Gerenciamento de Carga de Trabalho |
Configurando e Executando a Amostra de BeenThere |
Esta seção descreve as etapas para configurar o ambiente, conforme descrito na Figura 1 e instalar e executar a Amostra de BeenThere. Assume-se que o seguinte software já esteja instalado:
Nome da Máquina | Software Instalado |
web |
IBM HTTP Server Plug-in IBM HTTP Server |
app1 | Amostra de Gerenciamento da Carga de Trabalho do |
app2 | Amostra de Gerenciamento da Carga de Trabalho do |
dm | IBM WebSphere Application Server Deployment Manager |
Nota:As instruções a seguir assume que o servidor da Web e seu serviço de administração estão em execução e que a definição do servidor da Web foi criado no gerenciador de implementação para automaticamente propagar o arquivo plugin-cfg.xml.
Conclua as seguintes etapas para incluir os nós do servidor de aplicativos na célula.
addNode <host_do_gerenciador_de_implementação>
addNode.sh <host_do_gerenciador_de_implementação>
raiz_da_instalação/bin/addNode <host_do_gerenciador_de_implementação> <porta_do_gerenciador_de_implementação> -profileName <Nome_do_perfil> -startingport <bloco_da_porta>
Os servidores de aplicativos agora são incorporados na célula.
O cluster MyWebCluster fornece equilíbrio de carga de trabalho e failover para servlets.
Complete as seguintes etapas para criar o cluster MyWebCluster:
O cluster MyWebCluster agora está criado.
O cluster MyWebCluster fornece equilíbrio de carga de trabalho e failover para beans corporativos.
Complete as seguintes etapas para criar o cluster MyEJBCluster:
Nota:Em uma plataforma distribuída, a seleção da opção Local Preferido indica que o pedido é direcionado ao bean corporativo em execução no nó local, se disponível. A opção de local Preferido é desativada na configuração da amostra para demonstrar o gerenciamento de carga de trabalho dos pedidos EJB.
O cluster MyEJBCluster agora está criado.
Durante a criação do cluster MyWebCluster, a opção Gerar Portas Http Exclusivas é selecionada para cada novo membro do cluster. A seleção dessa opção evita que a porta HTTP entre em conflito, criando um valor de porta exclusivo para cada um dos novos servidores de aplicativos criados.
Complete as seguintes etapas para assegurar que cada valor de porta HTTP, que é dinamicamente criada, tenha uma entrada associada de alias de host configurada para o host virtual default_host:
O host virtual agora está atualizado.
Por padrão, o serviço de configuração do WebSphere não é ativado para servidores de aplicativos. A Amostra requer que esse serviço leia programaticamente os arquivos de configuração do WebSphere Application Server para obter informações de ambiente.
Complete as seguintes etapas para ativar o serviço de configuração do WebSphere:
O serviço de configuração do WebSphere está agora ativado.
Complete as seguintes etapas para instalar o arquivo BeenThere.ear:
Se não desejar utilizar BeenThere com segurança, você pode ignorar esta seção. Para utilizar BeenThere com segurança, clique aqui para obter instruções de como configurar a segurança.
Complete as seguintes etapas para iniciar os servidores:
Os servidores estão agora iniciados.
Para executar a Amostra, abra o endereço da Web do BeenThere http://<nome_do_host>/wlm/BeenThere em um navegador, em que <nome_do_host> é o nome do host ou endereço IP onde o IBM HTTP Server está em execução.
Observe que no WebSphere Versão 6 e posterior, há uma nova função que foi designada para maximizar o rendimento de processamento do ambiente todo. O que isso finalmente significa é que ao testar a Amostra de BeenThere nessas versões, o componente de Gerenciamento de Carga de Trabalho pode não fazer o roteamento dos pedidos exclusivamente para o valor exato dos pesos. Os pesos podem ser modificados no tempo de execução, de modo que os métodos de verificação abaixo podem ficar incorretos. Nesses cenários, o melhor método de verificar a função WLM é assegurar que os pedidos estejam sendo roteados para todos os membros de cluster, independente do roteamento estar sendo feito exclusivamente por pesos. Há também métodos para desativar esses mecanismos de feedback, entre em contato com o suporte IBM para obter mais detalhes, se necessário.
Complete as seguintes etapas para verificar se o gerenciamento da carga de trabalho do contêiner da Web está funcionando corretamente, conforme configurado:
Abra o endereço da Web do BeenThere http://<nome_do_host>/wlm/BeenThere em um navegador, em que <nome_do_host> é o nome do host ou endereço IP onde o IBM HTTP Server está em execução.
Os valores no servlet executam as alterações no resumo, conforme demonstrado no seguinte exemplo:
O nó do servlet deve ser agora app2 em vez de app1. Os resultados mostram que o IBM HTTP Server despachou o pedido HTTP para o outro membro do cluster MyWebCluster, denominado WebServer2 no app2. Execuções repetidas do servlet revelam um comportamento de gerenciamento da carga de trabalho dos pedidos HTTP, com base nos valores de peso configurados para os membros do cluster do cluster MyWebCluster.
A configuração de gerenciamento da carga de trabalho do contêiner da Web agora está verificada.
Complete as seguintes etapas para verificar se o gerenciamento da carga de trabalho do contêiner da Web está funcionando corretamente, conforme configurado:
Em uma plataforma distribuída, os valores no resumo de execução do bean devem ser semelhantes aos do seguinte exemplo:
Neste exemplo, você pode ver o comportamento de execução do gerenciamento da carga de trabalho do bean corporativo, com base nos valores de peso configurados para os membros do cluster MyEJBCluster. Três chamadas do bean corporativo são executados no app2 para cada chamada executada no app1.
Na plataforma z/OS, valores de peso são utilizados para equilibrar pedidos de HTTP, mas não são utilizados para equilibrar pedidos de IIOP (Internet Inter-ORB Protocol).
A configuração de gerenciamento da carga de trabalho do contêiner de EJB agora está verificada.
Complete as seguintes etapas para verificar se os pesos de membros do cluster de bean estão definidos corretamente, conforme configurado.
Compare os resultados com o seguinte exemplo:
Os resultados mostram os valores de peso para todos os membros do cluster MyEJBCluster. O EJBServer1 tem um peso de 1 e o EJBServer2 tem um peso de 3.
Os pesos de membros do cluster de bean são agora verificados.
Parabéns, você viu agora o gerenciamento de carga de trabalho em ação e verificou que a Amostra de BeenThere está funcionando corretamente, conforme configurada!