Definições do Serviço de Compensação

Utilize essa página para gerenciar o serviço de compensação. O serviço de compensação suporta a configuração no nível do servidor para a ativação e registro de compensação.

Para visualizar esta página do console administrativo, clique em Servidores > Tipos de servidores > Servidores de aplicativos do WebSphere > server_name. Em Configurações do contêiner, expanda Serviços de Contêiner e, em seguida, clique em Serviço de compensação.

Ativar Serviço na Inicialização do Servidor

Especifica se o servidor de aplicativos tentará iniciar o serviço de compensação na próxima vez em que o servidor for inicializado.

Padrão Selecionado
Intervalo
Selecionado
Quando o servidor de aplicativos for iniciado, ele tentará iniciar o serviço de compensação automaticamente.
Não selecionada
O servidor não tentará iniciar o serviço de compensação. Se a compensação for utilizada em aplicativos que são executados nesse servidor, o administrador do sistema deverá iniciar o serviço manualmente ou selecionar essa propriedade e, em seguida, reiniciar o servidor.
Diretório do Registro de Recuperação

Especifica um caminho de diretório que, se configurado, substitui o local onde o serviço de compensação armazena arquivos de registro para recuperação desse servidor.

Um valor em branco na configuração do servidor é expandido pelo serviço de compensação na inicialização como o diretório profile_root/recoveryLogs/cell_name/node_name/server_name/compensation. A variável profile_root é o diretório home para o perfil do WebSphere Application Server utilizado para o servidor.

Quando a compensação é utilizada, o produto WebSphere armazena informações que são necessárias para executar a compensação após uma falha do sistema em um dispositivo de armazenamento físico. Em uma carga de aplicativo mais alta, essa persistência diminui o desempenho do servidor de aplicativos em razão de sua dependência do sistema operacional e dos sistemas de armazenamento subjacentes.

Para obter um melhor desempenho, mova os arquivos de log de compensação para um dispositivo de armazenamento com mais unidades de disco físico ou, de preferência, unidades de disco RAID (Redundant Array of Independent Disks). Quando os arquivos de log são movidos para os sistemas de arquivos nos discos RAID, a tarefa de gravação de dados na mídia física é compartilhada pelas várias unidades de disco. Esse compartilhamento fornece um acesso mais simultâneo a informações de compensação persistentes e acesso mais rápido a esses dados a partir dos logs. Dependendo do projeto do aplicativo e do subsistema de armazenamento, os ganhos de desempenho podem variar de 10% a 100%, ou até mais.

Essa alteração só se aplica à configuração na qual o aplicativo tem a compensação configurada. Considere a definição dessa propriedade quando o servidor de aplicativos mostrar um ou mais dos seguintes sinais:
  • A utilização da CPU permanece baixa, apesar do aumento de pedidos que podem ser compensados
  • As transações falham com vários tempos limites
  • O servidor pára e precisa ser reiniciado
  • O disco no qual o servidor está em execução mostra maior utilização

Em um ambiente de alta disponibilidade (HA), cada servidor em um cluster deve ter um log de compensação e um diretório de log de transação exclusivos, para que múltiplos servidores não tentem acessar o mesmo arquivo de log. Também, cada servidor em um cluster deve conseguir acessar os diretórios de log de transação e compensação dos outros servidores no cluster.

Tipo de dados Cadeia
Padrão profile_root/recoveryLogs/cell_name/node_name/server_name/compensation

Em que profile_root é o diretório home para o perfil do WebSphere Application Server utilizado para o servidor.

Recomendado Crie um sistema de arquivos com pelo menos 3 a 4 unidades de disco agrupadas em uma configuração RAID-0. Crie o registro de compensação nesse sistema de arquivos com o tamanho padrão. Quando o servidor estiver em execução com carga baixa, verifique a entrada e a saída do disco. Se o tempo de entrada e saída do disco for superior a 5%, considere incluir mais discos físicos para reduzir o valor. Se a entrada e a saída do disco estiverem baixas, mas a carga do servidor ainda for alta, considere aumentar o tamanho dos arquivos de registro.
Tamanho do Arquivo de Log de Recuperação

Especifica o tamanho máximo em megabytes (MB) do arquivo de log de recuperação que o serviço de compensação utiliza para os dados de recuperação. O valor padrão é 5 megabytes.

A quantidade de dados registrada pelo serviço de compensação é influenciada pelo número de aplicativos ativos simultaneamente que utilizam compensação e pelo tamanho dos dados do aplicativo que são fornecidos como entrada para a lógica de compensação.

O serviço de compensação reserva espaço em um dispositivo de armazenamento físico no início do servidor para dados de recuperação de compensação. Se esse tamanho não for suficiente para dados da compensação ativa, os arquivos de log crescerão dinamicamente até alcançar o tamanho máximo especificado por este valor.

Tipo de dados Inteiro
Unidades Megabytes
Padrão 5
Intervalo de 1 a 2147483647 megabytes

Embora o intervalo permitido para o Tamanho do Arquivo de Registro de Recuperação seja de 1 a 2147483647, o tamanho máximo que realmente é possível depende do tamanho máximo permitido pelo sistema operacional para um arquivo mapeado.

Limite de Novas Tentativas do Manipulador de Compensação

Especifica o número máximo de vezes que o serviço de compensação tenta novamente uma rotina de tratamento de compensação.

Esse valor especifica o número de vezes que o serviço de compensação chama os métodos CompensationHandler compensate() e close(). Toda vez que o manipulador de compensação tentar novamente, o intervalo de nova tentativa do manipulador de Compensação dobrará.

Configure esse valor para -1 para tentar novamente os métodos compensate() e close() indefinidamente. Configure o valor para 0 para nunca tentar novamente nenhum dos dois métodos.

Tipo de dados Inteiro
Padrão -1
Intervalo -1 ou acima
Intervalo de Novas Tentativas do Manipulador de Compensação

Especifica o intervalo de tempo, em segundos, que o serviço de compensação aguarda antes de tentar novamente uma rotina de tratamento de compensação. Toda vez que o manipulador de compensação tentar novamente, o intervalo dobrará.

O serviço de compensação tenta novamente uma rotina de tratamento de compensação chamando novamente os métodos CompensationHandler compensate() e close() se qualquer um dos dois emitir uma RetryCompensationHanderException.

Tipo de dados Inteiro
Unidades Segundos
Padrão 30
Intervalo 0 ou acima



Links marcados (on-line) requerem acesso à Internet.

Tarefas relacionadas
Referências relacionadas
Informações relacionadas
Configurações do Serviço de Transações


Nome do arquivo: ueac_cmpsettings.html