Gerenciar Configurações do Módulo

Utilize este painel para especificar os destinos de implementação em que deseja instalar os módulos contidos em seu aplicativo. Os módulos podem ser instalados no mesmo destino de implementação ou dispersos entre vários destinos de implementação.

Em produtos de servidor único, um destino de implementação pode ser um servidor de aplicativos ou servidor da Web.

Em produtos de servidor múltiplo, um destino de implementação pode ser um servidor de aplicativos, cluster de servidores de aplicativos ou servidor da Web.

Para visualizar esse painel do console administrativo, clique em Aplicativos > Tipos de Aplicativos > Aplicativos Corporativos do WebSphere > application_name > Gerenciar Módulos. Esse painel é semelhante ao painel Mapear Módulos para Servidores nos assistentes de instalação e atualização do aplicativo.

Neste painel, cada Módulo deve ser mapeado para um ou mais destinos, identificados em Servidor. Para alterar um mapeamento:

  1. Na lista de mapeamentos, selecione cada módulo que deseja mapear para o(s) mesmo(s) destino(s).
  2. Se a sua configuração de segurança suportar vários domínios, selecione o domínio que possui os clusters ou servidores desejados ou mantenha o padrão Todos os Domínios.
  3. Na lista Clusters e Servidores, selecione um ou mais destinos. Selecione somente os destinos de implementação apropriados para um módulo. Não é possível instalar módulos que utilizam recursos do WebSphere Application Server Versão 7.x em um servidor de destino da Versão 6.x ou 5.x.

    Utilize a tecla Ctrl para selecionar vários destinos. Por exemplo, para que um servidor da Web atenda seu aplicativo, pressione a tecla Ctrl e, em seguida, selecione um servidor de aplicativos e o servidor da Web juntos. O produto gera o arquivo de configuração de plug-in, plugin-cfg.xml, para o servidor da Web com base nos aplicativos roteados através dele.

  4. Clique em Aplicar.
Atenção: Se um aplicativo estiver em execução, alterar uma configuração do aplicativo fará com que o aplicativo seja reiniciado. Nos servidores independentes, o aplicativo é reiniciado depois que você salvar a alteração. Em produtos de vários servidores, o aplicativo é reiniciado depois que você salva a alteração e os arquivos sincronizam no nó em que o aplicativo está instalado. Para controlar quando ocorre a sincronização em vários produtos do servidor, cancele a seleção Sincronizar Alterações com Nós na página de preferências do Console.

Se você acessou esse painel Gerenciar Módulos a partir de uma página de aplicativo corporativo do console para um aplicativo já instalado, também poderá utilizar esse painel para visualizar e gerenciar módulos em seu aplicativo.

Para visualizar os valores especificados para uma configuração de módulo, clique no nome do módulo na lista. A página de configurações do módulo exibida mostra os valores especificados. Na página de configurações, é possível alterar valores existentes da configuração e efetuar o link com páginas adicionais do console que auxiliam na configuração do módulo.

Para gerenciar um módulo, selecione o nome do módulo na lista e clique em um botão:

Botão Ação Resultante
Remover Remove o módulo selecionado do aplicativo implementado. O módulo é excluído do aplicativo no repositório de configuração e também de todos os nós nos quais o aplicativo está instalado e em execução, ou espera-se que ele seja executado.

Em produtos de vários servidores, se o aplicativo estiver em execução em um nó quando o arquivo do módulo for excluído do nó como resultado da sincronização da configuração, o produto parará o aplicativo, excluirá o arquivo do módulo do sistema de arquivo do nó e reiniciará o aplicativo.

Atualizar Abre um assistente que ajuda a atualizar módulos em um aplicativo. Se um módulo tiver o mesmo URI que um módulo já existente no aplicativo, o novo módulo substituirá o módulo existente. Se o novo módulo não existir no aplicativo, ele será incluído no aplicativo implementado.

Em produtos de vários servidores, se o aplicativo estiver em execução em um nó quando o arquivo do módulo for atualizado no nó como resultado da sincronização da configuração, o produto parará o aplicativo, atualizará o arquivo do módulo no sistema de arquivo do nó e reiniciará o aplicativo. Se o aplicativo estiver em execução em um nó quando o arquivo do módulo for incluído como resultado da sincronização da configuração, o produto iniciará o módulo recém-incluído sem parar e reiniciar o aplicativo em execução.

Remover Arquivo Exclui um arquivo de um módulo de um aplicativo implementado.

Em produtos de servidor múltiplo, o arquivo também é excluído de todos os nós em que o módulo está instalado após a sincronização da configuração com os nós. Se o aplicativo estiver em execução em um nó quando o arquivo do módulo for excluído do nó como resultado da sincronização da configuração, o produto parará o aplicativo, excluirá o arquivo do módulo do sistema de arquivo do nó e reiniciará o aplicativo.

Exportar Arquivo Acessa a página Exportar um Arquivo de um Aplicativo, que você utiliza para exportar um arquivo de um aplicativo corporativo ou módulo para um local de sua escolha.

Se o navegador não solicitar um local para armazenar o arquivo, clique em Arquivo > Salvar como e especifique um local para salvar o arquivo mostrado no navegador.

Exibir Clusters e Servidores no Seguinte Domínio

Lista os domínios suportados por sua configuração de segurança. Essa configuração é exibida somente em produtos de vários servidores com uma configuração de segurança que suporte vários domínios.

Nessa lista, selecione o domínio que possui os clusters ou servidores nos quais você deseja implementar um aplicativo ou módulo. Para ver todos os destinos de implementação disponíveis, selecione Todos os Domínios.

A seleção de um domínio faz com que a lista Clusters e Servidores mostre somente os destinos de implementação configurados no domínio. Não é possível implementar os módulos em um aplicativo em destinos de implementação que pertençam a domínios de segurança diferentes.

Clusters e Servidores

Lista os nomes dos destinos de implementação disponíveis. Essa lista é a mesma para cada aplicativo que está instalado na célula.

A partir dessa lista, selecione somente destinos de implementação apropriados para um módulo. Você deve instalar um aplicativo, módulo de enterprise bean (EJB), módulo SIP (Session Initiation Protocol) (SAR) ou módulo da Web em um destino da Versão 7.x em qualquer uma das seguintes condições:

  • O módulo suporta Java EE (Java Platform, Enterprise Edition) 5.
  • O módulo chama uma API (Interface de Programação de Aplicativos) de tempo de execução 7.x.
  • O módulo utiliza um recurso do produto 7.x.

Se um módulo suportar o J2EE 1.4, você deverá instalar o módulo em um destino de implementação da Versão 6.x ou 7.x. Os módulos que chamam uma API 6.1.x ou utilizam um recurso 6.1.x podem ser instalados em um destino de implementação 6.1.x ou 7.x. Os módulos que chamam uma API 6.0.x ou utilizam um recurso 6.0.x podem ser instalados em um destino de implementação 6.0.x, 6.1.x ou 7.x. Os módulos que requerem a funcionalidade do pacote de recursos 6.1.x podem ser instalados em um destino de implementação 6.1.x que tenha sido ativado com esse pacote de recursos ou em um destino de implementação 7.x.

Você pode instalar um aplicativo ou módulo desenvolvido para um produto Versão 5.x em um destino de implementação 5.x, 6.x ou 7.x.

Módulo

Especifica o nome de um módulo no aplicativo instalado (ou implementado).

URI

Especifica o local do módulo relativo à raiz do arquivo EAR do aplicativo (arquivo EAR).

Tipo de Módulo

Especifica o tipo de módulo, por exemplo, um módulo da Web ou módulo EJB.

Essa configuração é mostrada no painel Gerenciar Módulos acessado a partir de uma página do aplicativo corporativo do console.

Server

Especifica o nome de cada destino de implementação para o qual o módulo está atualmente mapeado.

Para alterar os destinos de implementação para um módulo, selecione um ou mais destinos da lista Clusters e Servidores e clique em Aplicar. O novo mapeamento substitui o mapeamento anterior.




Links marcados (on-line) requerem acesso à Internet.

Conceitos relacionados
Tarefas relacionadas
Referências relacionadas
Definições do Aplicativo Corporativo


Nome do arquivo: urun_rapp_mapmodules.html