não se aplica ao pureQuery. Se selecionada, essa opção será ignorada ao processar arquivos de ligação do pureQuery.

Quando você clica em OK, há uma opção no próximo painel para fazer download do arquivo .grp.

Utilizar um arquivo de grupo de perfis para especificar perfis a serem customizados/ligados

Especifica um arquivo de grupo de perfis do sistema de arquivo local a ser customizado ou ligado.

URL do Banco de Dados

Especifica a URL do banco de dados ao qual um ou mais perfis serão ligados.

A sintaxe típica é:
jdbc:db2://host_name:port_name/database_name
Usuário

Especifica o ID do usuário para o administrador de banco de dados no servidor em que o banco de dados está localizado.

Senha

Especifica a senha para o administrador de banco de dados no servidor em que o banco de dados está localizado.

Opções Adicionais

Especifica opções adicionais a serem utilizadas durante os processos de customização e ligação.

As opções de ligação pureQuery utilizam a seguinte sintaxe:
-bindoptions "BLOCKING NO"
Para obter mais informações sobre opções de ligação pureQuery, consulte o tópico Utilitário de Ligação pureQuery do DB2.
Caminho de Classe

Especifica o caminho de classe no qual estão localizados os arquivos sqlj.zip e db2jcc.jar ou db2jcc4.jar para SQLj. Especifica o caminho de classe em que os arquivos pdq.jar, pdqmgt.jar, db2jcc.jar e db2jcc_license_cisuz.jar para pureQuery estão localizados.




Links marcados (on-line) requerem acesso à Internet.

Tarefas relacionadas


Nome do arquivo: udat_sqljprof.html