Visualizando Dados com o Tivoli Performance Viewer

Utilize esta página para visualizar e atualizar dados de desempenho do servidor selecionado, alterar configurações do usuário e do registro, visualizar relatórios de resumo e informações sobre módulos de desempenho específicos.

Para visualizar essa página do console administrativo, clique em Monitorando e Ajustando > Performance Viewer > Atividade Atual > server.

Clique no nome do servidor para visualizar a atividade atual do servidor. Nessa visualização, o TPV (Tivoli Performance Viewer) tem duas partes principais, que incluem o painel de navegação, localizado ao lado da árvore de navegação do console administrativo, e o painel de visualização de dados, localizado à direita do painel de navegação do Tivoli Performance Viewer.

Atualizar

Clique em Atualizar para reconstruir a árvore de navegação. A atualização é útil quando os dados da PMI (Performance Monitoring Infrastructure) disponíveis foram alterados e a árvore não reflete essas alterações.

Visualizar Módulo(s)

Clique em Visualizar Módulo após um ou mais módulos de desempenho serem selecionados na árvore para exibir as informações desses módulos no painel de visualização de dados.

O painel Monitoramento de Dados permite a seleção de vários contadores e exibe os dados de desempenho resultantes para os recursos associados. Consiste em dois painéis:
  • Painel Visualizando Contador
  • Painel Seleção de Contador. Se necessário, é possível alterar os fatores de escala editando os valores padrão no campo de escala.
Cancelar a seleção de todos os itens

Selecione Desmarcar Todos os Itens para rapidamente cancelar a seleção de todos os módulos selecionados na árvore de navegação.

Orientador

Clique em Orientador para examinar vários dados enquanto seu aplicativo está em execução. O Orientador de Desempenho fornece orientação para ajudar a ajustar sistemas para desempenho otimizado utilizando dados PMI coletados.

A primeira tabela representa o número de pedidos por segundo e o tempo de resposta em milissegundos para o contêiner da Web.

O gráfico de pizza exibe a atividade de CPU como uma porcentagem de ocupada e inativa.

A terceira tabela exibe a média de atividade do encadeamento para os diferentes recursos, por exemplo, Padrão, Object Request Broker e Contêiner de Web. A atividade é expressa como o número de encadeamentos ou conexões ocupadas e inativas.

Para visualizar informações detalhadas sobre a orientação, selecione a mensagem que deseja visualizar. Essa visualização fornece informações adicionais sobre a mensagem de orientação, gravidade, descrição, ação do usuário e detalhes.

Configurações do Usuário

Altere os valores, conforme necessário, para as seguintes configurações do usuário:

Taxa de Atualização Especifica com que freqüência o TPV coleta os dados de desempenho para um servidor do serviço da PMI (Performance Monitoring Infrastructure) fornecido pelo servidor. O padrão é 30 segundos. Para coletar dados de desempenho para o servidor mais freqüentemente, defina a taxa de atualização com um número menor. Para coletar dados de desempenho com menor freqüência, defina a taxa de atualização com um número maior. O intervalo permitido é de 5 a 500 segundos.
Tamanho do Buffer Especifica a quantidade de dados a serem armazenados para um servidor. Os dados exibidos no TPV são armazenados em um buffer de memória pequeno. Depois do buffer estar cheio, toda vez que uma nova entrada é recuperada, a entrada mais antiga é descartada. O tamanho padrão do buffer é 40. Os valores permitidos são 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80, 90 e 100. Quanto maior o tamanho do buffer, mais memória é consumida. Assim, especifique um tamanho de buffer que permita capturar dados de monitoração suficientes para análise sem gastar memória armazenando dados desnecessários.
Visualizar Dados como Especifica como os valores do contador são exibidos. As opções de visualização incluem o seguinte:
Valor Bruto
Exibe o valor absoluto. Se o contador representar dados de carga, por exemplo, o número médio de conexões de um conjunto de bancos de dados, então, o TPV exibe o valor atual.
Alterar Valor
Exibe a alteração no valor atual a partir do valor anterior.
Taxa de Alteração
Exibe a proporção change/(T1 - T2), em que change é a alteração no valor atual a partir do valor anterior, T1 é a hora em que o valor atual foi recuperado e T2 é a hora em que o valor anterior foi recuperado.
Configurações do Log

As configurações do registro controlam o que acontece quando Iniciar Log é clicado em, por exemplo, um relatório de resumo sobre o desempenho de um servlet, EJB (Enterprise Bean), método EJB, conjunto de conexão ou conjunto de encadeamentos.

Altere o valor conforme necessário para as configurações de registro a seguir:

Duração Especifica o período de tempo, em minutos, pelo qual o registro continua, a menos que Parar Log seja clicado antes. O TPV não tem a intenção de ser uma solução de registro de tempo integral.
Tamanho Máximo do Arquivo Especifica o tamanho máximo, em megabytes, de um único arquivo. Observe que o TPV compacta os arquivos de registro automaticamente para economizar espaço e esse parâmetro controla o tamanho do arquivo de pré-compactação e não o de pós-compactação, que é menor.
Número Máximo de Arquivos Históricos Especifica o número de arquivos que o TPV grava antes de parar. Se o TPV alcançar o tamanho máximo do arquivo antes de terminar a duração do registro, ele continuará o registro em outro arquivo até atingir o máximo. Se o TPV atingir o número máximo de arquivos históricos antes do final da duração do registro, o TPV exclui o arquivo de históricos mais antigo e continua a registrar em um novo arquivo. A quantidade total de dados armazenada é limitada pelos parâmetros Tamanho Máximo do Arquivo e Número Máximo de Arquivos Históricos.
Nome do Arquivo Especifica o nome do arquivo de log. O nome do servidor e a hora em que o registro é iniciado são anexados ao nome do registro para ajudar os usuários a identificar um arquivo de log.
Formato de Saída do Log Especifica se o TPV grava arquivos de registro como XML ou em um formato binário. O formato binário é recomendado já que fornece um arquivo de log menor quando não compactado.
Visualizar Relatórios de Resumo

Os relatórios resumidos estão disponíveis para cada servidor de aplicativos.

Antes de exibir relatórios certifique-se de que os contadores de dados estejam ativados e os níveis de monitoração estejam definidos adequadamente.

O nível de monitoramento padrão permite todos os relatórios, exceto o relatório sobre métodos EJB (Enterprise JavaBeans). Para ativar um relatório de método EJB, ajuste o nível de PMI para incluir dados do método EJB.

O Tivoli Performance Viewer fornece os seguintes relatórios de resumo para cada servidor de aplicativos:
Servlets
O resumo de servlets lista todos os servlets que estão em execução no servidor de aplicativos atual. Utilize a visualização do resumo de servlets para localizar rapidamente os servlets que exigem mais tempo e os aplicativos que os utilizam e para determinar quais servlets são chamados mais freqüentemente. Você pode classificar a tabela de resumo por qualquer uma das colunas.

Dicas

  • Classifique por Tempo Médio de Resposta para localizar o servlet ou a JSP (JavaServer Page) mais lenta.
  • Classifique por Número Total de Pedidos para localizar o servlet ou a JSP mais utilizada.
  • Classifique por Tempo Total para localizar o servlet ou JSP com os tempos de resposta mais altos.
Enterprise JavaBeans
O resumo do EJB (Enterprise JavaBeans) lista todos os enterprise beans em execução no servidor, o tempo gasto em seus métodos, o número de chamadas EJB e o tempo total gasto em cada enterprise bean.
total_time = number_of_invocations * time_in_methods
Classifique as várias colunas para localizar o enterprise bean mais dispendioso. Além disso, se os contadores PMI estiverem ativados para métodos EJB individuais, selecione a caixa de opções ao lado do nome EJB para ver estatísticas para cada um dos métodos.

Dicas

  • Classifique por Tempo Médio de Resposta para localizar o enterprise bean mais lento.
  • Classifique por Chamadas de Métodos para localizar o enterprise bean mais utilizado.
  • Classifique por Tempo Total para localizar o enterprise bean com o tempo de resposta mais lento.
Métodos EJB
O resumo de métodos EJB mostra estatísticas para cada método EJB. Utilize o resumo de métodos EJB para localizar os métodos mais dispendiosos de seus beans corporativos.

Dicas

  • Classifique por Tempo Médio de Resposta para localizar o método EJB mais lento.
  • Classifique por Chamadas de Métodos para localizar o método EJB mais utilizado.
  • Classifique por Tempo Total para localizar o método EJB com o tempo de resposta mais lento.
Conjuntos de Conexões
O resumo de pools de conexão lista todas as conexões da origem de dados definidas no servidor de aplicativos e mostra seu uso ao longo do tempo.

Dica

  • Quando o aplicativo está tendo um uso normal a pesado, os pools utilizados pelo aplicativo devem ser praticamente completamente utilizados. Uma baixa utilização significa que os recursos estão sendo desperdiçados, mantendo-se conexões ou encadeamentos que nunca são utilizados. Considere a ordem na qual o trabalho progride pelos vários pools. Se os recursos próximos ao final do pipeline estiverem subutilizados, pode significar que os recursos próximos ao início estão sobrecarregados ou que mais recursos do que o necessário estão alocados próximos ao final do pipeline.
Conjuntos de Encadeamentos
O resumo do conjunto de encadeamentos mostra o uso de todos os conjuntos de encadeamentos no servidor de aplicativos ao longo do tempo.

Dica

  • Quando o aplicativo está tendo um uso normal a pesado, os pools utilizados pelo aplicativo devem ser praticamente completamente utilizados. Uma baixa utilização significa que os recursos estão sendo desperdiçados, mantendo-se conexões ou encadeamentos que nunca são utilizados. Considere a ordem na qual o trabalho progride pelos vários pools. Se os recursos próximos ao final do pipeline estiverem subutilizados, pode significar que os recursos próximos ao início estão sobrecarregados ou que mais recursos do que o necessário estão alocados próximos ao final do pipeline.
Módulo de Desempenho

Visualize os módulos de desempenho que fornecem gráficos e diagramas de vários dados de desempenho nos recursos do sistema, como utilização da CPU, em conjuntos e filas do WebSphere Application Server, como conjuntos de conexão de banco de dados, e nos dados do aplicativo do cliente, como tempo de resposta do servlet. Além de fornecer um visualizador para dados de desempenho, o TPV permite visualizar dados para outros produtos ou aplicativos de clientes que implementaram a PMI customizada.

Cada módulo de desempenho possui vários contadores associados a ele. Esses contadores são exibidos em uma tabela abaixo do quadro ou tabela de dados. Os contadores selecionados são exibidos no quadro ou tabela. É possível incluir ou remover contadores do quadro ou tabela, selecionando ou desmarcando a caixa de opções ao lado deles. Por padrão, os três primeiros contadores de cada módulo são mostrados.

O Tivoli Performance Viewer exibe gráficos interativos utilizando o formato SVG (Scalable Vector Graphics) ou gráficos não interativos utilizando o formato JPG. O formato SVG é recomendado porque fornece uma experiência melhor para o usuário e é mais eficiente em processador e memória para o servidor de aplicativos.

No módulo de desempenho, você visualiza a atividade atual. Essa é uma operação em tempo real onde o estado de vários recursos do sistema e seu uso são exibidos. A menos que o registro esteja ativado, os dados gerados nesse cenário não serão salvos e estarão indisponíveis para visualização e análise subseqüente. Para monitorar o comportamento e os recursos do sistema, clique em Iniciar Registro. O usuário pode reproduzir e analisar o arquivo posteriormente.

Iniciar Registro/Parar Registro

Utilize isso para iniciar ou parar o registro de dados de desempenho. Depois de iniciar o monitoramento de seu servidor, será necessário visualizar a operação em tempo real nos painéis TPV.

Redefinir para Zero

Isso configura um novo nível base utilizando as leituras atuais do contador no instante em que o botão é clicado. Pontos de dados futuros são plotados no gráfico em relação à sua posição na hora em que Reconfigurar para Zero é clicado. Os pontos de dados reunidos antes da hora em que Reconfigurar para Zero é clicado não são exibidos, apesar de ainda serem mantidos no buffer do TPV. Se Desfazer Reconfiguração para Zero for clicado novamente, o TPV exibirá todos os dados atualmente no buffer a partir de seu nível base, não do ponto Reconfigurar para Zero.

Visualizar Tabela/Visualizar Gráfico

Para visualizar os dados de uma tabela, clique em Visualizar Tabela na tabela de seleção de contadores. Para comutar de volta a um quadro, clique em Visualizar Gráfico.

Mostrar Legenda/Ocultar Legenda

Para visualizar a legenda de um gráfico, clique em Mostrar Legenda. Para ocultar a legenda, clique em Ocultar Legenda.

Limpar Buffer

Para limpar os valores da tabela ou gráfico, clique em Limpar Buffer abaixo do gráfico ou tabela. Isso remove todos os dados PMI.

Não É Possível Visualizar Scalable Vector Graphics no Internet Explorer

Se você encontrar problemas na visualização de SVG com o navegador Internet Explorer, visite o Web site do Adobe SVG no endereço http://www.adobe.com/svg/main.html para testar seu Adobe SVG Viewer. Também é possível fazer download da versão mais recente do Adobe SVG Viewer, visualizar as notas sobre o release e relatar quaisquer erros com o Adobe SVG Viewer a partir desse Web site.




Links marcados (on-line) requerem acesso à Internet.

Tarefas relacionadas


Nome do arquivo: uprf_tpvserverview.html