Definições da porta listener

Uma porta listener define a associação entre um connection factory, um destino e um bean acionado por mensagens. Essa associação permite que beans acionados por mensagens implementados e associados à porta recuperem as mensagens a partir do destino.

Utilize este painel para exibir ou alterar as propriedades de configuração da porta listener selecionada.

Para visualizar esta página do console administrativo, clique em Servidores > Tipos de Servidor > Servidores de Aplicativos do WebSphere > server_name > [Comunicações] Sistema de Mensagens > Serviço de Listener de Mensagem > Portas Listener > listener_port.

Nome

O nome pelo qual a porta listener é conhecida para propósitos administrativos.

Tipo de Dados Cadeia
Padrão Nulo
Estado Inicial

O estado que deseja que a porta listener tenha quando o servidor de aplicativos é reiniciado pela próxima vez

Tipo de Dados Enum
Unidades Não aplicável
Padrão Iniciado
Intervalo
Iniciado
Quando o servidor de aplicativos é iniciado pela próxima vez, a porta listener é iniciada automaticamente.
Parado
Quando o servidor de aplicativos é iniciado pela próxima vez, a porta listener não é iniciada automaticamente. Se os beans orientados por mensagens tiverem de utilizar essa porta atendente no servidor de aplicativos, o administrador do sistema deverá iniciar manualmente a porta ou selecionar o valor Iniciado dessa propriedade e, em seguida, reiniciar o servidor de aplicativos.
Descrição

Uma descrição da porta listener para propósitos administrativos no IBM WebSphere Application Server.

Tipo de Dados Cadeia
Padrão Nulo
Nome JNDI da Connection Factory

O nome JNDI para a connection factory JMS a ser utilizado pela porta listener; por exemplo, jms/connFactory1.

Tipo de Dados Cadeia
Padrão Nulo
Nome JNDI de Destino

O nome JNDI para o destino a ser utilizado pela porta listener; por exemplo, jms/destn1.

Não é possível utilizar um destino temporário para respostas tardias.

Tipo de Dados Cadeia
Padrão Nulo
Número Máximo de Sessões

O número máximo de sessões simultâneas que um listener pode ter com o servidor JMS para processar mensagens.

Cada sessão corresponde a um encadeamento de atendente separado e, portanto, controla o número de mensagens processadas simultaneamente. Ajuste este parâmetro quando o servidor não usar completamente a capacidade disponível da máquina e se você não precisar processar mensagens em uma ordem de mensagem específica.

Tipo de Dados Inteiro
Unidades Sessões
Padrão 1
Intervalo 1 a 2147483647
Recomendado
  • Para processar mensagens em uma ordem de mensagem estrita, defina o valor para 1, assim somente um encadeamento estará processando mensagens.
  • Para simultaneidade de mensagem, ou seja, processar múltiplas mensagens simultaneamente, defina esta propriedade para um valor maior que 1. Mantenha este valor o mais baixo possível para evitar sobrecarregar aplicativos clientes. Um bom ponto inicial para uma carga de trabalho do JMS de 100%, com tempos de transação curtos, é utilizar de 2 a 4 sessões por processador. Se transações com execução mais longa existirem, você pode precisar de mais sessões, o que será determinado por experimentação.

    O número total de sessões especificadas na propriedade Sessões Máximas de todas as portas listener configuradas deve ser menor ou igual ao número de encadeamentos especificados para a propriedade Tamanho Máximo do conjunto de encadeamentos do serviço listener da mensagem.

Máximo de Novas Tentativas

O número máximo de vezes que o listener tenta entregar uma mensagem para uma instância do bean acionado por mensagens antes que ele seja parado no intervalo de 0 a 2147483647.

Nota: Uma fila do WebSphere MQ possui uma propriedade semelhante chamada BackoutThreshold. Se sua porta listener estiver lendo a partir de uma fila do WebSphere MQ, o limite de novas tentativas e o comportamento quando o limite for atingido determinado por qualquer uma dessas duas propriedades serão configurados para um limite inferior:
  • Se você exceder o limite BackoutThreshold da fila do WebSphere MQ, a mensagem que não puder ser entregue será movida para algum outro lugar pelo WebSphere MQ (por exemplo, para o novo enfileiramento de restauração do WebSphere MQ ou para a fila de devoluções do WebSphere MQ) e a porta listener atenderá a próxima mensagem na fila. Nesse caso, o WebSphere Application Server pode não saber que a mensagem não foi entregue com êxito.
  • Se você exceder o limite maximum retries da porta listener, a porta listener será parada. Você deve intervir manualmente para investigar o problema, possivelmente para remover a mensagem da fila do WebSphere MQ e reiniciar a porta listener.
Tipo de Dados Inteiro
Unidades Novas tentativas
Padrão 0 (sem repetições)
Intervalo 0 (sem repetições) até 2147483647
Máximo de Mensagens

O número máximo de mensagens que o listener pode processar em uma transação.

Se a fila estiver vazia, o listener processará cada mensagem quando ela chegar. Cada mensagem será processada em uma transação separada.

No provedor de sistemas de mensagens padrão do WebSphere V5 ou no WebSphere MQ como provedor JMS, se as mensagens começarem a se acumular na fila, o listener poderá iniciar o processamento das mensagens em lotes. Para provedores de sistemas de mensagens de terceiros, este valor da propriedade é transmitido para o provedor JMS, mas o efeito depende do provedor JMS.

Tipo de Dados Inteiro
Unidades Número de mensagens
Padrão 1
Intervalo 1 a 2147483647
Recomendado
Para os provedores de sistemas de mensagens padrão doWebSphere ou WebSphere MQ como o provedor JMS, para processar múltiplas mensagens em uma única transação, defina este valor para mais de 1. Se mensagens começarem a se acumular na fila, um valor maior que 1 possibilita que múltiplas mensagens sejam processadas em lote em uma única transação, e elimina grande parte dos custos de processamento de transação para mensagens JMS.
CUIDADO:
  • Se o processamento de uma mensagem no batch falhar com uma exceção, o batch de mensagens inteiro será recolocado na fila para processamento.
  • Um bloqueio de recurso mantido por uma das interações para as mensagens individuais é mantido enquanto durar o batch inteiro.
  • Dependendo da quantidade de processamento que as mensagens precisam e se forem utilizadas transações XA, definir um valor maior que 1 pode fazer com que o tempo limite da transação seja excedido. Se o tempo limite de uma transação XA for excedido com freqüência porque o processamento de várias mensagens excede o tempo limite da transação, reduza essa propriedade para 1 (a fim de limitar o processamento a uma mensagem por transação) ou aumente o tempo limite da sua transação.



Links marcados (on-line) requerem acesso à Internet.

Conceitos relacionados
Tarefas relacionadas
Referências relacionadas


Nome do arquivo: umb_prolp.html