Service Component Architecture

Utilize a página do Service Component Architecture para configurar um cluster ou servidor para suportar aplicativos WebSphere® Service Component Architecture (SCA). Aplicativos de serviço são aqueles que exigem a utilização de um ou mais dos seguintes barramentos: SCA.APPLICATION.CellName.Bus, SCA.SYSTEM.CellName.Bus ou BPC.CellName.Bus.

Para visualizar esta página no console administrativo, faça um dos seguintes:

Por padrão, novos servidores e clusters nos perfis de gerenciador de implementação e customizados (nó gerenciado) não têm suporte a SCA configurado. O suporte a SCA já está configurado para qualquer servidor que faça parte de um perfil de servidor independente.

Nesta página é possível desempenhar as seguintes tarefas:
Importante: Embora você possa modificar as origens de dados utilizadas para a configuração de SCA nos perfis de gerenciador de implementação ou customizados, você não pode modificar (ou desconfigurar) o suporte a SCA existente. Em perfis de servidor independentes, você não pode modificar as origens de dados configuradas.

Links marcados (on-line) requerem acesso à Internet. Cada link ativa uma procura pelo tópico no centro de informações on-line. Quando os resultados da procura forem listados, selecione o tópico que melhor corresponda à sua configuração.

Verifique as atualizações neste tópico (on-line)

Suportar os componentes de Service Component Architecture

Selecione esta caixa de opção se desejar implementar aplicativos SCA no cluster ou servidor atual.

Por padrão, esta opção está desmarcada se você está utilizando um perfil de gerenciador de implementação ou customizado (nó gerenciado). Se você está utilizando um perfil de servidor independente, o suporte a SCA já está configurado e esta caixa de opção está selecionada.

Quando você selecionar Suporte aos Componentes Service Component Architecture, o painel Local do Membro do Barramento torna-se ativo para que você possa especificar onde armazenar os destinos do aplicativo SCA e os mecanismos de sistema de mensagens.

Painel Local do Membro do Barramento

Especifica se os destinos do barramento do sistema SCA (e, opcionalmente, do barramento do aplicativo SCA) estão hospedados no destino de implementação local ou em um destino remoto. Utilize os botões de rádio Local e Remoto neste painel para indicar o local apropriado.

Os membros do barramento sempre são hospedados localmente para perfis de servidor independentes.

Local

Selecione este botão de opção se quiser criar e hospedar aplicativos SCA e seus mecanismos de sistemas de mensagens requeridos e destinos de fila JMS (Java Message Service) no cluster ou servidor atual.

Quando você seleciona Local, o painel Membro do Barramento do Sistema e o painel Membro do Barramento do Aplicativo tornam-se ativos, assim você pode criar ou modificar a origem de dados utilizada para cada barramento de integração de serviço.

Remota

Selecione este botão de opção para hospedar aplicativos SCA no cluster ou servidor local enquanto utiliza um cluster ou servidor remoto para hospedar os destinos de fila JMS e mecanismos do sistema de mensagens.

Se você selecionar Remoto, utilize a lista drop-down associada ou o botão Novo para especificar o local remoto que deseja utilizar. A lista drop-down mostra todos os destinos de implementação que são configurados como membros do barramento do sistema SCA e o botão Novo abre a página Procurar Destino de Implementação para que você possa incluir um único destino de servidor ou cluster nessa lista.
Nota: Se você utilizar a página Procurar Destino de Implementação para incluir um novo destino na lista e navegar para fora da página Service Component Architecture antes de concluir a configuração da SCA, o destino será removido da lista.

Após você selecionar um destino de implementação remoto, a página exibe as informações apropriadas para esse destino no painel Membro do Barramento do Sistema. Se o barramento do aplicativo for ativado no destino de implementação remoto, a página também atualizará a tabela no painel Membro do Barramento do Aplicativo. Se o barramento do aplicativo não estiver ativado no destino de implementação, você poderá ativá-lo.

Painel Membro do Barramento do Sistema

Especifica as propriedades da origem de dados utilizada pelo barramento do sistema do SCA. Este painel estará ativo sempre que você estiver criando uma nova configuração de SCA para o cluster ou servidor e quando você estiver editando as propriedades da origem de dados do barramento do sistema para uma configuração de SCA anterior.

Muitos campos neste painel contêm valores padrão baseados no banco de dados do WebSphere Process Server e do WebSphere Enterprise Service Bus Common (por padrão, WPRCSDB) configurado no destino de implementação que você selecionou. É possível aceitar esses valores padrão ou editá-los.

Observe que os requisitos da configuração do banco de dados em um sistema i5/OS podem variar dessas para outras plataformas; portanto, os valores válidos e padrão para os campos no painel Membro do Barramento do Sistema podem ser um pouco diferentes dos de outras plataformas. Consulte a documentação da configuração do banco de dados no Centro de Informações do WebSphere Process Server para obter informações detalhadas sobre o banco de dados e as propriedades de origem de dados em um sistema i5/OS.

Além dos campos, o painel Membro do Barramento do Sistema contém dois botões:
  • Editar: Utilize o botão Editar para modificar a origem de dados utilizada para o barramento do sistema. Clicando nela, você abre a página de configuração da origem de dados.
  • Testar Conexão: Utilize o botão Testar Conexão para verificar se a origem de dados pode contactar e autenticar-se no banco de dados. Se um componente gerenciar a origem de dados, este teste também verificará se os dados podem ser obtidos a partir do escopo configurado e, se aplicável, se o esquema está configurado corretamente.

Consulte as seguintes seções para obter descrições detalhadas de cada campo neste painel. Observe que você não pode editar estes campos se estiver utilizando um perfil de servidor independente.

Nome do banco de dados

Especifica o nome do banco de dados usado para esta origem de dados. O valor deve ser o nome de um banco de dados existente.

Se você ainda não tiver configurado uma origem de dados, o Nome do Banco de Dados conterá um valor padrão baseado na configuração de banco de dados detectada (por exemplo, WPRCSDB para configurações do WebSphere Process Server e WebSphere Enterprise Service Bus). Você pode alterar o valor padrão editando-o diretamente no campo ou clicando em Editar e atualizando as propriedades da origem de dados.

Esquema

Digite o nome do esquema do banco de dados que contém as tabelas para a origem de dados de barramento do sistema. Este campo será necessário se você estiver criando uma nova origem de dados com um banco de dados que suporta nomes de esquema.

Cada mecanismo do sistema de mensagens armazena seus recursos, como tabelas, em um único esquema. Cada esquema do banco de dados é utilizado apenas por um mecanismo do sistema de mensagens. Embora cada mecanismo do sistema de mensagens utilize os mesmos nomes de tabelas, seu relacionamento com o esquema fornece a cada mecanismo do sistema de mensagens a utilização exclusiva de suas próprias tabelas.
Nota:

Bancos de dados que suportam esquemas costumam ter requisitos diferentes para a especificação de nomes de esquemas. Consulte a documentação do banco de dados e os tópicos de configuração do banco de dados no Centro de Informações do WebSphere Process Server para obter informações adicionais sobre a criação e o uso de esquemas com mecanismos do sistema de mensagens.

Se você ainda não tiver configurado uma origem de dados, o Esquema conterá um valor padrão baseado na configuração do banco de dados detectada. Esse valor padrão é único entre todas as origens de dados que utilizam a instância de banco de dados especificada na mesma célula. Você pode alterar o valor padrão editando-o diretamente no campo ou clicando em Editar e atualizando as propriedades da origem de dados.

Criar Tabelas

Selecione esta caixa de opção se desejar que o mecanismo do sistema de mensagens para criar as tabelas do banco de dados para as origens de dados.

Essa caixa de opções é opcional. Se você não selecioná-la, o administrador de banco de dados deverá criar as tabelas manualmente.

Por padrão, essa opção fica selecionada para uma nova configuração.

Nome do Usuário

Digite o ID do usuário utilizado para conectar-se à origem de dados do barramento do sistema.

Este campo é requerido.

Se você ainda não tiver configurado uma origem de dados, o Nome do Usuário conterá um valor padrão baseado na configuração do banco de dados detectada. Você pode alterar o valor padrão editando-o diretamente no campo ou clicando em Editar e atualizando as propriedades da origem de dados.

Senha

Digite a senha para o usuário especificado no campo Nome do Usuário.

Este campo é requerido.

Se você ainda não tiver configurado uma origem de dados, a Senha conterá um valor padrão baseado na configuração do banco de dados detectada. Você pode alterar o valor padrão editando-o diretamente no campo ou clicando em Editar e atualizando as propriedades da origem de dados.

Servidor

Especifique o nome do servidor de banco de dados utilizado pelo barramento do sistema.

Se você ainda não tiver configurado uma origem de dados, o Servidor conterá um valor padrão baseado na configuração do banco de dados detectada. Você pode alterar o valor padrão editando-o diretamente no campo ou clicando em Editar e atualizando as propriedades da origem de dados.

Provedor

Especifique o tipo de provedor de banco de dados utilizado para criar os recursos do sistema de mensagens para o barramento do sistema. O provedor JDBC (Java Database Connectivity) selecionado determina o tipo de banco de dados que você pode utilizar para a origem de dados.

Se você ainda não tiver configurado uma origem de dados, o Provedor conterá um valor padrão baseado na configuração do banco de dados detectada. Você pode alterar o valor padrão editando-o diretamente no campo ou clicando em Editar e atualizando as propriedades da origem de dados.

Se você estiver utilizando um armazenamento de arquivos para o seu mecanismo do sistema de mensagens, Provedor é automaticamente configurado como Armazenamento de Arquivos. A opção de armazenamento de arquivo está disponível apenas durante a instalação de um perfil de servidor independente.

Este campo é necessário para criar uma nova origem de dados do barramento de integração de serviço para o cluster ou servidor. Não é possível alterar este valor depois que o mecanismo do sistema de mensagens do barramento do sistema for configurado.

Painel Membro do Barramento do Aplicativo

Especifica as propriedades da origem de dados utilizada pelo barramento do aplicativo SCA. Este painel estará ativo sempre que você estiver criando uma nova configuração de SCA para o cluster ou servidor e quando você estiver editando as propriedades da origem de dados do barramento do aplicativo para uma configuração anterior do SCA.

Muitos campos neste painel contêm valores padrão baseados no banco de dados do WebSphere Process Server e do WebSphere Enterprise Service Bus Common (por padrão, WPRCSDB) configurado no destino de implementação que você selecionou. É possível aceitar esses valores padrão ou editá-los.

Observe que os requisitos da configuração do banco de dados em um sistema i5/OS podem variar dessas para outras plataformas; portanto, os valores válidos e padrão para os campos no painel Membro do Barramento do Aplicativo podem ser um pouco diferentes dos de outras plataformas. Consulte a documentação da configuração do banco de dados no Centro de Informações do WebSphere Process Server para obter informações detalhadas sobre o banco de dados e as propriedades de origem de dados em um sistema i5/OS.

Além dos campos, o painel Membro do Barramento do Aplicativo contém dois botões:
  • Editar: Utilize o botão Editar para modificar a origem de dados utilizada para o barramento do aplicativo. Clique neste botão para abrir a página de configuração da origem de dados.
  • Testar Conexão: Utilize o botão Testar Conexão para verificar se a origem de dados pode contactar e autenticar-se no banco de dados. Se um componente gerenciar a origem de dados, este teste também verificará se os dados podem ser obtidos a partir do escopo configurado e, se aplicável, se o esquema está configurado corretamente.

Consulte as seguintes seções para obter descrições detalhadas de cada campo neste painel. Observe que você não pode editar estes campos se estiver utilizando um perfil de servidor independente.

Ative os componentes do WebSphere Business Integration Adapter

Selecione esta caixa de opções para configurar o suporte do barramento do aplicativo SCA para o WebSphere Business Integration Adapters.

Por padrão, esta opção é selecionada quando você está criando uma nova configuração de SCA. Ela só é necessária se você planeja implementar aplicativos SCA que utilizam o WebSphere Business Integration Adapters para o destino de implementação escolhido.
Nota: Se não tiver certeza se pretende implementar esses tipos de aplicativos SCA, considere selecionar esta opção simplesmente para garantir que o suporte esteja disponível se for necessário.

Ocorrência do Banco de Dados

Especifica a instância de banco de dados utilizada para esta origem de dados. O valor deve ser o nome de uma instância de banco de dados existente (por exemplo, WPRCSDB).

Se você ainda não tiver configurado uma origem de dados, a Instância do Banco de Dados conterá um valor padrão baseado na configuração do banco de dados detectada. Você pode alterar o valor padrão editando-o diretamente no campo ou clicando em Editar e atualizando as propriedades da origem de dados.

Esquema

Digite o nome do esquema do banco de dados que contém as tabelas para a origem de dados do barramento do aplicativo. Este campo será necessário se você estiver criando uma nova origem de dados com um banco de dados que suporta nomes de esquema.

Cada mecanismo do sistema de mensagens armazena seus recursos, como tabelas, em um único esquema. Cada esquema do banco de dados é utilizado apenas por um mecanismo do sistema de mensagens. Embora cada mecanismo do sistema de mensagens utilize os mesmos nomes de tabelas, seu relacionamento com o esquema fornece a cada mecanismo do sistema de mensagens a utilização exclusiva de suas próprias tabelas.
Nota: Bancos de dados que suportam esquemas costumam ter requisitos diferentes para a especificação de nomes de esquemas. Consulte a documentação do banco de dados e os tópicos de configuração do banco de dados no Centro de Informações do WebSphere Process Server para obter informações adicionais sobre a criação e o uso de esquemas com mecanismos do sistema de mensagens.

Se você ainda não tiver configurado uma origem de dados, o Esquema conterá um valor padrão baseado na configuração do banco de dados detectada. Esse valor padrão é único entre todas as origens de dados que utilizam a instância de banco de dados especificada na mesma célula. Você pode alterar o valor padrão editando-o diretamente no campo ou clicando em Editar e atualizando as propriedades da origem de dados.

Criar Tabelas

Selecione esta caixa de opção se desejar que o mecanismo do sistema de mensagens para criar as tabelas do banco de dados para as origens de dados.

Essa caixa de opções é opcional. Se você não selecioná-la, o administrador de banco de dados deverá criar as tabelas manualmente.

Por padrão, essa opção fica selecionada para uma nova configuração.

Nome do Usuário

Digite o ID do usuário utilizado para conectar-se à origem de dados do barramento do aplicativo.

Este campo é requerido.

Se você ainda não tiver configurado uma origem de dados, o Nome do Usuário conterá um valor padrão baseado na configuração do banco de dados detectada. Você pode alterar o valor padrão editando-o diretamente no campo ou clicando em Editar e atualizando as propriedades da origem de dados.

Senha

Digite a senha para o usuário especificado no campo Nome do Usuário.

Este campo é requerido.

Se você ainda não tiver configurado uma origem de dados, a Senha conterá um valor padrão baseado na configuração do banco de dados detectada. Você pode alterar o valor padrão editando-o diretamente no campo ou clicando em Editar e atualizando as propriedades da origem de dados.

Servidor

Especifique o nome do servidor de banco de dados utilizado pelo barramento do aplicativo.

Se você ainda não tiver configurado uma origem de dados, o Servidor conterá um valor padrão baseado na configuração do banco de dados detectada. Você pode alterar o valor padrão editando-o diretamente no campo ou clicando em Editar e atualizando as propriedades da origem de dados.

Provedor

Especifique o tipo de provedor de banco de dados utilizado para criar os recursos do sistema de mensagens para o barramento do aplicativo. O provedor JDBC selecionado determina o tipo de banco de dados que pode ser utilizado para a origem de dados.

Se você ainda não tiver configurado uma origem de dados, o Provedor conterá um valor padrão baseado na configuração do banco de dados detectada. Você pode alterar o valor padrão editando-o diretamente no campo ou clicando em Editar e atualizando as propriedades da origem de dados.

Se você estiver utilizando um armazenamento de arquivos para o seu mecanismo do sistema de mensagens, Provedor é automaticamente configurado como Armazenamento de Arquivos. A opção de armazenamento de arquivo está disponível apenas durante a instalação de um perfil de servidor independente.

Este campo é necessário para criar uma nova origem de dados do barramento de integração de serviço para o cluster ou servidor. Não é possível alterar este valor depois que o mecanismo do sistema de mensagens do barramento do aplicativo for configurado.