WebSphere

Incluindo Terminais para Serviços Virtuais

Use o widget Gateway de Proxy para incluir terminais para serviços virtuais que pertencem a um grupo de proxy.

Antes de Iniciar

  1. Use o WebSphere Integration Developer para criar um gateway de proxy. Use o assistente para criar um módulo de gateway de proxy, que é um módulo SCA que contém uma primitiva de mediação Consulta de Terminal do Gateway.
  2. Implemente o módulo do gateway de proxy no WebSphere Enterprise Service Bus (WebSphere ESB) ou no WebSphere Process Server.
  3. Crie um espaço de negócios usando o modelo Administração de Serviço. O modelo Administração de Serviço cria uma página Gateway de Proxy, contendo o widget Gateway de Proxy.

Sobre Esta Tarefa

Um gateway de proxy é um módulo que recebe pedidos de serviço da Web e os encaminha para um terminal definido em um grupo de proxy. Os grupos de proxy contêm serviços virtuais que você mapeia para os terminais de serviços reais. Um serviço virtual pode ter um ou mais terminais associados a ele.

Ao criar seu módulo de gateway de proxy, defina os grupos de proxy para o módulo. Após implementar seu módulo de gateway de proxy, você poderá usar o widget Gateway de Proxy para incluir serviços virtuais para os grupos de proxy. As informações do serviço virtual são armazenadas no armazenamento de configuração integrado que existe no WebSphere ESB e no WebSphere Process Server.

Quando o gateway de proxy processa um pedido do cliente, o nome do serviço virtual usado para consultar os terminais deve corresponder com o nome do serviço virtual no pedido do cliente. Se você criar um módulo do gateway de proxy com o tipo padrão de roteamento, que é ativado por URL, e usar a URL disponível no WSDL resolvido, então o roteamento do pedido ocorre automaticamente. Se você criar um módulo do gateway de proxy com roteamento com base em XPath, certifique-se de que o local da mensagem especificado contenha o nome do serviço virtual correto.

Procedimento
  1. Efetue logon no Business Space.
  2. Abra uma página do Gateway de Proxy.
  3. No widget Gateway de Proxy, selecione o Grupo de Proxy com o qual você deseja trabalhar. Clique no ícone do lápis no fim da linha relevante. O widget Gateway de Proxy é atualizado. Se o armazenamento de configuração contiver serviços virtuais para o grupo de proxy, os serviços virtuais são exibidos. Se um serviço virtual estiver associado a mais de um terminal, apenas o primeiro terminal será exibido na tabela.
  4. Selecione o serviço virtual com o qual deseja trabalhar. Clique no ícone do lápis no fim da linha relevante. O widget Gateway de Proxy é atualizado e mostra as seguintes informações:
    • Tipo de Porta: O portType WSDL do serviço virtual.
    • Nome do Serviço Virtual: O nome do serviço virtual armazenado no armazenamento de configuração. O nome padrão é inserido para você e tem como base o nome do serviço no WSDL resolvido.
    • URLs do Serviço Virtual:
      • Gateway de Proxy: O nome do módulo do gateway de proxy.
      • Terminal: O terminal do serviço virtual.
    • Ativar Serviço Virtual: Uma caixa de opção que indica se você pode enviar mensagens para o serviço virtual.
    • URLs de Terminais: Um ou mais terminais com endereçamento pela rede para os quais uma mensagem pode ser encaminhada. Se você definir uma lista de terminais, poderá determinar a ordem na qual os serviços são tentados. Determine a ordem movendo os terminais para cima e para baixo na lista.
    • Propriedades de Serviços Avançadas: Se precisar realizar um processamento especial, para um determinado serviço virtual, poderá usar as Propriedades de Serviço Avançadas. As Propriedades de Serviço Avançadas são pares de chave/valor para os quais você deseja ter acesso no fluxo de mediação, após a primitiva de mediação de Consulta de Terminal do Gateway. Por exemplo, você talvez deseje especificar o local da folha de estilo XSL que está relacionada a este serviço virtual. No tempo de execução, os pares de chave/valor são armazenados no EndpointLookupContext do objeto de mensagem de serviço (SMO).
      • Nome: O nome da chave.
      • Valor: O valor da chave.
  5. Inclua um terminal no serviço virtual. Clique em Incluir Terminal.
  6. Salve as informações do terminal. Clique em Salvar.

Resultados

O novo terminal é incluído no armazenamento de configuração integrado e o widget Gateway de Proxy é atualizado.

O que Fazer Depois

  1. Recupere o WSDL que seu cliente deve usar para chamar um serviço virtual. Você pode obter o WSDL inserindo o terminal da URL do serviço virtual em um navegador da Web e anexando a cadeia: ?wsdl. Por exemplo, http://zzz/Gold?wsdl, em que http://zzz/ é o endereço do gateway de proxy e Gold é o nome do serviço virtual.
    Nota: O terminal da URL do serviço virtual é especificado no campo Terminal, sob o título URLs de Serviços Virtuais.
  2. Use seu cliente para acessar o gateway de proxy. O gateway de proxy roteia seu pedido para o serviço real associado ao serviço virtual.

task Tópico de tarefa

Termos de Uso | Feedback


Ícone de registro de data e hora Última atualização: 19 março 2010


http://publib.boulder.ibm.com/infocenter/dmndhelp/v7r0mx/topic/com.ibm.bspace.help.widg.wpsesb.doc/help_proxygroupwidget/help_updatevirtualservice.html
Copyright IBM Corporation 2005, 2009. Todos os Direitos Reservados.
Este centro de informações é desenvolvido em tecnologia Eclipse (http://www.eclipse.org).