Definições de Planejadores

Utilize esta página para modificar definições do programador.

Para visualizar esta página do console administrativo, clique em Recursos > Planejadores > scheduler_name.

Escopo

Especifica o escopo do recurso configurado. Esse valor indica o local do arquivo de configuração.

Nome

Especifica o nome pelo qual esse planejador é conhecido para propósitos administrativos.

Tipo de dados Cadeia
Nome JNDI

Especifica o nome da origem de dados em que as tarefas persistentes estão armazenadas.

O nome JNDI (Java™ Naming and Directory Interface) especifica onde essa instância do planejador está ligada no espaço de nomes. Os clientes podem examinar este nome diretamente, embora a utilização de referências de recursos seja recomendada.

Tipo de dados Cadeia
Descrição

Especifica a descrição desse planejador para propósitos administrativos.

Tipo de dados Cadeia
Categoria

Especifica uma cadeia que pode ser utilizada para classificar ou agrupar esse planejador.

Tipo de dados Cadeia
Nome JNDI da Origem de Dados

Especifica o nome da origem de dados em que as tarefas persistentes estão armazenadas.

Qualquer origem de dados disponível no espaço de nomes pode ser utilizada com um planejador. Vários planejadores podem compartilhar uma única origem de dados enquanto utilizam diferentes tabelas especificando um prefixo de tabela.

Tipo de dados Cadeia
Alias da Origem de Dados

Especifica o alias do nome do usuário e senha que são utilizados para acessar a origem de dados.

Tipo de dados Cadeia
Prefixo da Tabela

Especifica o prefixo de cadeia a ser anexado às tabelas do planejador. Vários planejadores independentes podem compartilhar o mesmo bancos de dados, se cada planejador especificar uma cadeia de prefixo diferente.

Vários programadores independentes podem compartilhar o mesmo banco de dados se cada instância especificar uma cadeia de prefixo diferente.
Importante: Utilize um prefixo de tabela com caracteres em letras maiúsculas. Se caracteres em letras minúsculas forem utilizados para o prefixo de tabela, eles serão automaticamente capitalizados no tempo de execução.
Tipo de dados Cadeia
Intervalo de Sondagem

Especifica o intervalo, em segundos, no qual um planejador efetua poll no banco de dados. O valor padrão é apropriado para a maioria dos aplicativos.

Cada operação poll pode consumir muito. Se o intervalo for extremamente pequeno e houver muitas tarefas programadas, o polling poderá consumir uma grande parte de recursos do sistema.

Tipo de dados Inteiro
Unidades Segundos
Padrão 30
Intervalo 2000000
Nome JNDI do Gerenciador de Trabalho

Especifica o nome JNDI do gerenciador de trabalho, que é utilizado para gerenciar o número de tarefas que podem ser executadas simultaneamente com o planejador. O gerenciador de trabalho também pode limitar a quantidade de contexto Java EE (Java Platform, Enterprise Edition) aplicada à tarefa.

O gerenciador de trabalho é um objeto do servidor que funciona como um conjunto de encadeamentos lógico para o planejador. Cada tarefa de repetição criada utilizando este planejador utiliza o Número de Encadeamentos de Alarme especificado no gerenciador de trabalho, que afeta o número de tarefas que podem ser executadas simultaneamente. Utilize a propriedade Nomes de Serviços do gerenciador de trabalho para limitar a quantidade de informações de contexto que são propagadas para a tarefa durante sua execução.

Quando uma tarefa é executada, ela é executada no gerenciador de trabalho associado à instância do planejador. Você pode controlar o número de tarefas ativamente em execução em um momento especificado, configurando planejadores com um gerenciador de trabalho específico. O número de tarefas que podem ser executadas simultaneamente é controlado pelo parâmetro Número de Encadeamentos de Alarmes no gerenciador de trabalho.

Atenção: Ao configurar um recurso do planejador em um nó ou servidor Versão 5.x, o planejador deve fazer referência a um gerenciador de trabalho no mesmo escopo. Por exemplo, uma instância do planejador configurada no escopo server1 deve utilizar um gerenciador de trabalho também configurado no escopo server1.
Utilizar Funções de Administração

Especifica que quando essa opção e a segurança administrativa estão ativadas, as funções de administração de usuário são executadas quando os comandos JMX do planejador ou APIs são utilizados para criar e modificar tarefas. Se esta opção não estiver ativada, todos os usuários poderão criar e modificar tarefas.

Os planejadores requerem várias funções de usuário para planejar, desenvolver, administrar e operar o serviço do planejador: administrador, desenvolvedor e operador.

Tipo de dados caixa de opções
Padrão desmarcada
Intervalo
  • Operador, Administrador --Chama qualquer um dos métodos de API ou MBean do planejador e executa qualquer uma das funções do console administrativo do planejador.
  • Monitor, Configurador --Chama os métodos de API ou MBean do planejador, mas não pode criar tarefas ou modificar o estado de nenhuma das tarefas. São aceitos apenas os métodos e propriedades de leitura.



Links marcados (on-line) requerem acesso à Internet.

Conceitos relacionados
Tarefas relacionadas


Nome do arquivo: ueac_schedconfigsettings.html