Configurações WS-ReliableMessaging

Para a política WS-ReliableMessaging, você pode configurar a versão do padrão de WS-ReliableMessaging que deseja utilizar, a ordem em que as mensagens são entregues e a qualidade de serviço necessária (o nível de confiabilidade) para a entrega da mensagem. O produto pode forçar essas políticas em mensagens de entrada e aplicá-las em mensagens de saída.

Para visualizar essa área de janela no console, clique no seguinte caminho: Serviços > Conjuntos de Política > Conjuntos de Política do Aplicativo > policy_set_name > WS-ReliableMessaging.

Com o WebSphere Application Server, você pode utilizar WS-ReliableMessaging com aplicativo de serviço da Web Java API para XML-Based Web Services (JAX-WS) 2.1 que utilizam uma ligação SOAP sobre HTTP. Para configurar o aplicativo de serviço da Web para usar o WS-ReliableMessaging, anexe o conjunto de políticas que contém um tipo de política WS-ReliableMessaging. Esse tipo de política oferece uma variedade de qualidades de serviço: persistência gerenciada, não persistência gerenciada ou não persistência não gerenciada

Não edite as políticas associadas aos conjuntos de políticas padrão fornecidos. Se você precisa alterar as configurações da política do sistema de mensagens confiável, use uma cópia de um conjunto de políticas padrão ou crie um novo conjunto de políticas.

Em qualquer etapa - isto é, antes ou depois de ter compilado seu aplicativo de serviço da Web confiável, ou configurado seus conjuntos de políticas - você pode definir uma propriedade que configure terminais para somente suportar clientes que usam sistema de mensagens confiável. Essa configuração é refletida pela WS-Policy, se ela for empregada.

Padrão
Selecione a especificação WS-ReliableMessaging a ser utilizada para a transmissão confiável de suas mensagens. O WS-ReliableMessaging Versão 1.1 é o valor padrão. Detalhes das especificações WS-ReliableMessaging suportadas estão disponíveis nos seguintes endereços da Web:
  • A especificação WS-ReliableMessaging Versão 1.0, fevereiro de 2005.
  • A especificação OASIS WS-ReliableMessaging Versão 1.1, fevereiro de 2007.
Nota: Se você planeja chamar um serviço da Web baseado no .NET, deverá selecionar o WS-ReliableMessaging Versão 1.0.
Entregar Mensagens na Ordem em que Foram Enviadas

Selecione essa opção se o remetente de um pedido precisar receber uma resposta antes de enviar o próximo pedido.

Se ativar a entrega ordenada, você também deve certificar-se de que o aplicativo do solicitante sonde as mensagens na ordem em que elas devem ser recebidas. Para obter informações adicionais, consulte Configurando a Política WS-ReliableMessaging.

A especificação da entrega na ordem também aumenta por margem a confiabilidade, se você estiver utilizando a qualidade de serviço persistente gerenciada. Para obter informações adicionais, consulte Uma mensagem não é recuperada depois que um servidor se torna indisponível, mesmo com a qualidade de serviço persistente gerenciada.

Nota: Há uma sobreposição de desempenho na utilização da entrega na ordem, pois as mensagens são mantidas em uma fila até que possam ser entregues na ordem. É possível ajustar seu sistema para reduzir o efeito dessa sobrecarga.

A sobrecarga de desempenho é altamente reduzida e não é necessário ajustar seu sistema para reduzir tais efeitos, embora você possa querer ajustar seu sistema para outros fins.

Qualidade de Serviço
Selecione uma das seguintes qualidades de serviço:
Não-gerenciado não-persistente - Tolera as falhas no sistema remoto e rede
É possível configurar os aplicativos de serviço da Web para utilizar o WS-ReliableMessaging com um armazenamento em memória padrão. Essa qualidade de serviço requer a configuração mínima. No entanto, ela não é transacional e, embora permita o reenvio de mensagens que estão perdias na rede, se um servidor ficar indisponível você perderá as mensagens. Essa qualidade de serviço destina-se apenas para servidor único, e não funciona em um cluster. Esta qualidade de serviço não é suportada na plataforma z/OS. O padrão é Não-Gerenciado Não-Persistente.
Gerenciado Não-Persistente - Tolera falhas no sistema, rede e no sistema remoto, mas o estado é descartado depois que o mecanismo do sistema de mensagens é reiniciado.
Essa opção de qualidade de serviço na memória utiliza um mecanismo do sistema de mensagens para gerenciar o estado de seqüência e as mensagens são gravadas no disco se a memória estiver baixa. Essa qualidade de serviço permite reenviar as mensagens que são perdidas na rede e também podem recuperar-se da falha no servidor. Entretanto, o estado é descartado depois que um mecanismo do sistema de mensagens reinicia; portanto, nesse caso você perderá mensagens. Essa opção suporta clusters bem como servidores únicos.
Gerenciado Persistente - Tolera falhas no sistema, rede e sistema remoto
Essa qualidade de serviço para chamadas de serviços da Web assíncronos é recuperável. Essa opção também utiliza um mecanismo do sistema de mensagens e armazenamento de mensagem para gerenciar o estado da seqüência. As mensagens persistem no servidor do solicitante do serviço da Web e no servidor do provedor de serviços da Web e serão recuperáveis se o servidor ficar indisponível. As mensagens que não foram transmitidas com êxito quando o servidor se tornou indisponível poderão ser transmitidas após a reinicialização de servidor.
Nota:
  • Todas as três qualidades de serviço são suportadas quando os aplicativos são implementados no servidor de aplicativos. Os aplicativos do contêiner do cliente e do cliente thin utilizam apenas a primeira opção.
  • Para a qualidade de serviço não-gerenciada não-persistente as mensagens são armazenadas apenas na memória. Para ambas as qualidades de serviço gerenciadas, as mensagens são gerenciadas por um mecanismo de sistema de mensagens e armazenadas em um armazenamento de mensagem. Especifique uma ligação para um barramento e mecanismo do sistema de mensagens no formulário Ligação de Política WS-ReliableMessaging. Se a sua qualidade de serviço escolhida for Não-Gerenciada Não-Persistente, que não utiliza uma ligação para um mecanismo do sistema de mensagens, qualquer ligação que especificar será ignorada.



Links marcados (on-line) requerem acesso à Internet.

Conceitos relacionados
Tarefas relacionadas
Referências relacionadas


Nome do arquivo: uwbs_wsspsrmd.html