Configurações do Contêiner SIP

Utilize essa página para configurar as definições de contêiner SIP para o SIP (Session Initiation Protocol).

Para visualizar essa página do console administrativo, clique em Servidores de aplicativos > serverName > Configurações do contêiner SIP > Contêiner SIP.

Utilizar Proxy SIP para Domínios Externos

Especifica que, quando verdadeiro, o contêiner SIP assume a existência do Proxy SIP em execução em um outro processo do servidor e, portanto, delega o tráfego de saída de roteamento para esse componente.

Tipo de Dados Booleano
Padrão True
Número Máximo de Sessões de Aplicativos

Especifica o número máximo de sessões de aplicativos SIP que o contêiner gerencia. Quando o máximo é alcançado, nenhuma nova conversação SIP é iniciada. Quando o máximo é excedido em um ambiente em cluster, o servidor não redireciona novos diálogos até que o número de sessões de aplicativos não exceda mais o máximo.

As sessões de aplicativos são geralmente criadas por novas chamadas de entrada, mas também podem ser criadas por outros eventos. A contagem de sessões de aplicativos não impacta o failover, mas aplica-se apenas a novas sessões que são criadas como resultado das chamadas de entrada.

Quando as sessões de aplicativos são transferidas de um servidor de aplicativos para outro devido ao failover, o servidor de aplicativos ativo herda as sessões criadas no servidor com falha. Além disso, o servlet pode criar uma nova sessão de aplicativo no contêiner SIP chamando SipFactory.createApplicationSession().

Novas sessões de aplicativos criadas para eventos não relacionados ao início de conversações SIP não são controladas por essa configuração. Mas todas as novas sessões de aplicativos são incluídas ao calcular o número máximo de sessões de aplicativos permitidas. Portanto, todas as sessões de aplicativos ativas, incluindo aquelas não relacionadas ao início de conversações SIP, podem fazer com que o máximo seja excedido.

Tipo de Dados Inteiro
Padrão 120000 (recomendado)
Intervalo 1 <= n <= java.lang.Integer.MAX_VALUE
Máximo de Mensagens por Período Médio

Especifica a quantidade máxima de mensagens SIP processadas por período médio. O período médio é o período de tempo durante o qual o número médio de mensagens recebidas pelo contêiner é calculado.

Essa média é utilizada para determinar o carregamento do contêiner e para determinar se o número de mensagens está se aproximando do máximo. Quando o máximo é excedido, o servidor independente ou o servidor proxy continua a manipulação de todas as mensagens no diálogo. Outros pedidos não relacionados ao diálogo são rejeitados. Quando um contêiner está em um estado sobrecarregado, o servidor proxy retorna um erro 503.

Tipo de Dados Inteiro
Padrão 5000 (recomendado)
Intervalo 1 <= n <= java.lang.Integer.MAX_VALUE
Tamanho Máximo da Fila de Dispatch

Especifica o tamanho da fila de dispatch interna. Quando o limite de tamanho máximo da fila é alcançado, a fila do contêiner fica sobrecarregada e começa a eliminar pedidos para novas sessões. Neste caso, o contêiner não relata seu estado sobrecarregado para o servidor proxy.

Configure seu sistema para limitar o tamanho da fila a fim de impedir que a fila alcance esse limite. Se a fila interna alcançar o estado sobrecarregado, os pacotes UDP de entrada serão eliminados até que a fila não esteja mais em um estado sobrecarregado. Limitar o tamanho da fila possibilitará uma recuperação melhor se a CPU for utilizada por outros processos ou encadeamentos e impedirá que o contêiner chegue a condições de falta de memória. Quando o valor é configurado para 0, o tamanho da fila é ilimitado.

Tipo de Dados Inteiro
Padrão 5000 (recomendado)
Intervalo 0 <= n <= java.lang.Integer.MAX_VALUE
Tempo Máximo de Resposta

Especifica o tempo máximo de resposta, em milissegundos, de um aplicativo. Quando a quantidade de tempo é excedida, o contêiner notifica a estrutura de armazenamento em cluster de que ele está indisponível. Você pode desativar esse recurso no console administrativo desmarcando a caixa de opção e especificando um valor de 0.

Utilize a configuração de tempo máximo de resposta SIP cuidadosamente porque o tempo de resposta calculado não corresponde ao comportamento de todos os aplicativos. Para pedidos, como pedidos INVITE, em que as respostas são geradas como resultado de uma interação com o usuário, o tempo de resposta calculado é extensivo. Entretanto, o tempo de resposta extensivo não é causado por um atraso no contêiner SIP. Portanto, você não deve calcular o tempo de resposta como um fator de carregamento. Os aplicativos recomendados para cálculo efetivo do tempo de resposta são aplicativos que respondem imediatamente sem uma interação com o usuário. Os aplicativos de assinatura e registro são exemplos relevantes.

Tipo de Dados Inteiro
Padrão 0
Intervalo 1 <= n <= java.lang.Integer.MAX_VALUE
Período Médio em Milissegundos

Especifica o tempo, em milissegundos, a ser utilizado no cálculo do máximo de mensagens por período médio. Essa configuração é o período de cálculo durante o qual o contêiner SIP conta o número de mensagens enviadas ao contêiner.

Tipo de Dados Inteiro
Padrão 1000 (recomendado)
Intervalo 1000 <= n <= java.lang.Integer.MAX_VALUE
Taxa de Atualização de Estatística

Especifica o controle durante o intervalo para o qual o contêiner calcula médias e publica estatísticas para Performance Monitoring Infrastructure.

Tipo de Dados Inteiro
Padrão 1000 (recomendado)
Intervalo 1000 <= n <= java.lang.Integer.MAX_VALUE
Localizando Servidores SIP Utilizando DNS

Especifica se a localização de servidores SIP utilizando DNS (Directory Name Service) deve ser ativada.

Um URI (Identificador Uniforme de Recursos) SIP pode ser resolvido por meio de DNS para o endereço IP (Protocolo da Internet), porta e protocolo de transporte do próximo salto.

O valor dos campos Nome do Servidor DNS Primário ou Nome do Servidor DNS Secundário é uma cadeia contendo uma tupla de endereço e porta. Os exemplos a seguir especificam uma tupla de endereço e porta.
Nota: O contêiner entra em contato primeiro com o servidor DNS primário; entretanto, se o servidor DNS primário não estiver disponível, o contêiner entrará em contato com o servidor DNS secundário. Se o servidor DNS secundário permanecer responsivo, o contêiner não tentará entrar em contato com o servidor DNS primário.
  • dottedDecimalAddress@.port
  • hostname.domain@port
  • IPV6address@port
Tipo de Dados Booleano
Padrão False
Nome do Servidor DNS Primário
Especifica uma tupla de endereço IP e porta para o servidor DNS primário. SE esse servidor não estiver disponível o contêiner enviará uma resposta para o servidor DNS secundário.
Tipo de Dados Cadeia
Padrão cadeia vazia.
Nome do Servidor DNS Secundário
Especifica uma tupla de endereço IP e porta para o servidor DNS secundário.
Tipo de Dados Cadeia
Padrão cadeia vazia.
Conjunto de Encadeamentos

Especifica os conjuntos de encadeamento disponíveis que você pode selecionar na lista drop-down para o contêiner SIP a ser utilizado ao enviar trabalho. Se você não selecionar um conjunto de encadeamentos na lista drop-down, um conjunto de encadeamentos padrão criado automaticamente pelo contêiner será utilizado.

É recomendável criar um conjunto de encadeamentos dedicado do WebSphere para aplicativos SIP. Para uso geral, esse é um mínimo de 15 encadeamentos e um máximo de 30 encadeamentos (com um encadeamento por fila). Isso torna-se conveniente quando combinado com a detecção de encadeamento interrompido do WebSphere. Um encadeamento interrompido pode bloquear várias mensagens SIP, portanto, é importante que seja detectado assim que possível. Entretanto, o limite de detecção de encadeamento interrompido padrão é muito longo para a maioria dos cenários SIP, portanto é recomendável alterá-lo para 30 segundos. Consulte o tópico "Configurando a Política de Detecção de Interrupção" (com link a seguir) para obter os nomes exatos das propriedades.

Tipo de Dados lista de menus
Padrão Nenhum



Links marcados (on-line) requerem acesso à Internet.

Tarefas relacionadas
Informações relacionadas


Nome do arquivo: usip_rcont.html