Mecanismos do Sistema de Mensagens [Configurações]

Um mecanismo de mensagens é um componente em execução dentro de um servidor que gerencia recursos de mensagens para um membro do barramento. Os aplicativos são conectados a um mecanismo de sistema de mensagens quando acessam um barramento de integração de serviços.

Para visualizar essa área de janela no console, clique no seguinte caminho:

Integração de Serviço > Barramentos > bus_name > [Topologia] Mecanismos de Sistemas de Mensagens > engine_name.


Links marcados (on-line) requerem acesso à Internet. Cada link inicia uma procura para o tópico no centro de informações on-line. Quando os resultados da procura forem listados, selecione o tópico que corresponda melhor à sua configuração.

Verificar atualizações deste tópico (on-line)

Guia Configuração

A guia Configuração mostra propriedades de configuração para esse objeto. Esses valores de propriedades são preservados, mesmo se o ambiente de tempo de execução estiver parado, em seguida, reiniciado. Consulte as descrições de tarefas do centro de informações para obter informações sobre como aplicar alterações na configuração no ambiente de tempo de execução.

Propriedades Gerais

Nome

O nome do mecanismo de sistema de mensagens.

Necessário Não
Tipo de Dados Texto

UUID

O identificador universal exclusivo atribuído pelo sistema a este mecanismo do sistema de mensagens para propósitos administrativos.

Necessário Não
Tipo de Dados Texto

Descrição

Uma descrição opcional para o mecanismo de sistema de mensagens, para finalidades administrativas.

Necessário Não
Tipo de Dados Área de Texto

Estado inicial

O estado inicial determina se o mecanismo de mensagens é iniciado automaticamente.

Se esta propriedade for selecionada, o mecanismo do sistema de mensagens será automaticamente iniciado quando seu servidor de aplicativos associado for iniciado. Até que o mecanismo de sistema de mensagens seja iniciado, ele não estará disponível.
Necessário Não
Tipo de Dados lista drop-down
Intervalo
Parado
Quando o servidor de aplicativos associado é iniciado, o mecanismo de sistema de mensagens é parado e não fica disponível para processar mensagens.

Iniciado
Quando o servidor de aplicativos associado é iniciado, o mecanismo de sistema de mensagens é iniciado e disponibilizada para processar mensagens.

Tipo de armazenamento de mensagens

O tipo de armazenamento de mensagem utilizado. Se é um armazenamento de arquivos ou um armazenamento de dados. Após o mecanismo do sistema de mensagens ser criado, ele não poderá ser alterado, somente configurado.

Necessário Não
Tipo de Dados lista drop-down
Intervalo
Armazenamento de Arquivo
Um armazenamento de arquivos é um tipo de armazenamento de mensagens que utiliza arquivos diretamente em um sistema de arquivos por meio do sistema operacional.

Data Store
Um armazenamento de dados consiste em um conjunto de tabelas que um mecanismo do sistema de mensagens utiliza para armazenar dados persistentes em um banco de dados.

Limite alto de mensagens por ponto de mensagem

O número de mensagens em fila no ponto de mensagem neste mecanismo do sistema de mensagens, no ponto o qual novas mensagens não são aceitas no ponto de mensagem. No entanto, certas mensagens que já estão no barramento e que estão sendo transmitidas para este mecanismo do sistema de mensagens podem ser aceitas.

Quando o mecanismo de sistema de mensagens é criado, o limite alto de mensagens do barramento é utilizado para definir o valor padrão para esta propriedade. Quando um ponto de mensagem é criado neste mecanismo de sistema de mensagens, o valor desta propriedade é utilizado para definir o limite alto de mensagens padrão para o ponto da mensagem.
Necessário Não
Tipo de Dados Inteiro
Intervalo 1 a 9223372036854775807
Nota: Haverá implicações quanto ao tamanho de heap da JVM (Java™ Virtual Machine) ao utilizar um limite alto de mensagens, se um grande número de mensagens for mantido em uma fila (cada mensagem consome aproximadamente 200 bytes de armazenamento). Portanto, se você aumentar o limite alto de mensagens por estar esperando um grande número de mensagens nas filas, deverá também modificar o tamanho de heap da JVM do servidor, conforme apropriado.

Intervalo de novas tentativas do destino bloqueado padrão

O atraso de hora, em milissegundos, que é introduzido pelo sistema em certas circunstâncias antes de uma entrega de mensagem com falha para um aplicativo será tentado novamente. Este atraso pode cancelado pelas configurações de destino de Fila Individual.

Quando configurar um destino de barramento, é possível especificar um destino de exceção associado e um número máximo de vezes que uma mensagem individual falha para ser consumida antes que ela seja colocada naquele destino de exceção. Alternativamente, se não especificar um destino de exceção associado, o sistema continua tentando entregar a mensagem. Nesta situação, o sistema tenta entregar a mensagem, sem aplicar qualquer atraso, até que ela atinja a configuração de limite de entregas com falhas máxima para o destino de barramento (uma fila ou um espaço de tópico). Após o limite de entregas com falhas máximo ser atingido, o intervalo de nova tentativa de destino bloqueado padrão é aplicado antes da mensagem ser tentada novamente.

O Intervalo de novas tentativas do destino bloqueado padrão especifica o tempo de intervalo entre as novas tentativas, as quais serão utilizadas por todos os destino de tópico e fila que estão associados com este mecanismo do sistema de mensagens. É possível cancelar este valor padrão ao configurar um destino de tópico ou fila individual.

Necessário Não
Tipo de Dados Inteiro (milissegundos)
Padrão O valor obtido da propriedade customizada sib.processor.blockedRetryTimeout, se configurado. Caso contrário, é configurado parar 5000.
Intervalo 1 a 9223372036854775807

Grupos de Destino

Uma lista de nomes de grupos de destino com a qual o mecanismo de mensagens será registrado.

Os grupos de destino customizados são um tipo de grupo de destino utilizado por connection factories JMS. Quando um aplicativo cria uma conexão com um barramento de integração de serviço, ele utiliza propriedades de Connection Factory para especificar mecanismos de sistema de mensagens adequados para conexão. Quando um tipo de destino "Customizado" é especificado na propriedade targetType do connection factory, o aplicativo é conectado a um dos mecanismos do sistema de mensagens no grupo de destino customizado especificado. Um determinado mecanismo do sistema de mensagens é selecionado no grupo de acordo com as demais propriedades do connection factory que são especificadas.
Necessário Não
Tipo de Dados Área de Texto

Nome do barramento

O nome do barramento de integração de serviço no qual o mecanismo de sistema de mensagens é configurado.

Necessário Não
Tipo de Dados Texto

UUID de Barramento

O identificador universal exclusivo do barramento de integração de serviço no qual o mecanismo de sistema de mensagens é configurado.

Necessário Não
Tipo de Dados Texto

Pontos de Mensagens

Pontos de Mediação
Um ponto de mediação é criado em cada mecanismo de mensagens para o qual é designada a mediação de um destino mediado. Ele é utilizado para conter mensagens com entrega pendente para a mediação.
Pontos de Fila
Um ponto de fila é criado em cada mecanismo de mensagens para o qual é designado um destino de ponto-a-ponto. Ele é utilizado para conter mensagens com entrega pendente para aplicativos receptores.
Pontos de Publicação
Um ponto de publicação é criado em cada mecanismo de mensagens no barramento quando um destino publicar/assinar é criado. O ponto de publicação em um mecanismo de mensagens é utilizado para conter mensagens publicadas por aplicativos conectados a esse mecanismo de mensagens até que sejam entregues aos assinantes.

Propriedades Adicionais

Pontos de execução mediação
Os pontos de execução de mediação para o processamento de mensagens de pontos de mensagem de mediação que estão em um servidor WebSphere MQ.
Links para o Barramento de Integração do Serviço
Um link de comunicação entre esse mecanismo de mensagens e um mecanismo de mensagens em um barramento de integração do serviço externo.
Conjunto de encadeamentos de mediação
O conjunto de encadeamentos para alocar encadeamentos do manipulador da mediação.
Armazenamento de mensagem
As propriedades para o armazenamento de mensagem em uso por este mecanismo do sistema de mensagens, conforme determinado pelo campo de tipo de armazenamento de mensagens.
Links de Clientes do WebSphere MQ
Um link do WebSphere MQ Client permite que aplicativos clientes JMS se conectem, através desse mecanismo de sistema de mensagens, ao barramento de integração de serviço como se fossem um gerenciador de filas do WebSphere MQ.
Links do WebSphere MQ
Links entre o mecanismo do sistema de mensagens e as redes do WebSphere MQ. Cada link do WebSphere MQ conecta o mecanismo do sistema de mensagens como um gerenciador de filas no WebSphere MQ, fornecendo uma ponte entre o barramento e uma rede do WebSphere MQ.
Propriedades Personalizadas
Pares de dados nome/valor arbitrários, em que o nome é a chave de propriedade e o valor é um valor de cadeia que pode ser utilizado para definir propriedades de configuração do sistema interno. A definição de uma nova propriedade permite configurar uma definição além daquela disponível no Console Administrativo.
Estado do sistema de mensagens confiável (on-line)
Utilize essa página para visualizar e gerenciar o estado do tempo de execução do WS-ReliableMessaging.

Guia Tempo de Execução

A guia Tempo de Execução mostra propriedades de tempo de execução para esse objeto. Essas propriedades afetam diretamente o ambiente de tempo de execução atual, mas não são preservadas quando esse ambiente é parado. Para preservar os valores da propriedade de tempo de execução, altere os valores de propriedade equivalentes na guia Configuração. Consulte as descrições de tarefas do centro de informações para obter informações sobre como aplicar alterações na configuração no ambiente de tempo de execução.

Propriedades Gerais

Status

O status atual do mecanismo de sistema de mensagens. As configurações de status estão iniciadas ou paradas.

Para conseguir recuperar o status dos mecanismos do sistema de mensagens, você deve ter feito login no console administrativo com a menor autoridade do monitor. Se você não tiver essa autoridade, o status de mecanismo do sistema de mensagens será exibido como "Não Disponível", mesmo se o mecanismo do sistema de mensagens tiver sido iniciado.
Necessário Não
Tipo de Dados Texto

Pontos de Mensagens

Pontos de Fila
Um ponto de fila é criado em cada mecanismo de mensagens para o qual é designado um destino de ponto-a-ponto. Ele é utilizado para conter mensagens com entrega pendente para aplicativos receptores.
Pontos de Publicação
Um ponto de publicação é criado em cada mecanismo de mensagens no barramento quando um destino publicar/assinar é criado. O ponto de publicação em um mecanismo de mensagens é utilizado para conter mensagens publicadas por aplicativos conectados a esse mecanismo de mensagens até que sejam entregues aos assinantes.
Pontos de Mediação
Um ponto de mediação é criado em cada mecanismo de mensagens para o qual é designada a mediação de um destino mediado. Ele é utilizado para conter mensagens com entrega pendente para a mediação.

Pontos de Mensagem Remotos

Pontos de Fila Remotos
Os pontos de fila remotos que estão produzindo/consumindo mensagens para/de pontos de fila em mecanismos de sistemas de mensagens remotos.
Pontos de Mediação Remotos
Os pontos de mediação remotos que estão produzindo mensagens para pontos de mediação em mecanismos de sistemas de mensagens remotos.
Pontos de Publicação Remotos
Os pontos de publicação remotos que estão produzindo mensagens para pontos de publicação em mecanismos de sistemas de mensagens remotos.



Nome de Arquivo: SIBMessagingEngine_DetailForm.html