Configurações de Binários do Aplicativo

Utilize essa página para configurar o local e a distribuição dos arquivos binários do aplicativo.

Para visualizar essa página do console administrativo, clique em Aplicativos > Tipos de Aplicativo > Aplicativos Corporativos do WebSphere > nome_do_aplicativo > Binários do Aplicativo.

Atenção: Se um aplicativo estiver em execução, alterar uma configuração do aplicativo fará com que o aplicativo seja reiniciado. Nos servidores independentes, o aplicativo é reiniciado depois que você salvar a alteração. Em produtos de vários servidores, o aplicativo é reiniciado depois que você salva a alteração e os arquivos sincronizam no nó em que o aplicativo está instalado. Para controlar quando ocorre a sincronização em vários produtos do servidor, cancele a seleção Sincronizar Alterações com Nós na página de preferências do Console.
Local (Caminho Completo)

Especifica o diretório no qual o arquivo archive (EAR) do aplicativo corporativo é instalado. Essa configuração Local é igual ao campo Diretório para Instalar Aplicativos nos assistentes de instalação e atualização de aplicativos.

Por padrão, um arquivo EAR é instalado no diretório profile_root/installedApps/cell_name/application_name.ear.

As opções de configuração incluem o seguinte:

  • Não especifique um valor e deixe o campo vazio.

    O valor padrão é ${APP_INSTALL_ROOT}/cell_name, em que a variável ${APP_INSTALL_ROOT} é profile_root/installedApps. Um diretório que possui o nome do arquivo EAR do aplicativo que está sendo instalado é anexado ao ${APP_INSTALL_ROOT}/cell_name. Assim, se você não especificar um diretório, o arquivo EAR será instalado no diretório profile_root/installedApps/cell_name/application_name.ear.

  • Especifique um diretório.

    Se você especificar um diretório, o aplicativo será instalado no diretório specified_path/application_name.ear. Um diretório tendo o nome do arquivo EAR do aplicativo sendo instalado é anexado ao caminho especificado em Diretório para instalar o aplicativo durante a instalação do aplicativo. Por exemplo, se você tiver instalado Clock.ear e especificado C:/myapps nas máquinas Windows, o aplicativo será instalado no diretório myapps/Clock.ear. A variável ${APP_INSTALL_ROOT} é configurada para o caminho especificado.

  • Especifique ${APP_INSTALL_ROOT}/${CELL} para a instalação inicial do aplicativo.

    Caso você pretenda exportar o aplicativo de uma célula e instalar posteriormente o aplicativo exportado em uma célula diferente, especifique a variável ${CELL} para a instalação inicial do aplicativo. Por exemplo, especifique ${APP_INSTALL_ROOT}/${CELL} para essa configuração. A exportação do aplicativo cria um arquivo EAR aprimorado que tem o aplicativo e sua configuração de implementação. A configuração de implementação retém o nome da célula da instalação inicial no diretório de destino, a menos que você especifique a variável ${CELL}. A especificação da variável ${CELL} garante que o diretório de destino tenha o nome da célula atual, e não o nome da célula original.

    Importante: Se um diretório de instalação não for especificado quando um aplicativo for instalado em uma configuração de servidor único, o aplicativo será instalado em ${APP_INSTALL_ROOT}/cell_name. Quando o servidor faz parte de uma configuração de servidor múltiplo (utilizando o utilitário addNode), o nome da célula da nova configuração torna-se o nome da célula do nó do gerenciador de implementação. Se a opção -includeapps for utilizada para o utilitário addNode, os aplicativos instalados antes da operação addNode ainda utilizarão o diretório de instalação ${APP_INSTALL_ROOT}/cell_name. Entretanto, um aplicativo que for instalado após a inclusão do servidor na configuração da rede utilizará o diretório de instalação padrão ${APP_INSTALL_ROOT}/network_cell_name. Para mover o aplicativo para o local ${APP_INSTALL_ROOT}/network_cell_name na execução da operação addNode, especifique explicitamente o diretório de instalação como ${APP_INSTALL_ROOT}/${CELL} durante a instalação. Nesse caso, os arquivos do aplicativo sempre poderão ser encontrados em ${APP_INSTALL_ROOT}/current_cell_name.
  • Se o aplicativo tiver sido exportado e você quiser instalar o arquivo EAR exportado em uma célula ou um local diferente, especifique ${APP_INSTALL_ROOT}/cell_name/application_name.ear se não tiver especificado ${APP_INSTALL_ROOT}/${CELL} para a instalação inicial.

    O arquivo EAR exportado é um arquivo EAR avançado que tem o aplicativo e sua configuração de implementação. A configuração de implementação retém o valor para Diretório para instalar o aplicativo que foi utilizado na instalação anterior do aplicativo. A menos que você especifique um valor diferente, o arquivo EAR avançado será instalado no mesmo diretório da instalação anterior.

    Se você não especificou a variável ${CELL} durante a instalação inicial, a configuração de implementação utilizará o nome da célula da instalação inicial no diretório de destino. Caso esteja instalando em uma célula diferente, especifique ${APP_INSTALL_ROOT}/cell_name/application_name.ear, em que cell_name é o nome da célula na qual você deseja instalar o arquivo EAR aprimorado. Se você não designar o nome da célula atual, cell_name será o nome da célula original mesmo que o arquivo EAR avançado esteja sendo instalado em uma célula com nome diferente.

  • Especifique um caminho absoluto ou utilize a variável pathmap.

    É possível especificar um caminho absoluto ou utilizar uma variável pathmap, como ${MY_APPS}. Você pode utilizar uma variável pathmap em qualquer instalação.

    Uma variável pathmap é particularmente necessária ao instalar um aplicativo em um cluster com membros em nós heterogêneos porque, nesses casos, pode não haver uma única maneira de especificar um caminho absoluto. Uma variável ${CELL} do WebSphere Application Server que denota o nome da célula atual também pode estar na variável pathmap; por exemplo, ${MY_APP}/${CELL}. É possível definir variáveis do WebSphere Application Server no painel de Variáveis do WebSphere, que pode ser acessada clicando em Ambiente > Variáveis do WebSphere no console administrativo.

Tipo de Dados Cadeia
Unidades Nome de caminho completo
Utilizar Informações de Configuração em Binário

Especifica se o servidor de aplicativos utiliza a ligação, as extensões e os descritores de implementação localizados no documento de implementação de aplicativo, o arquivo deployment.xml (padrão), ou aqueles localizados no arquivo EAR.

O padrão (false) é utilizar a ligação, as extensões e os descritores de implementação localizados em deployment.xml. Para utilizar a ligação, as extensões e os descritores de implementação localizados no arquivo EAR, ative essa configuração (true).

Essa configuração Utilizar Informações de Configuração em Binário é igual ao campo Utilizar Configuração Binária nos assistente de instalação e atualização do aplicativo. Selecione essa configuração para aplicativos instalados nos destinos de implementação 6.x ou posterior somente. Esta definição não é válida para aplicativos instalados em destinos de implementação 5.x.

Tipo de Dados Booleano
Padrão falso
Ativar Distribuição Binária, Expansão e Limpeza Pós Desinstalação

Especifica se o produto expande binários de aplicativos no local de instalação durante a instalação e exclui binários de aplicativos durante a desinstalação. O padrão é ativar a distribuição de aplicativos. Os binários de aplicativos dos aplicativos instalados são expandidos para o diretório especificado.

Em instalações de servidor único, os binários são excluídos quando você desinstala e salva alterações na configuração.

Em instalações com vários servidores, os binários são excluídos quando você desinstala e salva alterações na configuração e sincroniza alterações.

Se essa opção for desativada, você deverá assegurar que os binários do aplicativo sejam expandidos apropriadamente nos diretórios de destino de todos os nós onde o aplicativo é executado.

Importante: Se você desativar essa opção e não copiar e expandir os binários do aplicativo para os nós, o salvamento posterior da configuração ou sincronização manual não moverá os binários do aplicativo para os nós para você.

Essa configuração Ativar Distribuição Binária, Expansão e Limpeza Pós Desinstalação é igual ao campo Distribuir Aplicativo nos assistente de instalação e atualização do aplicativo.

Tipo de Dados Booleano
Padrão true
Permissões de Arquivos

Especifica as permissões de acesso para os binários de aplicativos para aplicativos instalados expandidos para o diretório especificado.

A opção Ativar Distribuição Binária, Expansão e Limpeza Pós Desinstalação deve ser ativada para especificar permissões de arquivo.

É possível especificar permissões de arquivos no campo de texto. Também é possível configurar algumas das permissões de arquivo mais utilizadas selecionando-as na lista de seleção múltipla. As seleções da lista sobrescrevem as permissões de arquivo configuradas no campo de texto.

Você pode configurar uma ou mais das seguintes cadeias de permissão de arquivo na lista. A seleção de várias opções combina as cadeias de permissão de arquivo.

Tabela 1. Conjuntos de Cadeias de Permissão de Arquivo para Opções de Lista. Selecione uma opção na lista ou especifique uma cadeia de permissão de arquivo no campo de texto.
Opção da Lista de Seleção Múltipla Cadeia de Permissão de Arquivo Configurada
Permitir que todos os arquivos sejam lidos, mas não gravados .*=755
Permitir que executáveis sejam executados .*\.dll=755#.*\.so=755#.*\.a=755#.*\.sl=755
Permitir que arquivos HTML e de imagem sejam lidos por todos .*\.htm=755#.*\.html=755#.*\.gif=755#.*\.jpg=755

Em vez de utilizar a lista de seleção múltipla para especificar permissões de arquivo, você pode especificar uma cadeia de permissão de arquivo no campo de texto. As permissões de arquivo utilizam uma cadeia que tem o seguinte formato:

file_name_pattern=permission#file_name_pattern=permission

em que file_name_pattern é um filtro de nome de arquivo de expressão comum (por exemplo, .*\\.jsp para todos os arquivos JSP), permission fornece as ACLs (Listas de Controle de Acesso) e # é o separador entre várias entradas de file_name_pattern e permission. Se # for um caractere em uma cadeia file_name_pattern, utilize \#.

Se vários padrões de nome de arquivo e permissões de arquivo na cadeia corresponderem a um URI (Identificador Uniforme de Recursos) no aplicativo, o produto utilizará a permissão de arquivo aplicável mais rígida para o arquivo. Por exemplo, se a cadeia de permissão do arquivo for .*\\.jsp=775#a.*\\.jsp=754, o arquivoabc.jsp terá a permissão 754.

Boas práticas: A utilização de expressões comuns para o padrão de correspondência de arquivos compara um URI de cadeia inteiro contra o padrão de permissão de arquivo especificado. Você deve fornecer padrões de correspondência mais precisos utilizando expressões comuns, conforme definido pela API de programação Java. Por exemplo, suponhamos que os seguintes URIs de diretórios e arquivos sejam processados durante uma operação de permissão de arquivo:
Tabela 2. Exemplo de URIs para Operações de Permissão de Arquivo. Os resultados são mostrados na tabela a seguir.
1 /opt/WebSphere/profiles/AppSrv01/installedApps/MyCell/MyApp.ear/MyWarModule.war
2 /opt/WebSphere/profiles/AppSrv01/installedApps/MyCell/MyApp.ear/MyWarModule.war/MyJsp.jsp
3 /opt/WebSphere/profiles/AppSrv01/installedApps/MyCell/MyApp.ear/MyWarModule.war/META-INF/MANIFEST.MF
4 /opt/WebSphere/profiles/AppSrv01/installedApps/MyCell/MyApp.ear/MyWarModule.war/WEB-INF/classes/MyClass.class
5 /opt/WebSphere/profiles/AppSrv01/installedApps/MyCell/MyApp.ear/MyWarModule.war/mydir/MyClass2.class
6 /opt/WebSphere/profiles/AppSrv01/installedApps/MyCell/MyApp.ear/MyWarModule.war/META-INF

Os resultados de correspondência de arquivo são:

  • MyWarModule.war não corresponde a nenhum dos URIs
  • .*MyWarModule.war.* corresponde a todos os URIs
  • .*MyWarModule.war$ corresponde somente ao URI 1
  • .*\\.jsp=755 corresponde somente ao URI 2
  • .*META-INF.* corresponde aos URIs 3 e 6
  • .*MyWarModule.war/.*/.*\.class corresponde aos URIs 4 e 5
Se você especificar um padrão de nome de diretório para Permissões de Arquivos, então, a permissão de diretório é configurada com base no valor especificado. Caso contrário, o valor Permissões de Arquivo configurado no diretório é o mesmo que seu pai. Por exemplo, suponhamos que você tenha a seguinte estrutura de arquivos e diretórios:
/opt/WebSphere/profiles/AppSrv01/installedApps/MyCell/MyApp.ear/MyWarModule.war/MyJsp.jsp
e você especifique a seguinte cadeia de padrão de arquivo a seguir:
.*MyApp.ear$=755#.*\.jsp=644
Os resultados de correspondência de arquivo são:
  • O diretório MyApp.ear é configurado como 755
  • O diretório MyWarModule.war está configurado para 755
  • O diretório MyWarModule.war está configurado para 755
Boas práticas: Independente do sistema operacional, sempre utilize uma barra (/) como um separador de caminho de arquivo nos padrões de arquivo.

[Windows] Não é possível desconfigurar a permissão de leitura de um arquivo nas plataformas Windows. Com bits de permissão de estilo POSIX, o bit para denotar legível em um arquivo é 4, gravável é 2 e executável é 1. Assim, no estilo POSIX, há permissões de usuário, grupo e global. Você pode configurar a permissão usuário somente para um arquivo nas plataformas Windows. Os bits de permissão grupo e global são ignorados.

As permissões de acesso especificadas aqui estão no nível do aplicativo. Também é possível especificar permissões de acesso para binários de aplicativos na configuração no nível do nó. As permissões do arquivo no nível do nó especificam o número máximo de permissões (mais tolerante) que pode ser fornecido a binários de aplicativos. As permissões de acesso especificadas aqui no nível do aplicativo podem ser somente as mesmas ou mais rígidas que as especificadas no nível do nó.

Essa configuração é igual ao campo Permissão de Arquivo nos assistentes de instalação e atualização do aplicativo.

Tipo de Dados Cadeia
Nível do Build do Aplicativo

Especifica uma cadeia não editável que identifica a versão do build do aplicativo.

Tipo de Dados Cadeia



Links marcados (on-line) requerem acesso à Internet.

Tarefas relacionadas
Referências relacionadas
Definições do Aplicativo Corporativo


Nome do arquivo: urun_rapp_appbin.html